Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Começa regionalização do SAMU: São José de Espinharas é 1º contemplado

 
 
 
 
 Marcos Eugênio

O processo de regionalização do SAMU a partir de Patos-PB foi iniciado, propriamente dito, nesta quarta-feira, 15, com a inauguração da primeira base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município de São José de Espinharas. A escolha de São José para o ponta-pé inicial deve-se, dentre os motivos, pela determinação da administração municipal daquela localidade na assinatura da parceria e por disponibilizar toda a infraestrutura necessária, considerada pelo secretário de Saúde de Patos, Eisenhower Brito Segundo, como sendo a que oferece melhor estrutura para o serviço. 

Na solenidade de inauguração da base do SAMU de São José de Espinharas contou com a presença do prefeito local, Ricardo Wanderley, prefeito de Patos, Nabor Wanderley, vereadores e secretários municipais das duas cidades, além de um bom público que foi conhecer as instalações do SAMU.

Para Ricardo Wanderley a implantação da base do SAMU em sua cidade dará maior segurança para quem precisar de um socorro de urgência e a presença da ambulância vai ajudar a salvar vidas. Falou dos avanços na saúde pública de São José de Espinharas, a exemplo das unidades do PSD, unidades âncoras, a implantação do laboratório de análises, equipamentos novos de uso dos profissionais da saúde, como estetoscópios, aquisição de um eletrocardiógrafo, medicamentos especiais para hipertensos. Considerou bastante importante a parceria com o município de Patos, uma união de forças que trará significativos benefícios para a população. 

Sobre os problemas da saúde em seu município citou como principal a ausência de um matadouro e enfatizou que na próxima semana prefeitos da região vão se reunir para tratar desse assunto, inerente à maioria, para que formem um consórcio e aconteça concentração de abate em apenas um deles resolvendo essa dificuldade com economia para todos.

O sistema SAMU trabalha com integração entre suas unidades. Ou seja, caso um habitante de São José precise do serviço móvel ligará 192 que será atendido pela central de Patos, onde o médico regulador dará todas as orientações à equipe local. “A ampliação do SAMU garantirá atendimento à população de toda a regional Patos, mais de 220 mil habitantes que precisam desse serviço”, comentou Eisenhower, informando a agenda de inauguração das bases do SAMU. Nesta sexta-feira será a vez de Passagem, depois Teixeira, Condado e domingo Santa Luzia, ficando pendente apenas a de São José do Sabugi, que está finalizando a estrutura provavelmente até o final deste mês.

Cada unidade base do SAMU recebe uma ambulância, com exceção de Santa Luzia, que são duas, sendo uma UTI. Patos, que já possuía uma UTI móvel, recebeu mais uma com essa regionalização. O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, enalteceu a criação do SAMU pelo governo Lula, o grau de importância que tem sido esse serviço e os resultados positivos alcançados na cidade de Patos, que começam a ser ampliados aos municípios vizinhos. 

A secretária de Saúde de São José de Espinharas, Francisca Ilva, disse que a chegada do SAMU vai fortalecer a rede de serviços do município, melhorando significativamente a garantia à urgência e emergência, fazendo com que as pessoas recebam atendimento de qualidade pelo SUS.

Um comentário:

Anônimo disse...

SOU DE SÃO JOSÉ E QUERO PARABENIZAR O PREFEITO RICARDO E A NOVA SECRETARIA DE SAUDE DR. ILVA

Arquivo do blog