Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 25 de maio de 2013

Reflexão


Texto publicado da Folhaonline em 15/12/2012



Honestidade: elogiado corredor que se negou a vencer líder, que tinha parado por engano!   



O atleta espanhol Ivan Fernández Anaya, de 24 anos, não venceu a prova de cross country de Burlada, em Navarra, no último dia 2, mas até hoje está sendo cumprimentado, elogiado, aclamado por sua atitude de honestidade durante o evento.

O atleta queniano, Abel Mutai, medalha de ouro nos 3.000 m com obstáculos em Londres, estava prestes a ganhar a corrida.

Mas parou no lugar errado, achando que tinha alcançado a linha de chegada.
Ivan Fernández Anaya, o segundo colocado, se aproximou e, em vez de ultrapassá-lo, alertou o líder sobre o equívoco e o conduziu para confirmar sua vitória.

Em outras palavras Ivan negou-se a conquistar a prova.

Ele estava a 10 metros da bandeira da chegada e não quis aproveitar a oportunidade para acelerar e vencer.

Gesticulando, para que o queniano compreendesse a situação e quase empurrando-o levou-o até o fim, Ivan Fernandez deixou o colega vencer a prova como iria acontecer se ele não tivesse se enganado sobre o percurso.

Ivan, que é considerado um atleta de muito futuro (campeão da Espanha nos 5.000 metros, na categoria há dois anos) ao terminar a prova, disse: "Ainda que tivesse me dito que ganharia uma vaga na Seleção espanhola para disputar o Campeonato Europeu, eu não teria me aproveitado . Acho que é melhor o que eu fiz do que se tivesse vencido nessas circunstâncias.
 E isso é muito importante, porque hoje, como estão as coisas em toda sociedade, no futebol, no sociedade, na política, onde parece que vale tudo, um gesto de honestidade vai muito bem".

Tantos dias depois do ocorrido, a história continua sendo exaltada no noticiário e nas redes sociais.

Neste sábado, em seu blog, Fernández comentou a repercussão de sua atitude, que continua sendo elogiada duas semanas depois.

"Hoje está sendo um dia especial para mim --ou melhor, muito especial-- nunca pude pensar que meu gesto com Mutai chegaria aonde está chegando. Estou em uma autêntica nuvem, são muitos os comentários, entrevistas, reportagens sobre o sucedido. Queria agradecê-los por tudo o que vocês fizeram por mim", escreveu. 

O que chamou a atenção de todos foi algo que deveria ser básico no ser humano, mas tem sido exceção: a honestidade. 

"Eu não merecia ganhá-lo. Fiz o que tinha que fazer", afirmou Fernández em declaração reproduzida pelo jornal 'El País', da Espanha. 

Folha (15/12/2012)

Netinho volta para UTI em SP


O cantor Netinho voltou a ser transferido para a UTI do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, neste sábado (25) após ter apresentado complicações em seu quadro nesta manhã.  "O paciente apresentou uma cefaleia súbita, sendo diagnosticado hematoma na região cerebelar", informou o hospital em boletim médico.

"No momento, o paciente encontra-se estável, consciente e respira sem ajuda de aparelhos", completou a equipe médica.

Um dia antes, ele tinha sido levado para a unidade semi-intensiva por apresentar evolução.

Netinho, que se recupera de problemas vasculares no abdômen, vinha apresentando melhoras constantes em sua saúde, segundo a assessoria do cantor. O artista começou a "dar os primeiros passos" no domingo (19) e, segundo a sua equipe, tem permanecido a maior parte do tempo sentado.

Em São Paulo desde sexta-feira (10), o paciente está sendo atendido pelas equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Raul Cutait e David Uip.

Em Salvador, o cantor havia passado 16 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança.  O artista estava internado desde o dia 24 de abril por apresentar problemas vasculares no abdômen e precisou passar por cirurgia.

Histórico

No mês passado, Netinho foi internado no Hospital Aliança após sentir fortes dores na coxa direita, tendo ficado seis dias na unidade. Na ocasião, o cantor foi diagnosticado com “lesão aguda no músculo ilíaco direito”, disse a assessoria de imprensa na época.

Conforme recomendações médicas, ele foi liberado no dia 23 de abril, mas precisou voltar ao hospital no dia seguinte porque sentiu, novamente, fortes dores no abdômen.

Segundo os médicos, Netinho deu entrada no hospital pela primeira vez após sentir dores durante atividade física, quando passou por uma biópsia hepática. Ele precisou voltar ao hospital porque sentiu fortes dores no abdômen. Uma complicação após a realização da biópsia hepática provocou um grande sangramento.

G1

Alunos detonam bomba caseira em banheiro de escola na Capital


Uma bomba caseira explodiu dentro do banheiro da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Úrsula Lianza ( EPUL), localizada no bairro Tambiá, em João Pessoa. A gerente da 1ª Regional de Ensino, professora Wleica Aragão, confirmou a explosão afirmando que os alunos suspeitos pelo crime foram identificados e, por serem menores de idade, os pais foram notificados. O caso ocorreu na última terça-feira (21), mas o assunto ganhou destaque nesta sexta-feira (24).
“Três deles foram apontados pelos alunos como os responsáveis pelo ato de vandalismo. Os pais foram notificados e vão comparecer na próxima segunda-feira (27), na escola para uma reunião com a direção”, comentou Aragão.
A explosão estourou o vaso sanitário e outros equipamentos, mas não deixou feridos. Fotos dos destroços foram compartilhadas pela rede social Facebook, onde alunos da escola justificaram o ato de vandalismo por represália à direção que, segundo eles, não realiza melhorias na unidade há meses.
Ainda nas redes sociais, os estudantes denunciaram problemas estruturais da escola, falta de merenda e deficiência no quadro de professores.
A gerente garantiu que as reivindicações dos alunos são infundadas, tendo em vista, que a escola está funcionando com boas instalações. “A escola teve um problema com uma professora de português que pediu afastamento da escola e se ausentou por uns dias. Mas, entramos em contato com ela e a docente já retornou para a unidade, que funciona em tempo integral. Servimos boa alimentação aos alunos e nossas estruturas não apresentam anormalidades”.

Por Hyldo Pereira

Polícia prende dois por tráfico de drogas em Patos

A Polícia Civil prendeu no final da tarde desta sexta-feira (24), no Bairro São Sebastião, em Patos, José Alves da Silva Júnior, 21 anos, 'Juninho', e Antônio Rodrigues Filho, 43 anos, 'Antônio Cabeludo'. Eles são acusados de tráfico de droga.


Com eles a polícia encontrou um cofrinho, a frente de um aparelho de som automotivo, uma cestinha, um revólver calibre 38, 11 munições intactas, 9 trouxinhas de cocaína, uma trouxinha de maconha, R$ 66 em moedas, R$ 580 em espécie, dois celulares, um netbook, uma caderneta de anotações e uma moto Honda Pop sem placa.

De acordo com o delegado Elcenho Engel, a polícia civil chegou até os acusados através de uma denúncia feita para o 197 informando que no Bairro São Sebastião havia um albergado vendendo droga. "Acionamos o Grupo Tático Especial (GTE) e a delegacia de homicídios e entorpecentes e nos deslocamos até o lugar indicado; lá chegando, constatamos o tráfico de drogas", disse o delegado.

Ainda segundo Elcenho Engel, Antônio Cabeludo é albergado e responde por tráfico de droga. Já o genro de Antônio, o Juninho, é acusado de homicídio e roubo.

A polícia vai dá continuidade às investigações sobre este material apreendido, tendo em vista que outras pessoas podem está envolvidas no tráfico.

Os acusados negaram envolvimento com o tráfico, mas Antônio Cabeludo revelou que a droga apreendida seria do genro que é viciado. Ele disse que não faria a besteira de se envolver novamente com droga e afirmou que a moto encontrada é dele e que está pagando por ela. Já sobre o revólver encontrado com a dupla, eles também negaram que estariam com ela e não souberam dizer a procedência.

O caso será repassado para a delegada plantonista, Simone Quirino que dará andamento às investigações.

Por Acilene Candeia/maispatos

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ferramenta digital facilitará acompanhamento de obras e ações em Patos




A prefeita de Patos, Francisca Motta, se reuniu com todo secretariado municipal nesta quinta-feira, dia 23, no auditório do CEREST, para apresentar o Gerenciador de Ações, um software desenvolvido para que gestores e secretários possam monitorar o andamento das obras e ações via internet.

De acordo com Francisco Nunes, consultor de planejamento estratégico do município, “esse programa vai possibilitar o acompanhamento diário da execução do plano de ações estratégicas desenvolvido para os quatro anos de governo. Nesse sentido, tanto a prefeita como os secretários, poderão acompanhar como anda o trabalho das equipes, até como forma de fazer os ajustes necessários e promover a celeridade dos trabalhos”, explica o consultor.

Segundo a prefeita Francisca Motta, a nova ferramenta digital facilitará seu trabalho diário de acompanhamento das ações e obras no município. “A partir dessa ferramenta irei acompanhar todas as secretarias e saber em que estágio se encontra determinada obra ou ação. Isso vai ser muito prático não só pra mim como gestora, mas para todo secretariado e também para a sociedade, pois esta necessita que tenhamos respostas imediatas”, garante a prefeita.

Segundo o analista de sistema, Roberto Clébio, responsável pelo funcionamento da ferramenta digital no site oficial do município, serão disponibilizados logins para todas as secretarias, como forma de que todas se responsabilizem por atualizar o sistema com informações referentes à administração pública.

Taunaí Dantas, secretário de Articulação Social, destacou a inter relação entre as secretarias como sendo uma das principais vantagens, além da facilidade de qualquer gestor acessar as informações de qualquer parte do mundo por meio da internet.

Hélio Barbosa

Secretários de saúde e profissionais do PSF participam de cursos de especialização



Abertura em Patos aconteceu na Funes

Temas inerentes ao PSF serão trabalhados por 375 horas

Na Macro Patos cerca de 100 participam das especializações



Cerca de 100 secretários municipais de saúde e profissionais ligados ao PSF da Macrorregião de Patos estão participando de dois cursos de especialização oferecidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de estado da Saúde, com apoio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor) e parceria com a UFPB.

Especialidade em Saúde da Família com ênfase na Implantação das Linhas do Cuidado e Especialização em Gestão da Atenção Básica e das Redes Microrregionais de Saúde são os cursos oferecidos para cerca de 600 gestores e pessoal do PSF das quatro macros, João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

Para o primeiro curso, Especialidade em Saúde da Família com ênfase na Implantação das Linhas do Cuidado foram disponibilizadas 500 vagas para os profissionais de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, que trabalhem na assistência no âmbito da Atenção Básica dos municípios paraibanos. Outras 100 vagas foram abertas para Gestão da Atenção Básica, direcionado a gestores municipais ligados a atenção básica.

A abertura em Patos, com alunos distribuídos em cinco turmas, ocorreu nesta sexta-feira 24 no auditório da Funes – Fundação Ernani Sátyro. Serão oito encontros presenciais ao longo de um ano de curso e o restante com acompanhamento virtual, através do Moodle, sistema utilizado pela UFPB como ferramenta na qualificação profissional.

O objetivo dessas especializações é capacitar gestores e profissionais que atuam no PSF para que conheçam os princípios e novas políticas do SUS, e consequentemente colocando-as em prática. Treze módulos serão trabalhados por cinco tutores com o alunado. Dentre eles Vigilância em Saúde Mental; Saúde da Mulher, Criança, Idoso; Participação População em educação e saúde; Princípios e Diretrizes do SUS e desigualdades Sociais.

Os próximos encontros sediados pela Macro Patos acontecerão no auditório do Campus da UFCG, nesta cidade. As duas especializações têm uma carga 375 horas, cada.

Marcos Eugênio

Quanto custa aos cofres públicos a corrupção no Brasil?



O preço da corrupção custa para o Brasil entre R$ 41,5 e R$ 69,1 bilhões por ano. A estimativa é de um estudo divulgado hoje (13) pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).
De acordo com o relatório Corrupção: Custos Econômicos e Propostas de Combate, o custo com a corrupção representa entre 1,38% a 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB).
O dinheiro, se investido em educação, por exemplo, poderia ampliar de 34,5 milhões para 51 milhões o número de estudantes matriculados na rede pública do ensino fundamental, além de melhorar as condições de vida do brasileiro.
"O custo extremamente elevado da corrupção no Brasil prejudica o aumento da renda per capita, o crescimento e a competitividade do país, compromete a possibilidade de oferecer à população melhores condições econômicas e de bem-estar social e às empresas melhores condições de infraestrutura e um ambiente de negócios mais estável", diz o estudo da Fiesp.
O relatório aponta também que, se o desvio de verbas no país fosse menor, a quantidade de leitos para internação nos hospitais públicos poderia subir de 367.397 para 694.409.
O dinheiro desviado também poderia atender com moradias mais de 2,9 milhões de famílias e levar saneamento básico a mais de 23,3 milhões de domicílios.

Para a área de infraestrutura, o relatório calcula que se não houvesse tanta corrupção, 277 novos aeroportos poderiam ser construídos no país.
A precariedade dos terminais é um dos maiores problemas para a realização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
O estudo também revela, citando informações da organização não governamental (ONG) Transparência Internacional, que o país conseguiu reduzir a corrupção, mas não foi suficiente para tirá-lo, em 2009, da 75ª colocação em um ranking de 180 países.
O relatório da Fiesp propõe como medidas de combate à corrupção uma reforma política que, entre outras coisas, estabeleça regras e procedimentos transparentes para o controle do financiamento de campanhas eleitorais; uma reforma do judiciário, com medidas que reduzam a percepção da impunidade e que punam mais rapidamente os casos de corrupção; uma reforma administrativa, que reduza as nomeações para cargos de confiança, o poder de barganha no jogo político e a captação de propinas nas estatais; além de reformas fiscal e tributária, que aumentem o controle sobre os gastos públicos e evitem o pagamento de propinas.

Fugitivo de Rondônia se passava por jornalista para assaltar na Paraíba




O foragido da Justiça do estado de Rondônia Alexandro de Oliveira do Nascimento foi preso nesta quinta-feira (24), em Santa Rita (região metropolitana de João Pessoa), acusado de diversos assaltos a estabelecimentos comerciais na Capital paraibana e em Santa Rita. Para ganhar confiança das vítimas, ele se passava por jornalista e praticava os crimes, segundo o tenente coronel Eduardo Jorge (comandante do 7º BPM).
“Nos escritórios de contabilidade, ele dizia que era jornalista e estava em busca de informação para fazer uma reportagem sobre imposto de renda, por exemplo. Ela ia no local, pegava o cartão e, dias depois, ele praticava o assalto”, disse o coronel, informando que apreenderam com o acusado um revólver da Polícia Militar de Alagoas.
O policial informou que o serviço de inteligência começou a investigar o acusado após a população denunciar através da linha direta do batalhão. “Quando divulguei o número, as pessoas começaram a passar informações sobre Alexandro de Oliveira. Iniciamos um mapeamento e conseguimos prender o acusado”.
O foragido é acusado de uma série de assaltos a lojas de confecções, salão de beleza, relojoaria e sapataria. “Ele não tinha alvo preferencial. Se hoje ele quisesse usar uma roupa nova, Alexandro roubada uma loja de confecção e assim sucessivamente. O acusado tentava fazer as suas vontades de forma criminosa”, revelou o tenente coronel.
Alexandro de Oliveira estava há alguns meses morando em uma casa alugada no bairro do Tibiri, onde servia de ‘escritório do crime’. “Apreendemos na casa dele, roupas usada nos disfarces dos crimes e adquiridas nos roubos, joias (cordões de ouro), celulares, identidades falsas e carteira de identificação de jornalista clandestina”, disse coronel Jorge. O foragido foi encaminhado para a 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita.

portalcorreio

Tentativa de homicídio e 13 detenções em Patos



Por Mário Frade

Uma dupla tentativa de homicídio foi registrada na noite desta quinta-feira 22 de maio, por volta das 21h no conjunto José Mariz aqui na cidade de Patos e depois disso a polícia conseguiu prender 13 (treze) pessoas e apreender 2 (duas) motos, diversos produtos, possivelmente proveniente de roubo, dinheiro, arma e munição.

Uma das vítimas é um adolescente conhecido por "Juninho da Rua do Meio" 16 anos de idade que estava em companhia de sua namorada, também adolescente, com apenas 13 anos, na frente da casa dela. Eles foram surpreendidos por dois elementos em uma moto Pop 100 que efetuaram os disparos e depois fugiram com destino ao Monte Castelo.

Com base em informações os policiais começaram as diligências nas proximidades do cemitério Santo Antônio, no Monte Castelo, e um dos policiais conseguiu localizar a casa onde os suspeitos poderiam estar escondidos. Não deu outra, a polícia fechou o cerco e conseguiu localizar 13 (treze) pessoas acusadas da prática de crimes em Patos e na região.

Dentre eles, 4 (quatro) mulheres também foram presas pela prática do mesmo crime. Os acusados foram ouvidos ainda na delegacia. Um dos bandidos fugiu na hora em que a polícia chegou à residência e de acordo com informações do comandante do 3º Batalhão, tenente coronel Cunha Rolim, ele estaria armado com uma Pistola.


Fonte Portalpatos

quinta-feira, 23 de maio de 2013

PRF recupera moto em menos de 12 horas



 
11 horas e 30 minutos. Este foi o tempo em que a PRF, levou para recuperar um veículo, após o registro da ocorrência no sistema “Alerta”.

A Polícia Rodoviária Federal recuperou na manhã desta quinta-feira (22), nas imediações do bairro Bessa, uma motocicleta que tinha sido tomada em assalto no último domingo (19) no Ernesto Geisel em João Pessoa.

A ocorrência foi às 09h00 no km 11,0 da rodovia BR-230, quando uma equipe da PRF que fazia ronda no trecho João Pessoa – Cabedelo, ordenou a parada do veículo, e antes da bordagem, o carona que aparentava ser menor de idade pulou da moto e fugiu por entre as vielas existentes na localidade. Já o condutor da moto, um jovem de 19 anos, não estava portando documentos, tanto do veículo, quanto pessoal e, disse que aquela motocicleta pertencia a um amigo que residia na Praia de Jacaré em Cabedelo.

A equipe da PRF após fazer as consultas de praxe, descobriu que o verdadeiro proprietário da moto, uma Honda CG 125 Fan KS, cor preta, tinha feito o registro de roubo no sistema “Alerta” da PRF, às 21h30, nesta quarta-feira (22), e que o condutor, supostamente o assaltante ou receptador, também possuía um mandado de prisão preventiva em aberto, onde ele acusado de ter praticado um crime de homicídio.

A ocorrência foi encaminhada para Delegacia de Polícia de Cabedelo.

Sistema Alerta

O Sistema Alerta que é uma ferramenta criada pela própria Polícia Rodoviária Federal para auxiliar nas de repressão e combate a criminalidade.

O Alerta tem por objetivo divulgar, imediatamente após o registro, informações de ocorrências de furto/roubo de veículos nas últimas 72 horas. A probabilidade de recuperação de um veículo é maior nas primeiras horas após a ocorrência do fato, assim, o Sistema Alerta supre uma importante necessidade como uma eficiente ferramenta no combate ao roubo e furto de veículos.

O registro de um Alerta pode ser feito na página da internet do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, www.dprf.gov.br ou também por telefone. Basta ligar para o número da Polícia Rodoviária Federal, o 191 em qualquer parte do País. A ligação é gratuita e atende 24 horas.

Importante lembrar que o registro de Alerta não dispensa o registro na Polícia Civil.

Inspetor Genésio Vieira
PRF - NUCOM/PB 

Operação da Civil prende 18 na PB

Foto:Walter Paparazzo

Uma máquina para clonar cartões de crédito foi apreendida pela polícia na casa de um vereador da cidade de Serra da Raiz, no Brejo do estado, na manhã desta quinta-feira (23). O vereador foi um dos 18 presos da Operação Firewall, deflagrada por volta das 3h de hoje, cumpriu 18 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão, total que havia sido expedido pela Justiça.
O gerente executivo da Polícia Civil Metropolitana, Wagner Dorta, informou às 8h20 desta quinta-feira (23) que os mandados foram cumpridos nas cidades de Belém, no Brejo paraibano, Patos, no Sertão, e em João Pessoa. De acordo com Wagner Dorta, entre os presos também estavam um policial militar e empresários. Na casa do vereador, no bairro dos Bancários, além da impressora de cartões, também foi apreendido um documento de identificação falso. “Podemos afirmar que ele tinha uma função bastante ativa no bando”, completou.
As investigações apontam que a quadrilha levava uma vida de luxo com o dinheiro dos golpes que aplicava. “Gastava com mulheres, com 'bebedeiras', comprava carros de luxo e viagens”, disse Wagner Dorta, que acrescentou ainda que o bando é formado por pessoas com média de idade de 25 anos. No grupo há também empresários que estruturaram os negócios por causa do esquema criminoso, segundo a polícia.
Wagner Dorta explicou ainda que as investigações começaram há cerca de oito meses, quando um comerciante procurou a Delegacia de Defraudações e Falsificações para denunciar que havia sido vítima de um golpe. “Então, o delegado Gustavo Carletto começou a investigar e abriu os horizontes para percebemos que o golpe sofrido pelo comerciante não era apenas um caso isolado, mas que se tratava de uma quadrilha especializada em clonagem de cartões de crédito no estado”, relatou.
No bando havia alguns líderes, segundo as investigações. “Alguns ficavam responsáveis por colher dados por meio de equipamentos como 'chupa-cabra' e outros atuavam na clonagem”, informou Wagner Dorta, que disse não ter dúvidas de que os prejuízos causados na Paraíba pela quadrilha são milionários. “O cidadão estava em casa e, de repente, recebia uma fatura de um cartão de crédito com uma compra que ele nunca realizou”, enfatizou.
Outros crimes
O gerente executivo da Polícia Civil Metropolitana disse ainda que todos os envolvidos responderão pelos crimes de formação de quadrilha, receptação, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

“Para a prática desse último crime, as investigações apontaram que alguns integrantes do grupo compraram vários imóveis de luxo, em bairros como Manaíra, na orla marítima de João Pessoa, e Bancários, na zona sul", explicou.
G1/PB


População de Patos se despede do Diácono João Batista


Marcos Eugênio

Familiares, amigos, padres, diáconos participaram na manhã desta quinta-feira 23 da missa de corpo presente celebrada pelo bispo Dom Eraldo, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, onde todos puderam dar um último adeus ao diácono João Batista, 53 anos, falecido ontem, quarta 22, no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro.

Em clima de consternação, a história de fé, esperança, exemplo de dedicação à vida e aos irmãos, postas em prática por Batista, que mesmo lutando há anos contra o câncer não teve sua fé abalada, como atestam todos que compartilhavam de seu cotidiano, foram lembrados, exemplos que devem ser seguidos inclusive pelos pastores, como bem afirmou o diácono Gildenor, ao lembrar emocionado do amigo.

Em sua homilia Dom Eraldo lembrou passagens bíblicas, como a fé inabalável de Marta que pedia a Cristo por Lázaro. Dessa escritura lembrou a todos a fidelidade de João Batista aos ensinamentos do Senhor, e que ele alcançou sua graça por toda sua crença na vida eterna.

Após a celebração o cortejo seguiu para o Cemitério de Santo Antônio, onde o corpo de João Batista foi sepultado.


















quarta-feira, 22 de maio de 2013

Mulher mata mãe com veneno de rato em açaí


Uma jovem, o marido e o filho dela, de 16 anos, foram detidos na última terça-feira (16) suspeitos de matarem a aposentada Maria José Lustosa Vieira em Palmas (TO). A filha é suspeita de ter colocado veneno de rato em uma porção de açaí.
O crime ocorreu no dia 30 de abril e ainda era investigado. Segundo o delegado João Sérgio Vasconcelos Kenupp, os três foram chamados para prestar depoimento e o genro da vítima acabou confessando o homicídio. Ele contou que a mulher tinha a intenção de ficar com a pensão da mãe, de cerca de R$ 12 mil.
Segundo o depoimento, a jovem serviu açaí envenenado para a mãe com a ajuda do filho. Quando a idosa estava agonizando, o homem teria asfixiado a sogra. Ele disse que a vítima tinha desconfiado que estivesse sendo roubada pela filha e ameaçou denunciá-la, por isso eles cometeram o crime.
A suspeita ainda foi pega tentando vendo um cartão de banco da mãe. Ela e o marido foram presos e levados para a Casa de Prisão Provisória de Palmas e Unidade Prisional Feminina. O adolescente ficou detido para medida socioeducativa.
R7

Formação esclarece sobre o papel do Sistema de Garantia de direitos




Membros dos CREAS, Conselhos Tutelares e Conselhos de Direito de Patos e região, estão participando nesta quarta (22) e quinta (23), no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), de uma formação voltada para esclarecimentos sobre o que significa os Conselhos de Direito e como atuam na defesa e no monitoramento das políticas voltadas para crianças e adolescentes. A formação está sendo oferecida pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescência (Cedca-PB), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh).

De acordo com Vitor Cavalcante, membro do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes:

“A temática envolve esclarecimentos sobre os principais eixos trabalhados pelo Sistema de Garantia de Direitos, que são: promoção, controle e defesa. Estamos delimitando o que é de competência de cada órgão e entidade envolvida nesse sistema, para que seja realmente efetivado de forma operante”, explica Vitor.

Para Zé Oberto da Silva, membro do Conselho Tutelar Patos Sul, sempre que houver a oportunidade dos conselhos tutelares participarem desse tipo de formação, será mais contribuições para que a prática cotidiana seja aprimorada, para que os conselheiros possam compreender melhor sobre seu horizonte de atuação e para que saibam melhor como podem desenvolver parcerias.

Hélio Barbosa

100% das águas consumidas na zona rural precisam ser tratadas



Nesse período de seca prolongada os cuidados com as águas para consumo humano devem ser redobrados. A escassez desse tão preciso líquido causa preocupação aos órgãos de saúde devido o consumo de água inapropriada para matar a sede da população. Essa realidade se acentua na zona rural, onde 100% das amostras levadas a laboratório comprovam impurezas que podem causar doenças às famílias do campo. 




Nas cidades, em sua grande maioria, a Cagepa já realiza com eficácia o tratamento das águas, com monitoramento diário, antes que elas cheguem às residências. Mesmo assim são feitas amostras pela Vigilância Sanitária para saber se a concentração de cloro está sendo satisfatório para a saúde da população.

Esta afirmativa parte do supervisor do Ministério da Saúde, Gercino Costa, um dos facilitadores de uma capacitação que acontece hoje e amanhã (quinta-feira 23) no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, direcionada a gestores, agentes de campo e digitadores dos 24 municípios da jurisdição Patos, divididos em duas turmas de 12. O evento foi aberto na manhã desta quarta-feira pelo gerente regional de saúde, José Leudo Farias, que tratou da importância da capacitação e passou alguns informes aos municípios ali representados.

Gercino explica que essa capacitação ocorreu em 2010, mas com a mudança de gestores, no quadro de funcionários, torna importante capacitar esse pessoal para realizar a coleta de águas que vão ser remetidas a laboratório para que haja o acompanhamento e tratamento. Para digitar os resultados das análises são necessárias pessoas qualificadas, que conheçam o sistema de armazenamento de dados (Siságua – Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano).

Neste primeiro dia de capacitação os participantes vão conhecer o sistema de tratamento da Cagepa, o método de trabalho, além das principais fontes alternativas coletivas e individuais. Para conhecer a qualidade da água, seja na zona urbana ou rural, os agentes de campo fazem a coleta e remetem ao laboratório da Vigilância Sanitária de Patos que, após as análises, manda de volta os resultados ao município, que faz a digitalização e acompanhamento das ações de purificação do produto antes de ser distribuído à população.

Morre diácono João Batista


Faleceu no início da tarde desta quarta-feira (22/05) no Hospital Regional de Patos, o diácono João Batista Ferreira, 53 anos. Ele estava internado há alguns dias e lutava contra um câncer, havia alguns anos.
A luta de Batista, como era conhecido entre os amigos, foi acompanhada de perto por toda sociedade patoense. Ele deixou um exemplo de dedicação, força e simplicidade em tudo o que fazia.
João foi ordenado Diácono em 28 de abril de 2006, e se destacou pelo amor aos movimentos da Igreja Católica em Patos. Ao lado de sua esposa, Jaildete, também comandou movimentos como Encontro de Casais com Cristo – ECC e Pastoral da Família.
Ele deixa sua fiel companheira, Jaildete e a duas filhas; Ana Carolina e Carol.
O velório do mesmo, provavelmente será na Catedral de Nossa Senhora Da Guia, e sepultamento deve acontecer na tarde desta quinta-feira, dia 23 de maio.

patosonline

Fábrica de aviões de Campina Grande funcionará em São José da Mata



O Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Luiz Alberto Leite, reuniu-se no final da tarde da última segunda-feira (20) com o empresário Noé de Oliveira Souza, diretor presidente da Paradise Indústria Aeronáutica, com sede em Feira de Santana (BA). Na oportunidade, o empresário baiano oficializou a intenção da Paradise de instalar uma filial da fábrica de aviões de pequeno porte no município, conforme anunciara no mês de abril.  

A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e contou com a participação do secretário de Planejamento e do procurador-geral do Município, respectivamente Márcio Caniello e José Fernandes Mariz. Na ocasião, o empresário Noé de Oliveira assinou a “Carta de Intenções” formalizando o interesse de instalar a fábrica da Paradise, que vai produzir quatro modelos de aeronaves de pequeno porte. 

“Campina Grande nos recebeu tão bem, que vamos ampliar nossos negócios na cidade”, afirmou o industrial Noé de Oliveira, que estava acompanhado do empresário campinense Juan Pinheiro. 

Durante o encontro, Luiz Alberto Leite informou que, seguindo a orientação do prefeito Romero Rodrigues, a Prefeitura de Campina Grande não medirá esforços para viabilizar o empreendimento em solo campinense. “Além do terreno, estamos colocando à disposição da Paradise todos os recursos técnicos e de incentivos para que a empresa baiana concretize a implantação do projeto em nossa cidade”, afirmou o secretário. 

A fábrica de aviões vai se instalar em área cedida pelo Município, localizada no Distrito de São José da Mata, nas proximidades do Aeroclube. O empreendimento deverá gerar cerca de 100 novos empregos diretos. Nos próximos dias, a Paradise inicia a fase de treinamento da mão de obra que utilizará em sua produção, através de uma parceria com o SENAI, que vai capacitar os futuros trabalhadores da fábrica. O investimento inicial do negócio é de R$ 5 milhões, podendo chegar a R$ 15 milhões, conforme anunciou Noé de Oliveira. 

QUEM É A PARADISE - Criada em 2001, a Paradise é uma empresa especializada na fabricação de aviões de pequeno porte, com atuação no mercado internacional. Ela foi certificada nos Estados Unidos, onde vende aviões para escolas de pilotagem e empresários, dentre outros setores do mercado americano. A empresa também exporta aeronaves para a África do Sul e Austrália, além dos equipamentos vendidos no Brasil, onde também é certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil.


Ascom

Médicos cubanos no Brasil?


        O Conselho Federal de  Medicina (CFM) está indignado frente ao anúncio da presidente Dilma de que o  governo trará 6.000 médicos de Cuba, e outros tantos de Portugal e Espanha,  para atuarem em municípios carentes de profissionais da saúde. Por que aqui a  grita se restringe aos médicos cubanos? Detalhe: 40% dos médicos do Reino  Unido são estrangeiros.

      Também em Portugal e  Espanha há, como em qualquer país, médicos de nível técnico sofrível. A  Espanha dispõe do 7º melhor sistema de saúde do mundo, e Portugal, o 12º. Em  terras lusitanas, 10% dos médicos são estrangeiros, inclusive cubanos,  importados desde 2009. Submetidos a exames, a maioria obteve aprovação, o que  levou o governo português a renovar a parceria em 2012. 

      Ninguém é contra o CFM  submeter médicos cubanos a exames (Revalida), como deve ocorrer com os  brasileiros, muitos formados por faculdades particulares que funcionam como  verdadeiras máquinas de caça-níqueis.

      O CFM reclama da  suposta validação automática dos diplomas dos médicos cubanos. Em nenhum  momento isso foi defendido pelo governo. O ministro Padilha, da Saúde, deixou  claro que pretende seguir critérios de qualidade e responsabilidade  profissionais.
       A opinião do CFM  importa menos que a dos habitantes do interior e das periferias de nosso país  que tanto necessitam de cuidados médicos. Estudos do próprio CFM, em parceria  com o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, sobre a “demografia médica  no Brasil”, demonstram que, em 2011, o Brasil dispunha de 1,8 médico para cada  1.000 habitantes.

      Temos de esperar até  2021 para que o índice chegue a 2,5/1.000. Segundo projeções, só em 2050  teremos 4,3/1.000. Hoje, Cuba dispõe de 6,4 médicos por cada 1.000 habitantes.  Em 2005, a Argentina contava com mais de 3/1.000, índice que o Brasil só  alcançará em 2031.

      Dos 372 mil médicos  registrados no Brasil em 2011, 209 mil se concentravam nas regiões Sul e  Sudeste, e pouco mais de 15 mil na região Norte.

      O governo federal se  empenha em melhorar essa distribuição de profissionais da saúde através do  Provab (Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica), oferecendo  salário inicial de R$ 8 mil e pontos de progressão na carreira, para  incentivá-los a prestar serviços de atenção primária à população de 1.407  municípios brasileiros. Mais de 4 mil médicos já  aderiram.

        O senador Cristovam  Buarque propõe que médicos formados em universidades públicas, pagas com o  seu, o meu, o nosso dinheiro, trabalhem dois anos em áreas carentes para que  seus registros profissionais sejam reconhecidos.

      Se a medicina  cubana é de má qualidade, como se explica a saúde daquela população  apresentar, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices bem melhores  que os do Brasil e comparáveis aos dos EUA?

      O Brasil, antes de  reclamar de medidas que beneficiam a população mais pobre, deveria se olhar no  espelho. No ranking da OMS (dados de 2011), o melhor sistema de saúde do mundo  é o da França. Os EUA ocupam o 37º lugar. Cuba, o 39º. O Brasil, o 125º  lugar!

       Se não chegam médicos  cubanos, o que dizer à população desassistida de nossas periferias e do  interior? Que suporte as dores? Que morra de enfermidades facilmente  tratáveis? Que peça a Deus o milagre da cura?

      Cuba, especialista em  medicina preventiva, exporta médicos para 70 países. Graças a essa  solidariedade, a população do Haiti teve amenizado o sofrimento causado pelo  terremoto de 2010. Enquanto o Brasil enviou tropas, Cuba remeteu médicos  treinados para atuar em condições precárias e situações de emergência. 

      Médico cubano não virá  para o Brasil para emitir laudos de ressonância magnética ou atuar em medicina  nuclear. Virá tratar de verminose e malária, diarreia e desidratação,  reduzindo as mortalidades infantil e materna, aplicando vacinas, ensinando  medidas preventivas, como cuidados de higiene.

      O prestigioso New  England Journal of Medicine, na edição de 24 de janeiro deste ano, elogiou  a medicina cubana, que alcança as maiores taxas de vacinação do mundo, “porque  o sistema não foi projetado para a escolha do consumidor ou iniciativas  individuais”. Em outras palavras, não é o mercado que manda, é o direito do  cidadão.

       Por que o CFM nunca  reclamou do excelente serviço prestado no Brasil pela Pastoral da Criança,  embora ela disponha de poucos recursos e improvise a formação de mães que  atendem à infância? A resposta é simples: é bom para uma medicina cada vez  mais mercantilizada, voltada mais ao lucro que à saúde, contar com o trabalho  altruísta da Pastoral da Criança. O temor é encarar a competência de médicos  estrangeiros.

Quem dera que, um dia,  o Brasil possa expor em suas cidades este outdoor que vi nas ruas de  Havana: “A cada ano, 80 mil crianças do mundo morrem de doenças facilmente  tratáveis. Nenhuma delas é cubana”.

       
Autor: Frei Betto

Arquivo do blog