Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Uma Noite em 67 é fundamental para MPB

Marco Tomazzoni


O documentário Uma Noite em 67 leva para os cinemas um dos momentos mais representativos da música brasileira contemporânea. Exibido no Festival de Paulínia, onde foi aclamado pela plateia, e com estreia nesta sexta-feira (30), o filme dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil compila imagens da terceira edição do Festival de Música Popular Brasileira, na TV Record, divisor de águas da cultura no país. Depois dele, nossa música nunca mais seria a mesma.

 

Entrevista com diretores de "Uma Noite em 67"



Desde a Jovem Guarda a polêmica sobre a guitarra elétrica esquentava os debates, mas os festivais na televisão ainda eram vistos como terreno estrito à música brasileira “pura”, com instrumentos acústicos, de preferência violão e piano, e artistas em roupa de gala, de vestidos longos a smoking. Chico Buarque era um exemplo perfeito: bonito, bem alinhado e excelente compositor, representava o bom rapaz, o “mocinho”. Os vilões variavam conforme o ano. Em 1967, nada alterava mais os ânimos do que a ameaça do imperialismo norte-americano, e as guitarras escolhidas por Caetano Veloso em “Alegria, Alegria” e Gilberto Gil em “Domingo no Parque” viraram alvo da fúria das torcidas, que beiravam a histeria.


A transformação dos participantes em personagens era um objetivo claro dos organizadores, e aí já começam os méritos do filme. Diante das câmeras, o diretor da TV Record na época, Paulinho Machado de Carvalho, assume que a ideia era fazer apenas um bom programa de televisão, e a divisão entre bons e malvados, natural, como na “luta livre”. O idealizador dos festivais, Solano Ribeiro, pensava da mesma forma: “ninguém tinha noção da importância histórica, sociológica que os festivais teriam depois”.

 

Aquele era o embrião do tropicalismo, movimento que incorporou o “som universal” à música brasileira. Universal por querer unir, como lembra Gil, Pífaros de Caruaru com Jefferson Airplane, ou berimbau com a guitarra, como fez com Os Mutantes em “Domingo no Parque”. Testemunhar Caetano falando sobre música pop e sua intenção de “assumir todas as formas da cultura massificada” num dos programas com maior audiência do país era o sinal de que, a partir dali, tudo seria possível.

 

Uma Noite em 67 registra os bastidores e o contexto daquela época de forma singela, mas potente tudo é contado apenas com as imagens de arquivo da Record e, o grande mérito, entrevistas atuais com os protagonistas do evento. Até pessoas ariscas à imprensa, como Chico, comparecem, mas a surpresa maior fica mesmo com o quase eremita Roberto Carlos. Popstar máximo, símbolo do iê-iê-iê, participou do festival com um samba, “Maria, Carnaval e Cinzas”, e lembra no filme seu passado como crooner.

 

A contraposição feita na montagem entre passado e futuro põe lado a lado artistas inexperientes, com 20 e poucos anos, e os já alquebrados ícones da cultura nacional. Emociona ver Caetano dobrar as vaias para “Alegria, Alegria” e falar da saudade de sua juventude, ou Gil confessar seu medo de se apresentar ao vivo, ou assistir Edu Lobo dizer que praticamente fugiu para a França para escapar do sucesso de “Ponteio”, grande vencedora do festival, cantada com Maria Medalha. Sem contar o prazer que é ouvir Sérgio Ricardo tentar explicar por que espatifou um violão e o jogou para a platéia enfurecida.

 

Histórias saborosas não faltam os diretores já comentam que descobriram ter feito uma comédia, tamanho o número de gargalhadas nas projeções , mas o tom confessional de alguns depoimentos se destaca. Enquanto os baianos optaram por uma carreira transgressora e levaram com eles toda aquela geração, Chico seguiu, quase sozinho, fazendo música brasileira tradicional. “Fui o escolhido para o ser o cara da música conservadora, mas ninguém gosta de ser chamado de velho, ainda mais aos 23 anos”, ele lembra.



Só exibir as músicas as cinco primeiras colocadas aparecem na íntegra já seria um feito surpreendente, embora Terra e Calil, em sua estreia como diretores, tenham feito muito mais: criaram um registro praticamente definitivo de um trecho mítico de nossa história, essencial para qualquer um que queira entender a música brasileira. A edição precisa ainda deixa Uma Noite em 67 com o tempo ideal e termina de modo triunfante. Obrigatório.
 
Colaboração: Reginaldo Poeta

STTrans realiza ciclos de palestras de educação para o trânsito


A STTrans (Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos), está realizando nesta sexta-feira (30), um ciclo de palestras sobre a educação para o trânsito no Projovem Adolescente do núcleo São Sebastião, território Geralda Medeiros. O objetivo das palestras é esclarecer temas ligados as normas de trânsito e principalmente no que se refere à educação para o trânsito.

A primeira palestra foi realizada na manhã desta sexta-feira, dando continuidade no turno da tarde. O Núcleo de Educação para Trânsito da STTrans é o responsável pelos trabalhos desenvolvidos e vem planejando mais ciclos para as escolas públicas e particulares do município.

De acordo com o superintendente Alexandre Nóbrega, essas palestras envolvendo crianças, adolescentes e jovens é uma forma de preparar os futuros condutores. “Nosso intuito é que os mais jovens já se familiarizem com as normas de trânsito, pois a sociedade necessita de condutores conscientes e responsáveis”, enfatiza Nóbrega.

Para o Agente de Trânsito e coordenador do Núcleo de Educação para Trânsito Fernando Palmeira, as palestras são de suma importância. “Quando preparamos esses encontros é para ajudar e esclarecer pontos das normas de trânsito, que geralmente são fatais para a vida quando não respeitados principalmente pelos condutores. O resultado obtido posterior as palestras é muito positivo e importante para todos”, disse.

As palestras terão continuidade na próxima semana em escolas e Programas Federais que realizam trabalhos com crianças, adolescentes e jovens.



Patrícia Lima- Assessoria

AUTOESTIMA – UMA LEITURA SAUDÁVEL PARA COMEÇAR BEM O DIA


Inácio Andrade Torres

“PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO”

Apesar de antiga, essa fábula encerra muita sabedoria. Conta-se que numa fazenda havia um grupo de galinhas bem organizado. Um dia elas reuniram-se e formaram uma cooperativa. Com esforço e muito trabalho, em pouco tempo, com o dinheiro da venda de ovos compraram um terreno e construíram um belo galinheiro onde passou a funcionar a sede própria da cooperativa.

Na caminhada coletiva matinal, pois essas galinhas cuidavam bem da saúde, uma delas resolveu visitar sua amiga pata. Porém quão grande foi a surpresa, ao ver a pobreza em que vivia há tempo a sua vizinha.

A galinha ficou sem entender aquela lamentável situação, já que os ovos das patas são bem maiores do que os das galinhas, portanto deveriam valer muito mais dinheiro, e revoltada decidiu socializar sua dor.

De volta para casa, resolvei consultar suas colegas para saber a causa de tanta pobreza das patas e marcou de imediato uma reunião, onde foi a primeira galinha inscrita a pronunciar-se.

- Companheiras, desejaria saber o motivo pelo qual nossas vizinhas e amigas patas estão passando tanta necessidade. Vejam bem! elas põem ovos muito mais nutritivos e maiores que os nossos, porém estão vivendo em uma pobreza de Jó. Como se explica tamanha crise?!

A galinha mais antiga, com maturidade e sabedoria, em poucas palavras, dá uma explicação sensata sobre o problema. Diz ela, com muita calma:

- O problema com nossas amigas patas acontece pela falta de divulgação. Quando elas põem um ovo, praticamente não fazem barulho, logo pouca gente fica sabendo. Já nós, somos bem diferentes. Quando colocamos um ovo, corremos pelo mato fazendo um grande alarido e todos ficam sabendo. Aí está a diferença. É como diz os homens “a propaganda é a alma do negócio”. E concluiu prontificando-se em orientar as patas sobre esse procedimento, recebendo o aplauso das companheiras.

PM apreende armas e moto com chassi adulterado em Matureia

Em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Comarca de Teixeira, Policiais Militares da cidade de Maturéia se deslocaram até a Rua Antônio de Pádua Dantas, localizada no centro da cidade. Por volta das 16h30 de anteontem (28), a residência do agricultor Rivaldo Alves da Costa, 52 anos, foi revistada pela Polícia Militar que resultou na apreensão de quatro armas de fogo sendo duas espingardas cal. 32, com diversos cartuchos, um revólver taurus cal. 38, nº de serie 129187, com quinze munições intactas e uma arma de fogo de fabricação caseira conhecida como garrucha sem munição. Além das armas, os Militares encontraram uma moto Honda CG 125, cor vermelha, ano 1997, com o chassi adulterado, bem como uma quantia em dinheiro no valor de R$ 4.530,00. O acusado juntamente com todo o material apreendido foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Teixeira e apresentado à Autoridade Judiciária.
III BPM

Penas Alternativas são eficazes na recuperação dos condenados e evitam presídios superlotados

Para muitos juristas, mais do que uma medida puramente punitiva, a pena restritiva de direito é uma alternativa eficiente no sentido de minimizar os defeitos do sistema carcerário brasileiro, tão conhecidos pela sociedade: superlotação, condições precárias de acompanhamento dos apenados e, consequentemente, a deficiência na recuperação desses presos.

 
A Pena Alternativa já existia de forma contida no Código Penal, mas foi em 25 de novembro de 1998, com a sanção da Lei 9.714, que os magistrados passaram a ter os parâmetros para aplicá-la. São as hipóteses previstas no Artigo 44, incisos I, II e III do Código Penal: quando a pena privativa de liberdade não for superior a quatro anos; se o crime não for cometido com violência ou grave ameaça; se o crime for culposo; quando o réu não for reincidente em crime doloso e se a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstâncias indicarem que a substituição da pena seja suficiente.

 
As penas mais aplicadas são prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas, penas pecuniárias e limitação de fim de semana. Outras situações estão previstas no Artigo 43, inciso II e V.

 
Na opinião do juiz Carlos Martins Beltrão Filho, titular da 7ª Vara Criminal da comarca de João Pessoa, a eficácia da Pena Alternativa na recuperação do apenado já está comprovada. “O apenado não fica preso, mas sabe do seu compromisso com a Justiça. Com a restritiva de direito, ele tem possibilidade de trabalhar, de participar de cursos, e, com isso, sua recuperação é praticamente certa”, explica o juiz.

 
O magistrado observa um agravante nos presídios brasileiros e, especificamente no Estado da Paraíba. As condições de recuperação oferecidas aos encarcerados podem, em muitas vezes, gerar efeito contrário do esperado. “Só pelo fato de estar detida, a pessoa não vai encontrar condições de se recuperar. Ela teria que ter o acompanhamento do Estado, ter condições de saúde, alimentação e outras assistências melhores. E não é o que vem acontecendo nos presídios. Por causa disso, na maioria dos casos, a prisão não recupera e acaba revoltando o preso, fazendo com que ele saia muito pior do que quando entrou.”

 
Economia para o Estado

 
De acordo com Carlos Beltrão, a comarca de João Pessoa conta com, aproximadamente, 300 pessoas cumprindo penas restritivas de direitos. Uma economia para os cofres públicos de mais de R$ 1 mil por apenado. Além de ser uma medida que evita a superlotação dos presídios.

“Temos que parar de ver os presos apenas como ameaças para a sociedade. A pena não deve ter o caráter simplesmente de punir, mas de recuperar. Nesse sentido, tirar sua liberdade não é garantia de ressociabilizá-lo”, defende o juiz.

Da Coordenação

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Detran descredencia cinco autoescolas envolvidas com fraudes

Outras empresas continuas sob investigação

O Departamento Estadual de Trânsito descredenciou em caráter definitivo cinco Centros de Formação de Condutores (autoescolas) envolvidos com o esquema fraudulento para a emissão de Carteiras Nacional de Habilitação. A informação foi revelada pelo superintendente do Detran, coronel Francisco de Assis Silva, durante entrevista na sede do órgão.
As autoescolas descredenciadas e que não poderão mais funcionar são Liderança (avenida Pedro II, 731, João Pessoa), Ideal (avenida Comendador Renato Ribeiro Coutinho, Sapé) e três da Milenium que funcionavam em Itabaiana, Alhandra e João Pessoa.
O superintendente do Detran informou que a decisão foi tomada após as empresas apresentarem suas defesas que foram analisadas pelo órgão e após análise decidiu pelo descredenciamento definitivo. “Todos podem recorrer na Justiça, menos administrativamente”, disse Francisco.
O coronel Francisco informou ainda que as demais autoescolas investigadas durante o Operação ‘Espelho de Prata’ continuam sob investigação através do Ministério Público que ainda não enviou relatório. “Estou aguardando o parecer do MP para tomarmos decisão”, disse.
As demais autoescolas que estão sendo investigadas são Globo (Praça da Independência, João Pessoa; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (centro de Pombal; Borges (Rio Tinto); Sinal Verde, e Pont, ambas em Campina Grande: Frei Damião, localizada na rua Quintino Bocaiúva, centro de Guarabira e Princesa Isabel.
Coronel Francisco disse que o Ministério Público continua analisando documentos apreendidos nas autoescolas e também as ligações telefônicas realizadas onde fica constatadas negociação para a emissão de CNHs de forma fraudulenta.
A Operação ‘Espelho de Prata’ aconteceu no início de junho quando mais de 40 pessoas chegaram a ser presas na Paraíba e outros estados envolvidos com fraude para a emissão do documento. Entre os beneficiados estavam analfabetos e pessoas residentes em localidades fora da Paraíba que recebiam a CNH através do Sedex.
Na época foram presos despachantes, médicos e funcionários do Detran. Todos passaram cerca de uma semana recolhidos na Central de Polícia, em João Pessoa e outras cidades.
“Vamos continuar investigando e todos os Centros de Formação de Condutores (autoescolas) que estiverem envolvidos serão punidos conforme a legislação que trata do credenciamento desses estabelecimentos”, garantiu o coronel Francisco.
 

Cardoso Filho - scom
Foto:confiancadespachante.com.br

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Cavalo é morto por abelhas

Um cavalo foi atacado por um enxame de abelhas depois de tentar escapar e ficar atolado num brejo em Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo. O animal havia sido deixado amarrado pelo dono num terreno do bairro Campos Elísios, quando passou próximo ao enxame.
O cavalo tentou fugir, mas ficou atolado. O animal continuou a ser atacado até a chegada do Corpo de Bombeiros, que conseguiu resgatá-lo. Em seguida, os bombeiros tentaram acalmá-lo. Mas o animal não resistiu e morreu dez minutos antes da chegada do veterinário.

G1

Garota acusa Latino de abuso sexual em 2007

Uma jovem acusa o cantor Latino de abuso sexual na Justiça de Minas Gerais. O Tribunal de Justiça do Rio confirmou nesta quarta-feira (28) que recebeu uma carta precatória do tribunal mineiro para intimar o cantor. De acordo com o TJ, a menina teria 13 anos na época do suposto episódio, em 2007. O caso teria acontecido em seu camarim.
Ainda de acordo com o TJ, no entanto, alguns dos endereços que constam no documento enviado pela Vara Única de Aiuruoca não são mais do artista e ele ainda não foi oficialmente intimado.
Em nota oficial divulgada à imprensa, Latino nega a acusação: "O cantor, como pai de três meninas menores de idade e companheiro de uma jovem mulher, repudia qualquer tipo de violência, inclusive sexual, notadamente contra crianças e mulheres. Assegura ainda, que em todos os seus shows, recebe sempre amigos, conhecidos e fãs em seu camarim, estes últimos escolhidos por ordem de chegada, sempre em pequenos grupos, sendo impossível o acontecimento do fato. O artista já mobilizou seus advogados para verificarem do que se trata o infeliz episódio, mas está tranqüilo com o desenrolar da situação, posto que ao final de qualquer investigação, ficará comprovada a sua inocência".
  G1

UTOESTIMA - UMA LEITURA SAUDÁVEL PARA COMEÇAR BEM O SEU DIA


Inácio Andrade Torres

Na íntegra, transcrevemos em nossa coluna de hoje, a homenagem ao inesquecível músico paraibano, professor e trombonista  internacional, Radegundis, escrita pelo professor aposentado da UFPB, Murilo Bernardo.



                           

RADEGUNDIS



Murilo Bemard

                          

Seu trombone calou para sempre,
Seu metal não brilha mais.

Os lábios mágicos que o sopravam,

As mãos malabaristas que o manejavam,
Em maravilhoso ritmo e harmonia,

De repente,

De forma dolorosa, viraram cinzas.

Seus solos, agora, levados pelo vento
Da saudade e agonia
,

Fazem dueto com as águas do rio Piancó,

Que parecem rezar como um monastério,
Pelo desaparecimento de tão expressivo filho,
De tão fantástico músico.

Se fez pássaro musical.
Voou países e continentes;
E nenhum viveiro dourado

Onde se exibiu, conseguiu prendê-lo.
Pois, a Paraíba, Itaporanga, a UFPB

E seu trombone, faziam parte de seu ser,
Como sua vida e sua sombra.

Somente, hoje, separados,

Pela dor de sua morte prematura.



 Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

MP quer investigação sobre orgias na PB

A promotora da Infância e Juventude de João Pessoa, Soraya Escorel, disse, ontem, que pedirá uma investigação sobre o aliciamento e a participação de adolescentes em uma rede interestadual de prostituição de luxo, que fatura alto com orgias e drogas pesadas como cocaína, ecstasy e LSD.
A promotora e o promotor Alley Escorel querem apurar denúncias da reportagem especial publicada em três partes, nas edições do Correio de domingo, segunda e ontem, que mostra que a rede de sexo de luxo tem como “clientes” ricaços e autoridades como empresários e políticos. Nessa rede, protegida por silêncio e mistério, cachês de garotas de programa podem chegar a R$ 3 mil e festas secretas são regadas a bebidas, drogas pesadas, sexo sem proteção e, às vezes, garotas são agredidas.
Segundo a reportagem, há “clientes” que pagam até R$ 12 mil por meninas virgens menores de 18 anos e garotas são aliciadas para a prostituição. Ainda segundo a reportagem, pais levam filhos de 12 anos para participarem de orgias. Eles contratam prostitutas para que garotos tenham “aulas” de sexo.
portalcorrreio

terça-feira, 27 de julho de 2010

A Escolha de Sofia


* por Tom Coelho
o mundo corporativo de hoje os profissionais são constantemente colocados à prova mediante dilemas que lhes são apresentados. Por exemplo, o que fazer quando a empresa exige tanto do executivo que ele tem que escolher entre a vida pessoal e a profissional?
Primeiro, vamos compreender o que é um dilema. Etimologicamente, trata-se de uma decisão entre duas alternativas contraditórias e mutuamente insatisfatórias. Você quer as duas coisas, mas só pode optar por uma. A escolha é tensa, árdua e, por vezes, dolorosa.
Em 1982, o diretor norte-americano Alan J. Pakula, à época já consagrado pelo filme “Todos os homens do presidente”, que narrava a investigação do caso Watergate, comandou Meryl Streep e Kevin Kline na obra-prima “A escolha de Sofia”. O filme contava a história de uma mãe polonesa que durante a Segunda Guerra Mundial é forçada por um soldado nazista a escolher um de seus dois filhos para ser morto sob pena de ambos serem executados – um autêntico dilema.
De volta às empresas, quem disse que carreira e vida pessoal são faces de uma mesma moeda que não pode manter-se em pé? O equilíbrio, do latim aequilibrium, remete à manutenção do mesmo nível (aequus) das balanças (libra). Em suma, conciliar vida pessoal e profissional não é uma escolha de Sofia!
É importante compreender que estes dois universos são indissociáveis, ou seja, não há como separar um do outro, acreditando que o profissional, ao adentrar os domínios da empresa, deixará do lado de fora problemas como um filho enfermo, contas atrasadas ou relacionamento conjugal em crise, dedicando-se integralmente às metas corporativas com plena produtividade.
Decerto há momentos que nos exigem esforço e dedicação superiores. Horas de trabalho que avançam pela madrugada, por dias sucessivos, regadas a fast food e breves cochilos, negligenciando a família e os interesses pessoais. Tudo para concluir um projeto, desenvolver um produto ou conquistar um novo cliente. O problema ocorre quando um evento circunstancial como este se torna rotineiro.
Se você é solteiro ou está em início de carreira, é possível que aceite de bom grado assumir o papel de workaholic imposto pela empresa – ou autoimposto. E sentir-se feliz e realizado com esta opção.
Porém, se as demandas corporativas estão além do que você gostaria, trazendo-lhe desconforto, assuma as rédeas da situação. Trabalhe com afinco durante sua jornada, aprenda a delegar tarefas operacionais e demonstre ao seu empregador que não é a quantidade de horas, mas a qualidade das horas trabalhadas o fator determinante para seu bom desempenho e o sucesso da organização.
Procure dialogar com seu superior hierárquico, determinando uma agenda positiva, capaz de atender expectativas da empresa e contemplar seus interesses pessoais.
Porém, se ficar claro que a corporação na qual você está tem perfil patológico ou é liderada por pessoas que não enxergam nada além da última linha do balanço – apesar de toda uma retórica voltada à motivação e incentivo à qualidade de vida– considere buscar uma recolocação no curto ou médio prazo.

*Tom Coelho, é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 países. É autor de “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional”, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br

Acidente próximo ao Motel Mayame deixa dois mortos


Um grave acidente ocorrido na BR 230 nas proximidades do Motel Mayame, em Patos, envolvendo uma moto Honda placa MNO 7983, do serviço de mototaxi de Patos e um Ford modelo Focus preto de Cajazeiras, placa MOB 9186, ocasionou a morte do mototaxista Jurandir Oliveira de Farias (Neto), da praça existente a Telemar e do ocupante do Focus, Marcos Abrantes de Sousa, 35 anos.
O trecho em que ocorreu este acidente é considerado dos mais perigosos da rodovia federal que corta a cidade, em decorrência do grande número de mortes já ocorridas na localidade, que, além de mal sinalizada, muitos condutores são imprudentes e fazem ultrapassagens indevidas, exageram na velocidade. A Polícia Rodoviária Federal ainda não apontou as causas desse grave acidente, que atraiu centenas de curiosos, que chegaram a atrapalhar o serviço dos órgãos de segurança pública e tornou o trânsito lento.
Fonte:pbnoticias.com

Definido o novo piso salarial do comércio de Patos

Depois de um encontro realizado nesta segunda-feira, 26, na sede do Sindicato dos Comerciários de Patos, foi definido o novo piso salarial para os servidores do comércio de Patos.
Na reunião entre o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Vicente Martins e o presidente do Sindicato dos Comerciários, Everaldo Lima, ficou acertado o piso salarial de R$ 550,00, (quinhentos e cinquenta reais), ou 7,84% retroativos a 1º de julho.

Também ficou definido a inclusão de um índice de reajuste a ser praticado em janeiro de 2011, para garantir a diferença salarial em relação ao salário mínimo, que terá o valor reajustado no início do próximo ano.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Patos, Vicente Martins da Nóbrega, o novo salário é compatível com a realidade financeira do comércio de Patos, uma vez que o setor atravessa uma fase bastante positiva, com a abertura de novos postos de trabalho.
 
Já o presidente do Sindicato dos Comerciários, Everaldo Lima, considerou a negociação tranquila, e justificou o acerto de detalhes da Concenção Coletiva de Trabalho 2010/2011, como razão para o eventual atraso na definição do piso.

Com o aumento, Patos passa a ser o terceiro município da Paraíba a definir o piso salarial dos servidores do comércio. Antes, apenas Sousa, que fechou em R$ 537,42, (quinhentos e trinta e sete reais e quarenta e dois centavos), e Cajazeiras, com R$ 538,00, (quinhentos e trinta e oito reais), haviam definido o salário.

Em termos percentuais, o aumento para os comerciários de Sousa foi de 4,35%, Cajazeiras 5,49% e Patos 7,84%. Na Paraíba, resta ainda a definição para os municípios de João Pessoa e Guarabira, outras duas cidades com data base em 1º de julho.
 
Genival Junior

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Clubes discutem detalhes e Copa Paraíba deve ser iniciada em setembro

Foi realizada no início da noite desta segunda-feira (26) a primeira reunião do Conselho Arbitral da Copa Paraíba 2010. Ao campeão da competição será dado o direito de representar o Estado na Copa do Brasil 2011. A reunião foi presidida pelo Diretor do Departamento Técnico da Federação Paraibana de Futebol, Douglas Gomes.

Estão aptos a participarem dez clubes: Auto Esporte, Botafogo, Campinense, Desportiva Guarabira, Nacional Atlético Clube, Esporte Clube de Patos, Sousa Esporte Clube, CSP e Miramar e Treze Futebol Clube. Somente o Esporte não enviou representante.

Na ocasião ficou determinado que os clubes que tiverem débito junto à Federação poderão sanar as dívidas até a próxima sexta-feira, 30 de julho.

O regulamento seguirá o modelo adotado no ano passado, ou seja, os clubes poderão utilizar cinco jogadores com idade acima de 21 anos, na relação nominal das partidas.

A previsão é que a competição seja iniciada no dia 12 de setembro, havendo jogos em mais 10 domingos e quatro quartas-feiras. A proposta inicial apresentada é que os clubes sejam divididos em dois grupos: litoral (Botafogo, Auto Esporte, CSP, Miramar e Guarabira) e interior (Treze, Campinense, Sousa e Nacional).

Na próxima segunda-feira (02) os clubes voltam a se reunir para discutir a tabela da Copa Paraíba.
Ascom
Foto:Treze FC

Brasileiro já pagou este ano R$ 700 bi de impostos

Do início do ano até hoje, os brasileiros já pagaram mais de R$ 700 bilhões em impostos estaduais, municipais e federais. A marca foi registrada hoje pelo Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que está instalado no centro da cidade. Em 2009, a marca de R$ 700 bilhões foi atingida 41 dias depois, no dia 4 de setembro.
Pela internet (www.impostometro.org.br), é possível acompanhar o avanço do Impostômetro no Brasil, nos Estados e nos municípios. Inaugurado em abril de 2005, o sistema também informa o valor total pago de impostos desde janeiro de 2000 e faz estimativas de quanto será pago de impostos até dezembro de 2010. A metodologia utilizada considera impostos, taxas, contribuições, juros, multas e correções monetárias pagos às três esferas de governo.

Espaço Sindical


SINFEMP ENCAMINHA OFICIO A PREFEITURA DE PATOS SOLICITANDO ESCLARECIMENTOS SOBRE O PAGAMENTO DO PASEP

O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, encaminhou na manhã desta segunda-feira, oficio ao Prefeito Nabor Wanderley, como também ao Secretário de Administração Corsino Peixoto, solicitando esclarecimentos sobre o pagamento do PASEP no Município, em virtude dos servidores estarem procurando a agência do Banco do Brasil e o gerente ter afirmado que os mesmos não iriam receber o salário devido à falta de informação da edilidade municipal.
Segundo Gonçalves, caso se confirme as informações mais de 1600 servidores municipais irão ficar sem o seu salário no mês de julho, só recebendo esses valores no próximo ano, pois terá que fazer uma RAIS ratificadora para resolver a situação.
“Espero que tudo ocorra normalmente, que esses valores sejam pagos até o dia 30, na próxima sexta-feira e se tiver ocorrido algum erro da Prefeitura que a mesma veja uma forma de pagar com outros recursos, pois os servidores municipais não podem pagar por um erro, caso tenha ocorrido”. Afirmou Gonçalves.
No próximo dia 5 de agosto, quinta-feira, às 3 horas da tarde, será realizada uma assembléia geral no Auditório da Associação Comercial de Patos, onde será discutido exclusivamente o não pagamento do PASEP por parte das Prefeituras Municipais da base territorial do sindicato.
“Os gestores municipais que não pagarem o PASEP na data prevista serão todos acionados no Ministério Público Estadual, pois estão prejudicando diretamente os servidores, impedindo, de receber mais um salário de R$ 510,00 no mês de julho de cada ano. Disse Gonçalves.
SINFEMP-Patos e Região

Jovens advogados paraibanos visitam DF e fazem estudos no Ministério da Justiça


Leitores assíduos do pbnoticias.com, os advogados paraibanos Eduardo Araújo e Sara do Nascimento estiveram recentemente em visita técnica à Capital Federal, para conhecer o funcionamento do Ministério da Justiça e seus respectivos setores. Nessa visita a dupla se encontrou com o presidente Lula e falaram rapidamente sobre assuntos ligados à área de atuação dos mesmos.

domingo, 25 de julho de 2010

Bonifácio diz que Ricardo vai vencer com facilidade em muitos municípios sertanejos



O candidato a deputado federal pelo SDB, Bonifácio Rocha, fez uma rápida avaliação ao pbnoticias sobre esse início de campanha política, enaltecendo o desempenho de Ricardo Coutinho, candidato de seu partido ao governo do Estado, considerando que este terá excelente desempenho, não apenas no litoral, onde foi prefeito da capital João Pessoa, mas em Campina Grande e diversos municípios do interior. Ele citou como vitória certa de Ricardo em todo o Vale do Sabugi, região cuja liderança do candidato ao Senado Efraim Morais é avassaladoura. Afirmou que Coutinho sai vitorioso também em cidades como Sousa, Pombal e que em Patos haverá bastante equilíbrio.
Sobre sua segunda tentativa de assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados, nas eleições anteriores ficou na suplência, explicou que o trabalho é feito com a colaboração de muitos amigos, que colaboram na disseminação de seu nome. “É uma campanha pé no chão e de muita determinação para atingir nosso objetivo”, finalizou Rocha, que é contabilista.

Reginaldo Poeta

Sapateiro comete suicídio em Patos


Um suicídio foi registrado pelo COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) na manhã de ontem, sábado (24) na Rua Antônio Lêla, Travessa Maternidade e a vítima foi identificada como sendo o sapateiro, Luzimar Gonçalves Nogueira, 46 anos de idade, separado, conhecido por “Nena” que residia no mesmo endereço.

De acordo com informações do pai da vítima, o taxista Luiz Bento Nogueira, por volta das 09h:30m ela se encontrava na manhã deste sábado em companhia de sua irmã, e no primeiro momento que ela se afastou da localidade ele pegou a corda, colocou no pescoço e provocou a tragédia.

Visinhos de Nena afirmaram terem o visto passando com uma corda nas mãos em direção a sua residência nas primeiras horas da manhã, porém não imaginaram que ele planejava tirar a própria vida.

Seu Luíz Bento, o pai da vítima, quando soube pela filha da atitude dela, ainda correu com muita rapidez para tentar ajudá-la e chegou a cortar a corda, porém não conseguiu salvá-la por causa da gravidade dos ferimentos.

Até às 13h30m nenhuma autoridade da delegacia da Polícia Civil e nem tampouco policiais pertencentes a equipe de Perícia haviam comparecido ao local e o cadáver ficou por mais de quatro horas no chão a espera do rabecão.

O pai do rapaz morto ficou revoltado com a situação e ameaçou levar o caso a imprensa.

Nossa equipe entrou em contato com a PM e a informação é de que a autoridade policial plantonista havia se dirigido até o Vale do Sabugi, em diligência, juntamente com os policiais do IPC para a realização de trabalhos periciais em uma outra ocorrência registrada na localidade.

Uma VTR (Viatura) ficou na localidade até a volta das autoridades resguardando o corpo e o local, enquanto que familiares da vítima, comovidos pela tragédia, tiveram que manter plantão também junto com os militares até a chegada da equipe.

Numa situação como essa a população deixa de contar com mais um apoio no combate a criminalidade social, por causa da ocupação do veículo e dos policiais que estão no resguardo da ocorrência e só podem deixar o local após a chegada da outra equipe.
Mário Frade - portalpatos.com

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 22 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas neste sábado (24) pela Caixa Econômica Federal para o concurso 1.199 da Mega-Sena. Agora acumulado, o prêmio poderá pagar R$ 22 milhões no próximo sorteio, que ocorre no dia 28. As dezenas sorteadas neste sábado foram 16 - 19 - 23 - 28 - 39 - 58.
O sorteiro foi realizado na cidade de Ipameri, em Goiás, e a Caixa arrecadou mais de R$ 27 milhões com o concurso. No total, 71 pessoas acertaram 5 dezenas e deverão receber mais de R$ 22 mil cada uma. Outros 5.692 apostadores acertaram 4 dezenas, com prêmio de cerca de R$ 400 para cada um.
O prêmio previsto no sorteio de número 1.199, que estava acumulado em R$ 9,5 milhões para quem acertar as seis dezenas da loteria, poderia render mais de R$ 47 mil por mês se aplicado na poupança, segundo a Caixa.
G1

Sobe para 19 o número de mortos em festa de rua na Alemanha



Multidão entrou em pânico em boca de túnel na cidade de Duisburg.
Vítimas morreram pisoteadas, segundo a polícia; há 342 feridos.
Subiu para 19 o número de mortos no incidente ocorrido na tarde deste sábado (24) na cidade alemã de Duisburg, segundo a polícia local. As vítimas morreram pisoteadas em um tumulto durante a Love Parade, uma festa de rua com música eletrônica.
Inicialmente informações divulgadas pela polícia diziam que 15 pessoas haviam morrido (nove mortos eram mulheres e seis, homens).
Pelo menos mais 10 pessoas tiveram de ser reanimadas e 342 ficaram feridas - destas, ao menos 20 em estado grave.
A chanceler alemã Angela Merkel manifestou pesar pelo incidente. "Eram jovens que vieram celebrar uma festa, e agora há mortos e feridos" disse a chefe de governo da Alemanha, em comunicado oficial." Estou emocionada e triste ante tanta dor e sofrimento."
A multidão entrou em pânico na boca de um túnel no local onde era realizada a festa de música eletrônica.
Cerca de 1,4 milhão de pessoas, segundo os organizadores, participam da festa, que pedia igualdade de direitos para os homossexuais, com muita música eletrônica.
A parada, que ocorre quase todos os anos desde a primeira edição, em Berlim, no ano de 1989, não tinha registrado ocorrências graves até então.
.A festa acontece em uma antiga estação de trem da cidade.
Apesar do tumulto, a música continuou no início da noite, e a maior parte dos participantes ignorava a tragédia, segundo a rede de televisão NTV.
Um porta-voz da cidade afirmou que as autoridades, por temor de novos tumultos, preferiram não esvaziar os locais em que as pessoas estavam reunidas.
 G1
Foto: Foto: Reuters

Arquivo do blog