Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 14 de novembro de 2015

STTRANS implanta novos semáforos em três bairros em Patos



A Prefeitura de Patos, através da Superintendência de Trânsito e Transportes – STTRANS, atendendo à solicitação de moradores e a partir de estudos do órgão, implantou nesta quinta-feira, 12 de novembro, três novos semáforos nos cruzamentos da Felizardo Leite com a Duque de Caxias, na Irineu Joffily com a Alto Casteliano, e na rua Pedro Firmino com a Manoel Torres.

A ação tem como objetivo dar mais segurança a pedestre e condutores, oferecendo um ordenamento do tráfego nos locais. De acordo com o superintendente, Marcos Eduardo, a STTRANS vem desenvolvendo ações para melhorar a cada dia o trânsito e a mobilidade urbana do município.

“Após vários estudos realizados pela nossa equipe e atendendo ao pedido da população estamos implantando esses semáforos nos bairros do Salgadinho, Santo Antônio e no Centro dando mais segurança para os condutores e para os pedestres que circulam nessas vias”, comentou.

Para a moradora Rosicleide Pereira, que reside a mais de 20 anos na Rua Duque de Caxias, a implantação do semáforo é uma grande contribuição para a melhoria do tráfego na localidade. “Muito importante à colocação desses sinais onde vai trazer mais segurança para os moradores, como também para os condutores e pedestres que aqui trafegam”, enfatizou. 

Os novos semáforos implantados entrarão em funcionamento nas próximas duas semanas.

NOVEMBRO AZUL: SMS de Mãe d’Água-PB promove mutirão de atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade de Mãe d’Água-PB, dentro das ações desenvolvidas na campanha Novembro Azul, de alerta ao câncer de próstata, promove nos dias 15 e 16 de novembro, domingo e segunda feira, respectivamente, um mutirão de atendimento médico para a realização do exame de toque retal. A exemplo de anos anteriores, o médico urologista Eliseu de Melo Neto fará os procedimentos. Além do exame de toque, o médico analisará os exames laboratoriais feitos através da secretaria de saúde, como: PSA, níveis de glicemia, colesterol total, triglicérides, uréia, criatinina e outros.

De acordo com a secretária de saúde Fátima Carvalho, a coleta do material sanguíneo começou no último dia 24 de outubro, ainda dentro da campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de Mama. “Entre os dias 24 de outubro e 10 de novembro, nós coletamos o material de 359 homens com idade superior a 40 anos e esse número, felizmente, é maior do que o do ano passado”, informou Carvalho. Ainda de acordo com a secretária de saúde, todos esses homens devem passar pelo exame de toque retal durante os 02 dias de atendimento que acontecerão na Sede do Município e no Distrito de Stª Maria Gorete. “O mutirão de atendimento com o Dr. Eliseu começa a partir das 06:00h do domingo, dia 15, com uma palestra em praça pública defronte ao Posto de Saúde em Mãe d’Água, momento em que o médico deverá fazer alguns esclarecimentos relacionado ao tema; em seguida ofereceremos um café da manhã reforçado para público masculino e os profissionais de saúde que estarão trabalhando nesse mutirão, e na sequencia as consultas”, Completou.

Stª Maria Gorete

Já no Distrito de Stª Maria Gorete, o atendimento será na segunda feira, dia 16, no turno da tarde. “Lá o atendimento acontecerá na Unidade de Saúde a partir das 13:00h, também com uma palestra ministrada pelo Dr. Eliseu. A meta é atender 100% dos homens que se submeteram aos exames laboratoriais. Os que por uma razão ou outra não puderam realizar o exames, nós orientamos que esses procurem as Unidades Básica de Saúde de sua localidade, para que seja feita a coleta do sangue e o envio do material para o laboratório credenciado pela prefeitura”. Concluiu Fátima Carvalho.

A prefeita do município, Margarida Fragoso (Margarida Tota) determinou a Secretaria de Saúde que tomasse como base o documento 001/2015 do Ministério da Saúde, que orienta os estados e municípios sobre o planejamento das ações voltadas à saúde do homem. A SMS mantém ações e serviços voltados a esse público ao longo de todo o ano, mas durante esse mês as ações estão sendo intensificadas nas unidades de saúde e em toda a rede de atenção à saúde, integrando ações de vigilância, promoção, prevenção e assistência.

A coordenadora de Imunização do Município, Cícera das Graças Rodrigues, uma das organizadoras do Mutirão da Saúde do Homem, explica que culturalmente o homem resiste em cuidar de si e de sua saúde, e isso vem contribuindo para índices cada vez maiores de agravos e danos a saúde deles, e destaca a importância da promoção e incentivo aos hábitos saudáveis enfocados durante a campanha Novembro Azul. “Saúde não é apenas quando se está com algum sintoma ou doença, mas os cuidados que são tomados antes. Não é por nunca ter tido um problema de saúde que não precisa haver o cuidado”, lembra Rodrigues.

Câncer de próstata

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.


Ascom

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Governo promove em parceira com a Embrapa o Seminário “Tecnologias Sociais para o Semiárido Paraibano”

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) e a Embrapa convida a população paraibana a participar na próxima segunda-feira (16), a partir das 08h do Seminário: “Tecnologias Sociais para o Semiárido Paraibano”, que vai ser realizado na sede da Embrapa Algodão em Campina Grande.

Segundo o Secretário Lenildo Morais a inciativa tem como objetivo oportunizar o estabelecimento de parcerias institucionais, visando promover o desenvolvimento sustentável da região. “Dinamizar tecnologias sociais que permitam uma melhor qualidade de vida dos agricultores familiares paraibanos no Semiárido Paraibano é uma das metas da SEAFDS”, afirmou Lenildo.

Na oportunidade de acordo com o diretor executivo da Embrapa de Brasília Waldyr Stumpf Junior, serão apresentadas tecnologias, iniciativas e projetos com potencial de aplicação no Semiárido Paraibano e, ao final, será realizada uma Rodada de Oportunidades entre os participantes, por meio da qual pretendemos encaminhar estratégias promotoras do desenvolvimento. 

Confiram a programação do abaixo:

SEMINÁRIO TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O SEMIÁRIDO PARAIBANO
Data: 16 de novembro de 2015
Local: Embrapa Algodão – Campina Grande/PB
Horas
 Atividade
Responsável(eis)

 8h30
AberturaRepresentação do Governo do Estado da Paraíba, da Embrapa, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Banco do Nordeste (BNB)

 9h
O desafio do desenvolvimento rural sustentável no Estado da Paraíba
Secretaria do Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido

 9h40
A experiência da Embrapa Algodão no Plano Brasil sem Miséria e demais ações para a agricultura familiar no Estado da Paraíba
Embrapa Algodão

 10h20
A experiência da Embrapa Semiárido com a agricultura familiar na região semiárida
Embrapa Semiárido
11h
Debate

12h
Almoço


Soluções tecnológicas da Embrapa para a convivência com a seca e inclusão produtiva no semiárido

 13h30
Sistema Barraginhas
Embrapa Milho e Sorgo

 14h
Debate


 14h20
Fossa Séptica Biodigestora

Embrapa Instrumentação

 14h50
Debate




15h10
Intervalo



 15h30
Sisteminha integrado alternativo para a produção de alimentos
Embrapa Meio-Norte
16h
Debate



 16h20
Painel – Rodada de Oportunidades
Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Banco do Nordeste (BNB)

 17h
Encerramento



Secom -

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Quixaba realiza mais uma ação de prevenção ao câncer





Depois do Outubro Rosa, com a população participando de palestras de conscientização sobre a saúde da mulher, mais especificamente no foco do câncer de mama, de útero, com a realização de aproximadamente 100 mamografias, o município de Quixaba já vem trabalhando o Novembro Azul, uma campanha voltada para a saúde do homem.

No próximo dia 23, às 16h no auditório do CRAS, o conceituado urologista, cirurgião geral, Eliseu José de Melo Neto, participa de mais um encontro com o público masculino para tratar do câncer de próstata, o segundo mais letal entre os brasileiros. A estimativa do INCA – Instituto Nacional do Câncer é que ano passado surgiriam quase 70 mil novos casos da doença, que quando diagnosticada no início tem mais de 90% de chances de cura.

Vários serviços serão oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 23 aos homens, como verificação de PA – Pressão Arterial, glicemia, teste rápido de HIV/Sífilis, dentre outros. Segundo o secretário José Segundo, todas as ações desenvolvidas pelo município que visam a prevenção de doenças têm sido bastante importantes, principalmente devido a adesão, a participação da comunidade. Uma mostra disso tem sido as atividades em relação à dengue. Quixaba hoje possui o segundo menor índice de infestação predial do Aedes dentre os 24 municípios que compõem a 6ª região de saúde.


Em todas as campanhas de saúde pública existe forte mobilização da população, especialmente dos estudantes, naturais multiplicadores de conhecimento, de informações, que fazem o corpo a corpo, junto com as equipes do PSF, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e funcionários de todas as secretárias. 

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Vacinação antirrábica tem início em bairros da zona norte de Patos nesta sexta-feira, 13


A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância em Saúde divulgou na manhã desta terça-feira, dia 10, o calendário de vacinação antirrábica para cães e gatos que terá início nesta sexta-feira, 13, a partir das 8h, nos bairros Matadouro, Sete Casas e Vila Mariana.

O calendário de vacinação segue no dia 20, quando as equipes estarão pelos bairros Conjunto dos Sapateiros, Nova Conquista e Alto da Tubiba; e no dia 27, no bairro Geralda Medeiros e Distrito de Santa Gertrudes.

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde, José Rodrigues de Amorim, a ideia é primeiramente alcançar os animais domésticos dos bairros mais distantes, por isso foi elaborado um cronograma de imunização antecipado ao Dia ‘D’.

“A meta de vacinação contra raiva no município de Patos é de quase 10 mil cães, para alcançar esta meta nós buscamos ir inicialmente para os bairros mais distantes, como também buscamos parcerias com o Curso de Veterinária da UFCG e com a APPA, para que além dos animais domésticos, aqueles que se encontram para adoção também recebam a vacina,” revelou o coordenador.

O Dia ‘D’ de Vacinação Antirrábica será no sábado, dia 28, neste dia as unidades de saúde de Patos estarão abertas para receber a demanda de todos os bairros.
“Estaremos também fechando uma agenda de vacinação para cães e gatos da zona rural. A nossa intenção é manter nossa cidade, estado e nação, livres da raiva animal. Faço aqui um apelo para que os proprietários se sensibilizem e levem seus animais para receberem a dose, pois é importante tanto para o animal, quanto para o dono,” disse.

Devem ser imunizados cães de gatos com idade superior a três meses de vida, incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio. A vacinação antirrábica é o fator de maior importância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

Primeiro dia oficial do IGF é marcado por discussões de marcos civis da internet, direitos humanos e cibersegurança



A manhã do primeiro dia oficial da décima edição do Fórum de Governança da Internet (IGF) da Organização das Nações Unidas (ONU) foi marcada pela conferência principal, com participação de autoridades do Brasil e diversos países, moderada pela subsecretária para Relações Internacionais da ONU, Nermine Elsaadany. A sessão foi marcada pela fala de representantes de diferentes nacionalidades, de governos e sociedade civil. As falas dos participantes apontaram assuntos concernentes aos direitos humanos e acesso à internet, de oportunidade para todos, privacidade dentro e fora da rede (online e offline) e, em especial, de cibersegurança.

O professor Claudio Furtado, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e membro da Comissão Brasileira do IGF, explicou que a conferência principal teve participação de ministros da comunicação de diferentes países e a possibilidade de membros da sociedade civil de questionar o marco civil da internet de vários locais do mundo. “O que para mim é particularmente interessante nesse evento é a discussão da parte técnica, de novos desenvolvimentos, de como será a internet do futuro. Nessas discussões, podemos ver o que virá por aí em termos de inovação tecnológica”, comentou Furtado.

Entre as nacionalidades presentes na discussão da conferência principal, foi possível verificar representantes do Afeganistão, Canadá, Egito, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, entre outros - diferentes culturas e backgrounds tentando chegar a um denominador comum sobre a governança da rede mundial.

Temas pertinentes - Dentre os cerca de 20 workshops que aconteceram nesta manhã, as temáticas envolviam diferentes assuntos, entre eles: acesso da internet a deficientes; segurança online da criança na internet; liberdade de expressão online; coalisão sobre neutralidade da internet; economia digital e empregos.

Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), comentou que uma das discussões que mais lhe interessa no IGF é a do “next billion”, que trata do acesso à internet para o próximo bilhão de pessoas no mundo. “Nós da Anid estamos redigindo um texto a ser discutido aqui sobre este assunto, tratando dos desafios de conectar o maior número de pessoas nos próximos anos. Será uma construção coletiva e estamos aqui para apresentar e discutir com outros colegas da área”, disse.

Presenças internacionais – Gary Grumbach, um estudante da Universidade da Carolina do Norte (North Carolina University), dos Estados Unidos, estava comparecendo pela primeira vez a um evento do IGF e era igualmente sua primeira vez no Brasil. Ele também participa do projeto universitário “Imagining the Internet” e juntamente com colegas, coletava depoimentos de participantes do que eles pensavam ser o futuro da rede.
Ele quis deixar claro que não era um especialista na Internet, mas esta era uma excelente oportunidade de pesquisa. “É uma experiência maravilhosa poder vir ao Brasil e fazer pesquisa sobre o futuro da Internet, porque é isso que fazemos com o “Imagining the Internet” nos EUA. Aqui e pelo projeto, podemos ouvir opiniões bem distintas sobre o uso da internet pelas pessoas, desde um acadêmico italiano, de um jornalista, de um técnico, por exemplo. Fazemos uma coletânea dos vídeos e os postamos via Youtube pelo www.imaginingtheinternet.org” explicou o universitário.

James Wood é diretor sênior de Comunicação Estratégica da Internet Society (ISOC), uma organização não governamental de associados profissionais que facilita e sustenta a evolução técnica da Internet e promove o desenvolvimento de novas aplicações do sistema. “Somos uma comunidade global de profissionais bastante envolvidos no processo que se discute aqui no IGF. Participamos de todos os IGFs passados dos últimos dez anos. Todos nós, no mundo inteiro, estamos trabalhando para manter a internet aberta, resiliente, um ambiente seguro e de olho no futuro.”, explicou Wood.

Ele acrescentou que Brasil e América Latina são importantes parceiros do grupo, que tem ao total aproximadamente oitomil membros e que em eventos desse tipo pode-se discutir questões prementes para internet, mas que afetam milhões de pessoas no mundo. “Sabemos que há problemas críticos que precisam ser discutidos, como a segurança na rede. Uma coisa importante do Fórum é permitir um espaço para se pensar nesses problemas, reunir toda a comunidade a fim de resolvê-los e fazer a diferença em desenvolvimentos de políticas sobre o assunto”, resumiu James Wood.

secom

Nabor solicita tombamento do Casarão Histórico em São José de Espinharas



Na manhã desta terça-feira (10), o deputado estadual Nabor Wanderley (PMDB) encaminhou requerimento ao presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB), visando o tombamento do “Casarão Histórico”, no município de São José de Espinharas.

De acordo com o parlamentar, o Casarão encontra-se em completo estado de abandono, necessitando de recuperação e restauração para que seja convertido em Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba.  O prédio foi construído em 1832 quando serviu de senzala e cadeia pública.

“Estive lá no último domingo e a casa está caindo, o telhado já está quase todo no chão. Estamos solicitando que primeiro faça o tombamento e depois possamos conseguir os recursos para fazer a reconstrução para voltar à sua categoria original. Não podemos deixar que o nosso patrimônio, a nossa história, que a vida dos nossos antepassados que transformaram o Estado da Paraíba e transformaram o país, possam ser realmente destruídas por falta de uma política de incentivo e preservação a grande história cultural, a grande história que existe no Estado da Paraíba”, discursou Nabor.

Assessoria

Servidores do Judiciário iniciam greve e fazem ato nesta terça-feira

Os servidores do judiciário em toda a Paraíba iniciaram nesta terça-feira (10) um movimento grevista para reivindicar um reajuste salarial. Os servidores reivindicam a fixação do percentual para a data-base equivalente ao acumulado da inflação para o presente ano de 2015, além disso, pedem aumento salarial de 15% e a incorporação dos auxílios alimentação e saúde aos vencimentos.
 
Em João Pessoa, um ato público está programado para acontecer às 14h em frente ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) nesta terça. Em Campina Grande, também está prevista manifestação no mesmo hotário em frente ao Fórum Afonso Campos.
 
Na semana passada, a categoria se reuniu com o presidente do TJ, desembargador Marcos Cavalcanti, visand evitar o movimento grevista. Na ocasião, o presidente Marcos Cavalcanti adiantou que o Tribunal já garantiu aos servidores um reajuste de 8.5%, a partir de janeiro do próximo ano, percentual previsto no Orçamento do Poder Judiciário para o exercício 2016. Ele ressaltou que vem cumprindo os compromissos com os servidores, a exemplo do aumento de 6% concedido este ano (Janeiro), respeitando a data base da categoria.
 
Ao final da reunião, ficou claro que , no atual cenário de negociação, está faltando pouco no sentido de se chegar a um consenso entre as partes. É que, além dos 8.5 % já garantidos, os servidores reivindicam um residual de 2.3% que ficou pedente do ano de 2014.

MPF na Paraíba adere ao Novembro Azul


Campanha conscientiza homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
 
Pela terceira vez, o Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba aderiu ao Novembro Azul, campanha que tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, como o PSA e o toque retal.
 
As unidades do MPF em João Pessoa e Campina Grande já estão iluminadas na cor azul e afixaram faixas alusivas à iniciativa. A sede de Sousa também afixou faixa.
 
A campanha – Durante novembro, prédios e monumentos de todo o Brasil recebem a iluminação especial com o intuito de chamar a atenção da sociedade para a campanha, e ações de orientação sobre o câncer de próstata são realizadas. A campanha teve origem na Austrália e, desde 2010, é organizada no Brasil pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida. O público-alvo é homens a partir de 45 anos de idade e com histórico da doença na família, que devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
 
A doença – De acordo com o site da campanha Novembro Azul (www.novembroazul.com.br), o câncer de próstata é o segundo tipo que mais mata homens no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para 2014 era de 68.800 novos casos, um a cada 7,6 minutos.
 
Como a doença pode demorar a se manifestar, é fundamental a realização dos exames preventivos para que não seja descoberta em estágio avançado e com risco de morte. Se diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 90%, segundo o site da SBU. Apesar das causas da doença ainda serem desconhecidas, a alimentação inadequada (rica em gordura e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos, por exemplo) é um fator que também pode interferir no seu surgimento.


Tiago França/Iris Porto
Assessoria de Comunicação

Divulgada lista de aprovados no Vestibular FIP e Processo Seletivo Ecisa 2016.1



Chega de esperar. Saiu a lista de aprovados no Vestibular FIP e Processo Seletivo Ecisa. As provas foram realizadas no último domingo (8) para preenchimento das vagas disponíveis nos cursos técnicos e de graduação para 2016.1. Os aprovados devem atentar-se para as datas estabelecidas para matrícula, que são os dias 12, 13, 16 e 17 de novembro.

A primeira etapa da matrícula é feita na Secretaria Geral das FIP, situada no Campus I da Instituição, bairro Belo Horizonte, em Patos. Os aprovados na Ecisa devem dirigir-se à Unidade II das FIP, onde funciona a sede da Escola, localizada no Centro de Patos, próximo à antiga Rodoviária.

Na ocasião, o calouro deve apresentar original e duas cópias dos seguintes documentos:

  • RG (01) Via Legível (Obrigatório);
  • CPF (01) Via Legível (Obrigatório);
  • Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio (01) Via Legível (Obrigatório);
  • Histórico Escolar (01) Via Legível (Obrigatório)
  • CPF ou RG do pai ou responsável legal, quando o aluno for menor de 18 anos (01) Via Legível (Obrigatório);
  • Título de Eleitor (01) Via Legível (Obrigatório);
  • Certificado de Dispensa Militar para o sexo masculino (01) Via Legível (Obrigatório)
  • Certidão de Nascimento/Casamento (01) Via Legível (Obrigatório);
  • Comprovante de Residência (01) Via Legível (Obrigatório).

Apresentados os documentos, os alunos seguem para a Fundação Francisco Mascarenhas (FFM), Centro de Patos, onde será feita a quitação da primeira mensalidade, acrescida da taxa de matrícula, no valor de 18 reais. Os menores de 18 anos devem matricular-se acompanhados dos pais ou responsáveis. 

Aprovados Vestibular FIP: http://goo.gl/pRpFNA
Aprovados Processo Seletivo Ecisa: http://goo.gl/piJctU


ASCOMFIP

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Operação Lei Seca apreende 20 veículos e recolhe sete CNHs em blitzen no fim de semana



O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), através da Operação Lei Seca, efetuou ações de segurança na região metropolitana da Capital durante todo o fim de semana. Além da participação conjunta na Operação Impacto, organizada pela Polícia Militar, outras duas equipes realizaram suas atividades, começando às 22h da sexta-feira (6) e terminando às 20h do domingo (8).

 “É importante ressaltar que a Operação Lei Seca está atuando em conjunto com a Polícia Militar junto à Operação Impacto, mas manterá o cronograma de atividades independentes da Lei Seca, deflagrando ações em todo o Estado”, afirmou o chefe de Divisão de Policiamento e coordenador estadual da Operação Lei Seca, Ricacio Cruz.

Ao todo foram realizados, durante as blitzen, 319 testes de bafômetro e lavradas 72 notificações diversas que incluem licenciamento atrasado, condução de veículo sem portar o DUT, não portar CNH ou não ser habilitado, além da falta de itens de segurança obrigatórios. Também foram removidos 20 veículos, sendo 15 carros e cinco motos. 

secom

Prefeitura de Patos reforça trabalho de abastecimento de água nas comunidades rurais



O secretário de Agricultura de Patos Sebastião dos Santos ressaltou nesta segunda-feira, 9 de novembro, o trabalho de abastecimento de água nas comunidades rurais do município, considerando a situação de estiagem vivenciada pelos agricultores. Diariamente, a Prefeitura mantém o trabalho com o auxílio de dois caminhões pipas, que abastecem as cisternas em cada comunidade.

Apesar das dificuldades, o trabalho está beneficiando as comunidades rurais com a distribuição e abastecimento de água, de 100 caminhões pipas a cada 20 dias. “O município distribui a cada 20 dias, 100 caminhões pipas com água tratada para as comunidades rurais. O trabalho é mantido exclusivamente pela Prefeitura, cada caminhão custa o valor em média de R$ 40, isso porque o abastecimento é feito direto na Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba”, disse Sebastião dos Santos.

O secretário disse também que já solicitou do Governo do Estado o apoio para ampliar o trabalho de abastecimento, tendo em vista, o número de pedidos. “O número de solicitações está aumentando a cada dia e às vezes as pessoas nos questionam o porquê das situações não serem atendidas de imediato. Isso acontece, porque não temos caminhões suficientes para atender a todos. Já fizemos a solicitação de caminhões pipas ao governo do estado, principalmente, os caminhões do exército que realizam esse serviço e esperamos nos próximos dias, dependendo da resposta, ampliar esse abastecimento”, concluiu.

Poços Artesianos

Sebastião dos Santos ressaltou ainda, o abastecimento de água realizado através de poços artesianos que foram perfurados e revitalizados pela Prefeitura, nos bairros da cidade. “Hoje temos 35 poços artesianos, alguns localizados em escolas e creches do município e outros instalados nas praças, também disponíveis para o uso da população”, disse.

“Todos os poços artesianos recebem manutenção por parte do município. No momento dois poços estão apresentando problemas, o primeiro localizado na Praça do Perequeté, que infelizmente secou e o segundo na Praça do São Sebastião devido o motor, mesmo assim, já foi iniciado o trabalho de recuperação”, comentou o secretário.

Em relação à condição de novas perfurações, Sebastião dos Santos, destacou que já existe uma solicitação do município ao Governo do Estado. “Enviamos para o governo do estado um documento solicitando a perfuração de novos poços artesianos para Patos, a maioria localizados na zona rural e outros dentro da cidade, considerando a necessidade de alguns bairros. Até o momento não tivemos respostas, mas, vamos aguardar e tentaremos também verificar alguma possibilidade do município fazer a perfuração com recursos próprios”, ressaltou. 

“Day 0” do IGF 2015 começa com grande movimentação no Centro de Convenções




A décima reunião anual do Fórum de Governança da Internet (IGF) nem começou oficialmente, mas o Centro de Convenções de João Pessoa já se tornou território de inúmeras nacionalidades, diversidades, palco de civis e autoridades - tudo que representa a Organização das Nações Unidas (ONU). A manhã do “Day 0” foi marcada pelo credenciamento de imprensa e participantes, chegada de autoridades, importantes discussões nos workshops, estrangeiros e brasileiros se enturmando.

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e membro da Comissão Brasileira do IGF, Claudio Furtado, informou que a manhã do “Dia 0” já contou com workshops de autoridades e empresas ligadas à Internet, a exemplo da Isoc (The Internet Society). “Houve ainda encontro de parlamentares estrangeiros e estamos na expectativa da programação do Brasil, que começa à tarde com o chamado “high level meeting”, ou seja, o encontro de alto nível, onde vão se reunir cerca de 40 autoridades do mundo inteiro e será aberta pelo nosso governador Ricardo Coutinho”, disse Furtado.

Também participando do “Dia 0” do IGF estava o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Percival Henriques. Ele comentou que desde o evento realizado no Quênia, criou-se uma tradição de ter o “Day 0”, atividade incluída no calendário e coordenada pelo país sede. “Hoje teremos majoritariamente reunião de autoridades e amanhã temos a abertura oficial. Mas hoje já tivemos atividades igualmente importantes, a exemplo de uma reunião sobre democratização da internet e o papel social da mídia, organizada pelos Ministérios da Cultura e das Comunicações. Essas mesmas autoridades participam de atividade oficiais e paralelas, reuniões bilaterais onde surge a oportunidade de conversar e trocar ideias”, relata Henriques.

Alguns dos workshops da manhã foram sobre liberdade na internet, criança e internet, iniciativa mundial sobre a internet, desenvolvimento sustentável e liderança colaborativa na rede.

Projetos - Pela manhã, uma das presentes era Sylvia Cadena, coordenadora do programa ISIF Asia (International Society of Information Fusion, na Asia), que visa empoderar comunidades a fim de projetar e implementar soluções baseadas na Internet para as suas próprias necessidades de desenvolvimento. “O ISIF Asia possui 68 projetos financiados em oito anos, desde que começamos. São pequenos projetos de acesso à internet, mas também de saúde e educação. A ideia desses programas é tratar de mostrar qual é o impacto positivo que tem a internet na vida das pessoas. Que todas essas discussões de governança de internet também afetam a vida das pessoas nessas comunidades”, explicou Sylvia.

Visibilidade e recursos - Por causa do IGF, a ocupação dos hotéis de João Pessoa está acima de 95%. Embora alguns participantes comentem que o evento lhes ocupe bastante tempo, muitos estão pela primeira vez no Brasil e desejam ver as belezas da cidade e saber mais sobre o estado paraibano.

“Este evento é um marco fundamental na história do turismo da Paraíba - turismo de lazer e corporativo. Durante esses dias, o mundo está voltado para a Paraíba, lançando o olhar ao nosso destino. A expectativa da classe empresarial, do Convention Bureau, é de que este evento movimente no período, recursos de cerca de R$ 8 milhões para o estado, entre hotelaria, gastronomia, transporte, lazer, etc. Isso é muito bom”, afirmou Ruth Avelino, completando que, enquanto gestora da PBtur, seu trabalho e desejo é que essas mesmas pessoas, se bem atendidas, poderão voltar à cidade com suas famílias. “Se forem bem recebidas, gostarem dos benefícios e serviços do estado e da cidade, elas podem querer voltar. Este é o ganho para o futuro”, disse.

Nesta terça-feira (10), às 15h, está marcada a cerimônia de abertura oficial, que também terá a presença do governador Ricardo Coutinho, do secretário-assistente geral da ONU, Lenni Montiel, representando o secretário-geral Ban Ki-moon, além de ministros e outras autoridades.

A programação, em inglês, do IGF, pode ser acompanhada pelo site www.intgovforum.org.

domingo, 8 de novembro de 2015

Sindicultura encerra temporada 2015 em Patos com a banda Fino Soul



É com o som da banda Fino Soul, que o Sindicultura abre as três últimas apresentações de 2015, que tem ainda teatro de rua.

A Fino Soul se apresenta em Cajazeiras, nesta quarta-feira (11), às 20h, no NEC-UFCG, levando ao público elementos do soul, jazz, blues, da bossa nova, samba, da MPB e pop rock. Na sexta-feira, a banda também sobe ao palco da Concha Acústica, às 20h, em Patos.

Já em Sousa, o Sindicultura se despede do público na quinta-feira (12), com o espetáculo da Cia Luna de Teatro, A Feia de Caruaru, que será encenado às 20h, na praça da Matriz.

ascom


Arquivo do blog