Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

6ª Gerência de Saúde conclui segunda etapa do planejamento de dengue com seus 24 municípios



José Leudo

A 6ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Patos, concluiu nesta segunda-feira 22 o segundo ciclo do planejamento em dengue e chikungunya. Trata-se de um trabalho de sensibilização para o enfrentamento à dengue e ao novo vírus recém-chegado ao Brasil, transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo que causador da dengue.

Técnicos da Vigilância Ambiental (antiga Sucam) e apoiadores da Gerência visitaram os 24 municípios levando capacitação aos agentes de endemias e dialogando com a sociedade organizada, como agentes comunitários de saúde, câmaras de vereadores, prefeituras, clubes de serviços, igrejas. Além das rodas de conversas, sempre com média de 30 a 40 multiplicadores das informações, as equipes realizaram também visitas in loco nas residências fazendo busca ativa de criatórios do mosquito e conscientizando as famílias sobre sua responsabilidade na luta contra a dengue.

A primeira etapa do plano contra a dengue aconteceu em março e abril deste ano, com todos os municípios da regional sendo visitados e trabalhados em torno da problemática da dengue. Até pouco tempo, nos últimos boletins da dengue, três municípios da 6ª regional de saúde estavam de situação de elevado risco, apresentando alto índice de infestação do mosquito Aedes, Malta, Cacimbas e Desterro.

“Foi muito importante esse trabalho in loco dos apoiadores e dos técnicos da Funasa. Não adianta apenas realizar as reuniões abertas com a sociedade, mas também monitorar o trabalho de campo dos agentes de endemias, visitar com eles, verificar a abordagem que estava sendo feita, dialogar com as famílias”, comentou José Leudo Farias, gerente regional.

Após os encontros ficou a proposta de cada município intensificar ações preventivas contra a dengue e chikungunya, já existem casos em Pernambuco, neste mês de janeiro, quando começa o período de chuvas e com elas todo o ciclo propício à reprodução do mosquito. Leudo diz que a população deve fazer sua parte, a quem lhe compete 90% das ações, que é seguir as recomendações para evitar criatórios do Aedes em casa, e não esperar apenas pelo pessoal da saúde.

A 6ª Gerência de Saúde foi a única do Estado a dar continuidade ao plano de sensibilização contra a dengue. Neste mês de janeiro oferecerá capacitações enfocando especificamente o chikungunya. Todo o material já foi entregue aos profissionais de saúde. “Se Deus quiser vamos iniciar o ano preparados para enfrentar a dengue a febre chikungunya, e pedimos a colaboração da população que nos ajude nessa missão que é de todos. Ninguém quer voltar ao passado de muitos casos de dengue e até mortes”, comentou o gerente regional de saúde.  

Nenhum comentário:

Arquivo do blog