Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 14 de março de 2016

Bispo conclama sociedade para gesto de solidariedade



Em nota o bispo da Diocese de patos, Dom Eraldo da Silva, convoca a sociedade para participar do gesto concreto da Campanha da Fraternidade, fazendo doações, que serão usadas em projetos sociais, de partilha com os mais necessidades. Leia abaixo.

Gesto concreto da CFE2016

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am.5,24)
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE (CFE/2016)
Amado Povo de Deus de Diocese de Patos,
Neste ano de 2016 a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) nos faz um apelo à união das forças, dos instrumentos e de todas as condições possíveis para um compromisso de responsabilidade comum no cuidado  “Com  a casa de todos/as”. O tema da CFE justifica o fato de a mesma ser ecumênica.  Todas as pessoas, independentemente de suas condições sócio – político - religiosas, somos responsáveis pela qualidade de vida da humanidade e devemos promover a Globalização da saúde pública que aparece na reflexão deste ano na realidade do Saneamento básico.
São muitas as possibilidades para que a CFE não se limite ao período da Quaresma; podemos continuar a reflexão, os momentos de socialização de problemas e busca de soluções com uma participação propositiva nos vários espaços da sociedade como escolas, faculdades, Meios de comunicação, associações, movimentos sociais, pastorais, celebrações, etc. A Igreja tem uma grande responsabilidade por ser uma instituição pioneira na formação de opinião e conscientização a serviço da vida plena para todos. Chegou o momento do gesto concreto que a cada ano se faz por ocasião da CF; este ano  será nos dias 19 e  20 de março a  data da COLETA DA SOLIDARIEDADE. Todas as pessoas, grupos, comunidades, paróquias, movimentos sociais, igrejas em geral deverão fazer o seu gesto de partilha solidária. A CNBB (Regional e Nacional), as dioceses administram o Fundo de Solidariedade que serve para promover ações ligadas ao tema e ao objetivo da CF. Na Diocese de Patos, os recursos que ficam conosco muito ajudam na dimensão das pastorais sociais e eventuais necessidades nas quais a diocese pode socorrer pessoas carentes.

Portanto, façamos com alegria, com generosidade e com espírito de misericórdia este gesto significativo como pedem as Igrejas promotoras desta ação de compromisso social e de luta pela saúde de toda a humanidade. A coleta poderá ser feita nas celebrações ou fora delas chegando à sua paróquia ou comunidade para ser enviada à Cúria Diocesana e destinada conforme determina a CNBB.
Muito obrigado a todos/as e que Deus justo e misericordioso nos ajude na construção de uma casa comum onde todos vivam plenamente.
Desejo a todos os diocesanos uma Santa e abençoada Pascoa!

Dom Eraldo  Bispo da Silva  -  Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Arquivo do blog