Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mais de duas mil mamografias são cadastradas para Maternidade Peregrino Filho de Patos



Mais de duas mil mamografias são cadastradas para Maternidade Peregrino Filho de Patos
A partir dessa quinta-feira (20) a Maternidade Dr. Peregrino Filho de Patos dá início à realização de exames de mamografia a mais de duas mil mulheres da regional Patos, demandas devidamente cadastradas pelos 24 municípios junto à 6ª Gerência Regional de Saúde.

A Peregrino Filho, segundo seu diretor Rogério Nunes, está pronta para receber essa clientela, que faz parte de uma demanda reprimida que tinha muita dificuldade de acesso a esse importante serviço de raio X que faz um mapeamento de possíveis lesões nas mamas, identificando, inclusive e precocemente, o câncer em seu estágio inicial, dando oportunidade para tratamento e cura.

Serão feitas trinta mamografias por dia, de segunda a sexta-feira, divididas pelos turnos manhã e tarde. Os primeiros municípios a enviar suas pacientes serão São Mamede e Santa Luzia, mas com rotatividade de fluxo entre todos os municípios.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde e o Instituto Fibra estão garantindo 500 mamografias por mês. “Todos os municípios da Regional Patos já estão regulados para usufruir desse exame”, comentou o gerente da 6ª GRS, José Leudo Farias.

A mamografia é indicada para as mulheres com idade de 40 anos ou mais. Para aquelas que possuem casos de câncer na família se recomenda que faça esse procedimento a partir dos 35 anos. 

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama ainda são elevadas. Presumi-se que isso ocorra devido o diagnóstico tardio. 

O Inca – Instituto Nacional do Câncer estima que este ano ocorra 52.680 novos casos no País.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog