Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 5 de janeiro de 2013

Notícias do Seertão

Posse e os desafios pela frente


 Osvaldo Medeiros


            Toma posse a prefeita Francisca Motta (PMDB). Recebe a prefeitura de Patos, cidade que lhe projetou na política estadual e depois de tantos anos de vida pública, consegue realizar seu maior sonho que sempre foi ser a prefeita, como costuma dizer a todos os patoenses. Sonho esse realizado e consciente, acima de tudo, dos desafios que terá de enfrentar. Desafios estes, visto por alguns, como pepino, mas por outros como abacaxi deixado pela administração passada, mas promete honrar para o bem da cidade.  

            Entra com algumas mudanças no seu secretariado a exemplo de Francisco Nunes, ex-Sebrae, na pasta de consultoria e Ilana Motta na Saúde. Prometendo dar autonomia a todos os seus auxiliares e em contra partida, já advertindo da responsabilidade que terá cada um junto às mesmas. Terão sua confiança, porém, ao mesmo tempo, serão cobrados das metas a serem cumpridas. É assim sua pretensão de governar e vencer não só os desafios do passado, como proporcionar a todos os patoenses novos projetos com uma melhor qualidade de vida, principalmente nas áreas da saúde, educação, meio ambiente e em tantos outros. 

Uma Câmara diferente

            Quem foi à Câmara Municipal de Patos no último dia primeiro para prestigiar a posse da prefeita eleita Francisca Motta, a maioria  pode  ter certeza da péssima impressão passado por este poder. Nunca se tinha visto tanta baderna, desorganização e falta de respeito como podemos todos presenciar nesse recinto nesse dia para a escolha da nova mesa diretora da Câmara. Enquanto alguns vereadores eram aplaudidos,  outros eram vaiados e insultados até mesmo dentro no plenário a exemplo, do vereador Jefferson Melquiades, que durante todo tempo teve sua voz abafada pelos gritos vindo das galerias incentivados justamente por quem deveria está ali para dar bom exemplo e não de dentro do plenária ficava aos gritos insuflando e estimulando a violência. Um plenário, lugar esse reservado para os vereadores, mas nesse dia foi totalmente invadido por seus  familiares, secretários do município, assessore e por certas pessoas que foram para ali com a única finalidade, de tumultuar esta casa, deixando até mesmo alguns vereadores temerosos e acuados .

            Com toda sinceridade, hoje não vejo mais essa casa como na época em que cobria as sessões com os companheiros, Edileuson Franco, Inácio Bento, Abraão, Geraldão, José Augusto Longo (ex-vereador) e tantos outros onde, o respeito estava acima de tudo. Nenhuma pessoa tinha acesso ao plenário se não convidado de honra e ai daquele que ousasse entrar sem permissão. As pessoas tinham respeito ao Legislativo. Até mesmo nós jornalistas, só entrávamos neste recinto antes das sessões para as entrevistas.

Muito diferente de hoje. Em que os vereadores são insultados, vaiados e desrespeitados não só por quem está nas galerias como também por aqueles que entram para o plenário com ou sem permissão, numa afronta total a este poder. Se assim continuar, só Deus tem o poder de evitar um grande derramamento de sangue nesse local, porque arma é que não falta e incentivo à violência muito mais. Vamos apelar para o bom senso!!

Inaugura
            Oficialmente, a Caixa Econômica Federal entrega timidamente sua segunda agencia na cidade de Patos, porém o público só terá acesso a mesma quando forem concluídos todos os serviços. Aproveitando dessa falha, já estão chamando agência Canal do Frango. Inaugurada por etapa. 

Estão especulando
            A turma ligada nos grandes eventos sociais de nossa Patos já está especulando quem a prefeita Francisca Motta vai confiar tal pasta em sua administração. Anteriormente, totalmente administrada pela ex-primeira Dama Milena Brito. Apesar das criticas, conseguiu se manter no cargo sem dar satisfação a ninguém, principalmente à Câmara, que segundo uma fonte por várias vezes lhe cobrou as prestações de contas das festividades juninas e até hoje continuam sem resposta. A quem prestava contas? Provavelmente a coordenação do São João deverá ficar sob responsabilidade do ex-prefeito Nabor Wanderley, segundo se cogita.

E a Caixa de Santa Luzia?
            Pelo que se tem notícias, o deputado Luiz Couto foi quem conseguiu trazer a agência da Caixa Econômica para Santa Luzia, mas pelo visto quem assumiu a paternidade às véspera de sua inauguração foi o seu colega de Câmara Efraim Filho. Jogou carros de sons nas ruas convidando o povão para a inauguração e nem de longe apareceu o nome de Luiz Couto. Será? E os assessores de Couto deixaram essa passar?

Canal?
            O “Canal do Frango”, segundo comenta-se, era para ter sido entregue totalmente no dia 24 de outubro (2012).  Porém, a data passou e nada da obra. Recentemente, num grande aparato festivo o ex-prefeito Nabor Wanderley inaugurou, com direito a placa e tudo mais, a primeira etapa (40%), ficando o restante para o mês de março, o que muita gente acredita que não dá para concluir até lá, tendo em vista a não agilização dos trabalhos no trecho entre o Geo até o Morro. Também, estão duramente criticando o “asfalto” colocado nas margens dos 40% concluído. Alegam que não passa de uma pequena camada de brita com garapa de asfalto e não vias de asfaltos como foi anunciado. 

Também acham?
            Para muitos, engana-se quem acha que a Secretária de Saúde de Patos Ilanna Motta se contenta só com tal secretaria. Anda com toda certeza pensando ir mais longe na vida pública. Acreditam que a mesma será a candidata do partido (PMDB) em nível local para a Assembleia Legislativa no próximo pleito.  Embora, muitos apostam que Nabor será o indicado, mas os mais próximos da atual prefeita veem, atualmente, Ilanna Motta com mais aceitação. É o que também escuto.  

Fórum da vergonha
            É lamentável o estado de abandono do prédio do Fórum Eleitoral de Patos que leva o nome do advogado Manoel Messias do Nascimento (em memória). Construído em cima de um lixão, com pouco tempo apresentou sérios problemas em toda sua infraestrutura onde tiveram que sair às pressas para reforma. Pelo visto, enquanto a construtora responsável e justiça não chegam a um denominado comum, o prédio quase já não mais existe. O vandalismo adotou e com pouco tempo saqueou tudo. A importância que teve Dr. Messias para Patos merecia coisa melhor e não seu nome numa obra sonrisal.

Tímido
            O vereador Toinho Nascimento que chegou nesse pleito a Câmara de Patos pelo voto por merecimento das pastorais, familiares e seus amigos, chega a este poder muito diferente de que todos esperavam. Acreditavam que o mesmo ia chegar com total independência e acima de tudo ditando regras. Chegou calado e sem aquela reação esperada para a decepção de seu gratuito eleitorado.

Vai apoiar?
            Bastou o vereador Ivanes Lacerda participar na última da Nova Mesa Diretora da Câmara na chapa encabeçada pela situação, para os especuladores jogarem no ventilador que o mesmo vai votar para federal em Hugo Motta e Nabor para estadual. Será? Novos tempos!!!!
 

Volto a dizer
            A verdade tem que ser dita. Volto a dizer sem medo de está cometendo injustiça. 90% dos acidentes ou mais envolvendo ambulâncias são puramente por imprudência dos motoristas. Se nas cidades colocam em risco suas vidas e a dos outros, nas rodovias nem se fala. Ultrapassam nas faixas permitidas e muito mais nas não permitidas. Que seja no deslocamento com os pacientes e da mesma forma nos retornos. Acredito que com prudência tem mais chance de salvar quem vai doente, como também de evitar de por em risco a vida de quem vem certo nas BRs. É melhor perder um minuto na vida de que a vida no minuto!!!!!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog