Na pesquisa do Datafolha em Pernambuco, o atual governador Eduardo Campos (foto), do PSB, lidera com 31 pontos à frente do ex-governador Jarbas Vasconcelos, do PMDB. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.
Eduardo Campos tem 59%. Com a margem de erro, tem de 56% a 62%.
Jarbas Vasconcelos aparece com 28%. Na margem de erro, tem de 25% a 31%.
Sérgio Xavier, do PV, tem 1%.
Brancos e nulos somam 4%. E, os que não souberam, 7%.
O Datafolha ouviu 1098 eleitores, em 38 municípios, de 20 a 23 de julho. E a pesquisa foi registrada no TSE (20140/2010).
Moradores do Jardim Lacerda comemoraram na noite deste sábado a reinauguração da Praça Vereador Joaquim Leitão, que voltou a ter sua função, de espaço para reunião das famílias, mas agora oferecendo vários equipamentos de brinquedos que estão fazendo a festa da criançada. Outra novidade da praça, aprovada pelos moradores, é a quadra de vôlei denominada Rebeca Serafim Veras Portela.
A solenidade de inauguração contou com a presença da Filarmônica 26 de Julho, um dos maiores patrimônios culturais de Patos, que na próxima segunda-feira celebra 79 anos de existência. O prefeito Nabor Wanderley, acompanhado da primeira dama Milena Brito Wanderley, vice-prefeito Ivânio Ramalho, secretários, vereadores, familiares dos homenageados postumamente, Vereador Joaquim Leitão e Rebeca Portela, e muitas pessoas da comunidade, participaram do descerramento da placa, com inauguração do busto e da quadra.
O vice-prefeito Ivânio Ramalho abriu os discursos e falou sobre a precariedade financeira vivida pelos municípios brasileiros, que voltam a sentir duramente queda nas transferências do FPM. Mas também enalteceu a austeridade implantada pela administração munipal em honrar seus compromissos assumidos em campanha com o povo, no sentido de desenvolver a cidade, algo que está sendo concretizado com muita determinação. Citou os salários dos servidores pagos religiosamente, como também dos fornecedores do município. Ivânio lembrou o programa Patos Pra Frente, que está investindo mais de R$ 38 milhões em obras por toda a cidade e zona rural.
O prefeito Nabor Wanderley iniciou sua fala lembrando o momento em que assumiu a Prefeitura de Patos, quando a cidade vivia um verdadeiro caos, suas praças não serviam à população, sem cumprir sua função social. “Um de meus compromissos foi resgatar a autoestima da família patoense, que tinha vergonha da situação, do abandono de nossas praças. Estamos trazendo de volta a dignidade dos cidadãos, que veem seus tributos retornarem em ações que lhes garantam maior conforto, lazer, que desenvolvem a cidade”, disse Nabor.
Sobre o IPTU informou ser a principal fonte de recursos para levar serviços à população, seja com a reforma e construção de praças, construção de casas, unidades de saúde, escolas, calçamentos, enfim serviços básicos para o dia a dia dos habitantes. O prefeito citou as ações do Patos Pra Frente que não param e que nos próximos dias novas inaugurações acontecerão na cidade. Lembrou também que abrirá licitação para a revitalização em setembro da Praça do São Sebastião.
O presidente da Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Marcos Eduardo, enfatizou as ações do governo Nabor, que em todos os bairros vem abrindo áreas de lazer para as crianças carentes, que tanto necessitam de espaços para essa finalidade.
“Ao longo de sua administração Nabor vem demonstrando seu amor, seu carinho pelo município de Patos. Eu acredito que até o final de seu mandato a cidade vai continuar crescendo em ritmo acelerado e com apoio da Câmara Municipal, que reconhece todo seu esforço nessa direção”, comentou Eduardo.
O Dr. Pedro Bloch, de saudosa memória, tinha uma coluna na revista Pais e Filhos, intitulada Criança diz cada uma! que todo mês líamos com muita atenção. Agora, recebi pela rede, lamentavelmente apócrifo, o texto composto de perguntas sobre relação conjugal e casamento, as quais foram inteligentemente respondidas por crianças de idades variando de 7 a 10 anos. Veja a seguir.
1.Como decidir com que m casar?
- Precisa procurar alguém que gosta das mesmas coisas que você. Se você
gosta de futebol, ela também deve gostar quando você assiste futebol e
assim ela te traz batata frita e cerveja. Alfredo, 10 anos (que tem
razão...)
- Ninguém decide sozinho com quem casar. Deus decide por você, muito
tempo antes, e você tem que entender. Cristina, 10 anos (também deve
ter razão...)
2. Qual é a melhor idade para casar?
-A melhor idade é os 23, porque assim você conhece o teu marido pelo
menos há 10 anos. Camila, 10 anos
- Não existe a melhor idade para casar. Tem de ser muito estúpido pra
querer casar. Fernando, 6 anos (com certeza já teve más
experiências...)
3. Que tem os seus pais em comum?
-Que não querem ter mais filhos. Ana, 8 anos (ahahah)
4. O que fazem as pessoas num casamento?
- Os encontros são para se divertir e as pessoas devem aproveitar para se
conhecer melhor. Até os meninos têm coisas interessantes para dizer se
prestamos bastante atenção. Luísa, 8 anos (Onde foi buscar esta? Da mãe,
com certeza!)
- No primeiro encontro, contam-se mentiras interessantes
para conseguir um segundo encontro. Martim, 10 anos. (sem comentários)
5. O que você faria se o primeiro encontro não desse certo?
-Iria para casa e faria como se estivesse morto. Então telefonaria para
os jornais e mandaria publicar que morri. Carlos, 9 anos (eu também
faria isso)
6. Quando se pode dar o primeiro beijo?
-Quando o homem é rico. Pamela, 7 anos (loira?)
-Quando você beija uma mulher, tem que casar e ter filhos com ela. É
assim a vida. Henrique, 8 anos (lamentavelmente é assim, Henrique)
7. É melhor ser casado ou solteiro?
-Para as meninas é melhor ficar solteiras. Mas os meninos precisam de
alguém que limpe... Anita, 9 anos (uma das melhores frases!)
E por fim... a melhor de todas
8. O que temos de fazer para que o casamento tenha sucesso? Temos que
dizer à mulher que ela é linda, mesmo que pareça um caminhão. Ricardo,
10 anos (O número 1, indiscutível)
SINFEMP ENTRA COM AÇÕES CONTRA AS PREFEITURAS DE MALTA E CONDADO POR ATRASO DE SALÁRIOS DE SERVIDORES MUNIICPAIS
O presidente do SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, entrou com ações contra as prefeituras de Malta e Condado por atrasarem salários dos servidores municipais, referente ao mês de junho de 2010. A prefeitura de Malta não pagou a nenhum servidor, além de não cumprir com o pagamento do aumento salarial de 15% aprovado pela Câmara e sancionado pelo atual prefeito, a todos os professores municipais e neste caso o sindicato entrou com um mandado de segurança de n° 05320100003119 no dia 20 de julho de 2010 na Comarca de Malta.
No tocante ao Município de Condado, onde apenas os professores e servidores da saúde receberam os seus salários, o sindicato entrou pela segunda vez com uma denúncia junto ao Ministério Público, pedindo que a Promotora entre com uma Ação Civil Pública, para bloquear os recursos do Município e garantir o pagamento em dias de todos os servidores.
Segundo o sindicalista José Gonçalves essas prefeituras têm dinheiro para promoverem festas juninas, contratando bandas caríssimas, mas não tem dinheiro para pagar aos servidores municipais em dias.
O SINFEMP defende que os mesmos paralisem as atividades, por nenhum trabalhador ou trabalhadora está obrigado a trabalharem sem receber os seus salários em dias.
A Câmara Municipal de Patos, que pagou a seus servidores a primeira parcela do 13º, voltou às suas atividades após o recesso do meio do ano. O assunto principal foi a denúncia de venda de título de cidadania patoense oferecido ao empresário João Claudino recentemente. O assunto foi debatido na tribuna por quase todos os vereadores que usaram da tribuna. O amigo e assessora do empresário Jocemar de Medeiros (Pingolinha) e o secretário da Câmara, Inácio de Gelo falaram na tribuna e fizeram críticas à matéria veicula e ao seu autor.
O vereador e candidato a deputado federal Ivanes Lacerda apresentou requerimento, com cinco assinaturas, quatro seriam suficientes, solicitando a abertura de uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito, a qual recebe aval de todos os parlamentares mirins, que se mostraram bastante contrariados com a denúncia destacada pela mídia em nível estadual. Um dos mais exaltados, até por ter sido mentor da reapresentação do título, inicialmente requerido pelo vereador Enemarques Dantas, foi Francisco Antônio Maria (Chico Bocão) – PMDB, que fez duras críticas à imprensa, chegando ao ponto de reafirmar que se algum jornalista falar inverdades contra ele é capaz de fazê-lo engolir o jornal, ressaltou a importância da CPI para tirar qualquer dúvida sobre a idoneidade dos vereadores.
José Mota Victor voltou a atacar chamando de descaso a administração municipal no tocante aos problemas estruturais da cidade. Um de seus alvos foi o São João, que recebeu duras críticas em relação à programação cultural e valores dos camarotes. Raniere Ramalho pediu voto de aplauso para a sexagenária Rádio Espinharas, enaltecendo os diretores e demais funcionários que por ali passaram, a administração atual e a importância da emissora para a comunicação no Nordeste. Ele também pediu ações da administração como limpeza de canais, operação tapa buracos.
O presidente da Casa, Marcos Eduardo (PMDB), falou sobre o retorno das atividades legislativas e disse acreditar que neste segundo semestre que os vereadores terão um comportamento mais adequado, mais respeitoso com os colegas e com a sociedade.
O vereador petista Edileudo Lucena também usou a tribuna e deu destaque ao desporto. Falou sobre a conquista do aumento das subvenções para os clubes profissionais e Liga Patoense de Futebol, que tiveram mais de 100% de aumento; a construção de um campo, com gramado e alambrado, para a prática do amadorismo, bem como para os clubes profissionais, na sua pré-temporada, tendo em vista que o Municipal fica fechado.
Segundo Edileudo a administração municipal será cobrada neste segundo semestre, para que execute essa obra. “Vamos ampliar o debate em torno de outras modalidades, a exemplo do atletismo, vôlei, basquete, dentre várias outras modalidades, para tentarmos montar um calendário de atividades para 2011”, acrescentou o vereador.
A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) condenou o Banco Bradesco a pagar indenização por dano moral a cliente que ficou 46 minutos para ser atendido. Os desembargadores reformaram a decisão, no dia 9 deste mês, de 1º grau, que havia julgado improcedente o pedido.
O relator, juiz convocado José dos Anjos, explicou em seu voto que o descumprimento da lei municipal que regula o tempo máximo de 15 minutos de espera em fila de banco e o desrespeito inequívoco que as instituições têm com o consumidor, por si só, gera o dever de indenizar. "Tais práticas adotadas pelas instituições financeiras no sentindo de, simplesmente, recusar a cumprir as medidas determinadas pela Lei Municipal 2.636, em pleno vigor desde 1998, frustram as disposições do art. 170, V da Constituição Federal - CF e do Código de Defesa do Consumidor".
Do mesmo modo, o magistrado afirmou, que de acordo com a Súmula 297 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o "Código de Defesa do Consumidor é aplicável às instituições financeiras". "O comportamento do banco, ao menosprezar clientes e usuários em guichês, gera um sentimento generalizado de baixo-estima, de descrédito nas leis e nas instituições, configurando ato ilícito, não só por desrespeito à legislação municipal, mais aos princípios da boa-fé objetiva", acrescentou o juiz.
Ao finalizar o voto, a desembargador substituto observou que o dano moral, neste caso, é flagrante. "As pessoas que estão nas filas intermináveis sentem-se desprezadas, ridicularizadas e impotentes", constatou o magistrado, acrescentando que ficou comprovado o descrédito com que o banco tratou o seu cliente, causando lesão ao seu patrimônio moral e atingindo sentimentos e noções de cidadania e dignidade da pessoa humana, que são princípios trazidos pela CF, em seu art. 1º, III.
Em relação ao valor da indenização, o juiz convocado a fixou em R$ 1.000,00, justificando que o referido valor deve ser proporcional à gravidade do ato praticado, para que a violação a "honra alheia" não seja repetida.
Com informações da Ascom
Bem que essa prática de punir os bancos pelos maus tratos aos clientes poderia chegar a Patos.
A cidade de Patos, através da Clínica Proteger, recebe no final deste mês a potente vacina do mercado no combate da pneumonia e da meningite. A referida vacina, denominada conjugada 13-valente, oferece uma cobertura mais ampla contra doenças como pneumonia, meningite e otite, por conseguir imunizar os tipos mais agressivos da bactéria pneumococo.
Trata-se de uma nova versão da Prevenar 13, lançada pela Pfizeer na última sexta-feira no Rio Grande do Sul. A vacina é indicada para mulheres em fase de amamentação e crianças de seis semanas a seis meses de idade.
Só para se ter idéia da importância dessa imunizante, as doenças pneumocócicas são as principais causas de mortes em crianças de cinco anos no Brasil e em toda a América Latina, segundo a OMS – Organização Mundial de saúde.
A Prevenar 13 chega para substituir a Prevenar 7, considerada a mais eficaz na produção de anticorpos (moléculas responsáveis pelo combate do corpo a infecções) dessas doenças. A nova vacina previne contra a meningite (inflamação da membrana que cobre o cérebro e a medula espinhal), pneumonia bacteriêmica e empiema (acúmulo de pus na cavidade em torno dos pulmões), atua na prevenção da doença pneumocócica não invasiva, (pneumonia e otite média aguda) e na versão invasiva (quando ocorre infecção na corrente sanguínea, incluindo sepse e bacteremia).
Segundo os especialistas, a vacina deve ser administrada em quatro doses, aos dois, quatro e seis meses e entre os 12 e 15 meses de idade.
Além do Brasil, a vacina já foi aprovada em 53 países entre eles Estados Unidos, União Europeia, Canadá e Austrália e os latinos americanos Uruguai, México, Colômbia, Argentina e Guatemala.
Todos os dias dez crianças morrem por causa dessas doenças no Brasil – na América Latina são duas a cada hora, segundo dados do Center for Disease Control and Prevention (agência federal de saúde dos Estados Unidos).
O Brasil lidera o número de casos de pneumonia na América Latina, com 2.791 casos entre crianças menores de três anos, a cada 100 mil habitantes. A Argentina chega perto com 2.422 casos entre crianças menores de dois anos, a cada 100 mil habitantes.
A Paróquia de Nossa Senhora da Guia, sede da Diocese de Patos- PB, acolheu neste último sábado (17/07) seu novo Pároco, o Reverendíssimo Pe. José Ronaldo Marques que foi empossado em meio a uma multidão que o recebeu na porta principal da majestosa Igreja Catedral ao lado do Bispo Diocesano Dom. Manoel dos Reis de Farias.
Foi cumprido o rito litúrgico próprio que mantêm as portas da Igreja fechadas para que sejam abertas pelo novo pároco após pronunciar: “Abrí ó portas antigas, abrí antigas portas” batendo 3 vezes com a cruz até que sejam enfim abertas as portas do templo santo.
Padre Ronaldo, após receber as chaves do sacrário, ajoelhou-se e fez a adoração.
Logo após foi lida a provisão de transferência pelo Diácono Permanente Lindomar Henrique (Paróquia de São Sebastião),em seguida dada as boas vindas em nome do Conselho Missionário e Pastoral Paroquial pelo Diácono Permanente João Batista (Paróquia Catedral).
A Solene Celebração Eucarística teve início contando com a Presidência do Bispo Diocesano, Dom. Manoel dos Reis de Farias e concelebrada pelos padres: Evandro Romero (Vigário Geral da Diocese e Pároco de São Pedro), Jacó Jair Tomasella (Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), Elias Ramalho (Paróquia de Santo Antônio), Francisco das Chagas (Paróquia de São João Batista em Olho D’água), Joanees Oliveira (Filho da Diocese de Patos atualmente servindo em Portugal) além dos Diáconos Permanentes, religiosas (Congregação das Irmãs Josefinas e Congregação das Filhas do Amor Divino) e o Prefeito Constitucional de Patos, Nabor Wanderley da Nóbrega.
Ao final da celebração o novo Pároco da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia agradeceu a presença de todos e de maneira especial à Paróquia de São Sebastião, onde serviu até a sua chegada na nova comunidade. Emocionado e em meio a lágrimas foi ovacionado por toda a assembléia ao qual respondeu traçando o seu perfil ministerial e o seu renovado ardor missionário.
Um pedreiro de 47 anos fugiu, na sexta-feira, com R$ 19 mil que pertenciam à futura mulher dele. Antônio Mundim se casaria às 10h de sábado, no cartório na Vila Tibé, em Ribeirão Preto, com a dona de casa Sueli de Lourdes Andrade, 49 anos, com quem já morava havia quatro anos.
A mulher contou à polícia que foi ao salão de beleza na sexta-feira e, quando voltou para a casa, por volta das 20h, não o encontrou em casa. Depois de tentar contatar o futuro marido pelo celular, ela percebeu que havia vários cabides em cima da cama e que as roupas do marido não estavam no armário.
Além da quantia em dinheiro, que a mulher havia recebido como herança do ex-marido e estava guardando para abrir uma conta conjunta com o suspeito assim que oficializassem o matrimônio, o homem levou ainda uma motocicleta e um carro da dona de casa.
A equipe da Central de Transplante do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro vem desenvolvendo com as escolas públicas de Patos um trabalho de conscientização sobre doação de órgãos.
Na manhã desta segunda-feira 19 a visita aconteceu na Escola Dionísio da Costa, Premem. Alunos do Ensino Fundamental assistiram a um palestra e vídeo educativo tratando do ato solidário de se doar órgãos.
Os funcionários da Central de Transplante fizeram uma apresentação do processo de doação, desde a conversa com a família do possível doador, como é realizada a captação do órgão, quem pode doar, quais órgãos e tecidos podem ser doados, em que se situação se pode retirar um tecido, no caso de Patos apenas a córnea é captada, além de como é feito o diagnóstico de morte encefálica.
Após a palestra foram tiradas dúvidas dos alunos, que demonstram interesse pelo tema, os quais receberam panfletos sobre a doação de órgãos e tecidos para que levassem para casa e discutissem com a família.
O primeiro transplante de córnea no Brasil aconteceu em 1954. Já de coração, fígado e rin a partir de 1968. Hoje existe a disseminação desse ato que acaba salvando muitas vidas. Em Patos só ocorre captação de córnea, que é levada para João Pessoa. Existe um cadastro no Estado de pacientes que aguardam sua vez de receber a córnea. “Hoje para ser doador no Brasil não é necessário deixar nada por escrito em nenhum documento. Basta comunicar à família de sua vontade de ser doador”, diz a psicóloga Slovênia Kieve.
As Faculdades Integradas de Patos divulgaram, na manhã desta segunda, 19, o resultado dos candidatos aprovados no Vestibular 2010.2. Realizado no último domingo, 18, das 08h às 13h, na Unidade I das FIP, o Processo Seletivo disponibilizou 905 vagas, distribuídos entre os 13 cursos da Instituição de Ensino.
Segue abaixo o download com a relação dos candidatos aprovados:
Candidatos_Classificados 2010.2
Faculdades Integradas de Patos
Publicação dos Resultados do Vestibular
Classificados no Vestibular 2010/2(a)
Curso:Bacharelado em Biomedicina
Turno:Matutino
Listagem Ordenada por Argumento Final
Seq. Inscricao Nome da(o) Candidata(o)
Arg. FInal
0001 050967 HANNA TAISA MARINHO DE OLIVEIRA
567.1011
0002 002385 MARIA LUANA ALVES DO NACIMENTO
538.0799
0003 002346 MURILO FRAGOSO NUNES DA COSTA
520.2041
0004 002379 FRANCISCA GRAZIELLY DE LACERDA NOGUEIRA