Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Aluno de Patos é selecionado para intercâmbio internacional rotariano


O aluno da Cultura Inglesa, Eduardo de Medeiros Nóbrega, 18 anos, filho do casal Godofredo e Thoyama Medeiros, embarca neste sábado para a cidade de Lancaster, estado da Pensilvânia-EUA, onde permanecerá por um ano. Sua permanência nos Estados Unidos é fruto do Intercâmbio de Jovens do Rotary Internacional. Ele foi um dos dez jovens paraibanos selecionados para participar do programa rotariano.

Em Lancaster Eduardo participará do High School, ou ensino médio no exterior, onde o aluno, no intercâmbio, é adotado por uma família voluntária e passa a viver como estudante daquela localidade, tomando um verdadeiro banho de cultura, aprimorando o novo idioma. O High School é semelhante ao ensino médio brasileiro, porém com um ano a mais. 

O bom desempenho de Eduardo na Cultura Inglesa, o que lhe permitiu ser interprete de um americano, o rotariano Daniel Bronson, que fez estada em Patos ano passado, despertou a atenção deste pela desenvoltura do aluno, que recebeu incentivos e participou da seletiva do intercâmbio promovido pelo Rotary. Da Paraíba foram selecionados apenas dez para essa experiência internacional, sonho alimentado por muitos jovens. Todos os anos oito mil jovens trocam de família no mundo. Os pais de Eduardo vão hospedar um jovem mexicano, que permanecerá também por um ano em Patos. 

Para Eduardo foi crucial seu aprendizado na Cultura Inglesa e o apoio de todos que fazem parte da Escola. Inicialmente ele poderia ficar no Canadá, onde pretendia enveredar por mais um idioma, o francês, mas foi escolhido para a pequena cidade Lancaster, fundada em 1.700, possuindo uma população de aproximadamente 60 mil habitantes. Ficar em Lancaster, para Eduardo, permitirá se adaptar melhor devido a presença de Daniel Bronson, presidente Norte-Americano de Jovens Rede de intercâmbio, para o qual já foi tradutor em Patos. 

Ontem muitos amigos e familiares comparecem à residência de Eduardo para desejar-lhe sorte e boa estada nos Estados Unidos. Lá ele fará palestras sobre o Brasil e sua cidade natal, Patos. Desmistificará a imagem do americano sobre o Brasil, onde muitos conhecem nossa nação apenas pelo samba e futebol, sem ter uma visão mais ampla de nossa cultura, nossas riquezas, o cotidiano do brasileiro.

2 comentários:

Conceição Assis disse...

Parabéns Dudu!!!
Que Deus te abençoe sempre.
Vc merece tudo de bom.
bjus.

Godofredo e Thoyama disse...

Obrigada ao"garimpandopalavras.blogspot" pela consideração, sabemos do seu apreço por Eduardo. Saiba que a recíproca é verdadeira. Gostaria de deixar registrado aqui nosso agradecimento ao ROTARY CLUB PATOS NORTE, bem como ao Distrito 4500 e a Norbrex
e todos os seus integrantes que "apadrinharam" o intercambista Eduardo, facilitando assim, a realização de um sonho. Tenham certeza que todo o empenho, no que depender dele, Patos, a Paraíba, o Nordeste e o Brasil serão muito bem representados lá fora. Grande abraço, Godofredo e Thoyama

Arquivo do blog