Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Começa triagem para cirurgias de catarata em Patos










A 6ª Gerência Regional de Saúde começou o processo de triagem, na manhã desta sexta-feira 31, para a cirurgia eletiva de catarata. Caravanas de vários municípios chegaram bem cedo à Gerência com pessoas inscritas, seguindo um calendário montado pela Gerência com os municípios. Na Paraíba serão mais de R$ 12 milhões a ser investidos em diversos tipos de procedimentos cirúrgicos eletivos.

Só de catarata, para a regional Patos, são disponibilizadas 545 cirurgias de catarata, distribuídas para os 24 municípios, que apresentaram uma demanda de 752 pessoas. Os médicos oftalmologistas Fabiano Brandão, Valério Câmara e Daniel Stropp serão os responsáveis pelas cirurgias, que vão ocorrer no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro e na clínica de Dr. Valério logo que a triagem e resultados dos exames sejam concluídos. Na Paraíba estão previstas 3.382 cirurgias de catarata, processo já iniciado nos principais pólos de saúde.

Nesta sexta a triagem, que acontece na 6ª GRS com pacientes de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Emas, Mãe D’Água, Cacimbas, Desterro, Condado e Malta. Todos os procedimentos são pagos pelo SUS, inclusive os exames pré-operatórios, garantidos pelo Hospital Regional. Os municípios se preocupam apenas com o transporte dos pacientes.

Os benefícios da cirurgia de catarata moderna são muitos, possibilitando uma restauração praticamente milagrosa da visão. A recuperação da visão tem trazido muitos benefícios à vida de muitos idosos. Muitos desses que já haviam feito cirurgia de um olho se inscreveram para realizar do outro.



 Marcos Eugênio 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog