Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 20 de setembro de 2008

Assassinato em Teixeira

Por volta das 22h20 de ontem (sexta-feira) na cidade de Teixeira, dois homens que respondem pela alcunha de "Batistinha” e “Ailton”, estavam juntos com outra pessoas, quando desferiram vários golpes de faca-peixeira contra os jovens José Maria Machado da Silva (Zé Mizerra), 22 anos e Luan Lira da Silva, 20 anos, sendo que José Maria não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local e a segunda vítima, Luan Lira, socorrida para o hospital da cidade de Teixeira, em seguida transferida para o Hospital Regional de Patos. O Hospital não revelou seu estado de saúde. Uma Guarnição da PM foi in loco colher maiores informações e tenta capturar os acusados.

Trabalho infantil diminui, mas aumenta jornada entre as crianças que trabalham

Cerca de 300 mil crianças deixaram de trabalhar no ano de 2007, revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada hoje (18). Por outro lado, entre os meninos e meninas que não conseguiram deixar o trabalho, a jornada aumentou em cerca de uma hora.
O estudo, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que no ano passado 4,8 milhões de brasileiros com idade entre 5 e 17 anos estavam trabalhando, o que representava cerca de 10,8% das crianças e adolescentes de todo o país nessa faixa etária. Em relação ao número de horas trabalhadas, a maioria (30,5%) tinha uma jornada semanal de 40 horas ou mais.
Em 2006, esse taxa era de 28,6%. Embora o contingente de trabalhadores com idade entre 5 a 13 anos, proibidos por lei de exercer qualquer tipo de jornada, tenha diminuído 0,5 ponto percentual na passagem de ano, esse grupo integra a faixa que mais teve acréscimo de horas trabalhadas.
De acordo com o economista do IBGE Cimar Azeredo, a redução do trabalho infantil e a saída de pessoas dessa situação, de uma forma geral, pode ter evidenciado uma outra parcela de crianças que trabalharam mais do que as demais. “O grupo que está reduzindo pode ser daquele que trabalha menos, está fazendo um bico, passando férias e que é mais fácil de ser resgatado, podendo não estar comprometido com o sustento da família, com o mercado”, disse Azeredo.
A Pnad também mostra que, quanto mais nova a criança, maior a chance de estar em atividades agrícolas. Na faixa etária de 5 a 13 anos, 60,7% estão no setor, considerado o mais pesado devido ao manuseio de ferramentas de corte e aos riscos de contato com animais peçonhentos, além do problema da falta de fiscalização.

"Um sítio onde o pai coloca o filho para trabalhar no interior é muito mais difícil de ser flagrado pela fiscalização do trabalho, que uma mercearia onde acontece a mesma coisa na cidade”, pontuou Azeredo. O economista explica que, além das razões culturais que levam os pais a permitir que os filhos trabalhem, na expectativa de que as crianças aprendam um ofício, há a necessidade de complementar a renda familiar.
Nas casas onde há crianças que trabalham, contando com a sua participação, o valor da renda mensal per capita era de R$ 318 em 2007, enquanto a média do rendimento nos demais lares do país foi estimada em R$ 653 per capita.
Agência Brasil
foto:Reuters

Parar de fumar dá mais anos de vida, diz estudo

Conclusão é de cientistas do governo dos Estados Unidos.
Deixar de fumar reduz incidência de câncer e problemas cardíacos.


Parar de fumar pode significar diminuir até a metade seu risco de morrer de doenças cardíacas ou câncer de pulmão. Pesquisadores do governo norte-americano descobriram que o esforço em parar de fumar é recompensado com anos de vida a mais e com mais qualidade.
Para chegar a essa conclusão os cientistas acompanharam seis mil pessoas de média idade que eram saudáveis no início da pesquisa por mais de 15 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos -- um deles recebeu treinamento intensivo para parar de fumar durante dez semanas e o outro não recebeu apoio específico, dependendo de sua força de vontade.
A dificuldade em ficar livre do cigarro foi muito grande, como sempre. Após cinco anos, 22% dos participantes, permaneciam sem fumar, e ao chegar aos 15 anos, 90% haviam retornado ao vício.
A incidência de mortes por doenças cardíacas no grupo que parou de fumar foi 30% menor. O câncer de pulmão matou 50% menos no mesmo grupo.

Segundo o responsável pela pesquisa “apesar do pequeno número de pessoas que consegue ficar sem o cigarro, o resultado da pesquisa mostra que o impacto é significativo em doenças que têm um custo muito alto em vidas a cada ano”.
Nunca é demais lembrar a importância do uso do tabaco como causador de doenças do coração e pulmão afetando diretamente a qualidade de vida das pessoas.
Luis Fernando Correia (G1)

Justiça Eleitoral reforça segurança no interior da Paraíba

Juízes e promotores se reuniram ontem com o alto escalão da Segurança Pública no Estado e definiram plano para o pleito

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Nilo Ramalho, juizes e promotores eleitorais e o alto escalão da Segurança Pública se reuniram ontem, durante quase quatro horas, e descartaram que não será necessário, no momento, convocar Tropas Federais para atuar nas eleições municipais do dia 5 de outubro em todo o Estado.
Eles decidiram, no entanto, por causa do clima tenso e do embate eleitoral acirrado, será executada uma operação de segurança e policial diferenciada nos municípios de Campina Grande, Sousa, Taperoá e Araruna onde há focos de confrontos exagerados entre grupos políticos adversários na disputa das Prefeituras locais. Candidatos e coligações haviam solicitado a convocação do Exército para garantir a segurança do pleito nesses municípios.
O presidente do TRE, Nilo Ramalho, vai colocar na sessão da próxima segunda-feira do Pleno o que foi discutido e tratado na reunião de ontem, bem como colocará em análise e discussão os pedidos para convocação de Tropas Federais em Campina Grande, Araruna, Taperoá e São Bento.
onorte

Escândalo do cheque: em nota oficial, Veneziano nega relação entre cheque e doações de campanha


O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, negou, em nota oficial emitida por sua assessoria de comunicação, as denúncias de que estaria usando um cheque com verbas da Saúde para financiar sua campanha à reeleição. Ele disse que não há relação entre o cheque do Banco do Brasil e a lista de doadores, e que a denúncia só tem a intenção de criar factóide político às vésperas da eleição.
Veneziano anexou à nota uma cópia do extrato de sua conta, alegando que sua movimentação financeira do dia 1º de agosto – data do endosso do cheque e também das doações efetuadas – é diferente da que foi denunciada pelo Ministério Público ao juiz eleitoral da 16ª Zona Eleitoral, Brâncio Barreto Suassuna. Veja, a seguir, a defesa de Veneziano em nota:

A Coligação Amor Sincero Por Campina cumpre com o dever de esclarecer á opinião pública a respeito das infundadas, levianas e criminosas acusações encaminhadas ao Ministério Público, feitas de forma anônima e suspeita e que servem, única e exclusivamente, para criar factóides políticos às vésperas da nossa vitória eleitoral. A ânsia denuncista coloca em risco a credibilidade de uma instituição séria como o Banco do Brasil.
Simplesmente não há qualquer relação entre o cheque apresentado e a nossa lista de doadores, todos devidamente identificados, com valor global diferente do que foi mostrado na apressada acusação. A movimentação de depósitos na nossa conta de campanha no referido dia, emitida pelo próprio Banco do Brasil, é diferente da que foi apresentada pelos denunciantes, numa clara demonstração de tentativa de ludibriar a opinião pública.
Tudo isso pode ser comprovado não só pelo Ministério Público, mas por qualquer cidadão, já que a nossa prestação de contas de campanha está disponível na internet, na página do Tribunal Superior Eleitoral, diferente da prestação de contas da campanha adversária, que até o momento, contrariando a Lei Eleitoral, estranhamente não se encontra disponibilizada no site do TSE. Refutamos, por fim, qualquer tipo de acusação fomentada pelos interessados em disseminar informações mentirosas para tentar reverter uma decisão livre, soberana e irreversível do povo campinense de continuar mudando a história de nossa cidade com Veneziano.
WSCOM Online com assessoria

Especialista em direito canônico virá à Patos em outubro analisar a viabilidade da beatificação da Menina Francisca


Em outubro Patos receberá a visita do Frei Chico, o maior especialista do Brasil em direito canônico. Ele virá avaliar a possibilidade de beatificação da Menina Francisca e deve chegar à Patos provavelmente no dia 11 de outubro, data em que se completa 85 anos da morte da Menina Francisca, assassinada brutalmente em Patos em 1923.
Os católicos de Patos acreditam piamente que a Menina Francisca pode ser beatificada. Primeiro porque os relatos de seus “milagres” não são poucos e são exaustivamente comentados e exagerados pela tradição oral; segundo, porque no Parque Religioso Cruz da Menina se pode ver milhares de bilhetes e próteses de pessoas que pagam promessas e afirmam ter recebidos milagres da Menina. O povo já canonizou a Menina há muito tempo. Um terceiro motivo, segundo seus devotos, é o fato da menina ter morrido com apenas nove anos, ou seja, ela morreu pura, sem ser maculada pelo pecado.
Existe um movimento em Patos que luta pela beatificação da Menina Francisca. Segundo o jornalista Damião Lucena, um dos defensores da beatificação, a vinda do Frei Chico é justamente para que a cidade saiba se a Menina preenche, de fato, todos os requisitos para uma beatificação e posteriormente, canonização. “O Frei Chico está vindo justamente para isso. Para dizer se a Menina Francisca realmente tem condições de ser beatificada”, disse o jornalista.
Sites da igreja Católica alertam que não se deve confundir beatificação com canonização, pois a beatificação é uma etapa no processo de canonização. A canonização pode ocorrer mais tarde, sendo a beatificação apenas uma primeira etapa, mas não menos importante no processo.

Wandecy Medeiros – radioespinharas.com.br

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Saúde bucal em debate


Hoje trazemos a continuidade da entrevista concedida semana passada pelo cirurgião dentista Inácio Andrade Torres ao Garimpando Palavras. Nessa segunda parte ele fala um pouco sobre o comportamento dos laboratórios farmacêuticos, cuidados com a amamentação e quando devemos procurar o dentista, dentre outros temas inseridos no contexto da saúde bucal..
Garimpando - Como se deve proceder a atenção eficiente em saúde bucal nos ciclos de vida, no âmbito do SUS/PSF?
Inácio Andrade - Primeiro temos de entender quais são os ciclos de vida. Até a idade média, por exemplo, não havia a adolescência. O ser humano, de criança passava direto a adulto. Só com a revolução francesa é que começaram as mudanças. E, no âmbito da saúde, surgiram mais tarde as fases da vida tendo como conseqüência o “esquartejamento” do corpo humano para estudos, advindo à construção de novos saberes e, com eles, as especialidades.
Assim foram criadas para cada fase da vida dos humanos as respectivas especialidades: a neonatologia para cuidar do recém-nascido, a pediatria para cuidar da criança, a hebiatria (numa referência deusa da juventude Hebra, mitologia grega) para cuidar dos adolescentes, a geriatria para cuidar dos idosos e outras especialidades que se encarregaram do cuidar dos humanos durante a maturidade – fase adulta que vai dos 21 aos 59 anos.

Garimpando - Como surge uma especialidade na área da saúde?
Inácio Andrade - A saúde não deve ser vista como uma mercadoria, como um negócio que tenha por objetivo maior gerar lucro. Digo, não deveria, mas infelizmente para as empresas grandiosas, as grandes multinacionais - sobretudo as vinculadas à indústria farmacêutica e de cosméticos – empreendimentos que, na maioria, não têm entranhas, não tem sentimento patriótico, o fim é sempre o lucro, a usura, juros exorbitantes.
A imprensa tem cumprido seu papel. Não faz tempo que circulou nos jornais que havia farinha de trigo em anticoncepcionais; que havia leite adulterado, creme dental que continha produtos que desgastavam o esmalte dos dentes; excesso de chumbo no batom; que nos absorvente havia asbesto, mas em nada deu essas denúncias.
Assim também ocorre com as especialidades. As especialidades aparecem de acordo com a demanda. Até pouco tempo não havia odontogeriatra. Como o número de idosos, no Brasil, tem crescido abruptamente, surgiram vários especialistas nessa área. Isso vale para as outras treze categorias da saúde.
E o pior é que em muitos casos a consecução do título de especialista é adquirido em instituições ineficientes, sem a competência para tal. Nada tenho contra as boas especialidades, mas tenho a convicção de que precisamos urgentemente melhorar a graduação dos cursos de saúde nas instituições públicas e privadas do país. Precisamos formar um bom generalista, necessitamos exportar conhecimento, ciência e tecnologia e não simplesmente matéria-prima ou de subsistência, como temos feito ao longo do tempo. A palavra de ordem nas universidades européias e norte-americanas é inovação e avanço em tecnologia.

Garimpando -Voltando ao caso da odontologia para os ciclos de vida, quando se deve realmente cuidar da saúde de uma criança, ou levá-la ao odontopediatra? Se possível, cite alguns cuidados básicos que a gestante deve adotar visando a saúde bucal dela própria e do filho?
Inácio Andrade - Antes do nascimento devemos ter cuidado para com a saúde geral dos humanos. O homem e a mulher são os únicos animais que ao nascerem não tem condição de sobrevirem com independência, sozinhos. Qualquer outro animal tem essa capacidade. Assim, se você deseja que seu filho ou filha tenha uma saúde bucal de boa qualidade, deve simplesmente seguir algumas regras gerais.
Orientar a mãe para que durante o pré-natal faça consultas odontológicas a cada trimestre, para que tenha uma menor ingestão de doces, para que faça limpeza diária e correta dos dentes antes e depois do parto. Estimular a mãe a amamentar o filho, porém ensinar como evitar a “cárie de peito”. Aliás, quando a mãe não é bem orientada acaba fazendo de seu peito uma chupeta para o recém-nascido. Esse gesto embora seja bom para mãe e filho, quando não se tem higienização do mamilo e da boca da criança, principalmente à noite, pode provocar a cárie de peito que acomete crianças de 12 a 18 meses.
Mamadeira à noite
Há também a cárie de mamadeira, que acomete crianças a partir de 1 ano e meio. O problema é que quando a criança dorme diminui o fluxo salivar, reduzindo a proteção da boca, pois o leite aderido aos dentes forma ácidos que destroem o esmalte, isto é, a parte branca dos dentes.
Também é importante que os pais sejam orientados sobre alguns hábitos nocivos à saúde bucal, como uso prolongado de chupeta, uso precoce de mamadeira, roer as unhas, ranger dentes, chupar dedo e outros. Sobre quando levar a criança ao cirurgião dentista, não existe uma idade determinada. Particularmente, recomendo tão logo nasçam os primeiros dentinhos ou apareça alguma lesão labial ou lingual.
Como disse antes, a prevenção começa na barriga da mãe e continua durante o resto da vida...O bebê a partir de 6 meses já pode ir ao cirurgião dentista, e cabe a equipe de saúde bucal fazer esse encaminhamento. Não devemos esquecer que os procedimentos preventivos precoces reduzem em 90% a necessidade de tratamento curativo no futuro, sendo do ponto de vista econômico vinte vezes mais barato.

Garimpando - Em resumo, quais os benefícios que a amamentação pode trazer para o recém nascido do ponto de vista de saúde bucal?
Inácio Andrade - Antes de tudo – e toda mãe certamente sabe disso - o leite materno é o alimento mais completo, mais digestivo e mais imunizante. Agora imagine um alimento desses acrescido do afeto - dependendo da forma como é oferecido - só poderá passar para o recém nascido muita segurança, pois para o bebê, embora ele não fale, não existe nada melhor do que sentir-se cuidado.
Além do mais esse exercício desenvolve a ossatura e musculatura bucal, auxilia no crescimento da mandíbula para equilíbrio com a maxila promovendo melhor alinhamento dos dentes. A amamentação tem reflexos não só na dentição: estende-se também para a fala e respiração, daí porque as gestantes devem ser bem orientadas para uma boa pega.
A boa pega refere-se ao modo como a mãe deve colocar o bebê para mamar. Pode ser assim resumida: o lábio inferior da criança deve ficar para fora; o mamilo e a maior parte da aréola devem ficar dentro da boca da criança; o queixo em contato com a mama e o nariz afastado da mama, livre para respirar; e por fim, a criança deve ficar em contato direto com a mãe e um pouco verticalizada para ajudar na deglutição. É bom lembrar que, por ser um exercício que requer muito esforço, durante a amamentação o bebê às vezes transpira muito, mostrando-se cansado, caindo no sono em seguida, o que acontece também com a mãe. É o sono gostoso da amamentação, as mães que o digam!

Garimpando - E agora, uma última pergunta: que avaliação o senhor faz dessa série de entrevistas enfocando a saúde pelo Garimpando Palavras?
Inácio Andrade - É sempre bom ser entrevistado por um canal de comunicação que tem por objetivo educar as pessoas, acordar consciências, estimular talentos. Enfim, fazer um trabalho para a melhoria da consciência coletiva. Tomara que tenhamos contribuído para isso.
fotos:www.fundacaoorsa.org.br/www.nosralla.com.br/www.codel.londrina.pr.gov.br

PF prende casal com 5 Kg de crack em Patos


Agentes da Delegacia de Polícia Federal de Patos prenderam na noite de ontem, por volta das 19h, um casal que portava 5 Kg de crack, distribuídos em tabletes de um Kg cada. A droga que estaria sendo levada para ser comercializada na cidade de Cajazeiras. Foram presos Jocimar Amâncio, 30 anos, mototaxista e Ana Paula Amador da Silva, 18 anos, ambos residentes na cidade de Cajazeiras, que vão responder pelo crime de tráfico de drogas, como está previsto na Lei 11.343/2006, chamada Lei Antidrogas, podendo pegar pena de 05 a 15 anos de reclusão.
A prisão de Amâncio e Paula e conseqüentemente a apreensão do alucinógeno, só foram possíveis após a PF receber denúncia anônima informando que um casal em uma moto Honda Biz estaria transportando a droga de Patos para Cajazeiras. Os agentes montaram barreira no Distrito de Santa Gertrudes, município de Patos e aguardaram a passagem do casal, que recebeu ordem para estacionar a moto no acostamento, depois houve a revista e os dois acabaram presos em flagrante.
O casal, após ser ouvido, foi levado para o Presídio de Patos, onde aguarda agora o desenrolar do processo pela Justiça da Comarca dessa cidade.
Efeitos colaterais do uso do crack
Ao mesmo tempo que cria uma sensação de alegria no usuário, o crack também deixa muitos efeitos significativos e potencialmente perigosos no corpo. As pessoas que o utilizam mesmo poucas vezes correm riscos de sofrer infarto derrame, problemas respiratórios e problemas mentais sérios.
Ao percorrer a corrente sangüínea, o crack primeiro deixa o usuário se sentindo energizado, mais alerta e mais sensível aos estímulos da visão, da audição e do tato. O ritmo cardíaco aumenta, as pupilas se dilatam e a pressão sangüínea e a temperatura sobem. O usuário pode começar, então, a sentir-se inquieto, ansioso e/ou irritado. Em grandes quantidades, o crack pode deixar a pessoa extremamente agressiva, paranóica e/ou fora da realidade.
Devido aos efeitos no ritmo cardíaco e na respiração, o crack pode causar problemas cardíacos, parada respiratória, derrames ou infartos. Ele também pode afetar o trato digestivo, causando náusea, dor abdominal e perda de apetite.
Se o crack for inalado com álcool as duas substâncias podem se combinar no fígado e produzir uma substância química chamada cocaetileno. Essa substância tóxica e potencialmente fatal produz um barato mais intenso que o crack sozinho, mas também aumenta ainda mais o ritmo cardíaco e a pressão arterial, levando a resultados letais.

Homem pratica assalto em loja no centro de Patos

Por volta das 15h15 de ontem (18/09) a PM de Patos se dirigiu até a loja Central Cel, localizada na Rua Rui Barbosa, centro da cidade. O motivo foi um assalto alí ocorrido, quando um homem armado de revólver roubou 02 aparelhos MP 7 Foston, 01 celular Nókia e 01 MP 4 I-MODO. O acusado, que causou pânico às pessoas presentes no estabelecimento comercial, tomou destino ignorado logo após a prática do roubo. Diligências foram realizadas na tentativa de localizar e prender o acusado, mais até o momento sem êxito.
Fonte: III BPM

Fórum reúne adolescentes para discutir diferenças sociais


Entendendo a importância de discutir as diferenças raciais, sociais e religiosas, o Programa de Atenção Multidisciplinar ao Adolescente (Proama), juntamente com o Sebrae e a Sociedade Paraibana de Pediatria, promove o 'XIV Fórum Paraibano de Adolescência - Adolescer na Diversidade'. O evento acontece neste domingo, dia 21, das 7h às 18h, no Auditório do Sebrae, em João Pessoa. Poderão participar adolescentes com idades entre 13 e 19 anos.
As inscrições para o Fórum já estão sendo feitas no Departamento Materno Infantil, no Hospital Universitário Lauro Wanderley, ou na Sociedade Paraibana de Pediatria. O valor do investimento é de R$ 15,00 por participante com direito a almoço, lanche e um Kit Fórum com mochila, camiseta e certificado de participação.
Durante a ocasião os adolescentes poderão participar de cinco oficinas que abordarão temas de aceitação, respeito, vivencia, discussão e reflexão das diversidades sexual, psico-social, étnico-racial, biológica e espiritual. Além das oficinas, os participantes participarão da palestra Adolescer na Diversidade: um desafio, facilitada por um técnico do Sebrae.
Para Nalícia Negrão, psicóloga da equipe técnica do Proama, sendo a adolescência marcada por grandes transformações, o tema escolhido para esta edição do fórum é bastante pertinente no atual contexto em que vive a sociedade.
"O tema abordado nesta edição é universal e que nos últimos tempos vem sendo pautas de muitas discussões. Conviver num mundo globalizado com tantas diferenças pode ser muitas vezes complicado e é nesse esclarecimento de aceitação e respeito que iremos trabalhar no Fórum", diz a psicóloga.
Érica Chiamca -Assessoria Sebrae

PM prende acusado de Tráfico de Entorpecentes em Patos-PB e recupera moto roubada


O Serviço de Inteligência da Polícia Militar do III BPM, de Patos, prendeu no final da tarde de ontem, na localidade denominada Beco do Lixo, bairro Maternidade, nesta cidade, Jeremias de Sousa Rodrigues, 22, de profissão vaqueiro. Com ele foram apreendidas trinta pedras de crack, dois capuzes pretos, a quantia R$ 28,00 e uma moto Titan de cor preta, ano 2005, chassi nº 9C2KCO8105R103906 e placa DVW 3643, placa essa que não pertence a este veículo.
De acordo com informações do III BPM, o acusado confessou ser sua a droga e que a moto conseguira através de assalto, há aproximadamente um mês na estrada que dá acesso ao Assentamento Campo Comprido, zona Rural de Patos.

Grupo da terceira idade é destaque na Festa de Setembro


O grupo da terceira idade mantido por projeto social das FIP - Faculdades Integradas de Patos, foi um dos grandes destaques do quinto dia (quinta-feira) de realização da Festa de Setembro, ou de Nossa Senhora da Guia, que comemora 220 anos de existência. Com uma encenação bíblica, o grupo arrancou aplausos do bom número de pessoas que prestigiou a apresentação e participou de outras atividades no Pavilhão Central, que ontem, através de bingo, sorteou um forno microondas.
A programação segue hoje com missa pela manhã na Catedral, confissões, das 16h30 às 18h; reza do Terço; novena (pregador Pe. Rogério de Almeida). Na parte social apresentações de fanfarras, bingo de uma TV 14" e mesa de centro, além da atração musical, Banda Los Pandas. Amanhã haverá sorteio no Pavilhão de uma câmera digital e shows com Estação da Luz e Banda Flash Back, relembrando os anos dourados da Jovem Guarda.
Foto: Metódio Leitão

Funes abre exposição sobre Festa de Setembro


A Fundação Ernani Satyro abre amanhã, sábado, exposição sobre a Festa de Setembro. A mostra terá como tema os jornais que circulavam na festa da Guia, a exemplo de “O Festival”, “O Sertão”, “Fuzarca”, “Xuxu”, “O Alicate” e tantos outros. A exposição ficara aberta durante todo mês de setembro, nos períodos manhã e tarde.
Continuam abertas inscrições para oficina de teatro
As inscrições para oficinas de teatro, que serão desenvolvidas durante os meses de outubro e novembro, ainda continuam abertas ao público. As oficinas serão ministradas pelo teatrólogo Francisco Amaral, com aulas de interpretação, dicção, memorização, sonoplastia e iluminação. O projeto visa dinamizar a cultura teatral na cidade de Patos, despertando nos jovens o amor pelas as artes cênicas.
As inscrições estão sendo feitas na Fundação Ernani Satyro, de segunda a quinta-feira no turno da tarde, sexta e sábado pela manhã, até o dia 30 de setembro.
Assessoria de comunicação

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Patos realiza IV Congresso Estadual de Conselheiros Tutelares


Acontece nesta sexta e sábado na cidade de Patos o IV Congresso Estadual de Conselheiros Tutelares, sob o tema: 18 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): Conselho Tutelar Presente. O local do evento será o Patos Water Play, às margens da BR 230, entrada da cidade. A coordenação ficará a cargo do procurador federal Edson Sêda, membro da comissão redatora do ECA e consultor internacional de Direitos Humanos. O congresso é direcionado a servidores públicos, profissionais voluntários, ONGs, conselheiros gerais, não apenas do Tutelar.
Após a abertura oficial do congresso, às 8h, haverá seminário participativo, momento em que os conselheiros farão explanações sobre os problemas inerentes à realidade do público infanto-juvenil. Ainda pela manhã será oferecida uma capacitação aos presentes sobre princípios constitucionais e regras do Estatuto como instrumentos a serem usados na solução daqueles problemas.
Às 14h Edson Sêda vai explicar o sistema de proteção integral, que prevê a reformulação dessa política dirigida às crianças e adolescentes. No período da noite haverá a eleição dos delegados que vão representar a Paraíba em Luziânia-GO. No sábado, às 8h, São explicadas as funções dos conselheiros e da assistência social e em seguida encerramento do encontro.

ilustração:www.saobernardo.sp.gov.br

IBGE informa que apenas 8% tem acesso à internet no NE


Apenas 8,2% das casas no Norte, e 8,8% no Nordeste, possuem acesso à rede mundial de computadores, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgados nesta quinta-feira (18) pelo IBGE.
De acordo com a Pnad, pouco mais de 11,3 milhões de moradias brasileiras, ou 20,2% do total, têm computadores ligados à web. O número é quase três vezes maior do que o resultado constatado em 2001, de 4 milhões. Na pesquisa anterior, com dados de 2006, eram 16,9% as residências ligadas à rede.
A região mais privilegiada neste quesito do Pnad é a Sudeste, onde está mais da metade das casas brasileiras com computador - 8,7 milhões, de um total de 15 milhões.
Enquanto 34% das residências nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo possuem computador, 27,4% possuem acesso à internet. O Sul, com 24%, e o Centro-Oeste, com 18,4%, vêm a seguir.
A unidade da Federação mais "plugada" é o Distrito Federal, onde quase uma a cada duas casas possuem computador. São 48,8%, mas os dados separados por estado não indicam qual a porcentagem destes computadores que estão ligados à rede.
Em São Paulo, 39,5% das casas têm microcomputadores. No Maranhão, pior estado neste quesito do Pnad, o índice é de apenas 8%.
G1

Nova data

Em meu nome, do meu filhão, demais familiares e amigos, registro, de forma especial no Garimpando Palavras, o aniversário de minha esposa, amiga e grande companheira, Darlânia Nóbrega do Nascimento, que hoje muda de idade e para a qual desejamos muita saúde, paz, alegrias de montão e sucesso.


Sindicato dos Jornalistas da Paraíba: Linha Independente agradece pela vitória

Os integrantes da chapa linha independente vêm a público manifestar o mais profundo agradecimento a todos os 290 jornalistas paraibanos que deram o seu voto valioso e os elegeram no pleito realizado na última terça-feira, dia 16 de setembro. Os vitoriosos continuarão na defesa intransigente dos direitos da categoria. Também reconhecem a postura democrática de parte dos companheiros que compuseram a chapa “Novos Rumos”. Confira os nomes da chapa vitoriosa.

LINHA INDEPENDNTE
DIRETORIA EXECUTIVA: Presidente: Land Seixas de Carvalho;
Vice-Presidente: Orlando Ângelo da Silva;
Secretário Geral: Edson Verber da Silva;
Tesoureiro: Francisco de Assis Clemente Ferreira;
Diretoria de Formação Sindical: Marcos da Paz Figueiredo;
Diretoria para assuntos do Interior: Antonio Vicente Filho;
Diretoria de Imprensa e Cultura: Rafael Freire Santana;
Diretoria de Esportes e Lazer: Wellington Sérgio Lucena Nobre;
Diretoria de Mobilização e Direito Autoral: Francinete Silva de Jesus;
Diretoria Social: Fernando Alves de Oliveira;
Diretoria de Relações Trabalhistas: Luiz Alves Conserva Neto;
Diretoria de Base de Campina Grande: Francisco Martins de Oliveira;
Diretoria de Base de Campina Grande: Francisco José Ferreira;
Diretoria de base de Campina Grande: Antônio Ribeiro da Silva;
Diretoria de Base do Sertão: José Geraldo do Nascimento;
CONSELHO FISCAL:
Titulares: Damásio Roberto da Silva, Maria Núbia Ramos da Silva e José Daniel Graneros; Suplentes: Ovídio Carvalho de Melo, Marco Antonio de Sousa e Welligton Seixas de Carvalho; COMISSÃO ESTADUAL DE JORNALISATAS EM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:
JOÃO PESSOA – Damásio Henrique Dias, Filipe Francilino de Sousa e Cecília Noronha Bráz Alves;
CAMPINA GRANDE - Josibel de Oliveira Lins e Valter Barbosa de Araújo;
SERTÃO – Osvaldo Medeiros;
COMISSÃO DE ÉTICA – Titulares: Clóvis Augusto Guimarães Gaião de Queiroz; Cícero Vicente Silvestre e Elizabeth Guedes Marques; Suplentes: José Pessoa Silva Júnior, José Pereira Marques Filho e Francisco de Assis Costa Filho.

Banco Real de Patos é roubado




A agência do Banco Real da cidade de Patos foi roubada na noite de ontem. Dois homens, que não demonstraram qualquer preocupação e intimidação com as câmeras instaladas, com os rostos descobertos, entraram na agência próximo das 22h, depois que uma senhora fez uso do caixa eletrônico. Sabendo que o sistema trava as portas às 22h, eles colocaram um bloqueador na trinca para impedir ficarem presos no recinto.
A dupla usou um maçarico, arrombou quatro caixas eletrônicos e levou todo o dinheiro que continha nas cubas, valor não divulgado pela gerência. De acordo com o delegado da 5ª Superintendência de Polícia Civil responsável pelo inquérito, Manoel Martins, os criminosos usaram uma lona preta cobrindo os terminais para camuflar a ação, dando a impressão a quem passava em frente ao banco que a agência passava por algum tipo de manutenção. Eles passaram aproximadamente duas horas e meia abrindo os cofres de aço.
Toda a ação foi gravada pelo circuito eletrônico interno do Banco Real. Os acusados, sem máscaras, só usaram luvas quando manusearam o maçarico. O roubo só foi percebido pela manhã, às 07h pela gerência, que acionou a Polícia. Os bandidos deixaram no local a lona e luvas. Peritos criminais isolaram a área usada pela dupla e recolheram as imagens, que vão ser analisadas para tentar identificar os autores do primeiro roubo a banco da cidade Patos.
“São pessoas que sabiam muito bem o que estavam fazendo, pela forma como agiram. Não acredito que sejam desta cidade. Esse roubo serve de alerta para que tenhamos mais cuidado com a segurança”, enfatizou o delegado Manoel Martins. Devido o roubo, o Banco teve que repor dinheiro para atender a clientela, que só pode entrar na agência após todo o trabalho da polícia científica. A gerência do Banco Real não quis se pronunciar sobre os valores levados pelos ladrões e se houve falhas na segurança.
fotos:garimpandopalavras

Pesquisa aponta Nabor com vantagem de 35 pontos a frente de Dinaldo

A última pesquisa Consult para intenção de voto para prefeito na cidade Patos, publicada pelo Jornal da Paraíba no dia de hoje, mostra Nabor Wandeley com 62,8% contra seu principal concorrente, o ex-prefeito Dinaldo Wanderley (PSDB), que possui 27,2%, uma vantagem que atinge 35 pontos percentuais. Outros candidatos que concorrem à Prefeitura, Socorro Marques (PPS) possui 1,6% e Isaac Newton 0,2%. Com relação à pesquisa anterior, Nabor cresceu nesta 1,4% e Dinaldo 3,8%.

TSE registra mais de 60 recursos contra impugnações de candidatura da Paraíba


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou até o início da noite de ontem, quarta-feira, dia 17, o total de 67 recursos especiais contra ações de impugnações de pedidos de registros de candidaturas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 46 municípios paraibanos.
Essas ações são oriundas do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e estão relacionadas as eleições de outubro.
Os recursos são, em sua maioria, contra ações de impugnações de registros de candidaturas a prefeito por causa de rejeição de contas, inelegibilidade de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador por conta de parentesco ou pela falta de quitação eleitoral. O TSE tem até o dia 25 para julgar todos os recursos especiais que vierem da Corte Eleitoral paraibana.
Dados do TSE indicam também que os recursos se referem a casos de pedidos de impugnação de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador dos municípios de João Pessoa; Patos, Conde; Bayeux; Itaporanga; Soledade; Curral Velho; Campo de Santana; Arara; Massaranduba; São João do Cariri; Santa Cruz; Matinhas; Cuité de Mamanguape; Brejo dos Santos; Barra de Santa Rosa; Mari; São José de Caiana; Tavares; Sobrado; Natuba; Lagoa Seca; Queimadas; São José dos Ramos; Patos; Assunção; Olho D’Água; Caturité; São José do Bonfim; Serra Grande; Curral de Cima; Umbuzeiro; Tenório; Belém do Brejo do Cruz; Catingueira; São Bento; Soledade; Santa Cecília do Umbuzeiro; São Vicente do Seridó; Borborema; Piancó; Esperança; Picuí; Aguiar e Sapé.
A assessoria de imprensa do TSE informou que nenhum dos recursos havia sido julgado. Ao todo, já chegaram mais de 3.500 recursos. São Paulo é o Estado com o maior número de recursos. Em seguida aparece Minas Gerais, Bahia e Alagoas.
onorte

Patos, a cidade da poluição sonora


É incrível como a população patoense adora um barulho. Por motivo qualquer sai detonando fogos de artifício, seja qual for o local, não respeitando sequer as proximidades de hospitais, escolas. Se vai inaugurar um loja os rojões, num tirinete danado, aumenta o estresse de funcionários das empresas, transeuntes, condutores de veículos. É um deus nos acuda. E o que dizer de umas gincanas promovidas pelas escolas, algo surreal. Um bando de estudantes berrando aos microfones, sabe-se lá a quantos decibéis. O engraçado de tudo é que nessas mesmas escolas se fala tanto do tema poluição, locais de onde deveria sair o bom exemplo, mas tudo é feito ao contrário.
Quem já não se sentiu incomodado com carros de som que circulam pela cidade? A Sudema, ineficaz para fiscalizá-los, acaba fazendo vista grossa e só aferi esses eículos acho que uma vez por ano, deixando a coisa correr frouxa, numa linguagem mais popular. Nem as igrejas estão imunes à críticas. Principalmente nesse período da festa da padroeira. Sejamos sensatos e façamos uma autocrítica sobre nosso comportamento. Quais as grandes vantagens de se poluir ainda mais o ar, danificando nossos já castigados ouvidos com tanto barulho eleitoral? Temos que ser responsáveis com a saúde pública. É dever de todos. Há muitos meios para se transmitir uma mensagem que não seja estourando nossos tímpanos.
ilustração:www.georgelee.com.br

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Ex-prefeito de Nova Olinda terá que devolver 58 mil reais aos cofres públicos

O ex-prefeito de Nova Olinda João Raimundo Neto livrou-se, em grau de recurso, do débito de R$ 726.862,84 inscrito no total de R$ 787.416,22 que lhe fora inicialmente imputado quando do julgamento das contas de 2004 encaminhadas por ele ao exame do Tribunal de Contas do Estado.
Mesmo assim, ainda terá de devolver aos cofres municipais a importância de R$ 58.553,38 por saldo bancário não comprovado ao final do exercício, despesas não confirmadas com doações a pessoas carentes e gastos irregulares com recursos do Fundef. Aplicações insuficientes em ações de saúde e educação também levaram o TCE a manter a reprovação de suas contas, conforme entendimento do relator Umberto Porto.
O não recolhimento de contribuições previdenciárias ocasionou a desaprovação, ainda, das contas de 2006 apresentadas à Corte pelas Câmaras Municipais de Riacho dos Cavalos e Mari.Tiveram as contas de 2006 aprovadas a Câmara de Pedro Régis e os prefeitos de Cuitegi (Ednaldo Paulo Lino) e Areial (Adelson Gonçalves Benjamim), neste último caso, por maioria de votos.
Ascom

TCE: Fundação Ernani Sátyro tem contas aprovadas

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, em sessão no dia de hoje, quarta-feira, provou as contas da Fundação Ernani Sátyro (exercício de 2006) e do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (2007). As da Loteria do Estado (2006) tiveram a análise adiada.

PF prende sete que fraudavam Previdência Social, três deles candidatos a vereador em Pombal



A força Tarefa (PF, Ministério Público Federal e Ministério da Previdência Social) prendeu na manhã de hoje na cidade de Pombal, sete pessoas que vinham conseguindo de forma fraudulenta concessão de benefícios previdenciários, 150 (aposentadorias rurais, auxílios-doença, salário-maternidade e benefícios assistenciais), num golpe que pode vir sendo aplicado desde 2003. o período de 2005 a 2008. O golpe foi verificado na agência do INSS daquele município, causando um rombo inicialmente de R$ 2,6 milhões aos cofres públicos. Para alcançar sucesso na fraude, a organização criminosa valia-se de pessoas portando documentos falsos; Declarações de Exercício de Atividade Rural emitidas em nome de quem nunca trabalhou na lavoura e viviam na cidade; inserção de vínculos trabalhistas fictícios, entre outros.
A operação, denominada Gerião ou Gerion, faz alusão à obra A Divina Comédia, do escritor Dante Alighieri, em que Gerion é tido como o símbolo da fraude. Dela participaram 50 policiais e 13 servidores da Previdência. A PF cumpriu sete mandados de prisão preventiva e 10 de buscas e apreensões, expedidos pela 8ª Vara Pública Federal, do Município de Sousa. As buscas foram realizadas na APS Pombal, escritório, residências e outros determinados pela autoridade judicial, nas cidades de Coremas e Sousa.
Três candidatos presos
Dos acusados, três são candidatos ao cargo de vereador em Pombal, sendo um à reeleição. Dentre os envolvidos estão o ex-chefe do INSS de Pombal, Gilberto Ismael Lacerda e outros servidores, Francisco Roque Pereira e Francisco Almir, como também um filho de servidor e um agenciador, que atuavam em cidades vizinhas paraibanas, a exemplo de Coremas e Sousa. De acordo com o delegado que preside o inquérito, Leonardo Paiva de Medeiros, dos acusados, os cinco servidores da Previdência agiam em conjunto. Todos vão responder por formação de quadrilha, estelionato qualificado e um deles por advocacia administrativa. Os agenciadores muitas das vezes faziam um INSS paralelo, em que as pessoas não iam mais nem na agência, procurando-os. Um dos servidores era considerado o mentor, o coordenador do golpe.
O trabalho de investigação começou em abril deste ano, depois que a Previdência identificou na agência de Pombal vários indícios de fraudes ali concedidos, com a suposta participação de funcionários federais. Foi feita amostragem que verificou número de benefícios exagerados para a média daquela localidade. “Vale salientar que essas prisões são preventivas, ou seja, em tese eles vão permanecer presos até a data do julgamento”, explicou o corregedor regional de Recife, Gustavo Gominho, que considerou o rombo causado por essa fraude bastante elevada, citando como exemplo fraude semelhante detectada recentemente em São Paulo, em que os prejuízos à Previdência foram em torno de 6 a 7 milhões de reais.
A investigação passou para a Força Tarefa, ficando a cargo do delegado Paiva, da PF de Patos. As investigações vão continuar e haverá rastreamento para que os beneficiados venham a devolver o dinheiro adquirido via fraude, à Previdência, que deverá solicitar o seqüestro desses bens à Justiça, após serem localizados. Os servidores, além poderem ser condenados, após o trâmite legal, podem receber punições administrativas.
Dilmar Pregandier, Chefe de Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos da PS, Recife, disse que essa é a 31ª operação realizada pela Força Tarefa este ano, que conseguiu em 2008 efetuar 267 prisões (com 65 servidores detidos) e 418 mandados de busca e apreensão. Os servidores vão responder a ações administrativas disciplinares pelo Ministério da Previdência, que hoje já possui um setor de investigação de fraudes. Os benefícios sob suspeita vão ser analisados e as pessoas beneficiadas deverão ser responsabilizadas. Esta é a segunda vez que a Força Tarefa age na Paraíba, com a participação da PF de Patos. Ano passado houve a Operação Cárcere, cujos envolvidos agiam de forma semelhante aos detidos ontem.
Questionado se os candidatos a vereador detidos na operação Gerion poderiam estar se beneficiando politicamente do golpe, Gominho enfatizou que a PF que sim, mas que a Polícia Federal não trabalho sob a ótica da disputa eleitora e que só faz isso em caso de flagrante ou solicitação da Justiça Eleitoral, Ministério Público. “Não temos nada a ver com problemas políticos, agora se o Ministério Público solicitar apuração por nossa parte, ai sim será aberto inquérito”, comentou o corregedor da PF ao Garimpando Palavras.

fotos:garimpandopalavras

FENAJ realiza ato em defesa da regulamentação profissional do jornalista e exigência do diploma


A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Sindicatos de Jornalistas de todo país realizarão nesta quarta-feira (17), às 13h, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na Praça dos Três Poderes, em Brasília, um ato em defesa da regulamentação profissional e da exigência do diploma em jornalismo para o exercício da profissão.
O Ato busca sensibilizar os ministros do STF, que julgarão em breve um recurso extraordinário - RE/511961 - que questiona a constitucionalidade da legislação que regulamenta a profissão no Brasil.
Vinte e dois Sindicatos já confirmaram presença, além de diversas entidades da sociedade civil e da área do jornalismo. A FENAJ também recebeu apoio de entidades de jornalistas de vários países, solidários à luta dos colegas brasileiros.

Assalto e roubo de motos em Patos-PB

A terça-feira 16 não foi nada fácil para algumas pessoas na cidade de Patos. Às 2130 de ontem o Posto Máster Gaz, segundo dados do 3º BPM, foi assaltado por um homem que estava a pé e armado de revólver. Ele chegou ao estabelecimento comercial, rendeu o segurança e o frentista, obrigando este a lhe passar a quantia de R$ 240,00. Do segurança levou a arma e depois fugiu . O 190 foi acionado, mas não conseguiu prender o acusado.
Já na tarde de ontem, por voltas das 14h30, a Honda Biz, de cor azul, placa MOB 8205-PB, ano 2002, pertencente a um rapaz chamado por Admar, foi estacionada em frente do Banco Real. Quando ele retornou para pegar o veículo, às 17h, nem sinal da moto. Outra motocicleta, Honda Titan, de cor azul, placa MMW 2935-PB, ano 2003, foi roubada de frente da Auto Escola Cristo Rei, na Floriano Peixoto, em frente ao Para Exame. O fato aconteceu às 20h30. O veículo foi deixado por um aluno para assistir aula na referida auto escola. Até o momento a moto não foi recuperada.

Crianças sem pai legal

Das 67 mil crianças nascidas no ano de 2006, cerca de 20% delas não possuiam no registro de nascimento o nome do pai, segundo levantamento feito pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais, que está lançando a campanha "Pai Legal". A entidade alerta que a ausência do nome do pai na certidão do filho pode trazer sérios problemas a este de ordem psicológica, servindo inclusive de gozação pelos colegas de escola. Durante a campanha Pai Legal serão distribuídos cartazes em locais de grande fluxo de pessoas, com intuito de conscientizar a sociedade para o problema.

Land Seixas é reeleito presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba


A Comissão Eleitoral que cuidou da eleição da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba, ocorrida ontem no Estado, com votação nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras, divulgou os resultados oficiais. A chapa Linha Independente, encabeçado por Land Seixas, consagrou-se vitoriosa com uma vantagem de 209 votos. Dos 453 jornalistas que votaram, 277 votaram na Linha Independente, 68 na chapa Novos Rumos, que tinha como candidato Dalmo Oliveira, houve três votos nulos e dois brancos.
Na cidade de Patos os nove votos computados foram para Land Seixas. Este, em entrevista hoje pela manhã ao Garimpando Palavras, agradeceu a confiança novamente depositada pelos jornalistas ao seu grupo, que tem muitas lutas pela frente, como campanhas salariais, melhorias de trabalho para o profissional, a manutenção do diploma como requisito para o exercício da profissão, dentre muitas outras.
Outro agradecimento feito por Land Seixas foi direcionado à AISP – Associação de Imprensa do Sertão da Paraíba, da cidade de Patos, que deu total apoio logístico para que a votação transcorresse dentro de sua normalidade, como também aos mesários, do Movimento Juventude Rebelião, que permaneceram no local de votam por todo o tempo previsto. “A AISP é uma entidade que tem tudo para crescer em todo o Sertão paraibano, lutando pelos profissionais da comunicação e será sempre importante parceiro do Sindicato”, disse Land Seixas.
O presidente reeleito do Sindicato enalteceu a participação dos jornalistas na votação de ontem. Só para se ter uma idéia, na eleição para o Sindicato de Brasília apenas 300 jornalistas votaram. Outro exemplo foi Santa Catarina, que teve a representação de 178 votantes. Enquanto isso na Paraíba 453 pessoas foram às urnas.

foto:arquivo garimpandopalavras

terça-feira, 16 de setembro de 2008

55,1 milhões já vacinados no Brasil contra rubéola

De 09 do mês passado (agosto) até o dia de hoje já foram vacinados 55,1 milhões de brasileiros contra a rubéola, atingindo um índice de 80% do público previsto, homens e mulheres, com idade de 20 a 39 anos. A campanha nacional contra rubéola foi prorrogada até 17 de outubro.

Agricultores podem renegociar dívidas com até 90% de desconto


Os assentados da reforma agrária da Paraíba devem procurar as agências do Banco do Nordeste até o dia 30 de setembro para renegociar as dívidas do Pronaf e do Procera. Os descontos oferecidos pelo Governo Federal chegam a 90%.
De acordo com Luiz Gonzaga da Costa, técnico responsável pelo Pronaf/Procera no Incra na Paraíba, o Governo Federal criou formas especiais de negociação para estimular a liquidação ou renegociação de dívidas originárias de operações de crédito rural. Ao se tornarem adimplentes, os agricultores readquiram o direito de contratar novos créditos, contribuindo para o aumento da produção de alimentos no País.
No caso do Procera, por exemplo, o agricultor que optar pela quitação da dívida ainda em 2008, terá desconto de 90% sobre o saldo devedor. Esse desconto cairá para 85 % se a quitação for efetuada em 2009, e para 80%, em 2010. Para os grupos A e A/C do Pronaf, o assentado pode ter um abatimento, em caso de quitação, de 40% a 75%.
Se a opção do assentado for o refinanciamento da dívida, ele deverá pagar de imediato apenas 1% do saldo devedor. Ele poderá prorrogar o prazo de pagamento em cinco anos e terá com descontos de 35% a 70% nas parcelas. Luiz Gonzaga explica que os descontos variam de acordo com cada caso e é necessário que o assentado procure a mesma agência bancária onde foi feito o financiamento que originou a dívida.
Assesssoria Incra
foto:ilustração

Evoart 2008 relata os 30 anos da escola Gente Inocente

Os trinta anos de contribuição da escola Gente Inocente em Patos serão contados durante o Evoart-2008 que vai acontecer a partir do dia 26 de setembro. O evento tem início com as turmas de ensino fundamental e será encerrado na primeira semana de outubro com o ensino médio.
As comemorações alusivas aos trinta anos da escola começaram internamente dia 23 de fevereiro. De lá para cá, várias horas de trabalho foram dedicadas para colher os pontos fundamentais da importante contribuição que a escola conseguiu prestar a nossa cidade. Além de uma coletânea interdisciplinar, resultado dos trabalhos produzidos em sala de aula, o evento estará apresentando um pouco da formação de várias gerações de profissionais em todo o estado da Paraíba.
História
A chegada do professor Bonifácio a cidade de Patos em 1977, marcou o primeiro capítulo dessa história, quando por onze anos, foi professor da Fundação Francisco Mascarenhas. Em 1978, partiu para o campo empresarial, criando a escola. O nome Gente Inocente, foi inspirado num programa infantil apresentado no Sistema Brasileiro de Televisão-SBT. Até 1979, a escola permaneceu no Belo Horizonte com apenas 13 alunos e três professoras. Entre 1980 e 1986, o Gente Inocente superou as dificuldades e ampliou a estrutura para atender até a quarta série, época em que transferiu suas instalações para o bairro da Brasília. Em 1887 chegou ao endereço atual, na rua Antônio Félix, bairro da Vitória.
A preocupação do professor José Bonifácio estava centrada no sentido de modernizar a empresa, investir na capacitação de pessoal, ampliar a oferta de vagas para o alunado e manter a qualidade do serviço prestado as mais diversas comunidades que eram alcançadas pela escola. Por isso, em 1992, o resultado de 14 anos de trabalho foi levado para João Pessoa.
Hoje, as três unidades do Evolução-Gente Inocente, representam a sustentação direta de 200 funcionários e a base para a sobrevivência de aproximadamente 800 pessoas. Por outro lado, cerca de 2.000 alunos nas três unidades da instituição, circulam por escadas, corredores e salas de aula durante quase todo o ano, tendo nos profissionais mais renomados do mercado de trabalho a oportunidade de adquirir a primeira etapa dos conhecimentos necessários para quem quer vencer na vida.
Assessoria

Funes abre inscrições para oficina de teatro em Patos


A Fundação Ernani Satyro, em parceria com o teatrólogo Amaral, abre inscrições para oficinas de teatro que serão desenvolvidas durante os meses de outubro e novembro. As oficinas ministradas serão de interpretação, dicção, memorização, sonoplastia e iluminação.
O projeto visa dinamizar a cultura teatral na cidade de Patos, despertando nos jovens o amor pelas as artes cênicas. As inscrições estão sendo feitas na Fundação Ernani Satyro, de segunda a quinta-feira no turno da tarde, sexta e sábado pela manhã, até o dia 30 de setembro.
Descubra o seu amor pelas as artes cênicas.
Assessoria de comunicação

Policial civil de Princesa Isabel-PB é preso com 273 Kg de maconha


O policial civil Pedro Quinca de Sá Filho foi preso no início da madrugada desta terça-feira, 16, com aproximadamente 273 quilos de maconha. A prisão do agente civil, lotado em Princesa Isabel-PB, aconteceu no posto 2 da Operação Manzuá, saída para Queimadas, em Campina Grande. A droga estava acondicionada dentro do automóvel Parati, de placas KKT-0491-PE. Segundo informações da Assessoria de Comunicação do 2º Batalhão da PM, em Campina Grande, Quinca confessou que a maconha teria adquirido em Caruaru e se destinava aquela cidade do Compartimento da Borborema. A prisão do agente civil e a apreensão da droga aconteceu por volta de 1h30.
Os policiais de plantão na Manzuá, mesmo sendo no lado contrário da pista, perceberam que o veículo Parati estava tentando entrar por um desvio pouco utilizado e resolveram abordar o carro. Inicialmente, Quinca se apresentou a identidade funcional da Secretaria de Segurança e Defesa Social e afirmou que estava indo para Patos, onde é lotado na 5ª Gerência Regional da Polícia Civil. Mesmo com a argumentação do policial, que se apresentava nervoso, os policiais militares resolveram fazer uma revista no carro, porque o veículo estava rebaixado por causa da pesada carga que transportava, encontrando a droga. Por volta das 8h30 de hoje o policial civil Pedro Quinca de Sá Filho foi levado para a Delegacia da Polícia Federal, em Campina Grande para ser autuado em flagrante.

Cardoso Filho -wscom
ilustração:oglobo.globo.com

Divulgada seleção para nova edição do MPB Sesc

O SESC divulgou a lista das 21 músicas selecionadas para a próxima edição do Festival de Música “Todas as Tribos”, que acontece este mês. Foram 60 inscritos e os selecionados serão divididos em sete artistas por noite de evento. A Mostra de Música Popular acontece entre os dias 24 e 26 deste mês na Área de Lazer do Serviço Social do Comércio – Unidade Centro, em João Pessoa. As apresentações começam às 19h30 e são abertas ao público em geral.
Para a gravação do disco, os diversos gêneros musicais foram apreciados por uma comissão especializada da área musical. Nas 16 edições anteriores, o MPB SESC foi realizado em forma de festival, com banca de jurados e premiações, o que não ocorre este ano porque o montante da premiação está dividido entre os 21 classificados, como forma de ajuda de custo. Cada compositor inscreveu até três músicas em vários gêneros que não foram apresentadas em Festivais anteriores.
Outra novidade nesta edição vai ser a participação de uma banda base (bateria, contrabaixo, violão/guitarra e percussão) para acompanhamento das músicas selecionadas. As canções e compositores selecionados para o primeiro dia de apresentação são: Tributo – Chico Mendes (Joselito Silva); Cabo Branco (Anne Raelly); Sambado (Magno Duran); Papel Picado (Chico Limeira); Na Cabeça (Alexandre Gabinio); Máquinas Humanas (Edvan Soares); e Domínio Público (Wandenberg Pegado). Para o dia 25, as escolhidas são Maria Clara (Elinaldo Braga); As Linhas (Michel de Lucena e Maria Juliana); Samba no Centro Histórico (Ricardo de Carminha); Freud Forrozeiro (Jessé Jel); Manto Azul (Rubinho da Paraíba e Alexandre França); A Garota do Caldo de Cana (Odair Sinatra); e Desculpe o Modo (Pertnaz).
No último dia das apresentações (26) vão se apresentar A Vida é um Rio (Pádua Belmont e Zilma Ferreira); No Deserto (Febuk); Drink’s (Júnior Targino e Ed Porto); Cabeça de Melão (Armandi Cortez); Centeio Original (Tiago Moura); Com o Pé Direito (Rudá Vieira); e Mundo Obscuro (Emanoel Américo Pinto). A Mostra, como o próprio título diz: Todas as Tribos; envolve Reggae, Balada, Samba, Rock, Rap, Afoxé, entre outros.


Homenagem
Este ano homenageia Livardo Alves, e pretende incentivar a composição e produção musical, promovendo o intercâmbio cultural do movimento musical no estado da Paraíba, descobrindo e valorizando, assim, novos talentos na difusão da música como um dos meios de expressão cultural. Este ano, teremos, ainda oficinas, exposições, entrevista para a Série Depoimentos, exibição de filmes e apresentações artísticas”, explica a técnica responsável pela área de música, Rosanna Chaves.

Assessoria

Vigilante é baleado em Brejo dos Santos-PB

Por volta das 18h de ontem, segunda-feira, o vigilante João Gomes da Silva, 35 anos, foi vítima de tenteativa de homicídio, fato ocorrido na Rua José Francisco da Silva, Centro da cidade de Brejo dos Santos. Ele foi atingido por três disparos de arma de fogo. Os acusados são Ronaldo Veras de Freitas, 27 anos, desocupado, e Marinaldo Guedes de Oliveira, conhecido por "Mosquito", de 24 anos, ambos residentes em Brejo dos Santos.
O vigilante ainda reagiu atirando contra os acusados, que fugiram em seguida à tentativa de homicídio, em uma moto CG 150, de cor azul, ano 2004, de placa MNB 8625 PB, deixando cair no local documentos.
O vigilante foi socorrido no hospital de Brejo dos Santos e em seguida para o Hospital Regional de Sousa. Os dois acusados, que ficaram feridos, foram socorridos e receberam atendimento médico em Campina Grande (Ronaldo Veras) e em Sousa (Marivaldo Guedes). Esses dois estão sob custódia da PM.

Jornalistas escolhem nova diretoria de seu sindicato hoje


Acontece hoje eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba. Duas chapas estão na briga, a Linha Independente, que tem como candidato Land Seixas e pela Novos Rumos Dalmo Oliveira. Dos 1.011 sindicalizados, 388 estão aptos ao voto. A votação acontece em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. O encerramento está previsto para às 20h.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Nacional de Patos contrata dois ex-Santa Cruz-PE

O Nacional de Patos, vice líder da Copa Paraíba com 3 pontos, em parceria com o Santa Cruz/PE, acertou no último final de semana, contrato por empréstimo, do meia Miller e do zagueiro Márcio Suel, que disputaram recentemente a Série C do Campeonato Brasileiro pelo tricolor do Arruda.
Segundo as informações do Gerente de Futebol do Canário do Sertão Edu Azevedo, os atletas tem idades abaixo de 21 anos e devem desembarcar na cidade de Patos nesta segunda-feira (15), acompanhados do Gerente Administrativo do Santa Cruz Geomar, que faz questão de pessoalmente apresentar os novos reforços ao clube patoense.
Edu ainda informou, que outras novidades devem acontecer ainda hoje, segunda-feira, e mesmo sem citar nomes e os principais motivos, ele já adiantou que 4 jogadores vão ser dispensados por indisciplina. O vencedor da Copa Paraíba, da qual participam Nacional, Botafogo, Sousa e Queimadense, sairá o último representante do Estado para a Copa do brasil 2009.
garimpandopalavras com Futebolsertanejo.com

Sebrae lançou hoje Guia do Candidato Empreendedor


O Sebrae Paraíba lançou hoje, 15, o 'Guia do Candidato Empreendedor' em João Pessoa. O Lançamento acontece pela manhã na sala de Sessão do Tribunal Regional Eleitoral. De acordo com o superintendente do Sebrae, Júlio Rafael (foto), a cartilha vai orientar os candidatos a prefeitos e vereadores dos 223 municípios paraibanos sobre as vantagens de apoiar micro e pequenas empresas (MPE) na promoção do desenvolvimento local.
O guia também será lançado em Campina Grande, no dia 19, no Hotel Village, às 15h. “De forma didática, a cartilha mostra vantagens aos futuros gestores na adoção de políticas integradas de apoio aos pequenos negócios como estratégia de promoção do desenvolvimento local, que garante a inclusão social e produtiva da comunidade”, explica o superintendente.
No documento, o candidato ainda encontrará na publicação um conjunto de sugestões para a sua campanha nas eleições 2008, além servir como parte integrante do plano de governo dos candidatos a prefeitos e vereadores. Na Paraíba, o primeiro compromisso de ação dos futuros gestores será a regulamentação da Lei Geral na esfera dos municípios, que não foi regulamentada, até o momento, por nenhum município do Estado.
O Guia enfoca temas como o enfrentamento da burocracia para facilitar a abertura e funcionamento de MPE, ações de redução da informalidade das empresas, criação e melhoramento das políticas tributárias, priorização dos pequenos negócios nas compras governamentais, investimentos em tecnologia, facilitação do acesso a credito e serviços financeiros, além de promover a educação empreendedora e apoiar ações de associativismo. Da Sebrae-PB
foto:asn.interjornal.com.br

Samu realiza simulação de acidente no centro de Patos


O Samu de Patos, em parceria com Corpo de Bombeiros, PM, Polícia Civil e STTrans, realizou na manhã de hoje, segunda-feira, em frente à Prefeitura Municipal, uma simulação de acidente de grandes proporções envolvendo um ônibus, um carro de passeio e uma moto. O evento, que faz parte das comemorações de dois anos de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na cidade, chamou atenção de muita gente que passava no local. Muitos não sabiam que se tratava de uma simulação e buscavam oferecer ajuda, inclusive ligando para o Samu e Corpo de Bombeiros. A cada resgate feito pelos profissionais envolvidos, aproximadamente 80, os expectadores aplaudiam bastante.
O coordenador do Samu de Patos, Umberto Marinho Junior, disse que a simulação teve por objetivo mostrar à população que o Samu está pronto para agir em situações desde pequeno a grande porte, com múltiplas vítimas. Ele destacou a parceria com as polícias, Bombeiros e STTrans e o comportamento da população, que compareceu e soube respeitar limites para a ação do socorro.
Umberto frisou o trabalho que o Samu vem realizando para orientar os habitantes sobre os procedimentos corretos em primeiros socorros nas situações que envolvem politraumatizados, acidentados, incentivando as pessoas a ligarem para o serviço 192. “Muitas das vezes a população, no afã de ajudar uma pessoa, acaba tomando procedimento errado que pode ocasionar algum prejuízo para a vítima no futuro. Então da importância de se chamar o socorro habilitado para essas situações”, explicou o médico coordenador do Samu.
Umberto lamentou o alto índice de trotes cometido pelos moradores, algo em torno de 60% das ligações, maioria por crianças e adolescentes. O município criou o projeto “Samu na Escola”. Profissionais da saúde visitam escolas municipais, estaduais , faculdades conscientizando a sociedade sobre o perigo do trote, que inclusive é passível de punição policial, se no caso o autor for menor, os pais são responsabilizados, para que o serviço possa transcorrer na melhor maneira possível.
Essa simulação de grandes proporções ocorrida em Patos só foi possível porque um dos médicos foi enviado em março deste ano à Curitiba para ser treinado, através de curso, e servisse como multiplicador de conhecimentos. Periodicamente os profissionais que atuam no Samu são reciclados. Do ano passado para cá já foram três capacitações, com ministrantes vindos de Recife, com intuito de aperfeiçoar o atendimento à população. “O Samu veio para preencher uma lacuna no atendimento pré-hospitalar. Muitas vidas foram salvas, outros problemas minimizados em decorrência do atendimento feito com qualidade”, comentou Marinho.
Trotes
O secretário municipal de Saúde, José Francisco de Sousa (Zeca), disse que ao mesmo tempo em que a simulação apresenta à sociedade patoense a importância do atendimento correto, as pessoas respeitando as normas dos primeiros socorros, deixando isso para quem é capacitado, serve também como treinamento para as equipes de resgate. A média de chamadas diárias ao Samu ultrapassa o número de cem, sendo que mais da metade é trote, algo que preocupa a todos, segundo Zeca.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Patos está fazendo um mapeamento de todos os telefones públicos para saber de onde estão partindo os trotes. Nas localidades de maior incidência os moradores vão receber também maiores esclarecimentos sobre o quanto o trote pode atrapalhar a vida de quem precisa do serviço. Todos os agentes da STTrans estão cadastrados, com nome e matrícula no Samu. Quando estes acionam o 192 tem-se a garantia que não se trata de trote. Isso é uma arma a mais para o bom trabalho do Samu.
Assessoria

Menor de 15 anos morre ao tombar de moto

Ontem, por volta das 17h, o menor de 15 anos, A.R.B.I, faleceu vítima de tombamento de veículo, seguido de colisão. Ele pilotava a moto HONDA/CG 125 TITAN KS, Ano 2003, placa KLM-4751, de Afogados da Ingazeira-PE, quando nas proximidades do povoado Silvestre, município de Tavares-PB, tombou em uma barreira e em seguida colidiu com outra motocicleta, guiada também por um menor, 16 anos, E. B. S., que transitava na estrada vicinal.
As vítimas foram socorridas para o Hospital da cidade de Carnaíba-PB. O menor de 15 anos não resistiu aos ferimentos e faleceu, enquanto o outro adolescente continua internado e seu estado requer maiores cuidades cuidados médicos.

Cirurgião dentista patoense fala ao Garimpando sobre a saúde bucal do brasileiro



Inácio Andrade Torres, natural de Patos-PB, é graduação em odontologia, com residência em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial e mestrado em estomatologia pela Universidade Federal da Paraíba. É pós-graduado ainda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Osvaldo Cruz e UFPB, além de gerontologia pelo Núcleo Integrado de Estudos sobre Terceira Idade. É ex-professor concursado da UFPB e atualmente professor da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras.
Autodidata, tem vários artigos publicados em revistas especializadas na área da saúde e educação e é autor do livro Manual de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca e O novo vestibular – um guia de auto-ajuda para vencer, ambos com tiragem de várias edições pela Editora Universitária da UFPB. Nessa entrevista concedida ao Garimpando Palavras, ele presta vários esclarecimentos sobre a saúde da boca.

Garimpando – Que análise o senhor faz da odontologia brasileira atual e, já que estamos às portas do vestibular 2009, o que diria para os vestibulandos que pretendem fazer esse curso?
Inácio Andrade: A odontologia brasileira atual, como ciência, demonstra avanços e inovações, sendo tecnicamente reconhecida no mundo inteiro. Todavia, do ponto de vista social, deixa a desejar, já que comprovadamente não oferece uma cobertura justa à população pobre.
Com o programa Brasil Sorridente, do atual governo federal, verifica-se alguma melhora, mas ainda há muito que se fazer no setor. Essa situação é uma contradição, já que temos mais de duzentos cursos e mais de duzentos mil profissionais espalhados pelo país. Sobre a escolha do curso, recomendo ao candidato que só o faça se antes construir uma aproximação, uma afinidade, ou algo que realmente lhe sensibilize.
Para isso é importante tomar conhecimento das dezenove especialidades que a profissão oferece, saber como anda o mercado de trabalho, conversar com odontólogos bem sucedidos e não bem sucedidos e visitar serviços e escolas. Esse conjunto poderá dar um norte, uma melhor visibilidade para a escolha profissional, fato que na vida dos humanos significa um momento difícil e de grande responsabilidade. Quem já passou por isso sabe bem do que estou falando.

Garimpando: Como uma pergunta puxa a outra, em poucas palavras como o senhor analisa a saúde bucal no Brasil e, especificamente, na Paraíba?
Inácio Andrade - Já foi caótica do ponto de vista social. Com os novos projetos e programas, como disse antes, tem melhorado. Contudo, ainda há muito que se fazer. É o próprio IBGE que reforça esse nosso argumento. Segundo esse órgão, 20% dos brasileiros nunca foram ao cirurgião dentista. Pior ainda, 14% dos adolescentes e 3% dos adultos nunca foram ao CD. O Nordeste, lamentavelmente, tem o maior índice de pessoas que nunca foram a um serviço de odontologia. Diante do mundo ainda não conseguimos convencer de que não somos um país de banguelas. Na Paraíba, esse quadro não é diferente, basta você andar na periferia e reparar na fisionomia das pessoas. Embora, repito, tenha melhorado nos últimos tempos.

Garimpando: O SUS, através do Programa Saúde da Família, tem concretamente melhorado a saúde bucal do Brasileiro?
Inácio Andrade - Em parte sim. Mas não se pode realçar somente a situação da cárie no âmbito da saúde bucal. É preciso ampliar a discussão nessa área, pois a odontologia diagnostica e trata de doenças da boca e órgãos anexos. Noutras palavras, a saúde bucal é fator contributivo para a saúde geral das pessoas. Daí porque há necessidade de se trabalhar melhor a saúde bucal da gestante, valorizar o papel da mãe nos padrões de comportamento da criança, sensibilizá-la para a prática de ações educativo-preventivas para elas mesmas e extensivas às crianças, estimular a prática do aleitamento materno, pois o leite humano contém flúor na sua composição. É preciso trabalhar melhor a saúde bucal nos ciclos de vida, desde o bebê até o idoso. O Ministério da Saúde preconiza isso em seus projetos, mas, na prática, pouco se vêem esses procedimentos.

Garimpando: O que o Sr. considera de relevante ou qual a receita para promover a melhoria da saúde bucal no setor público?
Inácio Andrade: A receita existe desde que o SUS foi criado há 20 anos, pois o nosso sistema de saúde, mesmo com suas imperfeições, não se pode dizer que não seja justo, humano e comprometido com a população. A prova maior é que vários países do mundo copiam esse modelo, sobretudo a figura do Agente Comunitário de Saúde. Depois, com a criação do PSF e inserção do cirurgião dentista nesse programa, pensou-se que iríamos alcançar a situação desejável.
Já avançamos muito e, se não chegamos a essa situação, não faz sentido procurar culpados por isso, pois esse problema envolve os quatro pilares do SUS, ou seja, as instituições formadoras dos profissionais da Odontologia, os serviços, o controle social – representado pelos Conselhos de Saúde em níveis municipal, estadual e nacional e os gestores, estes, em sua grande maioria sem o perfil exigido pelo PSF e sem autonomia nos cargos que ocupam.
Em resumo, precisamos sensibilizar todos os trabalhadores da saúde a vestirem a camisa do PSF e isso não acontece facilmente, demanda tempo, construção de uma vontade política sólida, do acordar de consciências coletivas, da correta educação popular em saúde, da conscientização dos gestores e trabalhadores quanto ao papel que exercem na sociedade e de sua relevância social. Particularmente, tenho a crença de que alcançaremos isso. Boto muita fé, mas é preciso que lutemos para que isso aconteça.

Aguardem, em breve continuidade dessa entrevista.

domingo, 14 de setembro de 2008

Acidente envolvendo ambulância e um Fiat Uno deixa quatro mortos


Um acidente envolvendo veículos e com vítimas fatais aconteceu na manhã deste domingo (14), por volta das 5h40 da manhã, no KM 70 da BR-412, próximo a cidade de São João do Cariri.
Uma ambulância da cidade de Monteiro, que vinha com destino a Campina Grande, colidiu de frente com um veículo Fiat Uno, que estava com pessoas que voltavam de uma festa na cidade de Serra Branca. A colisão deixou um saldo de quatro mortos.
Edílson Araújo Lima, 32 anos, Rafael Silva, 22 anos e Ivandro Patrício Sousa, 18 anos, vinham no carro e faleceram na hora. A outra vítima fatal foi Carlos Eduardo da Silva, 26 anos, motorista da ambulância, que ainda resistiu pouco tempo, mas ficou preso nas ferragens e faleceu. Os corpos foram encaminhados para a Unidade de Medicina Legal campinense.
As outras vítimas do acidente, o paciente Marcos Wender Bezerra dos Santos, de 33 anos, e a enfermeira Ana Paula Felipe de Souza, de 26 anos, foram levadas para o Hospital Antônio Targino, em Campina Grande, e não correm risco de morte.
paraibaonlline

Arquivo do blog