Na noite do último sábado, dia 24 de outubro, data em que Patos festejou seus 112 anos de elevação à categoria de cidade, em solenidade realizada no auditório do Centro de Formação de Educadores Professora Marlene César Bezerra, foi empossada a nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Patos (IHGPatos).
O Instituto tem como presidente para o biênio 2016/2017 a contabilista, poetisa e artista plástica Clair Leitão Martins, que juntamente com os demais membros, diretores e colaboradores do IHGPatos, pretende realizar uma gestão dinâmica, participativa e focada na difusão das ações desenvolvidas pelo órgão, especialmente no âmbito das redes sociais, ambiente visto pela presidente como um espaço fértil para o desenvolvimento desta ação; e na realização de projetos que movimentem, principalmente, o cenário cultural da cidade.
“Para mim é uma honra. Eu que sempre valorizei a arte, a cultura, as tradições da nossa cidade, então, é uma grande oportunidade que eu estou tendo, nesse momento, de poder ajudar meu município a resgatar a sua história, a preservar o patrimônio público, a preservar os talentos da nossa cidade e, pra mim, é uma satisfação imensa. Fiquei muito feliz com o convite, que aceitei prontamente. Agora, conto com a ajuda de todos os sócios e os membros do Instituto, para que possamos fazer um trabalho que o torne mais conhecido. Pretendo usar todas as mídias sociais para este fim, vou procurar parcerias. Vamos implantar projetos, fazer uma gestão participativa, que eu acho que é muito importante. E eu só tenho a agradecer a Deus e as pessoas que confiaram a mim mais esta missão”, declarou Clair.
A nova diretoria conta, ainda, com o vice-presidente Renato Carneiro; o secretário geral, José Romildo de Sousa; a primeira secretária, Margarida Alacoque; o segundo secretário, o atual presidente Edvaldo Gurgel; o primeiro tesoureiro, Alarcom Messias; segundo tesoureiro, Adraildo; relações públicas, Maria Zoetânia; o diretor de revista, José Mota Victor; e a diretora de Cultura, Adalmira Marques Cajuaz, que também foram empossados na ocasião.
E, a frente das Comissões Permanentes, foram empossados os diretores Daniela Medeiros (História e Arqueologia); Lindenberg Bezerra (Geografia e Ecologia); Deusimar Dias (Antropologia, Etnografia e Sociologia); Seu Oscar Leandro (Contas); e Rafael Azevedo (Admissão de Sócios).
O Instituto Histórico e Geográfico de Patos é uma entidade de direito privado, sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos, que teve como primeiro presidente José Romildo de Sousa, e é composta de sócios efetivos, correspondentes, beneméritos e honorários. Na sua estrutura são mantidas cinco Comissões Permanentes: História e Arqueologia; Geografia e Ecologia; Antropologia, Etnografia e Sociologia; Comissão de Contas e Comissão de Admissão de Sócios.
Lançamento - Além da posse dos novos membros da diretoria do IHGPatos, a noite também foi marcada pelo lançamento do livro “Lampião e as Volantes Paraibanas”, do escritor santaluziense João Bezerra; e da segunda edição da plaqueta "Nossos escritores e suas publicações", do historiador, escritor e membro do Instituto, José Romildo de Sousa.
O evento foi bastante prestigiado e contou com a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade patoense, a exemplo do deputado estadual Nabor Wanderley, das vereadoras Cláudia Leitão e Nadir Rodrigues Guedes, familiares, amigos e colegas de profissão; bem como de outras cidades, a exemplo da vice-prefeita de Emas, Anete Loureiro e do Senhor Raimundo Alves Gomes, que, juntamente com o poeta Chico Velho e uma comitiva cultural da cidade de Condado vieram prestigiar a posse.