Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Hospital de Patos abre sindicância para apurar morte sde paciente de 83 anos


Um possível erro praticado por uma Técnica de Enfermagem do Hospital Regional de Patos, contra um paciente de 83 anos de idade, fez com que a direção da referida casa de saúde agisse rápido para tomada de providências, a fim de que tudo seja totalmente apurado.
De acordo com a Diretora de H.R.P, Drª Sílvia Ximenes, o fato aconteceu na manhã deste domingo (29), quando a Técnica de Enfermagem possivelmente introduziu na veia do paciente, que encontra-se internado com quadro de edema agudo de pulmão, alimento ao invés de soro, quando o mesmo teve seu quadro clínico agravado, vindo a óbito. A Diretora relatou que quando tomou conhecimento do fato, através da Coordenação de Enfermagem, afastou de imediato a referida técnica, bem como a enfermeira responsável, tomando todas as providências, comunicando o ocorrido ao COREM e registrando um boletim de ocorrência na delegacia de Policial Civil, que instaurou inquérito para esclarecer o caso.
Daneile Tiburcio de Medeiros, Coordenadora de Enfermagem do H.R.P , afirmou que tomou conhecimento do fato às 10h:20, e se dirigiu àquela unidade hospitalar para se inteirar da situação e fazer os procedimentos de praxe para abertura de uma sindicância que apurará o ocorrido.
A técnica acusada de praticar o erro é servidora contratada do hospital desde 2006 e era tida como uma boa profissional, sem nenhuma antecedência que pudesse manchar seu currículum profissional.
O corpo do paciente, de 83 anos de idade, de nome José Furtuoso de Sousa, foi encaminhado para o I.M.L para necropsia que apontará a causa morte do idoso. Ele deu entrada no hospital na última quarta (25), com um quadro de edema pulmonar agudo.
O Delegado plantonista da Delegacia de Polícia Civil, Alarico Rocha, disse que ouviu todas as partes envolvidas para tomar ciência da situação, com exceção da técnica acusada, que não havia sido localizada, mas que será intimada para prestar depoimento. “ Inicialmente nós começamos a tomar todas as oitivas para que pudéssemos formar um convencimento a respeito do fato objeto dessa investigação, estamos aguarda o resultado da necropsia para poder definir  de forma exata a causa morte do paciente”, afirmou o delegado.


Jeferson Saldanha

Nenhum comentário:

Arquivo do blog