Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Secretários de saúde discutem avanço da dengue na regional Patos




Acontece u na manhã desta quinta-feira 18 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde um encontro de secretários de saúde, coordenadores municipais de vigilância epidemiológica, da atenção básica da regional Patos. Técnicos do Lacen, apoiadores e o gerente da 6ª GRS, José Leudo Farias fizeram parte do evento. 

A coordenadora de Epidemiologia da Regional Patos, Marivalda Xavier, falou da preocupação com a dengue, onde os municípios estão vivendo um período bastante crítico decorrente à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, e das notificações. Na Paraíba já foram confirmados 25 casos de dengue hemorrágica ou dengue por complicação este ano. Nos 24 municípios que compõem a 6ª GRS são foram feitas 1.254 notificações, desses 460 já deram positivo (dengue clássica).

“Temos que melhorar a qualidade da investigação, do envio de amostra para o laboratório, por isso a preocupação da Gerência e do Estado”, explicou Marivalda, alertando sobre a banalização da doença, especialmente pela população, que mesmo se queixando da sintomatologia da dengue, não procura os postos de saúde para que seja feita a notificação e acrescenta que só que pode dizer se a pessoa está com a doença é o serviço de saúde, responsável pela investigação, envio da amostra para laboratório e confirmação da sorologia positiva ou negativa.

Ela diz que é necessário que sempre que a pessoa sentir dor de cabeça, febre, manchas vermelhas pelo corpo (nem todos os casos apresentam esse sintoma), dor nos músculos, nas juntas, procurar sua unidade de saúde e não ir em busca de atendimento tardiamente, quando há maiores complicações. Reforça que só os profissionais de saúde podem dar o diagnóstico da dengue ou de outras enfermidades. Falou também da hidratação recomendada logo que o doente chega ao posto de saúde, em se tratando de sintomatologia da dengue, um procedimento importante, já que as pessoas tomam pouca água em casa.

Os participantes desse encontro foram reorientações sobre a forma correta de notificar os casos suspeitos de dengue na atenção básica e especializada. Foram apresentados também dados sobre a dengue na regional, a exemplo de Patos que já teve até de janeiro a abril deste ano 35 casos confirmados de dengue, seguido de Emas com 15.





Nenhum comentário:

Arquivo do blog