Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

LUTO OFICIAL



“A saudade, a história e o nome de Múcio Sátyro não serão esquecidos”, afirma Prefeita Francisca Motta, sobre falecimento de ex-deputado patoense

Considerando o profundo e sincero pesar por parte do Poder Executivo Municipal, diante do falecimento do ilustre patoense, ex-deputado Estadual Múcio Wanderley Satyro, ocorrido na tarde desta segunda-feira, 29 de fevereiro, na Capital João Pessoa; aPrefeita Francisca Motta decretou Luto Oficial por três dias no Município de Patos.

“A cidade está politicamente mais pobre. Advindo de uma família que tem muito serviço prestado aos patoenses, através de nomes como o seu tio Ernani Satyro e o seu pai, Clóvis Satyro; Múcio foi um ser humano e homem público que orgulhou e respeitou a cidade de Patos como seu legítimo representante”, afirmou a Prefeita Francisca Motta.

A Prefeita externou o sentimento de solidariedade, por parte de todos que formam o Poder Executivo Municipal, para com a família Satyro, em um momento de profundo pesar e despedida.

“Patos hoje está mais triste. Sem dúvida, uma grande perda. Tenho certeza que existe um sentimento comum na cidade, de que a saudade, a história e o nome de Múcio Satyro não serão esquecidos, por tudo que ele nos deixa, a começar de uma valiosa família e grandes exemplos”, consternou Francisca Motta.

Deputado Múcio Sátyro

Múcio Wanderley Sátyro nasceu na cidade de Patos, no dia 05 de novembro de 1941. Seu pai, Clóvis Sátyro, descendente do velho tronco que originou a família, teve sua origem mais remota no território de Pombal, onde radicou seu genitor Aquiles, médico que residia na fazenda São Joaquim. Sua mãe, Doralice Wanderley Sátyro, filha do Coronel Sebastião Horácio da Nóbrega e Olívia Wanderley, casou em 1939 e gerou também os irmãos: Iêda (casada com o jurista Paulo Bonavides, radicado em Fortaleza); Miguel (médico radicado no Recife) e Maria do Socorro (casada com Sérgio Segundo Maia de Vasconcelos e radicada em João Pessoa).

Múcio Sátyro estudou o primário no Grupo Escolar Rio Branco, o Ginásio no Diocesano de Patos e o científico no Salesiano do Recife, cidade onde prestou serviço militar e fez o superior de Direito, pela Universidade Federal de Pernambuco.

Despertou o tino de liderança nas lutas estudantis e chegou a ser presidente da Associação Universitária de Patos. Contando com o apoio, incondicional, do seu tio Ernani Sátyro, com o qual sempre teve uma identificação muito forte, Múcio chegaria a ocupar a condição de deputado Estadual por cinco mandatos.

Na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba ocupou várias funções de destaque: presidente da Comissão de Orçamento e Finanças; vice-líder do partido e líder do governo, secretário da mesa e presidente da Comissão de Justiça.

Casado com Elizabeth Vieira Sátyro, filha do ex-prefeito Milton Gomes Vieira, que chegou a função de vice-prefeita de Patos, por duas vezes. Múcio é pai de André (memória), Múcio Filho, Maria Olívia e Juliana, além de avô de: Alice, Miguel, Maria Júlia e Múcio Neto.





Atenciosamente, 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog