Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Caruaru e o culto às tradições








Ostentando o título de Patrimônio Cultural Imaterial, conferido em 2006 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Feira de Artesanato de Caruaru, com mais de 300 comerciantes recebendo visitantes de todo o país, como também do exterior, é uma das grandes referências quando se fala de cultura nordestina.

Trata-se de um centro comercial em que para onde se olha há peças que nos remete às nossas tradições, aos costumes do povo nordestino, à sua arte. Trabalhos rústicos, outros bem elaborados, uma imensidão de matérias primas que, nas mãos dos artesãos ganham formas mais diversas possíveis.

O pbnoticias veio conferir essa feira, vislumbrar o talento de tantos artesãos responsáveis pelo encanto do local que um dia se torna insuficiente para percorrer loja por loja, conhecer o talento dos artistas populares que confeccionam tantas belezas.

As peças em barro, uma herança indígena, mas tem como maior representante no Nordeste, conhecido internacionalmente, o Mestre Vitalino, natural de Caruaru, que viveu de 1909 a 1963. Sua arte fez escola sendo seguida por muitos ceramistas. Um dos pontos de grande circulação de turistas em Caruaru tem sido na Casa Museu Mestre Vitalino, que tem ao seu redor várias oficinas de artesãos que trabalham o barro.


Por isso deixamos a dica para quem viaja a Caruaru fazer uma visitinha à feira de artesanato, como também à Casa Museu Mestre Vitalino no Alto do Moura, local em que residia. A Feira da Sulanca, que acontece às segundas-feiras acaba contribuindo para disseminar ainda mais o artesanato local. Cerca de 100 mil pessoas de diversas localidades, estados vizinhos, aproveitam os preços vantajosos para fazer negócios.

Textos e fotos: Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog