Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cinema Adentro lança dvds de filmes paraibanos em Patos


Após circular dois meses pelo interior da Paraíba levando oficinas e mostra de cinema paraibano, o projeto Cinema Adentro realiza nesta quarta-feira (03), às 19h, em Patos, o lançamento de uma caixa de dvds de filmes paraibanos em curta metragem, como parte da programação do fórum de discussão realizado pela equipe do 5º Festival Cinema com Farinha,em parceria com o Curso de Jornalismo das FIP.
O lançamento dos dvds será realizado junto ao painel “O Sertão é lugar de cinema”, que terá como conferencistas Aurora Miranda Leão, João Carlos Beltrão e Laércio Ferreira. A programação iniciará às 19h no auditório das FIP.
Foram produzidas 500 caixas contendo 3 dvds cada, que serão distribuídas gratuitamente junto aos parceiros dos municípios onde o projeto esteve este ano: Zabelê, São José de Piranhas, Mataraca e Nazarezinho. Estes filmes integraram a mostra que o Cinema Adentro realizou nestes quatro municípios. Os filmes também serão distribuídos em demais cidades do estado, para instituições sem fins lucrativos que mantém sessões cineclubistas.
Os filmes que integram esta caixa são filmes do recente cinema paraibano (de 2005 pra cá) e foram divididos por temáticas. O primeiro dvd é composto por cine-biografias curtas; o segundo por filmes que dialogam com outras cinematografias e tem a violência como tema; o terceiro é composto por filmes de conteúdo fantástico. “Esse curtas poderão integrar um acervo audiovisual para o funcionamento dos cineclubes no estado, aumentando assim a proximidade dos paraibanos com o cinema realizado localmente”, afirma João Carlos Beltrão, presidente da ABD-PB.
Após o lançamento em Patos, haverá um circuito de lançamentos em alguns eventos de audiovisual pela Paraíba, nas cidades de Campina Grande, Alagoa Grande e João Pessoa.
Promovido pela ABD-PB com recursos oriundos do Programa BNB de Cultura em parceria com BNDES, o Cinema Adentro é formado por um grupo de cineastas e técnicos de João Pessoa que viaja promovendo oficinas de audiovisual e mostra de cinema paraibano para as cidades do estado com até 100 habitantes.
O Objetivo do projeto, que conclui agora sua terceira edição, é estimular a formação do olhar e o pensamento crítico das populações das cidades visitadas a partir do universo regional apresentando nos filmes, fomentando assim o conhecimento do patrimônio cultural imaterial paraibano.
MAIS INFORMAÇÕES: www.cinemaadentro.com

Deleon Souto

Nenhum comentário:

Arquivo do blog