Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Governo firma parceria para realização de cursos e transmissão de neurocirurgias pediátricas


O Governo do Estado, por meio do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, assinou, nessa terça-feira (14), convênios para realização de cursos e transmissão online de neurocirurgias pediátricas de alta complexidade. A parceria envolve as Academias de Educação Médica Alemã e Finlandesa, Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (Facene/Famene) e a Universidade Federal da Paraíba.
O convênio prevê a realização de dois cursos (Neuroendoscopia e Craniostenoses), que serão iniciados até o fim deste semestre. Além de agilizarem o tratamento de hidrocefalia, tumores e cistos intracerebrais, os cursos vão possibilitar o intercâmbio de conhecimentos. De acordo com o chefe do Serviço de Neurocirurgia Pediátrica do Complexo Arlinda Marques, Christian Diniz Ferreira, cerca de 30 neurocirurgiões do Brasil e de outros países vão participar da formação.
Ele explicou que as aulas serão ministradas nas dependências da faculdade Facene/Famene, já as cirurgias serão realizadas no Complexo Arlinda Marques. Cabe à Universidade Federal da Paraíba transmitir, por meio de imagens de alta resolução, o curso e as cirurgias online para os participantes de outros países, inclusive para a Finlândia e para a Alemanha.
“Esta parceria tem tudo para dar certo. Conseguimos juntar o melhor time do nosso país. Temos o laboratório experimental da Faculdade de Medicina Nova Esperança, considerado um dos melhores do Brasil, a melhor equipe de transmissão de vídeo, chefiada pelo doutor Guido Lemos, da UFPB, e o apoio e suporte fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde para a realização dos cursos”, afirmou Christian Diniz.
O secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, explicou que o Governo do Estado busca firmar parcerias com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do povo paraibano. Para o secretário, o diálogo e o trabalho conjunto são ferramentas importantes para o desenvolvimento de ações e projetos que tragam benefícios para a população. Sobre a parceria, Waldson Souza espera que o sucesso seja alcançado e que outras sejam firmadas focadas no bem estar da população.
O diretor geral do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, Bruno de Souza, acredita que a parceria trará bons resultados para o Estado. “Com mais esta ação, o Governo do Estado também demonstra o cuidado com a saúde do povo paraibano”, avalia Bruno Leandro.
Para o vice-diretor geral da Facene/Famene, Eitel Santiago Silveira, a instituição de ensino adotou uma maneira diferente de aprendizado. “A gente investe em tecnologia. equipamentos e conhecimentos, além do aluno, pois a nossa meta não é só a formação acadêmica, mas também cívica, para que o profissional, ao término do seu curso, possa atender ao paciente de forma humanizada e com qualidade. Nosso objetivo maior é fazer com que a saúde chegue às pessoas mais carentes, estamos preocupados com o bem estar da população”, destacou Eitel.
Sobre a parceria com o Complexo de Pediatria Arlinda Marques, Governo do Estado e com a Finlândia e a Alemanha, Eitel Santiago destacou que será um grande momento, que ficará na história da saúde da Paraíba. “A partir desse evento, o nosso Estado será projetado para o mundo”, enfatizou.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog