Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 16 de julho de 2013

Municípios da regional Patos recebem informações sobre novo programa de imunização

Técnicos de enfermagem participam de atualização em imunização






Técnicos de enfermagem da regional Patos participaram nesta terça-feira 16, no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, de uma capacitação oferecida pela SES – Secretaria de Estado da Saúde, na qual foram repassadas as informações sobre a implantação do novo sistema do Programa Nacional de Imunização, no qual são digitados todas as vacinas aplicadas, inclusive por faixa etária, para que o Ministério da Saúde possa direcionar suas ações nesse campo da saúde pública.

O encontro serviu também para avaliação dos resultados da primeira etapa da campanha contra pólio. Segundo Socorro Guedes, coordenadora de imunização da regional Patos, dos 24 municípios que compõem a 6ª Gerência, apenas cinco não alcançaram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, mesmo assim no geral o índice atingiu 98% do público alvo da campanha nacional.

Atualmente funcionam 66 salas de vacina espalhadas pelos 24 municípios, funcionando de segunda a sexta-feira oferecendo as vacinas de rotina e das campanhas, quando elas ocorrem. Desde o ano passado que a imunização contra poliomielite (paralisia infantil) acontece em apenas uma etapa, no mês de junho. Antes havia a segunda etapa, em agosto, que agora é dedicado à atualização do cartão de vacinas das crianças, as quais recebem as doses que se encontram em atraso ou as subsequentes.

A cobertura vacinal na região de Patos teve alguns problemas devido a mudança de gestores, sendo preciso uma capacitação para os novos funcionários, algo já agendado para acontecer no mês de setembro próximo, segundo informou Socorro Guedes.

Uma nova campanha nacional de vacinação está condicionada à elaboração de uma vacina que está sendo elaborado.será anunciada pelo MS.

Marcos Eugênio

                                                                                               

Nenhum comentário:

Arquivo do blog