Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Município de Água Branca recebe o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar

O Município de Água Branca, localizado no Sertão paraibano, foi um dos 21 brasileiros contemplados com o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2010, na sua 7ª edição. Com uma população de 9.449 habitantes, possui 2.250 alunos.
Um dos motivos de Água Branca (PB) ter sido premiada é o fato de a escolha da merenda escolar ser democrática. Segundo a secretária de Educação, Clenice Paulino, no início de cada semestre, os novos alimentos passam pelo teste de aceitabilidade dos alunos.

“Fazemos dinâmicas entre os alunos e distribuímos questionários para saber a opinião deles sobre as novidades. Por exemplo, se eles não gostam de alguns legumes cozidos, como cenoura ou macaxeira, então nós fazemos bolo ou torta desses alimentos e eles acabam aprovando”, explica a secretária.

Sucesso da alimentação escolar

São assistidas pela merenda escolar crianças, adolescentes, jovens e adultos. Segundo o prefeito Aroudo Firmino, o sucesso da alimentação escolar se deve a união das secretarias de Educação e Agricultura, das associações de produtores rurais, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater – PB), dos pais e alunos que discutem o cardápio da merenda que depois é elaborado por nutricionistas.

“Nós temos um conselho de alimentação escolar composto por esse grupo. O conselho visita as escolas uma vez por mês. O objetivo é avaliar se a alimentação servida está sendo bem aceita pelos alunos. Em caso negativo, alteramos o cardápio”, conta o prefeito.

De acordo com a secretária de educação, o diferencial da merenda é que os alimentos do cardápio são típicos da região e adquiridos de produtores rurais de Água Branca (PB). “Servimos galinha de capote, mel de abelha e a macaxeira. Mais de 50% da merenda é comprada da agricultora familiar. Todos saem ganhando”, conclui Paulino. 
Água Branca concorreu com outros 1.300 inscritos, dos quais 21foram premiados de todo o Brasil, exemplos de criatividade e de boa gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A cerimônia de entrega da premiação contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, ministro da Educação, Fernando Haddad, entre várias autoridades e empresários, e de Antoninho Trevisan, presidente do Comitê Gestor da Ação Fome Zero que, durante seu discurso, se emocionou ao agradecer o apoio do presidente Lula.
Segundo a Ministra Márcia Lopes, o PNAE já é exemplo que está sendo seguido em diversos países da América Latina e Caribe. O presidente Lula agradeceu o empenho de todos os prefeitos premiados e a todos que se inscreveram no prêmio. "Vocês fazem parte daqueles heróis brasileiros que não aparecem na televisão ou nos jornais, que são os carregadores do piano, para que um bom maestro possa tocar", ressaltou o presidente aos prefeitos participantes do evento.
Todo esse processo vivido pela merenda escolar de Água Branca teve planejamento da nutricionista patoense Lamara Moura Guedes Araújo (foto), que pela segunda vez tem seu trabalho reconhecido em nível nacional na orientação alimentar do alunado. A primeira foi pelo município de Patos, em 2007. 
As cidades premiadas este ano foram:
Categoria Regional:
Centro-Oeste: Lucas do Rio Verde/MT, Alto Horizonte/GO, Goiatuba/GO e Alto Taquari/MT
Nordeste: Água Branca/PB, Poço Dantas/PB, Aparecida/PB e Orós/CE 
Norte: Brasilândia do Tocantins/TO e Pimenta Bueno/RO 
Sudeste: Itaguaí/RJ, Mogi das Cruzes/SP, Belo Horizonte/MG e São Gonçalo do Rio Abaixo/MG
Sul: Bocaina do Sul/SC e Francisco Alves/PR
Categoria Valorização Profissional de Merendeiras: Paragominas/PA
Categoria Capitais e Grandes Cidades: Joinville/SC
Categoria Pequenas Cidades: São Domingos/SC
Categoria Merenda Indígena e/ou Quilombola: Ananindeua/PA
Categoria Município do Semi-árido: Senador Pompeu/CE

Nenhum comentário:

Arquivo do blog