Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Plantio de milho atinge 50 cm e agricultores rezam para que chuvas continuem no Sertão

O corte de terra foi feito nas primeiras chuvas, em janeiro.

Todas as famílias foram beneficiadas.


A Prefeitura de Quixaba, através da Secretaria de Agricultura, agiu rápido e logo com as primeiras chuvas deste ano, providenciou o corte de terra de todas as comunidades rurais, que não perderam tempo e fizeram plantio de milho, feijão e melancia. Como os índices pluviométricos foram bastante satisfatórios no primeiro mês do ano, os agricultores, após anos seguidos de forte seca, estão otimistas e pedem aos céus para que as chuvas continuem.

Segundo o secretário da pasta da Agricultura, Paulo Monteiro de Sousa, existe grande esperança nas famílias rurais de que dias melhores virão. “Há lugares que o milho já atinge 50 cm de altura e como continua a chover na região, a tendência é de que haja boa safra. São anos seguidos de muito sofrimento e todos pedem aos céus um bom inverno”, diz o secretário, acrescentando que 100% das famílias beneficiadas com o corte de terra, plantaram.

Em Quixaba 120 famílias receberam as máquinas da Prefeitura para o corte de terra, a exemplo de Quixaba Velha, Aroeiras, Serrota Vermelha, Motorista, Boa Vista, Pilões, Cacimba da Pedra e Pia. Foram mais de 200h de trator. Em Quixaba todos são os anos as famílias são assistidas com o corte de terras, no preparo para o plantio. Mesmo com a grave crise financeira que o município enfrenta, já que praticamente a única fonte de renda tem sido o FPM, mesmo assim a ajuda ao homem do campo tem sido das maiores prioridades.

Os últimos anos, marcados pela forte estiagem, a produção mínima na agropecuária causou sérios estragos na já tão sofrida economia local. A escassez de água deixou o município, junto com outros 169 da Paraíba, em situação de emergência. A busca por poços artesianos para minimizar os problemas de abastecimento levou o prefeito Júlio Cesar a exaustivas peregrinações por Brasília, João Pessoa, conseguindo a perfuração de 30 e a recuperação de outros, o que permitiu melhor convivência do homem com seu habitat natural.

Garantia Safra


As famílias cadastradas no Garantia Safra já estão recebendo a terceira parcela, correspondente ao biênio 2014-2015. Em novembro do ano passado houve a homologação do Garantia 2015-2016 e todos os agricultores já quitaram seus boletos e receberão as parcelas no segundo semestre. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog