Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

2º ciclo do PMAQ é discutido em Patos






Shênia Felix




Coordenadores de atenção básica, secretários municipais de saúde e técnicos da macrorregional participaram durante esta quarta-feira de um encontro na 6ª Gerência Regional de Educação, em Patos, para discutir, trocar experiências, avaliar e receber orientações sobre o 2º ciclo do PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

Durante o evento houve apresentação de experiências vividas por alguns municípios, a exemplo de Princesa Isabel, cuja secretária, Vitória Augusta, destacou os investimentos feitos na infraestrutura das unidades de saúde, compra de equipamento e parte que é depositada para todos que fazem parte das equipes. “Aprovamos projeto de lei que destina parte dos recursos para os funcionários, 30% das transferências, como incentivo para que melhorem cada vez mais sua capacidade de assistir à população”, diz.

“Dos 223 municípios de nosso Estado, apenas um, Poço Dantas, na região de Cajazeiras, não quis aderir ao PMAQ e assim receber recursos para ajudar na melhoria da atenção primária. Sobre a aplicação do dinheiro que chega aos municípios, diz que estes têm certa dificuldade de gerenciar, falta orientação da assessoria jurídica, sendo importante que os gestores conheçam o PMAQ e garantam o uso correto das transferências, seja na estruturação das unidades de saúde, capacitação profissional e gratificação a estes”, informa Shênia Felix, coordenadora da atenção básica na Paraíba. Ela informou que no próximo mês começa a avaliação externa e que acredita que os municípios vão apresentar melhores índices de saúde.


O gerente da 6regional de saúde, José Leudo Farias, avaliou como positiva a implantação do PMAQ na regional. Percebe melhorias no atendimento, nos investimentos para estruturar as unidades de saúde, nas equipes para que tenham melhores condições de trabalho. Leudo criticou os recursos do Governo Federal para com a saúde primária e enfatizou que o PMAQ terá cada vez mais adesão dos municípios. “Esse encontro vem fortalecer o Programa e tirar dúvidas que ainda persistiam”, acrescentou. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog