Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Gestoras da Paraíba visitam sede da Inteligência Relacional em Ribeirão Preto-SP


  
Encontro da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba com a organização Inteligência Relacional favorece o avanço da Educação Emocional e Social em 2016.

 “O contato direto com toda a equipe da Inteligência Relacional foi muito proveitoso para nós, representantes da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, porque estamos concretizando a proposta de expansão da implantação da Metodologia Liga Pela Paz para todos os alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Cerca de 45 mil alunos beneficiados e, em breve, pretendemos trabalhar com a metodologia também nos 8º e 9º anos e Ensino Médio”, explica a gerente executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, Iara de Oliveira Barros Araújo, em reunião estratégica ocorrida no último dia 12 de novembro na sede da organização.

Para possibilitar o avanço da metodologia em todo o estado, ao todo 223 municípios, a Secretaria da Educação irá reformular a estrutura geográfica de acompanhamento. “Agora serão 14 coordenadores responsáveis pela Liga Pela Paz, distribuídos respectivamente nas 14 gerências regionais em todo o estado. O conteúdo pedagógico que começamos a trabalhar em 2013, ainda dentro do Programa Mais Educação, foi tão impactante nos resultados da educação, que, logo no ano seguinte, o estado adotou a proposta e ampliou a implantação da metodologia em todas as escolas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Agora, com o avanço para os setores finais, estamos sinalizando nosso compromisso e o reconhecimento da eficácia da metodologia na medida em que avança por todo o estado”, ratifica Iara.

Para a coordenadora da Metodologia Liga Pela Paz na Secretaria Estadual de Educação da Paraíba, Verônica de Souza Fragoso, o estado da Paraíba dá um grande passo disponibilizando recursos e mecanismos para toda a comunidade escolar e também para as famílias, oferecendo a abertura ao diálogo para o desenvolvimento das habilidades emocionais. “Nossa visita para dialogar com a equipe da Inteligência Relacional as propostas de como avançar os processos pedagógicos e de gestão foi muito produtiva. Acreditamos na importância de uma construção compartilhada, que possibilita a inclusão de valores transformadores na educação”, explica Verônica.



Na Paraíba, Emoções na Família também prospera com a Metodologia Liga Pela Paz.

Juntamente com a Metodologia Liga Pela Paz, o estado da Paraíba se destaca com o trabalho de Educação Emocional e Social para família e comunidade, conhecido como Emoções na Família. Nele, pais e familiares em geral realizam encontros periódicos, dentro da escola, com apoio de professores e gestores e dialogam acerca das mais variadas situações de conflito doméstico, sempre com o suporte do DVD Emoções na Família, desenvolvido pela Inteligência Relacional com o objetivo de estimular a Educação Emocional e Social no contexto familiar.

 “Para nós, poder dispor desse material para conversar com os pais e familiares representa um grande suporte para o saber pedagógico. Trabalhamos em áreas mais vulneráveis, com pouca escolaridade. Assim, a família sensibilizada acaba por reorganizar seus valores favorecendo a educação para a vida dentro da própria comunidade”, coloca a coordenadora Verônica de Souza Fragoso.

Ainda segundo Verônica, a valorização da escola pública passa por esse processo, o de harmonizar as relações entre pais, alunos e comunidade escolar. “Com a atenção também estendida para as famílias, a relação afetiva de olhar para o outro ganha espaço e todos se percebem sujeitos da própria história. Certamente o recurso pedagógico destinado para as famílias e também o material para os alunos dos 6º e 7º anos são propostas inovadoras, trazem o pensamento integral de Edgar Morin para uma reflexão sobre as emoções, que possibilita a construção de personalidades mais seguras, em que o sujeito se percebe protagonista de sua proposta de vida. O estado da Paraíba já entendeu que o desenvolvimento humano, hoje, é o que fortalece e estabelece a possibilidade de ir além”, conclui Verônica.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog