Neste ano, durante os meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, o período de chuvas no Estado e principalmente na região do semi-árido paraibano e nordestino, será acima da média histórica anual. Esta conclusão foi confirmada unanimemente por engenheiros e técnicos em pluviometria da Secretaria de Estado da Infra-Estrutura, da Agência Executiva de Gestão das Águas – AESA e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – Cagepa.
O encontro dos especialistas em clima aconteceu na sede da AESA, em João Pessoa e fez parte da 1a Reunião de Análise Climática para o Setor Norte da região Nordeste do Brasil. Na oportunidade foi feita uma avaliação detalhada da situação climática, com a finalidade de apresentar as previsões para 2008. Os debates contaram também com a participação dos membros do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto de Pesquisas Espaciais – CPTEC/INPE, de Cachoeira Paulista, em São Paulo.
Juntamente com técnicos paraibanos, pesquisadores e meteorologistas do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe e Bahia, participaram de uma vídeo-conferência com representantes do Instituto Nacional de Meteorologia e do INPE, com a finalidade de analisar todos os estudos climáticos feitos, para o Nordeste.
Secom/PB
foto:banco.agenciaoglobo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário