Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CIRS aprova base do SAMU para Santa Teresinha
















A Comissão Intergestores Regional do Sertão (CIRS) esteve reunida na manhã desta quarta-feira 21 em Patos-PB para novas deliberações. Um dos destaques foi a aprovação de uma base do SAMU para o Município de Santa Teresinha. Essa unidade dará celeridade no atendimento a pacientes que precisem ser encaminhados a Patos, que faz a regulação do serviço para vários municípios.

Os gestores presentes também aprovaram melhorias para o CEO – Centro Especializado de Odontologia de Patos e tiveram ampla discussão em torno da central de marcação de consultas desta cidade, que está passando por mudanças na tentativa de agilizar o acesso da população aos atendimentos especializados, mais de 20 no Frei Damião. Os secretários questionaram a demora e número de exames a ser pactuados com Patos.

A secretária de saúde local, Ilana Mota, informou que a central de regulação teve problemas com a perda de grande parte do banco de dados, houve mudanças de coordenação de informática e que em breve tudo voltará à sua normalidade. “Na próxima semana vamos iniciar diálogo com cada secretário municipal para negociar sua PPI (Programação Pactuada Integrada), vendo a necessidade de cada município e que podemos atender”, enfatizou Ilana.
Patos, que é referência para mais de 40 municípios sertanejos, também se prepara para implantar o SISREG – Sistema Nacional de Regulação, sistema online criado pelo Governo Federal para gerenciar, regular o acesso da população aos serviços de saúde, desde a atenção primária à internação, humanizando e dando maior celeridade no atendimento. Os municípios estão recebendo uma ajuda federal para adquirir um computador com suporte para rodar o soft do SISREG.

Apesar de existir pacientes que aguardam por exames há meses no Centro de Saúde Frei Damião, de Patos, a secretária Ilana afirma que de janeiro aos dias atuais o município realizou mais de 300 mil procedimentos e tenta avançar cada vez mais na melhoria da saúde.

Um dos assuntos trabalhados na reunião desta quarta foi a de oferta de vários cursos, dentro das Prioridades para Construção do Plano Operativo da Regional Patos. São estratégias educativas que darão aprimoramento aos profissionais de saúde que atuam na atenção materno-infantil, pré-natal, puerpério, no acolhimento com classificação de risco, na atenção psicossocial, dentre outras áreas, direcionadas a nível técnico e superior.

Eletivas

O gerente regional de Saúde, José Leudo Farias, explicou que novas cirurgias de cataratas estão em fase de agendamento. Há quinze dias foram realizadas 50 no Hospital regional Dep. Janduhy Carneiro. Ele demonstrou preocupação pelo fato de alguns municípios não terem trazido todos os pacientes cadastrados para realizar o risco cirúrgico, necessário para que o paciente faça a cirurgia. Um exemplo é Patos, que possui o maior número de pacientes para tal procedimento, onde mais de trinta pessoas ainda não compareceram para realizar os exames. “Os médicos, que são de fora, só vêm quando todos os pacientes estiverem aptos”, explicou, convocando aqueles que ainda faltam o laudo médico a comparecerem na Clínica do Idoso, ao lado da Califórnia Veículos. Disse que das 50 cirurgias realizadas houve 100% de sucesso, inclusive todos os pacientes recebendo o acompanhamento pós cirúrgico.



Marcos Eugênio (6ª GRS)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog