Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Mini-curso reúne profissionais da Atenção Básica em Patos


Em alusão à 28ª Semana Mundial de Aleitamento Maternoa Secretaria Municipal de Saúde de Patos através da coordenação dos Programas Saúde da Criança e do Adolescente e Saúde da Mulher, realiza nesta quarta-feira, dia 21 de agosto, um mini-curso sobre a importância do aleitamento materno.

O evento que acontece nos turnos manhã e tarde, na Câmara Municipal de vereadores Casa Juvenal Lúcio de Sousa, é voltado para os enfermeiros da Atenção Básica e Agentes Comunitários de Saúde do município, pertencentes aos DGA’s I, II, III e IV.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Isabela Cristina, os indicadores de aleitamento materno em Patos mostram que é necessário haver uma melhoria. “Com a adesão do município ao PMAQ, vimos a necessidade de realizar esse mini-curso, pois sabemos que por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, o PMAQ, as UBS são avaliadas e os municípios recebem, conforme os seus desempenhos, mais recursos financeiros do MS”, conta.

A coordenadora do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, Janyelly Lourdes de Morais, disse que além do aleitamento materno, também será colocado em pauta orientações sobre o Programa de Puericultura, que objetiva acompanhar o crescimento e desenvolvimento de um indivíduo, sua cobertura vacinal, estimular a prática do aleitamento materno, entre outros cuidados.

Sheila Pereira, secretária adjunta de Saúde do município, comentou:

“Esse mini-curso visa orientar melhor esses profissionais para que possam atuar com mais conhecimento no trabalho de incentivar as mães a iniciar e manter a amamentação. Aproveito a oportunidade para parabenizar o empenho das coordenações envolvidas no evento e reafirmo o compromisso da pasta da saúde em procurar cada vez mais melhorar a Atenção Básica do nosso município”, explica .

Para Raquel Passos, enfermeira do DGA II, “atualizações desse tipo servem para contribuir no trabalho que já realizamos nas comunidades. As novidades repassadas aqui servem para que possamos orientar melhor as mães sobre os benefícios da amamentação”, relata a enfermeira.

 PROGRAMAÇÃO

DGA I e DGA II:            
TURNO: MANHÃ
HORÁRIO: 8:OOhs às 12:00hs
LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE PATOS
DGA III e DGA IV:
TURNO: TARDE
HORÁRIO: 13:30hs às 17:00
LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE PATOS

Palestras:
Dr. Eduardo Batista – Importância do Aleitamento Materno e orientações no Pré-natal;
Banco de Leite – Papel do Banco de Leite nas Unidades Básicas de Saúde;
Dra. Mona Laura de Sousa Morais – Assistência e Orientações para enfermeiros e ACS’s no Aleitamento Materno;

Nenhum comentário:

Arquivo do blog