Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Patos recebe 2ª etapa da Caravana do Coração


Parceiros dialogam sobre possibilidade de atendimentos na Atenção Básica do município

Cerca de cem crianças da cidade de Patos-PB foram atendidas pela 2ª Caravana do Coração no último sábado (26). A realização do projeto aconteceu por meio de uma parceria entre a fundação de apoio Círculo do Coração de Pernambuco, Governo Estadual e Prefeitura de Patos.
O local que abrigou as equipes médicas e disponibilizou os atendimentos foi a Escola Municipal Monsenhor Manoel Vieira, localizada no bairro Jatobá.
A Caravana do Coração conta com 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, terapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e apoio técnico. O objetivo é realizar consultas e exames em crianças de zero a 12 anos, priorizando as que apresentam cardiopatia, febre reumática, sopro, cianose, taquicardia e desmaio, e em gestantes a partir de 28 semanas, que apresentem sintomas de diabetes clínica, cardiopatia, outro filho com cardiopatia ou má formação fetal.
De acordo com a cardiologista e coordenadora do Círculo do Coração, Sandra Matos, essa segunda etapa do projeto serviu para que muitos pacientes atendidos na primeira edição fossem avaliados, já que muitos deles fizeram cirurgia depois de terem sido encaminhados pela equipe médica.
A coordenadora da Atenção Básica do município, Sandra de Lurdes, destacou que as equipes das unidades básicas de saúde se empenharam no trabalho de triagem das crianças que apresentam algum problema de cardiopatia, assim como de gestantes que apresentavam alguma suspeita. Ela ainda informou que em conversa com o diretor de projetos do Círculo do Coração, Paulo Coelho Vieira, está se desenvolvendo uma parceria nos sentido de expandir esse atendimento dentro da Atenção Básica.
Paulo Vieira, por sua vez, ressaltou que a fundação de apoio Círculo do Coração está buscando diálogo com a esfera municipal para que seja possível estar mais perto da população e cuidando das crianças que possuem problemas cardíacos. “Estamos com uma série de iniciativas voltadas para a Atenção Básica como forma de estarmos cada vez mais perto da população”, disse.
Leudo Farias, gerente da 6ª Regional de Saúde, relatou que a parceria na realização do evento foi expandida para o município e que os resultados estão sendo satisfatórios.
Representando a secretária de Saúde de Patos, esteve a gerente administrativa, Elba Medeiros, juntamente com a coordenadora do NASF, Séfora Vasconcelos. 
Coordecom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog