Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 16 de março de 2016

Profissionais da Atenção Básica de Patos participam de Formação Técnica sobre Aedes Aegypti



Os profissionais da Atenção Básica de Patos estão participando durante os dias 16 e 17, no auditório do SAMU Regional, de uma Formação Técnica sobre Aedes Aegypti promovida pela 6ª Gerência Regional de Saúde.
 
A formação trabalha a Portaria 2.121/2015 do Ministério da Saúde, que aborda as ações da Atenção Básica no enfrentamento ao aedes aegypti, reforçando sua importância na vigilância em saúde e detalhando as atribuições dos agentes no controle desse vetor. 

“Movidos pela preocupação atual que tanto a cidade de Patos, como a Paraíba e o Brasil, estão enfrentando com relação aos perigos oferecidos pelo Aedes, nós percebemos que a única forma de erradicar é a unidade das equipes de saúde, para que juntos formando um corrente forte e segura possamos eliminar o mosquito,” disse o supervisor da Vigilância Ambiental da 6ª Gerência de Saúde, Eugênio Pacelli.

O secretário de Saúde de Patos, José Francisco de Sousa (Zeca), fez a abertura da formação e destacou a importância da informação para o desenvolvimento de um trabalho cada vez mais eficaz. “Tem um significado muito forte, porque nós estamos aqui hoje com os DGA’s e fazendo essa capacitação, tanto na percepção da rede como vem funcionando perante os agravos da dengue, chikungunya e zika, como também atualizando os índices do nosso município para que todos fiquem sabendo e para que a informação seja precisa. Pois, todos sabendo em que níveis nos encontramos possamos visualizar as atitudes que precisam ser tomadas,” comentou.

De acordo com o gerente da Atenção Básica de Patos, Diego Andrade, essa formação promovida pela 6ª GRS atende à política de formação e recursos humanos do município que prevê capacitações mensais para os profissionais da saúde. “Este evento é um plano da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com os municípios que compõem a terceira macrorregional. A temática é trabalhar o aedes aegypti e suas implicações com essas novas patologias que estão se apresentando. Com certeza contribuirá com o desenvolvimento do trabalho de cada um que compõe a Atenção Básica do município de Patos,” avaliou.

A formação tem continuidade amanhã, dia 17, a partir das 8h, no mesmo local. Participarão os profissionais que atuam nos DGA’s III e IV.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog