Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 30 de julho de 2014

LEISHMANIOSE – Saúde retoma inquérito canino com teste rápido na zona oeste de Patos


A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, por meio da Vigilância Ambiental, iniciou nesta quarta-feira (30), no Conjunto Geralda Medeiros, a realização de inquérito canino para o diagnóstico da leishmaniose (calazar) em cerca de 76 cães criados em residências.

De acordo com o agente de endemias, De Medeiros, após realizar a coleta de sangue dos animais, o material é submetido a dois testes que comprovarão se a doença está presente. 

De Medeiros ainda explicou que com a expansão dos loteamentos nas áreas periféricas da cidade, a área rural está sendo cada vez mais desmatada, e sendo assim os mosquitos estão se alojando nas residências.

“Como foi constatada a existência de um grande número de cães nessa área da cidade, tivemos que realizar o inquérito canino para termos um diagnóstico da saúde dos cães e consequentemente dos seus criadores”, explicou.

O popular conhecido como Bosco da Quadrilha, morador do conjunto Geralda Medeiros, disse que ficou mais tranqüilo após a coleta de sangue dos seus três cães, pois terá um diagnóstico de como está a saúde dos caninos e da sua família. 

A doença (calazar) não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.
 
Helio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog