Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Liliane Sena fala sobre ações da 6ª Gerência de Saúde e tira dúvidas de ouvintes






A gerente da 6ª Regional de Saúde, que compreende Patos e mais 23 municípios, Liliane Sena, participou nesta terça-feira 13 do programa de entrevistas Cidade Debate, da Rádio Itatiunga, apresenta pelos jornalistas Vicente Conserva, Jamerson Ferreira e Igor Rodrigues.
Foi um momento de muitas informações repassadas à sociedade sobre as funções da Gerência, sua articulação com os demais municípios em torno das campanhas de conscientização sobre inúmeras doenças, a exemplo das transmitidas pelo Aedes Aegypti, como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, associada à Microcefalia, uma patologia que preocupa o mundo na atualidade, além das campanhas de imunização humana e animal, recebendo forte apoio da Vigilância Ambiental.

Um dos setores mais importantes para boa parcela da população, o Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcional (Cedemex), norteou grande parte da entrevista. É um setor de extrema importância para a saúde pública para quem precisa de tratamento, fazendo uso de medicamentos, vários bastante caros, custeados pelo SUS, e que não cabem no orçamento dos pacientes.

Liliane falou sobre o processo para ter direitos a essa medicação especial, onde tudo começa na atenção primária, a documentação necessária, laudo médico. Destacou a regularização da oferta de alguns medicamentos, a exemplo de insulinas, que vinham sofrendo atrasos, devido problemas no fornecimento dos laboratórios. 

O programa com telefone aberto à população foi importante para essa interação da gerência com os usuários do SUS, que muitas vezes não conhecem os trâmites legais, os protocolos que devem ser seguidos para o direito aos inúmeros remédios disponibilizados.

Outro tema abordado foi a necessidade de uma reunião, que acontecerá em breve, com os gestores municipais, prefeitos, secretários de saúde, sejam aqueles reeleitos ou recém-eleitos, para que possam conhecer não apenas os direitos, deveres previstos na pactuação do SUS, mas também a cartografia desenvolvida pelos apoiadores da 6ª Gerência de Saúde, que mostrarão toda a estrutura disponibilizada pelos municípios, como a parceria pode ser ampliada com a gerência para melhorar a tenção básica em cada localidade.

“Essa reunião, que estamos provocando e em breve realizaremos com os gestores, é algo crucial para que compreendam melhor o teor da legislação, das portarias ministeriais, das responsabilidades e também de todo o apoio que oferecemos, desde capacitações, acompanhamento in loco das atividades de saúde pública, da logística que a Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza a todos os municípios”, comentou Liliane. 

O jornalista Vicente Conserva, após a entrevista, destacou o nível da entrevistada e do conteúdo bastante esclarecedor para a população, que pode interagir tirando dúvidas sobre seus direitos e serviços oferecidos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog