Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Carnaval 2013: Fim de festa

















Se no início do carnaval pernambucano os foliões abrem a festa cantando “Eu acho pouco, é bom demais”, mostrando toda sua empolgação, já no último dia da festa de momo cantam intensamente os versos de Luiz Bandeira “É de fazer chorar. Quando o dia amanhece e obriga o frevo acabar. Oh quarta-feira ingrata chega tão depressa só pra contrariar”. Esse tem sido o espírito das pessoas que amam o frevo, as tradições culturais pernambucanas que permanecem preservadas, desde o frevo, caboclinho, maracatu, ciranda, os blocos líricos contrabalanceando com o frenético frevo puxado por inúmeras orquestras.

Mesmo que muitos se despeçam na manhã desta quarta-feira de Recife e Olinda, os dois principais pólos do carnaval pernambucano, outros esticam o feriadão, driblam de alguma maneira seus compromissos para curtir os resquícios do carnaval 2013 que, com muita alegria, atrai gente de diversos países, festa essa que começou bem antes, com suas serenatas pelas ladeiras de Olinda, suas prévias carnavalescas, bailes anunciando a chegada do maior evento do calendário turístico dessas localidades.

O carnaval multicultural de Recife, com vários pólos espalhados pela cidade, um total de 18, democratizou do povo pernambucano e daqueles fãs de carteirinha de diversos estados que ajudam a movimentar a economia local. Às manifestações dos traços culturais soa acrescidas apresentações de nomes que representam bem a MPB, a exemplo de Elba Ramalho, Lenine, Odair José, Zeca Baleiro, Titãs, Sandra de Sá, Maria Gadú, Naná, Vasconcelos, Alcione, Baby Consuelo, Nando Cordel, Reginaldo, Paulinho da Viola, Fafá de Belém, Carlinhos Brown, Toni Garrido, Caetano Veloso, Jorge Aragão, dentre tantos outros.

E assim, nesse clima saudosista, com a promessa de novo reencontro em 2014 na terra de Capiba, o pbnoticias se despede, do Carnaval de Recife, que tem um dos pontos altos o Galo de Madrugada, maior bloco de rua do mundo.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog