Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 20 de junho de 2009

Começa o São João da capital do Sertão


São João de Patos


Depois de dois meses de intensos trabalhos, muitas reuniões para acertar todos os detalhes, foi aberto na noite desta sexta-feira 19, o São João de Patos 2009, festa consagrada no turismo de eventos culturais nordestinos. Escolhido pelos forrozeiros de plantão de todas capitais brasileiras, cidades interioranas, o evento junino de Patos, que tem como principal particularidade a diversão com extrema segurança, começou este ano com muito forró pé-de-serra, com a Orquestra Sanfônica, um show que arrancou muitos aplausos do púbico. Mais uma prata da casa, Gê Maria, manteve acesa a chama do autêntico forró no Terreiro do Forró.

Diversas autoridades políticas participaram da abertura do São João de Patos, dentre elas o governador José Maranhão, que falou da alegria, do congraçamento que existe no evento junino da Morada do Sol, enfatizando que Campina Grande tem o maior São João do Mundo e Patos o mais alegre. Parabenizou o prefeito Nabor Wanderley pelo esforço empreendido para o sucesso da festa.

Nabor Wanderley agradeceu a presença de Maranhão e demais líderes políticos, lembrou jornalistas de Patos que faleceram de um ano para cá, citando Carleusa Candeia, Virgílio Trindade, Inácio Bento e Mário Soares. Depois desejou um São João de muita paz e aproveitou a ocasião para anunciar repasse à Associação de Quadrilhas Juninas de Patos no valor de R$ 35 mil, como incentivo a manutenção dessa tradição da cultura popular. Ao dar como aberto o São João, convidou Pinto do Acordeon que, a exemplo de edições passadas, cantou Olha Pro Céu, acompanhado de show pirotécnico.

Campanhas educativas - Enquanto Pinto destrinchava um leque de grandes sucessos de décadas de carreira artística, equipes da Vigilância Sanitária mantinham um trabalho preventivo na área do Terreiro do Forró fazendo entrega de panfletos alertando o público para que verificasse as condições de alimentos e bebidas antes de consumi-los. Outra campanha levada para o perímetro da festa pela Secretaria de Saúde, através do Samu, mostrou prejuízos causados pelos trotes, hoje ainda apresentando altos índices, apesar de constantes campanhas. Após o show de Pinto, o patoense Aécio Flávio fez do Terreiro do Forró um grande arraial, onde prevaleceu o forró pé-de-serra.

A banda cearense, Mastruz com Leite, uma das pioneiras do forró eletrônico, surgida em 1994, dando nova roupagem ao forró, agradou em cheio aos forrozeiros, que não arredaram pé, numa linguagem bem popular, para definir o êxtase do público, que cantou sucessos como Tatuagem, Cara Metade, Na Praia. A noite inaugural do São João de Patos 2009 começou com pique total, mas a festa continua neste sábado com a Forrônica, Banda Jogo de Cintura, Flor da Pele, Banda Feras e a dupla mais desmantelada do Nordeste, Sirano e Sirino.
Assessoria
Foto: Darlânia Nascimento (PBnoticias.com)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog