Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Gestores de saúde da macrorregional Patos discutem logística da investigação de casos suspeitos de microcefalia







Estratégia de Ação Rápida para o Fortalecimento da Atenção à Saúde e da Proteção Social de Crianças com Microcefalia. Esse trecho de que trata o artigo primeiro da Portaria Interministerial 405 de março deste ano foi amplamente discutido no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde nesta quinta-feira, com presença de gestores da 3ª Macro, que reúne 48 municípios das áreas de Patos, Piancó e Princesa Isabel.

Esse trabalho de logística prevê a investigação com diagnóstico dos casos de crianças com suspeita de ter nascido com microcefalia, até a nona semana deste ano, ou seja, de 4 de janeiro a 7 de março. Na macro Patos existem 142 crianças cadastradas, 38 nesta cidade, as quais farão exames para detectar se possuem ou não a doença, em que a cabeça e cérebro se apresentam atrofiados, menores que o normal para a idade.

O ministério da Saúde, que decretou situação de emergência em saúde pública devido o aumento de casos no Nordeste, repassará a Patos, referência para todos os municípios de sua Macro, via SUS, o valor de R$ 2.200,00 por cada criança com suspeita de microcefalia. Ficará responsável por transportar e hospedar a criança e acompanhante, quando for fora do domicílio, levá-la para exames, oferecer o laudo, diagnóstico e conduzi-la de volta ao seu local de origem.

Outra competência de Patos será em relação aos casos que venham a ser confirmados, devendo instruir a famílias sobre os direitos de assistência social garantidos à criança e encaminhar essa aos serviços assistenciais de seu município para que receba atenção especializada, no local e em outro lugar referenciado, segundo o secretário de saúde de Patos, José Francisco de Souza (Zeca).


Marcos Eugênio (assessoria)


Nenhum comentário:

Arquivo do blog