Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Várzea tem o melhor IDI do Estado da Paraíba


Relatório publicado pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), aponta Várzea, como o município que possui o melhor Índice de Desenvolvimento Infantil de toda o Estado da Paraíba e o 4º melhor da região Nordeste.O Índice de Desenvolvimento Infantil é composto pelo indicador de escolaridade do município, do acesso das mães ao pré-natal, das taxas de imunização e de acesso à pré-escola para crianças de até seis anos de idade. O relatório mostra que a pequena cidade, no Seridó paraibano, com uma população de pouco mais de 2.400 habitantes fez importantes avanços nos cuidados com a criança de até seis anos, a chamada primeira infância.
Apesar de estar situado numa região castigada por longos períodos de estiagem, o município de Várzea também possui hoje, o 4º melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado e conseguiu zerar a mortalidade infantil há mais de 20 anos.Para o prefeito Waldemar Marinho (Demazinho), que é vice-presidente da Famup (Federação das Associações de Municípios da Paraíba), os resultados alcançados atualmente devem-se principalmente ao compromisso dos gestores anteriores, como também, ao esforço do corpo técnico da Prefeitura que não poupa esforços para fazer de Várzea a melhor cidade do mundo. “Tivemos a sorte de ter tido bons prefeitos e temos hoje, funcionários e um grupo de secretários extremamente comprometidos com o desenvolvimento do município e com o bem estar da população”, declarou o prefeito. “A diferença está no compromisso que temos com o nosso povo e no amor que temos pela nossa terra”.
A metodologia usada pelo Unicef para identificar os municípios com maior grau de preocupação com o público infantil, trabalha com dados da saúde, educação, índice nutricional, situação das creches, crianças fora de sala de aula, natalidade, mortalidade, imunização, escolaridade dos pais e rede de serviços oferecidos pela administração pública municipal. Todas as crianças em fase escolar de Várzea freqüentam as escolas.O prefeito Demazinho considerou importante a presença dos conselhos de Educação e Saúde nesse processo de qualidade de vida que é oferecido na cidade. "Eles têm papel preponderante, não apenas para definir os destinos dos recursos públicos nessas áreas, mas porque nos auxiliam muito com a fiscalização, identificando os problemas e discutindo soluções. É uma forma democrática de administrarmos com a população, por meio de seus representantes legais", enfatizou.
“Além dos cuidados com a Educação, o relatório mostra que as campanhas de vacinação estão atingindo quase todos os recém-nascidos e também, que aumentou o número de grávidas que fazem o pré-natal corretamente no nosso município”, declarou o prefeito, Waldemar Marinho. “Tudo isto fez o Índice de Desenvolvimento Infantil, subir em Várzea”. Outra boa noticia é que Várzea possui o menor índice de analfabetismo do Nordeste e vem investindo na inclusão digital, com a implantação de telecentros e a inclusão da disciplina de Introdução a Informática na grade curricular dos alunos do ensino fundamental e médio.
A exclusão digital aprofunda a exclusão sócio-econômica e a Prefeitura de Várzea está firme no propósito de facilitar o acesso da população ao mundo cibernético, principalmente daqueles que por insuficiência de renda não tem como dispor de computador e acesso a internet em casa. “Por isso construímos e montamos o nosso telecentro com recursos próprios”, disse o prefeito, acrescentando que Várzea hoje tem condição de superar esse atraso digital, mas para que isso fosse possível, foi preciso investir pesado nesta área, do contrário, as próximas gerações continuariam excluídos da era digital. “Adquirimos computadores modernos conectados à internet e contratamos professores especializados”.
O Telecentro Padre Luis Gonzaga Callou está instalado na Escola Sandoval Rubens de Figueiredo e atende não somente os alunos do ensino fundamental e médio. Lá, professores, pedagogos, servidores municipais e a comunidade em geral, também têm acesso ao laboratório e aos cursos. O secretário municipal de Educação, José Amilton da Costa, ressaltou que os investimentos em inclusão digital refletem em qualidade no ensino. “A Prefeitura tem tratado a educação como prioridade máxima. O resultado do investimento é direto na melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais”, frisou o educador.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, vem implantando a Educação Inclusiva em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. A Creche Joana Araújo de Morais é um belo exemplo para todo o país, de como se inclui com amor e responsabilidade crianças com necessidades especiais, na rede regular de ensino“Trabalhamos aqui em Várzea defendendo a construção de uma educação cada vez mais humana e inclusiva”, defendeu o secretário de Educação, que é formado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e tem pós-graduação em psicopedagogia.
A Prefeitura capacitou os profissionais da área de Educação e de vários setores para o atendimento à diversidade, promovendo ações que viabilizaram a proposta de uma educação inclusiva. “Hoje temos um sistema educacional que atende as necessidades educacionais especiais dos alunos, buscamos sempre a qualidade e o respeito aos seus direitos constitucionais, inserindo-os nos espaços e processos comuns de ensino e aprendizagem”, frisou o secretário. “Mas para isso, tivemos que lançar um olhar diferente sobre a questão, visando a mudança do paradigma vigente no país”, infatiza o secretário de Educação. Segundo o prefeito Waldemar Marinho, o município tem como meta a garantia de uma educação de qualidade aos alunos com necessidades educacionais especiais. “Me orgulho de termos hoje em nosso município uma Educação inclusiva. Me orgulha também termos conseguido remover as barreiras para a aprendizagem e para a diversidade”, enfatizou o prefeito. (Da Assessoria)
foto:garimpandopalavras

Um comentário:

Danilo Torres disse...

Parabéns à administração da Prefeitura de Várzea. Que todos os outros prefeitos sigam o exemplo.

Arquivo do blog