Os interessados em disputar as mil vagas do concurso de soldado efetivo da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba terão até o dia 12 de janeiro para fazer as inscrições. O prazo, que se encerraria na última terça-feira, foi prorrogado para o dia 12 de janeiro de 2008. A garantia foi feita, ontem, pelo coronel Marcos Antônio de Carvalho, diretor de Pessoal da PM e presidente da Comissão Coordenadora do exame. Ele informou que apesar da grande procura (mais de 5 mil já se inscreveram), o número de inscritos poderia ser bem maior, levando em consideração que os feriados de Natal e de final do ano prejudicaram as inscrições. Ele informou que os candidatos inscritos para as vagas de 'soldado voluntário' também podem concorrer para o de 'soldado efetivo', porque são dois concursos diferentes. Segundo ele, a procura pelo edital nos quartéis está grande, admitindo que a expectativa é de que esse movimento cresça ainda mais. As datas de realização das provas intelectuais dos dois concursos serão distintas.
A de soldado temporário será no dia 27 de janeiro de 2008, enquanto a de soldado efetivo no dia 2 de março. "Se o candidato, eventualmente, for aprovado nos dois concursos, terá de optar por um deles", disse o oficial, salientando que os candidatos que forem classificados para soldado efetivo terão, dentre outros benefícios, um salário bruto acima de R$ 1.100,00, a garantia da estabilidade no emprego, além de fardamento e apoio na área da saúde. A inscrição para soldado efetivo - cuja taxa custa R$ 40,00 - pode ser feita nas agências dos Correios em João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Alhandra, Cuité, Monteiro, Patos, Catolé do Rocha, Itaporanga, Princesa Isabel, Guarabira, Sapé, Itabaiana, Mamanguape, Solânea, Cajazeiras, Sousa e Conceição. Nesses locais, pega e preenche o formulário de inscrição, sem rasuras, e efetua o pagamento.
Depois, deve ir aos quartéis para obter o edital do concurso, que contém todos os dados necessários a quem se submeterá aos exames. Um total de 1.000 vagas - 860 para PM e 140 bombeiro militar - estão sendo oferecidas para soldado efetivo da PM e do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, os candidatos precisam preencher alguns requisitos no ato da inscrição, como o de completar, no ano da matrícula do curso (em 2008), 18 anos de idade - no mínimo - e 30 anos, no máximo, possuir altura mínima de 1,65m - se for do sexo masculino - e 1,60m, do feminino, além de ser brasileiro nato ou naturalizado, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, e não ter antecedentes criminais ou policiais.
Os candidatos receberão os cartões de inscrição entre os dias 12 a 16 de fevereiro de 2008 nos quartéis do Comando Geral da PM, em João Pessoa, 2º (Campina Grande), 3º (Patos), 4º (Guarabira) e 6º (Cajazeiras) batalhões da Polícia Militar. Esse documento conterá os dados pessoais e número de identidade do candidato, opção de inscrição, local, data e horário de realização do exame intelectual. O exame intelectual será realizado no dia 2 de março do próximo ano, das 8h às 12h, em locais que ainda serão definidos e divulgados pela Comissão do Vestibular da UEPB. As provas serão de Português, Matemática, História da Paraíba, Geografia da Paraíba e noções básicas necessárias à atividade policial militar. As demais etapas serão: exames de saúde, aptidão física e psicológica e avaliação social, todas de cunho eliminatório. O resultado deve sair em 2008.
Da Redação
WSCOM Online
foto:jornaldigital.com