Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Solidariedade quebra rotina do Centro de Hemodiálise de Patos



 
 
 
 
 
 
 
 

 A terapia do riso quebrou a rotina de Centro de Hemodiálise de Patos na manhã desta terça-feira 11. Alunos do Curso Técnico de Vigilância em Saúde, que acontece na 6ª Gerência Regional de Saúde, promoção do Governo do Estado, desenvolveram atividades lúdicas com os pacientes que sofrem pelo difícil tratamento de hemodiálise.

Muitas brincadeiras, através de fantoche, música, teatro arrancaram sorrisos de pacientes e funcionários do Centro de Hemodiálise. Além de elevar a autoestima no ambiente hospitalar, essa ação tem o propósito de familiarizar os alunos com os problemas de saúde da população, humanizar cada vez mais os serviços do SUS e mostrar o funcionamento desse importante tratamento para quem sofre de doenças que afetam os rins, órgãos que filtram as impurezas do corpo e quando não conseguem cumprir sua função é preciso o uso da diálise.
No Centro de Hemodiálise de Patos, no momento, são atendidos 89 pacientes de toda a regional. Dentre os serviços oferecidos estão de nefrologia, fisioterapia, psicologia, nutrição, clínica médica e enfermagem.

Logo após percorrer todas as áreas do Centro de Hemodiálise e compartilhar momentos com os pacientes, os alunos do Técnico de Vigilância em Saúde se dirigiram ao Hemonúcleo, para mais uma ação solidária. Eles fizeram doação de sangue, muitos pela primeira vez. O Hemonúcleo de Patos está em constante campanha para atrair novos doadores e assim garantir um banco satisfatório de sangue para atender a demanda de toda a região.  

“Foi um dia bastante proveitoso para a turma, que saiu da teoria e foi à prática, conhecer mais profundamente os problemas de saúde pública, como acontece o atendimento e o tratamento oferecido. Após a conclusão do curso (dois anos) vão contribuir bastante, com os conhecimentos adquiridos, na melhoria da saúde de seus municípios, sendo multiplicadores do que aprenderam”, disse a coordenadora da qualificação em Patos, Dandara Cristina.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog