Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 14 de abril de 2015

Municípios discutem em Patos esquema de vacinação contra gripe






Isiane Queiroga
A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que acontecerá no próximo mês de maio (4 a 22), esteve no centro da discussão nesta terça-feira 14 na cidade de Patos, em encontro promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, que teve participação de coordenadores de imunização e técnicos que alimentam o sistema de informação dos 48 municípios da 3ª Macro (Patos, Piancó e Princesa Isabel). O encontro teve como ponto central a discussão das estratégias em torno da vacinação, que terá o 9 de maio seu Dia D.

O público alvo da imunização, que visa a redução das complicações, internações e mortalidade decorrentes da gripe, será crianças de zero a cinco anos, idosos, trabalhadores da saúde, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, detentos e funcionários de presídios, população indígena e portadores de doenças crônicas, tipo a diabetes.

Na Paraíba, cerca de 900 mil pessoas deverão ser vacinadas, segundo Isiane Queiroga Cândido, chefe do Núcleo de Imunização da Paraíba. Sete municípios da 6ª Regional de Saúde não estão cumprindo as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, Santa Luzia, São Mamede, Vista Serrana, Várzea, Junco do Seridó, Malta, Cacimba de Areia e Desterro.

Para Isiane, isso acarreta fragilidade na campanha e maior vulnerabilidade dos usuários para contrair a gripe e suas complicações. Sobre os problemas que ainda persistem no ato da vacinação, ela aponta a rejeição, especialmente de parte dos idosos, que acreditam que a vacina irá mata-los, vai causar-lhes gripe. Isiane diz que é preciso descontruir isso perante a população. “A vacina não causa doença, por que não é composta por vírus vivos. São fragmentos de vírus que fazem a sua composição. É uma vacina que vem sendo trabalhada há 17 anos no Brasil inteiro e trazendo bons resultados”, explicou Isiane.

Cerca de 940 mil devem ser imunizados contra gripe na Paraíba, o que corresponde à meta, que é de 80%, indicada pelo MS. A 7ª Gerência (Piancó) tem sido responsável pela melhor cobertura vacinal, algo registrado desde 2013), onde todos os municípios daquela região cumprem o preconizado pelo MS.  

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog