Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 18 de dezembro de 2011

Vereadores de Patos decepcionam e não aprovam recursos para Educação, Cultura e esportes


Após várias tentativas o vereador Edileudo Lucena conseguiu, ao longo dos últimos anos, inserir como rubricas no Orçamento Municipal ações que ele reputa como importantes para atender necessidades da população patoense. Hoje constam na Lei Orçamentária algumas sugestões do vereador petista, como, subvenção para a Liga, para o Esporte e o Nacional; terraplanagem da estrada Patos São José de Espinharas, via sítio Trincheiras; aquisição de ônibus para as comunidades Trincheiras e Mocambo; passagem molhada - serrota-logradouro e juá doce-matadouro; unidade de saúde no Mocambo; área verde no canteiro do Noé Trajano; campo gramado para o futebol amador; recursos para promoção dos campeonatos: Sete Casas, Vila(caveirão), Jatobá, Jardim Queiroz(buraqueira) e Bivar Olinto; asfalto da rua Jarbas Moura, entre a pista nova e a Horácio Nóbrega; moradias populares nas comunidades Dom Bosco, Mocambo e Trincheiras; entre outras.

Nesta mesma linha, o parlamentar apresentou oito novas propostas para fazerem parte da Lei Orçamentária Municipal 2012 e que, segundo o mesmo, melhorariam o atendimento ao povo patoense. Para tristeza de todos, por orientação do Poder Executivo, seis destas emendas foram reprovadas pela maioria dos vereadores presentes à Sessão da Câmara Municipal de Patos, no último dia 15/12/2011. Favoráveis às melhorias apenas o vereador Edileudo Lucena, autor de todas as sugestões, e o vereador Zé Mota.  

As emendas rejeitadas pelos vereadores destinariam recursos em favor das áreas da Educação, Meio Ambiente, Cultura e o Futebol. Foram derrotas a emenda que aumentava a verba para Revitalização do Rio Espinharas; para Arborização da cidade; para implantação de um Museu Temático de som e imagem; construção de quatro Bibliotecas nos bairros Belo Horizonte, Jatobá, Morro e São Sebastião; apoio para a Realização do Festival "Cinema com Farinha"; e a emenda com recursos para as Associações ligadas ao Esporte e ao Nacional, investirem nos Clubes, no decorrer do Campeonato Paraibano. 
    
Mesmo com um Orçamento de duzentos e um milhões de reais, previstos para o Orçamento 2012 no município de Patos, houve a alegação de que não havia recursos para estas propostas. Para Edileudo, entretanto, muitas destas sugestões não deslocavam recursos e, sim, apenas especificava a inclusão das ações; outras, transferiam verbas de rubricas como "contratação de consultorias" de secretarias que pouco se ver ações em benefício do povo, destacou o vereador.
As duas emendas aprovadas: a que destina setenta mil reais para a Promoção das Quadrilhas Juninas de Patos ( mais uma conquista do vereador junto com a Associação das Quadrilhas Juninas de Patos (AQJP)), e a que prevê investimentos no Esgotamento e Urbanização das ruas Francisco Germano e Severino Alves, na comunidade Dona Milindra (velha reivindicação dos moradores), devem, segundo Edileudo, serem acompanhadas no sentido de terem sua execução prática, tal qual foram aprovadas.

Questionado sobre seu sentimento quanto à votação do Orçamento 2012, o vereador Edileudo Lucena foi enfático: " por um lado ficamos tristes e decepcionados p or verificarmos a interferência do Executivo contrangendo os colegas para votarem contra, mesmo em propostas que entendiam como corretas e, pelo fato, de vermos que o governo municipal prioriza a destinação de recursos para ações fúteis em detrimento destas áreas tão importantes para o desenvolvimento de nossa cidade; por outro lado, saio com a consciência tranquila de que fiz e continuarei firme na defesa das reivindicações dos setores organizados que, tenho certeza,querem uma cidade desenvolvida mas que traga benefício para todos os patoenses" finalizou Edileudo. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog