Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PRF prende assaltantes de ônibus na BR-101


João Pessoa, 26/10/2012 – A Polícia Rodoviária Federal deteve na tarde desta sexta-feira (26), dois elementos que se diziam pertencer a facção criminosa denominada de “Al-Qaeda”.

Os dois, sendo um maior de 18 anos e outro supostamente menor de idade, estão sendo acusados de participar de um assalto a ônibus, da linha, João Pessoa – Alhandra, ocorrido no último dia 16 de outubro nas imediações do Posto da PRF de Mata Redonda, município de Alhandra, onde, inclusive, a dupla reside.

A Inteligência da PRF fez o levantamento do caso e nesta sexta-feira, uma equipe do Núcleo de Operações Especiais - NOE, interceptou um táxi (alternativo), quando os acusados pretendiam viajar com destino a João Pessoa.

A abordagem foi feita no km 107 da BR-101, Posto da PRF de Mata Redonda, onde também foram apreendidos, um revolver cal 38, seis munições intactas, quatro aparelhos celular e três relógios de pulso. Provavelmente produtos do assalto.

Após terem sido recohecidos por um das vítimas, foram conduzidos e entregues na Delegacia de Polícia de Alhandra.

Inspetor Genésio Vieira
NUCOM-PRF/PB

Funcionários da UTI neonatal da Maternidade de Patos são capacitados


 
Mantendo a proposta de todo mês oferecer uma qualificação a seus funcionários, o Governo do Estado, através da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, e o Instituto Social Fibra, reúne seu corpo de enfermagem para a capacitação Terapia Intensiva Neonatal – Cuidado de Enfermagem, ministrado pelo CEAG (Instituto Educacional de Ensino), tendo como facilitadora Cássia Lopes, de São Paulo, com larga experiência nessa área.

Além de enfermeiros e técnicos de enfermagem da Maternidade de Patos, participam também funcionários do Hospital de Taperoá. Duas turmas passam por esse processo de qualificação nesta sexta-feira e sábado. 

O cuidar do recém-nascido é o foco do curso, levando-se em conta diversos fatores que compõem o cenário da UTI neo, como a necessidade de uso da UTI; equipamentos, recursos humanos; toda assistência ao recém-nascido na sala de parto; controle térmico do recém-nascido de alto risco; cuidados com distúrbios respiratórios, cardíacos, gastrointestinais, neurológicos, são alguns dos assuntos trabalhados.

Cássia Lopes diz que cuidar de recém-nascido é algo desafiador, que vai além da execução dos protocolos, das técnicas, da administração de medicamentos. “É preciso um olhar especial, perceber fatores que acabam aumentando o estresse do recém-nascido, como a dor e estímulos externos”, explicou. 

Além dessa parte teórica, em quinze dias uma equipe, também de São Paulo, virá a Patos para trabalhar a prática de rotina, protocolos, normas, a passagem do cateter central periférico com a equipe de enfermagem. Médicos também devem participar desse treinamento em UTI neonatal. 

Nesse programa de educação continuada nos últimos cinco meses foram oferecidas quatro capacitações aos funcionários da Peregrino Filho. Rogério Nunes, diretor da maternidade, avalia positivamente e cita melhoras na instituição, como na fora do profissional de saúde ver o paciente de maneira mais crítica, mais humana e maior segurança no atendimento.

Prefeita eleita de Patos participa de reunião com CEF


Atendendo a um convite da Superintendência da Caixa Econômica Federal da Paraíba, a Prefeita eleita de Patos, Francisca Motta (PMDB), participou na manhã de ontem, 25 de outubro, de uma reunião na Superintendência da Caixa Econômica em João Pessoa.

Coordenada pelo superintendente da Caixa Econômica Federal da Paraíba, Elan Ferreira de Miranda, o objetivo da Caixa era reunir oito prefeitos eleitos de municípios paraibanos com mais de 50 mil habitantes, para apresentar soluções relacionadas à modernização da gestão pública e às linhas de financiamentos de projetos nas áreas de saneamento, habitação e infraestrutura urbana.

“Recebi da Caixa um relatório com os convênios em andamento na cidade de Patos. Entre os municípios presentes, a Prefeitura de Patos é a que tem o maior número de convênios em execução, são 33 obras de pequeno, médio e grande porte em execução pela Prefeitura, com recursos liberados pela Caixa Econômica Federal,” ressaltou Francisca.

Durante o encontro, o superintendente da CEF informou que, em Patos, o Canal do Frango, em execução pela Prefeitura com recursos federais liberados pela instituição, será a primeira obra da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) a ser inaugurada no Brasil.

Outra grande obra financiada pela CEF em Patos, segundo a prefeita eleita, Francisca Motta, é a Alça Sudeste, que liga a Rua 18 do Forte à BR-230, nas proximidades do Rodo-Shopping Edivaldo Motta, com uma ponte sobre o Rio Espinharas.  

FONTE: Ascom com Correio da Paraíba

Sesi promove festa neste domingo com música ao vivo

O SESI (Serviço Social da Indústria) estará promovendo neste domingo 28 de outubro mais uma grande festa com música ao vivo para os trabalhadores da indústria e seus dependentes, comerciários e imprensa.

O evento acontecerá a partir das 9h da manhã e a entrada é franca. Para saborear a feijoada os participantes pagará penas R$ 2,00.

A cantora patoense Isabela Fernandes animará festa com um super repertório MPB e forró. Vá e participe!


Fonte Ascom

Cinema (na Praça) com Farinha

Marcos Eugênio
 
A 6ª edição do Festival Cinema com Farinha, evento cultural consolidado na cidade de Patos, que traz ao público experiências cinematográficas de diversas localidades, não apenas paraibanas, mas de onde houver produção e a vontade de expô-la, discuti-la, a exemplo do RJ, SP, RS DF, PE, CE, enfim, de todos os rincões brasileiros, este ano ganhou um charme especial, o Coreto I (Praça Getúlio Vargas), um dos mais belos postais da cidade. Outros espaços receberam o festival, a exemplo da Funes - Fundação Ernani Sátyro e FIP – Faculdades Integradas de Patos. 

O acesso fácil de convidados, transeuntes provocou maior aproximação com essa arte. Mostra de dezenas de documentários, filmes infantis (Funes), curtas, longas, oficinas, mostra Um Minuto, exposição fotográfica, palestras, Jornada de Comunicação (FIP), coletiva com os diretores estão na programação desse evento idealizado pelo jornalista Deleon Souto, com patrocínio do BNDES e apoios importantes, como as FIP, Funes, Banco do Nordeste, que acreditam e incentivam a produção áudio-visual.

Cinema com Farinha é um espaço para o debate, troca de experiência e conhecimentos regionais. Patos entra em cena e ganha destaque durante, não apenas os quatro dias do evento, mas ao longo de toda sua divulgação e pós evento. Apesar de muitos trazerem suas peças cinematográficas para competição, o aplauso do público, em reconhecimento à dedicação a todo um trabalhado de equipe acaba sendo o momento mais esperado, que incentiva, apesar de todas as dificuldades pela escassez de apoios.

Por isso Cinema com Farinha cumpre com muita competência esse papel articulador em prol de nossa cultura e merece o aplauso da sociedade paraibana.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

121 Servidores de Cacimba de Areia serão beneficiados com ação do SINFEMP

 
O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, confirmou que 121 servidores de Cacimba de Areia foram contemplados na decisão do Dr. Juiz Ramonilson Alves Gomes na Ação de Cobrança movida pela entidade em 2004.

Foi julgado procedente, em parte, o pedido, em favor dos sindicalizados à entidade, as diferenças salariais em relação ao salário mínimo vigente, de 30 de dezembro de 1999 a dezembro de 2001; adicional de um terço de férias de 30 de dezembro de 1999 a dezembro de 2000; 13° salário de 30 de dezembro de 1999 a dezembro de 2000; o PIS/PASEP de 30 de dezembro de 1999 a 29 de dezembro de 2004.

Para o sindicalista José Gonçalves foi mais uma vitória da entidade na defesa dos interesses dos servidores municipais e que todos os beneficiados com a ação, devem entregar a documentação até o próximo sábado ao diretor do SINFEMP em Cacimba de Areia, João Batista, para que possa fazer os cálculos que serão entregues à justiça para posterior recebimento desses valores.

Os documentos solicitados são os seguintes: cópias dos contracheques dos anos de 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, como também, apresentar um contracheque de 2005 até 2012. Além disso, juntar cópias do CPF, Identidade, Carteira de Trabalho se o servidor tiver sido admitido antes de 1988 e carteira do sindicato. 

Na opinião de José Gonçalves, cada servidor terá direito a um valor estimado de R$ 6.000,00 dependendo de seus salários, sendo um valor maior para os professores que ganham mais.

Apenas os servidores associados ao SINFEMP terão direito.

Sinfemp

Seis são condenados a 184 anos de prisão por estupro coletivo em Queimadas


Seis dos dez acusados de estuprar cinco mulheres e matar duas delas irão cumprir penas que, somadas, chegam a 184 anos e seis meses de prisão. As sentenças foram dadas na manhã desta quinta-feira (25) pela juíza Flávia Baptista Rocha, da comarca do município de Queimadas (distante 133 quilômetros de João Pessoa), no Agreste da Paraíba.

A magistrada condenou Luciano dos Santos Pereira a 44 anos de prisão; Luan Barbosa Casimiro a 27 anos; Fernando França Silva Junior a 30 anos; Jacó Sousa a 30 anos; José Jardel Souza Araújo a 27 anos; e Diego Domingos a 26 anos e seis meses. Todos foram condenados por estupro, formação de quadrilha, porte ilegal de armas e cárcere privado.

Segundo o Ministério Público da Paraíba, os seis acusados não foram a júri popular porque não foram denunciados pelos assassinatos das jovens Isabela Pajuçara e Michele Domingos. As duas jovens foram mortas após uma festa no dia 12 de fevereiro de 2012.

Acusado de ter planejado todo o crime, Eduardo Pereira dos Santos, de 35 anos, foi pronunciado na última segunda-feira pela juíza da comarca do município e irá a júri popular. Será julgado pelos crimes de duplo homicídio qualificado, estupro, formação de quadrilha, cárcere privado e porte ilegal de armas. Caso condenado, poderá pegar até 133 anos de prisão.

O júri pode ser realizado no início de 2013. Em uma festa de aniversário para Eduardo, sete adultos e outros três adolescentes - que cumprem medida socioeducativa no Lar do Garoto, em Campina Grande - simularam uma invasão na casa e estupraram as convidadas do anfitrião. Como duas delas teriam reconhecido os agressores, eles as executaram.

A polícia descobriu que o plano foi arquitetado pelos irmãos Eduardo e Luciano Pereira dos Santos, de 22 anos. O estupro seria "um presente" de Luciano para Eduardo. Eles estão detidos no presídio de segurança máxima PB1, que fica na capital paraibana, assim como os outros acusados: Everton Silva Santos, Jacó Sousa, Diego Domingos, Luan Barbosa Nascimento e Fernando França Júnior. 

Segundo o promotor Márcio Teixeira, que acompanha o caso pelo Ministério Público, os sentenciados não foram a júri popular porque não foram denunciados pelos assassinatos das jovens Isabela Pajuçara e Michele Domingos.

portalcorreio

Programa intensifica ações dentro do Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa Saúde da Mulher, está realizando durante todo o dia desta quinta-feira, dia 25, uma série de atendimentos voltados para o público feminino dentro das ações da campanha Outubro Rosa, Patos contra o Câncer de Mama, que se estende até o final deste mês.  
Na Casa da Amizade, que funciona na sede do Rotary, no bairro Salgadinho, as mulheres da Associação de Catadores de Patos receberam atendimento ginecológico, palestra educativa referente à prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero, exames de sangue, marcação de mamografias, além um café da manhã e atendimentos diversos oferecidos pela equipe do NASF III.
A presidente da Associação de Catadores de Patos, Nilma Gomes, disse estar muito satisfeita com essa mobilização, pois melhora ainda mais a assistência que as mulheres têm recebido do município. Espero que todas que vieram, se conscientizem da importância de se previnir, e também comecem a conscientizar outras mulheres”, relatou.
Já na Unidade de Saúde da Família Horácio Nóbrega, localizada no bairro São Sebastião, as mulheres daquela localidade também receberam os mesmos atendimentos supracitados. De acordo com a enfermeira desta unidade, Juliana de Carvalho, as equipes de agentes de saúde mobilizaram toda a população do bairro para comparecem aos atendimentos e exames preventivos da mama e do colo do útero, além de palestras e sorteio de brindes.  “Hoje nossa unidade de saúde funcionará o dia inteiro justamente para atender àquelas pessoas que não dispõem de muito tempo”, afirmou.
Isabela Cristina, coordenadora da Saúde da Mulher em Patos, divulgou que os atendimentos e serviços voltados para o público feminino dentro da Campanha Outubro Rosa, estão acontecendo nas Unidades de Saúde da Família (USF’s), Centros de Saúde, e nos Centros de Atenção Pssicosocial (CAPS’s). Isabela também destacou a grande oferta de exames de mama que o município está realizando. 
 
Hélio Barbosa

TRT nega liminar e Estado terá que desligar cooperativas





A desembargadora federal do Trabalho Ana Madruga indeferiu o pedido da Procuradoria Geral do Estado para que os contratos com as cooperativas médicas que prestam serviços a hospitais públicos permaneçam. O prazo para que o Estado da Paraíba encerre os contratos terminou ontem.
 
A multa prevista para as cooperativas ou o Estado por descumprimento da ordem judicial é de R$ 10 mil por cada médico cooperado encontrado prestando serviços aos hospitais públicos.
 
“Quanto aos esforços do Estado da Paraíba no sentido de regularizar a situação (…), salta aos olhos o fato de que desde 2009 nenhum esforço havia sido tomado pelo agravante no sentido de corrigir a situação”, lamenta a desembargadora. “Apenas agora, quando ordenado o cumprimento da sentença exequenda e já indeferido o pedido liminar formulado na presente rescisória, é que o Estado da Paraíba deflagrou processo seletivo simplificado para, em caráter, de urgência sanear situação que perdura há anos”, continua.
 
O Estado da Paraíba ingressou com pedido de retratação no TRT para assegurar a permanência das cooperativas de especialidades médicas no serviço estadual de saúde. Argumentou que a saída dessas entidades comprometeria a assistência prestada a população.
 
O procurador-chefe do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas, autor da ação, esclareceu que desde 2006 que o MPT ingressou com ação questionando a legalidade das cooperativas médicas. “Houve completo desleixo da administração pública no sentido de realizar um concurso público efetivamente atrativo para a categoria médica. O resultado agora é um problema gravíssimo causado pelo despreparo da secretaria de saúde em lidar com problemática tão séria”, destacou.

TJ desarquiva empréstimo da Cagepa

Em sessão realizada na tarde de ontem, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a decisão liminar que mandou a Assembleia Legislativa desarquivar o projeto do Governo do Estado que dispõe sobre um aval para pedido de empréstimo de R$ 150 milhões para sanar as dívidas da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). A Procuradoria Jurídica da Assembleia havia entrado com um agravo contra a decisão inicial, do desembargador Genésio Gomes, mas ele foi desprovido pelo Pleno.
 
O arquivamento do projeto aconteceu no início de agosto após a Comissão de Orçamento votar pela inadequação orçamentária.
 
Com a decisão tomada ontem pelo Tribunal, o processo legislativo permanece em aberto até que se julgue o mérito do quórum adequado para votação da matéria.

Ascom

São João das prefeituras torra R$ 31 milhões na PB


Foto:Marcos Eugênio
Em ano de eleição e de seca braba, as prefeituras torraram R$ 31,3 milhões de verbas públicas com festejos juninos. Um levantamento do Tribunal de Contas do Estado identificou irregularidades graves nos gastos realizados nos 223 municípios. 

Um caso gritante vem do pequeno município de Várzea, que tem pouco mais de dois mil habitantes. Agora em 2012, a prefeitura gastou R$ 280.558,40 com festejos juninos. Por habitante, a despesa do município foi de R$ 141,64, quase 10 vezes mais que a de Campina Grande, que ficou em R$ 15,65. Nas eleições do último dia 7 de outubro, o prefeito de Várzea, José Ivaldo de Morais (DEM), foi reeleito com 57,16% dos votos.

Pelo levantamento, a prefeitura que gastou mais foi Campina Grande, com uma despesa de R$ 5.721.881,61, o que corresponde a 2,05% do orçamento do município. A prefeitura de João Pessoa vem em seguida, com R$ 2.569.176,85 (0,32% do orçamento municipal). Na terceira posição está a cidade de Patos, que realiza uma das maiores festas juninas do Estado. Os investimentos da prefeitura patoense foram da ordem de R$ 1.703.410,75 (1,52% do orçamento).

As despesas das prefeituras com festas juninas serão analisadas com mais detalhes no balancete da prestação de contas de cada município. Mas pelo que já está sendo levantado, os indícios apontam que houve irregularidades na aplicação dos recursos.

“Tudo leva a crer que a gente tem um forte indício de alguma coisa fora do padrão e que vai merecer uma análise mais profunda da auditoria”, afirma Humberto Gurgel, da auditoria do TCE.

Dos 223 municípios, apenas Areia, São José de Princesa e São Sebastião do Umbuzeiro não apresentaram gastos com festas juninas, o que também será objeto de apuração da auditoria do Tribunal de Contas do Estado. “É difícil não ter nem que seja uma pequena despesa com festas. Tudo isso vai ser motivo de levantamento nosso”, disse o auditor de contas públicas Humberto Gurgel.

As informações levantadas pelo Tribunal de Contas tiveram como base os empenhos apresentados pelas próprias prefeituras no Sistema Sagres. Foram identificados 4.404 empenhos relacionados a eventos juninos, que somaram R$ 31.312.014,2.

Para efeito de análise, a auditoria leva em conta o montante da despesa levantada com festa junina, o percentual da despesa em relação ao orçamento do ano passado e o valor da despesa por habitante. “Em cada um desses itens a gente vai trabalhar junto às divisões para fazer um levantamento mais apurado dessas despesas”, destacou Gurgel.

 
JP Online

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Maternidade Peregrino Filho realiza 21 mil atendimentos em cinco meses




 

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos-PB, mantida pelo Governo do Estado, realizou de maio a setembro deste ano 21.061 atendimentos, sob administração do Instituto Social Fibra. Os altos investimentos que tornaram a Peregrino Filho, Hospital Amigo da Criança, a mais moderna do Sertão nordestino, aliado ao processo de qualificação, com capacitações mensalmente, contribui para melhoria da resolutividade, gerando maior satisfação da clientela de mais de 90 municípios sertanejos que fazem uso dessa maternidade.

Nesse período citado foram realizados 774 partos normais; 836 partos cesáreos; 2.678 exames de ultrassonografia; 5.240 exames laboratoriais clínicos; 204 cirurgias; 1.343 avaliações auditivas. Tão importante quanto o teste do pezinho, a avaliação auditiva permite detectar precocemente deficiência auditiva no recém-nascido. 

Uma prática que no passado era bastante comum, a transferência de recém-nascidos, está acabando. No mês passado não houve nenhuma. Isso decorre da alta complexidade hoje existente com o funcionamento das duas UTIs, neonatal e materna. A ativação de um mamógrafo que há cinco anos estava encaixotado, nos últimos três meses realizou 250 exames, quando poderia ter possibilitado às mulheres sertanejas cinco vezes mais que esse número. A demanda baixa preocupa o Governo do Estado. Em sua visita na última terça-feira a Patos o governador Ricardo Coutinho pediu várias vezes aos prefeitos presentes para que fizessem a referência desse importante serviço oferecido pela Peregrino Filho, evitando que as mulheres sejam encaminhadas para a Capital.

Rogério Nunes, diretor da Maternidade de Patos enfatizou que junto com a 6ª Gerência Regional de Saúde vem trabalhando com os municípios para que enviem as mulheres para fazer a prevenção do câncer de mama. O agendamento acontece todos os dias. Basta a mulher ir à unidade de saúde de sua localidade para que o médico requisite a mamografia. De posse da solicitação ela vai à Maternidade e agenda o exame.

Arquivo do blog