Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Novembro Azul atrai grande número de homens a evento promovido pela Agevisa


Maria Eunice e Elza Barbalho



Elza e Liliane Sena











Dr. Eliseu, Liliane Sena, Elza Barbalho e Maria Eunice Kehrle


Aproveitando a abertura da Semana do Doador de Sangue, ocorrida nesta segunda-feira 21, a 3ª Gerência Regional da Agevisa, que abrange Patos, Piancó e Princesa Isabel, promoveu na tarde de hoje, pelo segundo ano consecutivo, uma programação voltada especialmente à saúde do homem, em comemoração ao Novembro Azul.

Com parcerias da 6ª Gerência Regional de Saúde, Governo do Estado, através da Agevisa João Pessoa, Funasa, FIP – Faculdades Integradas de Patos, o evento foi bastante prestigiado, principalmente pelo público masculino, que teve acesso a vários serviços de saúde como verificação de pressão, arterial, teste de glicemia, teste rápido de Sífilis, HIV e Hepatite, vacina contra tétano e a uma palestra com o urologista Eliseu José de Melo.

Elza Barbalho, gerente regional da Agevisa, falou do sucesso que foi a primeira edição do Saúde do Homem, ocorrido ano passado, inclusive com mais de 40 homens realizando o exame de próstata, um gesto importante na prevenção a este câncer, o segundo mais comum entre os homens no Brasil, perdendo somente para o de pulmão. Ela agradeceu a presença de todos, às instituições parceiras e ao médico Eliseu de Melo, que sempre está disposto a contribuir com essa ação de conscientização de saúde do homem.

Liliane Sena, gerente regional de saúde, falou da falta de hábito do público masculino de procurar os serviços disponibilizados para sua prevenção. Citou a questão do machismo que impera fortemente na nossa cultura, em nossa sociedade, onde o homem tenta passar uma imagem de resistente e que não precisa ir ao médico, procurando este apenas quando está verdadeiramente doente, muitas vezes em situação bastante delicada, de comprometimento de sua saúde.

“A mensagem que a gente deixa é que aproveitem esse momento de conscientização, especialmente sobre o câncer de próstata. Que vocês se sensibilizem que cuidar da saúde não é coisa de somente de mulher, é coisa de gente e todos nós somos. É necessário a prevenção e, caso alguma doença seja detectada, que seja no seu início para que o tratamento seja um sucesso”, comentou Liliane.

Maria Eunice Kehrle dos Guimarães, diretora técnica de Estabelecimentos e Práticas de Saúde do Trabalhador, que esteve presente ao encontro representando a diretora geral da Agevisa da Paraíba, Glaciane Mendes Roland, destacou a importância da campanha do Novembro Azul, que visa a conscientização para a saúde do homem, com grande ênfase na prevenção ao câncer de próstata, que continua crescendo no mundo.

“É um câncer de grande acometimento no sexo masculino e que quando descoberto em seu início tem um bom prognóstico. Quando a população começa a saber da importância dessa ação, passa a ter maior conscientização e a se cuidar mais. A gente parabeniza a Agevisa Patos pela brilhante organização desse evento. Em João Pessoa temos também o Momento Agevisa, na Rádio Tabajara, que vem dando grande espaço à campanha do Novembro Azul”, comentou Eunice.

Em sua palestra sobre saúde do homem Dr. Eliseu fez amplo relato do comportamento do público masculino em relação aos cuidados que precisam ter para viver de forma mais saudável. Citou o problema com as drogas lícitas e ilícitas, teceu comentários sobre o álcool e tabaco. “Só para se ter uma ideia, no Brasil são mais de 50 mil homens amputados vítimas de acidentes. A maioria desses acidentes são causados pelo consumo de álcool. Achamos que o álcool é uma boa ideia. Claro que não é”, disse para o público atento à sua fala.

Ele reforçou a necessidade do homem buscar mais os serviços para cuidar de sua saúde. Fez comentários sobre dados estatísticos, onde 90% das vítimas de homicídios, em quase sua totalidade são homens, jovens e envolvidos com drogas. Isso para demonstrar uma triste realidade da falta de prevenção e os efeitos numa sociedade em que os alucinógenos estão cada vez mais presentes em seu cotidiano.

“Além do homem não procurar os serviços de saúde, estes não existem, não são oferecidos”, critica Eliseu a ausência de estrutura do SUS para receber o público masculino. Falou que ano passado se investiu R$ 20 milhões em consultas ginecológicas no Brasil e apenas R$ 2 milhões em consultas urológicas direcionadas ao homem, que além disso não dispõe de profissionais capacitados, serviços especializados na rede pública para atendê-lo. Dr. Elizeu discorreu amplamente sobre a prevenção e tratamento do câncer de próstata e no final conclamou os homens a se conscientizarem sobre a importância do cuidar de si próprio.

Ao final foi oferecido uma lanche aos participantes, ao som de forró pé-de-serra.


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog