Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Meio Ambiente faz poda de árvores para prevenir acidentes


A Prefeitura Municipal de Patos, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente, está concluindo os trabalhos de poda de árvores (algarobas) da Rua Horácio Nóbrega, bairro Belo Horizonte. O secretário da pasta, Alexandre Nóbrega, esclarece que havia essa necessidade de poda, com rebaixamento e arredondamento, como forma de prevenir acidentes, principalmente pela aproximação do período de chuvas, em que os ventos e a água geralmente causam queda de árvores. “A gente pede a compreensão da população pelo desconforto que a poda causa, reduzindo sombras das ruas, mas é uma ação necessária para o bem da coletividade”, explicou Nóbrega.
É muito comum, com a chegada do inverno, acontecer queda de galhos e árvores sobre pessoas e veículos; rompimento de canais de água; danos à fiação elétrica e telefônica; rachaduras de canteiros, devido a tombamento de árvores; obstrução do trânsito e dano de sombreamento da iluminação pública, tornando determinados setores da cidade perigosos devido o escuro.
Em algumas ruas do centro da cidade a Secretaria do meio Ambiente vem substituindo os antigos algarobas por outras plantas nativas da região, dentro do programa de arborização do Município. A Prefeitura mantém em funcionamento dois viveiros florestais como suporte para esse trabalho e com frequência realiza ações de conscientização ambiental com a população, além de distribuir mudas para acelerar a arborização de Patos, que apresenta grande déficit vegetal.
Associado aos viveiros existe também um projeto de troca de pilhas e baterias por mudas de plantas nativas da região. Recentemente a Prefeitura firmou mais uma parceria com a UFCG para trabalhar juntas na arborização da cidade. A educação ambiental tem como principal público as escolas públicas e privadas, pela facilidade da multiplicação de conhecimentos a partir do alunado.
Assessoria
foto:garimpandopalavras

2 comentários:

Anônimo disse...

Quero parabenizar o novo sec. Alexandre Nobrega, dizer que estou torcendo para que o mesmo desnvolva um bom trabalho a frente da secretaria.

Alertar tambem o mesmo ao tocante ao trabalho de boda das arvares pra não acontecer como esta sendo feito com as algarobas no centro. isto não bodagem e sim um averdadeira pelagem das mesmas, correndo o risco das mesmas morrem.

PATOS QUERO TE VER VERDE E LINDA.

Anônimo disse...

Espero que agora a secretaria de Meio Ambiente possa ter um destaque maior e possa recuperar as árvores que foram retiradas do centro da cidade. Acredito que Alexandre dará uma nova cara a Secretaria. Muito Dinâmico.

Arquivo do blog