Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 27 de agosto de 2016

Patos participa do Dia D da Reanimação Cardiopulmonar





A cidade de Patos e João Pessoa foram as únicas cidades paraibanas a participarem neste sábado 27, do Dia D da Reanimação Cardiopulmonar. Essa celebração que aconteceu em 15 estados brasileiros, levou alunos de Medica das FIP – Faculdades Integradas de Patos a realizarem uma ação na Praça Getúlio Vargas, com leigos no assunto. Vários bonecos, equipamentos serviram de suporte para o trabalho educativo feito com o público que quis aprender uma prática simples, mas que pode salvar vidas.

Ailton Targino, coordenador do projeto Coração Feliz, uma das atividades do curso de Medicina das FIP, explicou que essa demonstração sobre massagem cardíaca pulmonar aos leigos é um procedimento importante enquanto se espera o serviço especializado, o SAMU. Ele informa que 84% das paradas cardiorrespiratórias ocorrem extra hospitalar, nas residências, shoppings, em campo de futebol, área de lazer, alguém pode se queixar desse mal súbito, porém as pessoas não sabem como proceder nessas situações, por isso essa ação em praça pública com a população.

A equipe trabalhou com a população técnicas de reanimação pulmonar em adulto, criança e bebê. “Nosso objetivo nesse trabalho é justamente ensinar ao público a identificar se a pessoa está com uma parada cardiorrespiratória. Às vezes a pessoa desmaia, cai, mas quem está perto sequer toca na vítima, não sabe como proceder naquele momento por falta de conhecimento”, comentou Ailton.

Sinais

Para identificar uma parada cardiorrespiratório, alerta Ailton, é preciso verificar certos sinais, como a pessoa não está respirando, não tem expansibilidade torácica e a segunda é a questão de verificar o pulso. “Para as pessoas que tem esse conhecimento e percebeu que a vítima não está respirando, deve ligar para o SAMU (192), passar as informações corretas dizendo que a pessoa está com parada cardiorrespiratória e começar a fazer a massagem até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, orienta.

O Projeto Coração feliz teve início ano passado, sendo levado para algumas instituições, a exemplo do III Batalhão de Polícia Militar, bancos, escolas. A partir dessa oficinas de reanimação o grupo enviou as imagens para a Liga Nacional de Reanimação Cardiopulmonar, localizada na UFMA (Universidade Federal do Maranhão), que engajou ao projeto o pessoal das FIP, única instituição privava da Paraíba, vinculada à Liga.

O evento de reanimação pulmonar aconteceu neste sábado simultaneamente em 15 estados brasileiros, em 36 cidades, além nos países do México e na Bolívia, segundo Ailton. Na Paraíba, além de Patos, aconteceu em João pessoa, nos shoppings Manaíra e Mangabeira, pela UFPB.



Marcos Eugênio (pbnoticias.com)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog