Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Efigênio Moura lança em Patos Êita Gota!




O radialista monteirense Efigênio Moura, formado em Marketing Estratégico pela Faculdade Paraibana de Processamento de Dados (FPPD), lançou na noite desta sexta-feira 13 sua obra literária – Eita gota  (uma viagem paraibana). Ele fez apresentação do livro de 215 páginas no auditório das FIP, dentro da programação da Semana de Comunicação.

Tendo trabalhado em diversas emissoras de rádio de nosso Estado, dentre elas a Panati FM, Itatiunga FM, ambas de Patos, Efigênio fez vasta pesquisa do que ocorreu ao seu redor entre João Pessoa e Monteiro-Pb, tendo como referência fontes vivas com seus causos, paisagens naturais e endereços esdrúxulos como a Rua do Rabo da Gata.
Com prefácio de Marco di Aurélio, ator, poeta, fotógrafo, autor da primeira edição de literatura de cordel no sistema Braille no Brasil, Eita gota, com 13 capítulos, cada qual uma história, narrativas simples como são seus personagens. Editado pela Editora Universitária da UFPB, a obra serve de meio para a transmissão da cultura regional, o lado cômico do dia a dia de nosso povo simples. As falas dos diálogos são a pura expressão dos atores de cada história, sem a preocupação gramatical. Uma leitura fácil e prazerosa.

Reginaldo Poeta


Presídios de Patos terão melhorias nutricionais



Por iniciativa da Promotoria de Justiça de Patos, através de sua titular de Execuções Penais, Miriam Vasconcelos, na próxima semana os quase 300 detentos dos dois presídios da cidade deverão ser contemplados com uma ação humanitária, que prevê melhorias nutricionais a partir de doções feitas pela administração municipal e comércio local.


Em reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira 13 envolvendo representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e de supermercados da cidade, a promotora explicou a idéia do Ministério Público, surgida de uma recente visita de órgãos da Justiça, que detectaram vários problemas no Regional Romero Nóbrega e no Presídio da Horácio Nóbrega. Um dos que despertaram maior atenção diz respeito à carência nutricional das refeições oferecidas.


Preocupada com o cenário alimentar, Miriam Vasconcelos convidou alguns supermercados de Patos, Prefeitura Municipal para discutir a problemática e juntos tentar melhorar a dieta dos detentos. “A gente está tentando humanizar o sistema prisional, resgatar a autoestima e ressocializar os detentos”, comentou a promotora, já adiantando o surgimento de novas idéias a partir dessa reunião com representantes do comércio para assinatura do termo de cooperação.


Na dieta dos apenados devem entrar frutas, verduras, carnes (ingredientes para preparação da sopa), leite e ovos. Guedes Supermercados, Bonanza já são parceiros certos. Mas outros supermercados, mercadinhos serão convidados a fazer parte dessa ação. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Patos, que possui hoje 194 agricultores cadastrados, será utilizado para o repasse de alimentos ao Presídio, com hortifrutigranjeiros.

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


13 de novembro de 2009 - Inácio A. Torres


GRANDE PALESTRA: RETALHOS E FLAGRANTES


O escritor e psicanalista Içami Tiba proferiu, em Curitiba, em 23 de julho de 2008, uma grande conferência, cuja relevância mereceu destaque na mídia nacional. E com justa razão, pois além de grande médico, ele é um educador emérito com vários livros publicados e traduzidos em vários idiomas. E, mais ainda: em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados, considerando escritores internacionais, colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração. O primeiro lugar da pesquisa coube a Sigmund Freud e o segundo a Gustav Jung. Nacionalmente ele obteve a primeira colocação. Daí ser importante apreciarmos com bastante entusiasmo esses retalhos e flagrantes de sua palestra proferida no Paraná.

1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.


2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.


4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.


5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.


6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe não pode interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.


7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer qual é a hora de se comer e o que comer.


8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.


10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.


11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.


12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.

13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.


14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.


15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.


Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Câmara de Patos fará campanha Natal sem Fome



O presidente da Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Marcos Eduardo (PMDB), lançou ontem, quinta-feira 12, na sessão ordinária a idéia do Legislativo levar à sociedade uma campanha natalina de arrecadação de donativos a ser distribuídos com as famílias carentes. Marcos disse que será uma campanha ampla, pediu a parcela de contribuição dos demais vereadores e serventuários da Casa.

Ele explicou que esse trabalho de solidariedade será levado a toda a sociedade patoense, empresários, comércio, mídia, todos imbuídos num só sentido, de levar um pouco, não apenas de alimento, mas de palavras fraternais às famílias mais pobres da cidade, especialmente da periferia, aonde os problemas sociais são mais gritantes.

O vereador Raniere Ramalho (PMDB) elogiou a iniciativa de Eduardo e enfatizou que é dever de todos, não somente no período de fim de ano, mas todos os dias, ter um comportamento mais solidário com quem mais precisa. “Vamos fazer dessa campanha um exemplo permanente de ajuda a quem mais necessita”, comentou.

Jornalismo: Profissão passada a limpo em Semana de comunicação das FIP











A IV Semana de Comunicação das FIP, Faculdades Integradas de Patos, ofereceu um importante momento de discussão sobre a profissão do jornalista. Na noite de ontem (quinta-feira 12), em audiência pública ocorrida no auditório da Câmara Municipal, acadêmicos, professores e jornalistas participaram do painel: Jornalismo e formação superior, que contou com a presença do jornalista e Doutor em Geociência pela Unicamp, o paraibano Cidoval Morais de Sousa, com participação do presidente do Sindicado dos Jornalistas Profissionais da Paraíba, Land Seixas, uma palestra mediada pelo coordenador das FIP, Flaubert Paiva.

Cindoval fez uma profunda análise em torno da função do jornalista, lembrou momentos de crise na comunicação em nosso País, passeou pelo campo semântico e sua correlação com a ética, a postura profissional, a dedicação e a importância histórica desse profissional para o desenvolvimento do mundo contemporâneo. Sobre o período mais crítico da imprensa nesses seus 200 anos de Brasil, citou três momentos bastante complicados para o desempenho da profissão: o Estado Novo, período Getúlio Vargas; com o golpe dos milicos em 64 e hoje a indefinição em torno do exercício do jornalismo, com a cassação do diploma.

Mas Cidoval, defensor da preparação acadêmica em Jornalismo para quem for exercer a atividade, também considerou bastante positivo nesse processo de precarização da atividade com a medida do Supremo, tem sido a mobilização, a articulação da categoria que vem buscando melhorias para si. Para os acadêmicos deixou um conselho: se apaixonar cada vez mais pelo que faz, ler bastante, ficar bem informados e assumam que não sabem de nada para aprender muito.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Land Seixas, fez uma explanação sobre o andamento da PEC que volta com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, a importância da Conferência nacional de Comunicação (Confecom) na questão da qualidade da informação. Enfatizou a importância da FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas nesse processo de luta da categoria, seja pressionando os parlamentas, mobilizando sindicatos federações, organismos públicos e privados, bem como a sociedade em geral para lutar pela qualidade nos meios de comunicação, com profissionais capacitados e éticos.

Land fez duras críticas ao STF que derrubou em junho passado por 8x1 a exigência do diploma, algo que interessa diretamente aos empresários da comunicação. Citou que 60% dos parlamentas são donos de veículos de comunicação, algo que vai de encontro às leis. “Essa decisão não foi apenas do Supremo, foi uma coisa orquestrada com os empresários da comunicação”, criticou Land.

A palestra de hoje à noite da Semana de Comunicação será com Ana Viana, editora regionais das TV’s Cabo Branca e Paraíba, afiliadas da Rede Globo. O encontro está previsto para as 19h30 no auditório das FIP, com o tema: Dinamismo Profissional: o que os meios esperam de você?.


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dinaldo critica veto a projeto que permite servidor escolha de banco para receberá vencimentos



O deputado estadual Dinaldo Wanderley (PSDB) fez duras críticas nesta quarta-feira (11) ao governador José Maranhão (PMDB), por ter vetado o projeto de lei de sua autoria que dava liberdade ao funcionalismo público estadual para escolher o banco que quiser receber o seu salário.

Ele disse que esta atitude demonstrava o desrespeito do peemedebista com o pequeno servidor, mas lembrou que a Comissão de Constituição e Justiça da AL já derrubou o veto por 4 votos a 3.
Agora, o plenário da Casa de Epitácio Pessoa precisa votar se derruba ou não o veto do governador, e Dinaldo promete "empenho máximo neste sentido". De acordo com o tucano, é preciso que o legislativo estadual preserve os direitos dos pequenos.

Ele criticou também o fato do líder da situação na AL, deputado estadual Gervásio Filho, ter se posicionado favorável ao veto. "O engraçado é que quando o projeto foi para votação ele votou favorável, mas agora defende outro voto. O que mudou em tão pouco tempo?", questionou.

Dinaldo destaca também que foi o próprio Maranhão quem privatizou o Paraiban para o Banco Real e agora é ele quem quer mudar as contas do Governo para o Banco do Brasil.

"Estas mudanças criam uma insegurança terrível, porque não sabemos quando vão mudar de novo. Tem gente que tem a conta há mais de vinte anos e agora será obrigado a migrar para outra agência. Isto é um absurdo que o meu projeto de lei tenta evitar", encerrou.

Paraiba1.com.br

Kaio ganha terceira medalha no mundial de natação em Estocolmo



O paraibano Kaio Márcio se superou mais uma vez na Copa do Mundo de Piscina Curta e conquistou sua terceira medalha em Estocolmo. Depois de bater o recorde mundial dos 200m borboleta e garantir o bronze nos 50m do estilo, o paraibano ficou com o ouro nos 100m borboleta, com o tempo de 49s44, apenas 5 centésimos à frente do russo Evgeny Korotyshkin (49s49), ainda recordista mundial da prova. O pódio foi completo com o australiano Andrew Lauterstein (49s54).

Com a marca da tarde de ontem, quarta-feira, 11, Kaio bateu novamente seu próprio recorde. De manhã o nadador havia superado a marca que durava quatro anos em 28 centésimos ao se classificar para a final na Suécia com 50s34. Na decisão, Kaio fez a diferença aumentou para quase 1 segundo, ao chegar a 90 centésimos.
Além de Kaio, dois brasileiros disputaram a final dos 100m borboleta. Frederico Castro chegou em quinto lugar, com o tempo de 50s75, e Fernando Silva terminou em oitavo (50s89).

globoesporte.com


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Câmara assegura a constitucionalidade do diploma de jornalista

Em votação simbólica ocorrida na manhã desta quarta-feira (11/11) a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09, de autoria do deputado gaúcho Paulo Pimenta (PT), na foto. A FENAJ prossegue com a vigília nacional em defesa da profissão de jornalista e pela aprovação da matéria, agora na CCJC do Senado. Para acompanhar a tramitação na Comissão, clique aqui.
 
A votação na CCJC da Câmara ocorreu através do voto das lideranças das bancadas com presença na Comissão. O único voto contrário foi da bancada do PSDB. “Esta votação é um atestado da constitucionalidade da exigência do diploma e uma garantia de que não existe conflito entre a regulamentação profissional dos jornalistas e o direito à livre expressão”, comemorou, eufórico, o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade.
 
Na tarde desta quarta-feira os sindicalistas reúnem-se com a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma. A ideia é agilizar a formação da Comissão Especial, compromisso já assumido pelo presidente da casa, Michel Temmer, para agilizar a tramitação da PEC.
Fenaj
Foto: G1


IFPB divulga lista de isenção e inscrição para cursos técnicos termina na sexta



O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) inscreve até essa sexta-feira, 13 de novembro, para 2.505 vagas em cursos técnicos. O IFPB divulgou a lista de candidatos que tiveram seus pedidos de isenção de taxa de inscrição aceitos. Foi divulgada também a listagem de nomes dos candidatos que estão concorrendo na cota da escola pública. Os interessados podem consultar a listagem no link http://www.ifpb.edu.br/compec/resultado.php


As inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos 2010 devem ser feitas no site www.ifpb.edu.br/concurso. O Processo Seletivo é destinado para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (para quem conclui o 9º ano, antiga 8ª série) e para nos cursos Técnicos Subseqüentes (para quem já concluiu o Ensino Médio). Há vagas nas cidades de João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Cabedelo, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Aparecida.


A prova será realizada no dia 10 de janeiro, sendo das 8h às 11h para o Curso Técnico Subseqüente e das 8h às 12h para o Curso Técnico Integrado. A taxa de inscrição é de R$ 50 para o Técnico Integrado e R$ 40 para o Subseqüente. Pela lei, 5% das vagas são reservadas a pessoas portadoras de necessidades especiais. As cotas para esses candidatos são admitidas no ato da inscrição, mediante comprovação nos termos do edital, disponível no link da inscrição.


São 1126 vagas nos cursos integrados ao Ensino Médio e 1379 vagas nos cursos técnicos subseqüentes, em 10 cidades. Para o ensino médio integrado ao técnico, há reserva de 50% das vagas para quem cursou todo o ensino fundamental em escola pública. Há cursos de Edificações, Eletrônica, Informática, Mineração, Mecânica, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Equipamentos Biomédicos, Eletromecânica, Agropecuária, Meio Ambiente, Pesca, Controle Ambiental, Agroindústria e Petróleo e Gás (pioneiro).


O Processo Seletivo é organizado pela Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec). O edital disponibiliza o conteúdo programático, inclusive com bibliografia. A prova dos cursos subseqüentes é de conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, em nível de Ensino Médio (2º grau). Já para as vagas do Técnico Integrado ao Ensino Médio, as provas são dessas duas matérias juntamente com História e Geografia, mas em nível de ensino fundamental.


Nos cursos técnicos subseqüentes ou concomitantes, são 240 vagas em Cabedelo, 229 na Capital; 160 em Cajazeiras, 160 em Picuí, 160 em Patos, 160 em Princesa Isabel, 100 em Campina; 80 em Monteiro, 60 em Sousa (30 em São Gonçalo) e 30 em Aparecida.


Nos cursos integrados ao Ensino Médio, são 320 vagas em Campina Grande, 216 vagas na Capital, 150 em Sousa, 120 em Cajazeiras, 80 em Picuí, 80 em Princesa Isabel, 80 em Patos, 40 em Monteiro e 40 em Cabedelo. Nessas últimas cinco cidades, os cursos são oferecidos pela primeira vez.


Até o dia 24 de novembro deve ser divulgada a listagem dos inscritos, contendo nome, número da inscrição, nome do curso pretendido e turno. O candidato poderá solicitar a correção de dados até às 17h do dia 27 de novembro, através de documento a ser entregue no Protocolo Geral do IFPB. Os candidatos inscritos no Curso Técnico Subseqüente em Música serão submetidos a três etapas. O local das provas será divulgado até o dia 18 de dezembro.

Assessoria de Comunicação Social
Foto:professorvalfredo.com.br

Paz e amor


Um momento de extrema leveza, cordialidade, companheirismo na Câmara Municipal de Patos, onde a animosidade vem sendo a tônica das últimas sessões. No destaque os companheiros Sílvio Romero, da Rádio Morada do Sol FM e Sandra Sibelle, publicitária, que possui programa na TV Borborema.

FOCUS abreI Jornada de Educação Social de Patos nesta quinta



Destinado a educadores sociais, conselheiros de direitos, conselheiros tutelares, agentes de saúde, agentes da segurança pública, professores, estudantes e demais interessados. O Fórum Contra Violência e pela Cultura de Paz na Sociedade Patoense – FOCUS promove nesta quinta-feira, 12 de novembro, a I Jornada de Educação Social de Patos, que se estenderá até a próxima sexta-feira.


A Jornada que acontecerá na Fundação Ernane Sátyro, próximo ao Banco Real, das 8h às 17h30, terá como tema “Cidadania é questão de agir: Prevenção e educação de crianças e adolescentes como mecanismos de intervenção contra violência”.


A temática será trabalhada através de palestras, painéis e seminários, debatendo o Sistema de Justiça e o papel do Poder Judiciário na área da Infância e Juventude; a interpretação e a prática do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, com explanação de áreas mais específicas como, a história da Criança e do Adolescente no Brasil; o papel dos conselhos de direito e conselhos tutelares; a importância da sociedade brasileira no processo de construção do estatuto da Criança e do Adolescente, além de apresentações culturais e momentos de socialização.


A Jornada terá como expositores, renomados nomes do Direito e da Assistência Social, como o Dr. João de Deus Quirino Filho, professor do curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sousa, e Givanildo Manoel da Silva, educador social e historiador formado pela Universidade de São Paulo - USP, autor do livro “Cidadão criança, cidadão adolescente”.


As palestras-debates marcam, portanto, o primeiro dia de atividades da jornada, que realizará no segundo dia, 13 de novembro, um Curso de Formação para Educadores Sociais. Estarão presentes representações da Secretaria Municipal de Assistência Social. O investimento é de RS 20,00 para participar do curso de formação, que emitirá certificados aos inscritos. (NR)

Thompson propõe agenda positiva para Campina Grande



Discutir, encontrar respostas para os desafios que a cidade de Campina Grande enfrenta em diversas áreas e elaborar uma agenda positiva que norteará a administração municipal, nos próximos anos, independente de quem seja ou venha ser o prefeito. Foi esta a proposta lançada pelo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, durante palestra sobre novos mercados e cidades criativas, proferida pelo fundador e diretor-executivo do Porto Digital do Recife (PE), nessa terça-feira, 10.
 
A ideia é compor um calendário de discussões de temas primordiais para a gestão e o desenvolvimento da cidade, como transporte urbano, coleta seletiva, aterros sanitários, ciência e tecnologia, entre outros. “A proposta é que, em sessões periódicas, quinzenais, um especialista seja convidado a fazer uma palestra e promover um debate na Câmara Municipal. Assim, os vereadores se embasariam sobre a problemática, adquirindo fundamentos científicos e uma visão mais ampla, gerada pelas discussões, para legislar sobre o tema”, disse Mariz.

Esses debates construirão um documento que espelhará os anseios da sociedade e consistirá numa espécie de cartilha a ser seguida pelo atual e futuros governantes. “Ela pautará as ações estratégicas de governo, independente das propostas partidárias. Assim, teremos um projeto da Campina que queremos”, destacou.

Uma comissão preliminar e suprapartidária foi composta para definir as diretrizes, organização dos trabalhos, calendário e temas a serem discutidos. Entre os membros, além do reitor da UFCG, a reitora da UEPB Marlene Alves, os vereadores Fernando Carvalho (PMDB) e Daniella Ribeiro (PP), a diretora do Parque Tecnológico, Francilene Garcia, os presidentes Buega Gadelha (Fiep) e Luiz Alberto (Associação Comercial) e o professor Emir Candeia, representando a prefeitura municipal.

A Reitoria da UFCG está providenciando um comunicado endereçado às representações escolhida para compor a comissão, marcando o primeiro encontro, provavelmente, para o próximo dia 24, em horário e local a serem definidos.

Palestra


Valério Veloso alertou aos nove vereadores presentes sobre as oportunidades que Campina Grande vem perdendo pela ausência de políticas municipais de Ciência e Tecnologia, de um projeto amplo que aproveite bem mais a potencialidade dos recursos humanos gerados na cidade, especialmente pela UFCG. “Talentos que estão sendo exportados. Há muito, empresas de Tecnologia da Informação de todo mundo observam a cidade, ela é referencial num dos recursos mais escassos do mercado: cérebros”.


Para ele, a discussão sobre a criação de uma secretária municipal de Ciência e Tecnologia não pode ser travada como eleitoral, pois não traz votos. “Ela traz progresso”, disse, defendendo a construção de uma agenda para o setor, antes da própria criação da pasta.

Ascom

Onze pessoas presas na Operação Transparência são ouvidas

Onze das vinte pessoas presas na Operação Transparência, deflagrada nesta terça-feira (10), pela Polícia Federal são ouvidas. Elas são acusadas de fraudar licitações para obras na Construção Civil, na Paraíba.

Os peritos irão analisar, nos próximos dias, cerca de 200 kg de arquivos e documentos. De acordo com dados divulgados pela Polícia Federal, os prejuízos para os cofres públicos já ultrapassam R$ 200 milhões.

Mas, segundo o Procurador Geral da Justiça, Oswaldo Trigueiro, as perdas podem são ainda maiores.

- Essas questões de fraudes em licitação, sonegação e desvio de dinheiro público parecem ser práticas recorrentes. O que mais impressiona são as áreas sociais atingidas. Postos de saúde, escolas e casas de habitação q deixam de ser construídos. É um prejuízo enorme à população – declarou o procurador.

De acordo com informações repassadas pela assessoria da Polícia Federal, das 20 pessoas presas ontem, nove foram liberadas depois de prestar depoimento. Os demais permanecem detidos e serão ouvidos ainda nesta quarta-feira, mas, como a ordem é preventiva, serão liberados em seguida. O conteúdo dos depoimentos não será divulgado. O grupo está isolado no Centro de Ensino da Polícia Militar, em Mangabeira.
paraibaonline.com JPB

Autoestima - uma leitura saudável!


Inácio A. Torres

MAMÃE, EU QUERO!


É muito importante o estudo da educação intrafamiliar, pois atualmente são inúmeras as formas de agressão e de afetividade na relação pais e filhos. Algumas inconscientes, outras nem tanto. No texto a seguir, de Sílvia Alambert, tradutora e empreendedora de renome internacional, poderemos tirar grandes proveitos para a nossa vida em família. Leia e discuta com quem você quer bem.


É normal as crianças ficarem pedindo por coisas que vêem que os colegas possuem: é estojo do personagem da menininha japonesa, é tênis da marca não sei das quantas, mochila da marca Z, camiseta da marca X, calça da marca Y , DS, playstation, Wii, celular, mp10 e etc etc etc.Para ajudar, ainda há a questão da publicidade que incita ao consumo fazendo com que as crianças acreditem que para serem bem aceitas em determinado grupo social, elas tem que ter todas estas coisas.


Os pais, por vezes, se sentem pressionados pensando que se não cederem a estes pedidos dos filhos, suas crianças crescerão revoltadas e frustradas e se tornarão adultos infelizes.Outro fator complementar é o sentimento de culpa que por vezes assola os pensamentos dos pais por se ausentarem demais da vida de seus filhotes e acabam por recompensá-los com todas estas coisas que, para eles, depois que conquistam, já não faz mais sentido e partem para outro (ou outros) sonho de consumo.É muito comum ouvirmos pais comentarem que seus filhos estavam ávidos por terem um determinado brinquedo e que, após esforço financeiro dos pais e a aquisição pelas crianças, estas simplesmente deixam aquilo empoeirando em alguma estante do quarto e começam a pedir por outra coisa.

O que os pais não percebem de fato é que, ao cederem aos desejos dos filhos estarão educando crianças sem conhecimento (e reconhecimento) de limites e crianças que pouco saberão qual o real valor das coisas.Além do mais, os pais se esquecem que são eles mesmos que alimentam estes desejos de seus filhos por terem estas coisas porque, afinal de contas, são os próprios pais – os possuidores do dinheiro, do cartão de crédito e do limite bancário - que irão adquirir tudo aquilo que julgam ser um exagero por parte das crianças.É preciso mostrar às crianças que presente é uma coisa e acumular coisas é outra e elas só entenderão a mensagem quando tiverem limites para perceberem a diferença. Por isso, é importante conversar com as crianças sempre, porque eles estão sempre prontos a testar os próprios limites para saber até onde podem ir com o limite (inclusive financeiro) dos pais.Outro ponto importante, é ensiná-las a realizarem escolhas, combinando as datas especiais em que receberão aquilo que querem (e será interessante observar que eles vão mudando a escolha do presente até chegar a data para recebê-lo. Sinal de que não queriam aquele outro tanto assim...).


Natal, aniversário, dia das crianças e páscoa são datas em que um presente cai bem. Dar tudo o que os filhos pedem, simplesmente por dar - além de comprometer as bases da educação sobre educar filhos com limites e a própria educação financeira deles - só fará com que eles não dêem o devido valor àquilo que lhes foi dado e fará com que continuem pedindo por mais coisas e coisas não tão desejadas, mas somente... coisas.


Agora, um presente, sim. Isto sim é uma realização de sonho de verdade.Fecho esta com uma nobre citação de Fernando Pessoa para reflexão sobre como, ao mudarmos, mudamos tudo à nossa volta, inclusive comportamentos."Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, pra sempre, à margem de nós mesmos. Experimente e tente


Até sexta-feira com fé em Deus.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Dinaldo pode apoiar candidatura de Ricardo

O deputado Dinaldo Wanderley (PSDB), disse nesta terça-feira, 10, que defende candidatura única das oposições ao governo em 2010, e que o nome poderá ser o do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB).
“O PSDB precisa se reunir, precisamos ouvir as lideranças, incluindo o senador Efraim Morais que é do Democratas para definirmos. Pessoalmente sempre defendi união das oposições, que poderá se dar em torno de Cícero Lucena ou de Ricardo Coutinho.
A posição de Dinaldo aprofunda ainda mais o racha no ninho tucano, que tem dificuldades em impinar a candidatura do senador Cícero Lucena que é do próprio partido.
No final de semana, o ex-governador Cássio Cunha Lima, declarou em Guarabira que a postulação de Cícero em ser o candidato era “legítima”. Mas que também haveria legitimidade nos tucanos que querem unidade em torno de Ricardo.
Cícero Lucena, por outro lado, se mantém irredutível, recusando a retirar sua candidatura, advertindo os tucanos que em caso de infidelidade partidária, haverá “problemas para todos no futuro”.


João Costa/Paraiba.com.br

Beira-Mar pega 15 anos por morte de rival em prisão de MS


O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi condenado a 15 anos de prisão nesta terça-feira pela morte de João Morel, em 2001, crime ocorrido em uma prisão de Campo Grande. De acordo com o processo e a interpretação dos jurados, os dois eram rivais pelo domínio do tráfico de drogas na fronteira com o Paraguai.

Segundo a acusação, Beira-Mar encomendou o crime porque Morel o teria delatado em um depoimento reservado dado a CPI do Narcotráfico, concluída em junho de 2001. Para o júri, o motivo do crime fora considerado "torpe e cruel". O julgamento foi presidido pelo juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, da 1ª Vara do Tribunal do Júri.
 
A acusação sustenta que, por telefone, Beira-Mar teria ordenado que quatro detentos matassem Morel, com quem disputava o controle do tráfico na fronteira, na rota da Bolívia. Ainda de acordo com a denúncia, Beira-Mar mandou matar dois filhos de Morel, crime ocorrido também em 2001. Os defensores de Beira-Mar contestaram a decisão por acreditarem que nenhuma prova material foi apresentada no julgamento.

Beira Mar, que tem 42 anos, já havia sido condenado há 108 anos de prisão. Ele está detido no presídio federal de Campo Grande.
 
Disputa pelo tráfico
 
A disputa entre Beira-Mar e Morel, que seriam comparsas no tráfico de drogas, começou em janeiro de 2000, quando dois irmãos de Morel (Ramón e Mauro) foram assassinados em Capitan Bado, cidade paraguaia que faz fronteira com o município sul-mato-grossense Coronel Sapucaia. Beira-Mar teria mandado matar Ramón e Mauro. Em maio de 2000, Morel foi preso na fronteira e levado para Campo Grande. Um ano depois, foi assassinado.

Odair Moreira da Silva, conhecido como Marreta, confessou ter matado Morel e hoje cumpre pena em um presídio do Paraná. Durante as investigações, Ivanézio de Souza, que cumpria pena numa cela ao lado da que ocorreu o crime, disse ao Ministério Público que Marreta iria receber R$ 60 mil e uma chácara, pagos por Beira-Mar. Entretanto, o MP não conseguiu confirmar que Marreta recebeu o suposto pagamento.
Terra
Foto:robertatrindade.files.wordpress.com



terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mais uma vez bate-boca acaba sessão na Câmara de Patos


Apesar da maioria dos vereadores que compõem a Câmara Municipal de Patos Casa Juvenal Lúcio de Sousa achar um absurdo o que vem ocorrendo no Legislativo patoense, onde só falta mesmo os parlamentares mirins irem às tapas, nada se faz para coibir a luta interna, em que está em jogo o poder, a presidência da mesma.

Com isso o que se vê é a troca de ofensa, lavagem de roupa suja, ameaças, denúncias que não estão contribuindo em nada, até o presente, para a resolução dos problemas da cidade. A população assiste estarrecida sem entender aonde essa briga vai dar. Na noite desta terça-feira 10 mais uma sessão acabou antes do previsto devido a falta de decoro parlamentar. Coincidentemente aconteceu na tarde de hoje uma reunião com alguns vereadores, cuja pauta foi justamente para tratar dessa celeuma, arranjar uma forma de trazer a paz de volta à Câmara.
 
Nesta noite, depois de uma ríspida discussão (o foco foi a pane elétrica que impediu a realização de algumas sessões) entre os vereadores José Mota Victor (PMDB) e seu companheiro de partido, o presidente da Casa, Marcos Eduardo, Antônio de Maria (Chico Bocão) usou seu tempo regimental para pedir harmonia entre os colegas. Fez críticas à postura adotada por alguns deles que estão usando a tribuna para se digladiarem. Disse que há 40 dias teve início a onda de troca de insultos e os problemas de Patos foram deixados de lado. Em seu discurso citou acusações feitas contra Ivanes, quando o chamaram de ladrão no período em que este dirigia o Hospital Regional de Patos e o mesmo foi ao TCE e advogou em causa própria, provando sua inocência.
 
Pouco tempo depois Ivanes, usando da questão de ordem, permitido pelo regimento interno, rebateu trechos da fala de Chico Bocão e insinuou que este havia “quebrado” a STTrans, se referindo à campanha eleitoral passada. Nesse momento teve início a sessão bate-boca. Antônio Maria rebateu dizendo que Ivanes havia quebrado o Hospital Regional, se exaltou pedindo respeito do vereador médico, dizendo que caso fizesse outra insinuação iria se arrepender. Foi necessário a turma do deixa disso entrar rapidamente em ação. Trouxeram água para Seu Chico e o retiraram da Plenária.
 
Marcos Eduardo deu a sessão por encerrada. Dr. Ivanes, sobre a discussão que teve com Chico Bocão, disse ao pbnoticias que este há tempos o vem provocando em seus discursos, que também se faz de vítima, agride, mas não quer ouvir a resposta. Ivanes criticou também a suspensão da sessão, enfatizando que Eduardo agiu de maneira precipitada, e que não havia motivos para tal ato. Defendeu sua gestão no Hospital, dizendo que em seu período trouxe significativos avanços para a saúde pública.

O presidente Marcos Eduardo explicou que as discussões acirradas no Legislativo são normais devido a eleição para a nova diretoria, mas também enfatizou que passaram dos limites toleráveis pela população. “A sociedade que acompanha as sessões percebe que são aqueles com diploma de ‘doutores’ desta Casa os autores desta baderna”, alfinetou, se referindo aos episódios que já estão se tornando rotineiros no Legislativo patoense, onde há inclusive denúncias de gente indo às sessões armada.

O vereador Raniere Ramalho (PMDB) disse que vai propor uma nova reunião com todos os onze vereadores para se dar um basta nesses atos desabonados pela população. “São onze vereadores, onze pais de família, responsáveis, eleitos pelo povo representar a sociedade. Por isso acredito que resolveremos esse problema com prudência”, enfatizou Raniere.



Cabeleireira é assassinada ao reagir a assalto em João Pessoa


Uma mulher foi assassinada na noite dessa segunda-feira (09), após reagir a um assalto, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

Valéria da Silva Pinheiro, de 41 anos de idade, era dona de um salão de beleza e tinha ido ao bairro do Cristo para visitar alguns parentes.
Ela deixou o carro estacionado e entrou na casa de familiares, mas precisou voltar ao veículo. Quando estava dentro do carro, foi abordada por um rapaz.
Segundo testemunhas, ao perceber a presença do assaltante, a cabeleireira saiu do carro gritando e, ao cair no chão, o homem se aproximou e efetuou dois disparos, um destes atingiu a cabeça de Valéria.

Após cometer o crime, o assaltante fugiu a pé levando dois celulares da vítima. Em uma outra rua, subiu em uma moto que estava à espera.

A cabeleireira foi socorrida pelo SAMU, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
paraibaonline


Nadador paraibano derruba recorde mundial de russo com ouro na Suécia


Atual recordista mundial dos 50m borboleta em piscina curta (22s60), Kaio Márcio de Almeida conseguiu outra importante marca para sua carreira nesta terça-feira. Durante a etapa de Estocolomo da Copa do Mundo de natação, ele tornou-se o homem mais rápido do mundo também nos 200m da prova em piscina de 25m.

Com 1min49s11, o paraibano é o primeiro homem no mundo a encerrar a disputa em menos de 1min50s - o recorde anterior pertencia ao russo Nikolay Skvortsov, que em fevereiro deste ano estabeleceu 1min50s53 nadando em São Petesburgo.

Skvortsov, aliás, amargou a segunda colocação na Suécia, com 1min50s75. O britânico Michael Rock foi bronze (1min51s32). O pódio de Kaio Marcio é o terceiro do Brasil na capital da Suécia: antes, Felipe França foi prata nos 50m peito, enquanto Daynara de Paula ficou em terceiro nos 100m borboleta (56s52).

Na disputa dos 200m borboleta em piscina longa (50m), a utilizada em Olimpíadas, o dono do recorde dos 200m borboleta é ninguém menos que Michael Phelps, que estabeleceu 1min51s51 no Mundial de Roma, em julho. Na capital italiana, o brasileiro ficou com a quinta posição, ao fazer 1min54s57.
Início aos 9 anos
De uma maneira geral, os técnicos de natação consideram complexo estabelecer uma relação entre os tempos obtidos nos dois tipos de piscinas, já que a aplicação técnica de fundamentos como saídas, viradas e resistência mudam de uma disputa para a outra.

Kaio Márcio, que começou na natação aos nove anos para tratar de crises de asma, também foi campeão dos 100m borboleta em piscina curta no Mundial de 2006.

Competindo nos 50m, Almeida foi ouro nos 100m e nos 200m dos Jogos Pan-americanos. Com a conquista de Kaio Márcio, o Brasil soma 13 recordes mundiais na história da natação (sete em piscina curta e seis em piscina longa).

Gazeta Desportiva

Nabor anuncia nome de secretários executivos


O prefeito do município de Patos, Nabor Wanderley da Nóbrega Filho, anunciou na tarde desta terça-feira, 10, os nomes que ocuparão a chefia das secretarias executivas que farão parte do organograma administrativo e o da secretária adjunta de educação.

De acordo com o prefeito os novos cargos não causarão nenhum problema às finanças públicas. “Essas secretarias tratarão de ações mais efetivas e a verba para o funcionamento das mesmas já existe. Extinguimos os cargos de secretário adjunto de grande parte das secretarias municipais para enxugarmos a folha. O orçamento ainda é pequeno, mas aos poucos faremos o repasse para que o trabalho das executivas seja realizado”, esclarece.
Segundo informações repassadas pelo secretário de administração do município, José Corsino Peixoto Neto, “as secretarias executivas ficam subordinadas ao gabinete municipal”.

Confira os novos secretários:

Secretaria Executiva de Esportes:
Antônio Marques de Souza Neto

Secretaria Executiva de Articulação Social e Orçamento Participativo:
José Taunai Dantas

Secretaria Executiva de Turismo e Cultura:
Wandecy Medeiros da Silva

Secretaria Executiva de Juventude e Lazer:
Jefferson Gomes Melquíades

Secretaria Adjunta de Educação:
Rita de Cássia Feitosa Alves
 
Ascom



segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Interpa regulariza áreas da Paraíba que serão atingidas pela transposição


O Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa) começa nesta terça-feira (10), a operacionalização da 2ª etapa do Convênio de Regularização Fundiária e Georreferenciamento, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para cadastrar até agosto de 2010, um total de 75 mil hectares de terras em 2.626 propriedades que serão atingidas pelo Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, no município de Monteiro.

Para isso, o presidente do Interpa, Álvaro Dantas, coordenou uma reunião com 17 técnicos do órgão na manhã desta segunda-feira (9), a fim de definir a execução do projeto na região do Cariri paraibano.


“Estamos empenhados para que a nossa parte seja cumprida no acordo firmado com o Governo Federal, cuja proposta é estender este convênio para mais 30 municípios, sendo 15 para regularização de imóveis rurais no Eixo Norte do projeto, com sede no município de Cajazeiras, e 15 municípios atendidos pelo Programa Territórios da Cidadania”, informou.

Meta – No início da reunião, Álvaro Dantas falou da determinação e iniciativa do governador José Maranhão em retomar os trabalhos para avançar nas obras do projeto na Paraíba. A meta do projeto é assegurar a oferta de água a mais de 9 milhões de nordestinos, castigados pela escassez e irregularidade das chuvas.

Além da regularização do eixo do canal e da discriminatória, o Interpa é responsável pelo levantamento das propriedades legalmente registradas e aquelas sem registro no nome de pessoas nos municípios atingidos. O órgão também faz o georreferenciamento (medição) para saber o número de áreas legalizadas e devolutas.

Levantamento – O trabalho do Interpa consiste inicialmente em checar nos cartórios do município o tipo de cada propriedade que será atingida pelo projeto, identificando o que é privado e às áreas de domínio do Governo. Depois, é feito o cadastro com dados da propriedade e do ocupante. A terceira etapa envolve a medição de cada imóvel rural, onde é expedida uma planta com memorial descritivo. Por último, são emitidos os Títulos Definitivos de Propriedade.

Para a execução da 2ª etapa do convênio com o Incra de regularização fundiária em Monteiro, o Interpa vai mobilizar 15 pessoas do Núcleo de Cartografia do órgão que farão o trabalho de campo e apoio administrativo. Até o final do convênio serão investidos R$ 2,5 milhões pelos governos do Estado e Federal.


Ascom

Hospital de Trauma da Capital tem serviço para tratar dor aguda


Quem nunca chegou a um hospital e disse a seguinte frase: “Doutor me ajude, tá doendo muito”! Para amenizar esse tipo de sofrimento, a direção do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL) implantou o Serviço Especializado em Dor Aguda (Seda), que beneficia inúmeras pessoas assistidas diariamente na unidade, principalmente aquelas politraumatizadas.
O médico Clóvis Borges, coordenador do Serviço no Trauma, explicou que o objetivo do trabalho é tratar a dor e, consequentemente, fazer com que o paciente tenha uma recuperação rápida e sem sequelas.


“Objetivamos com o nosso trabalho minimizar as sensações álgicas dos pacientes internados, ambulatoriais ou pós-operatório através de protocolos de controle da dor. A meta é identificar, precocemente, e tratar todos os pacientes para que este tenha uma rápida recuperação. É reduzir a dor e, como consequência, diminuir seus efeitos no organismo”, definiu o médico.



Treinamento – O serviço está funcionando efetivamente desde o início do mês de novembro, mas há vários meses a equipe formada por mais de 100 profissionais vem passando por um treinamento especifico para atender aos usuários. Foram capacitados os profissionais que trabalham no bloco cirúrgico, na Unidade de Recuperação Pós-Anestésica (URPA), na emergência e urgência, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de Queimados (UTQ) e nas enfermarias.


São médicos especialistas em anestesiologia, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, além de uma assessoria consultiva formada por nutricionistas, assistentes sociais e uma farmacêuta. “Foram quatro meses de planejamento e capacitação da equipe, que vão servir de multiplicadores em seus setores, pois este é um trabalho multidisciplinar e multiprofissinal, onde teremos um atendimento ainda mais humanizado e quem ganha é o paciente”, destacou o coordenador.


Assistência e terapia – Conforme o coordenador, assim que o paciente chega ao hospital a equipe entra em ação para avaliar o grau de sua dor e qual o tratamento adequado para ela. Por isso, foram adotadas como padrão de avaliação no atendimento a escala visual analógica (EVA), que segue o princípio numérico de 0 a 10, e a de faces, para quem tem dificuldade cognitiva.

“Na analógica, o paciente indica em qual grau está a sua dor em uma escala de zero a dez. Mas se o paciente tiver alguma dificuldade de sinalar, utilizamos uma escala de faces, onde rostos indicam a proporção da dor. A partir daí, a enfermagem solicita o médico anestesista que prescreve a conduta a ser seguida”, explicou Clóvis. O tratamento terapêutico realizado pode ser através de medicamentos ou bloqueios anestésicos, ou ambos, dependendo do caso. A dor segue uma escala que vai de leve, passa por moderada até a intensa.



Efeitos – O primeiro Serviço de Dor Aguda do Estado da Paraíba, tanto na rede pública como privada, não apenas traz efeitos imediatos. Diminuindo o impacto da dor no paciente, além da recuperação mais rápida, o paciente fica livre de sequelas. “Além de prolongar o período de internação, pois dificulta a reabilitação, a dor também pode produzir processo patológicos, pois baixa a imunidade e pode levar a pneunomia, problemas cardíacos e até infarto. São vários efeitos de morbidade (ruins), em consequência da dor”, alertou o coordenador.


Ele informou que “a medicação analgésica utilizada no tratamento é de primeira linha. A farmácia está bem estrutura e os setores bem coesos. O apoio da diretoria no sucesso desse trabalho foi fundamental”.

A equipe de Controle da Dor funciona 24 horas por dia e centraliza a coordenação dos procedimentos analgésicos até a alta do paciente. A palavra ‘dor’ origina-se do latim dolore. Os dicionários a definem como “impressão desagradável ou penosa decorrente de alguma lesão ou contusão, ou de um estado anormal o organismo ou de parte dele”. A dor aguda está relacionada à lesão causadora, ou seja, deve desaparecer durante o período esperado de recuperação do organismo ao evento que a está causando.


Ascom

Empresários patoenses são verdadeiros heróis, diz presidente da Associação Comercial



Há mais de um ano o mundo vive em profunda crise financeira. O conjuntura levou o governo federal tomar uma série de medidas macroeconômicas penalizadoras para a sociedade. Um exemplo claro foi a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), visando manter empregos e o consumo do mercado interno.


A exemplo da maioria dos municípios brasileiros, que sofreram forte impacto decorrente dessa queda do IPI, principalmente devido à redução das cotas do FPM, a cidade de Patos foi penalizada duramente, segundo Osvaldo Mota, presidente da Associação Comercial e Industrial de Patos


Para Mota, os empresários de Patos são verdadeiros heróis por terem suportado com muita determinação o período mais crítico dessa crise, que tende a amenizar no próximo ano. “Mesmo com tantas dificuldades a cidade reagiu bem e não tivemos aqui como temíamos fechamento de lojas e pequenas fábricas”, explicou o presidente da ACIAP ao pbnoticias.


Para ele a salvação para a economia patoense é a situação geográfica em que está inserido o município, para onde convergem feirantes de dezenas de cidades circunvizinhas, inclusive dos estados do RN e PE. “Se não fossem os feirantes que chegam diariamente a Patos, acredito que muitos estabelecimentos comerciais teriam cerrado suas portas”, enfatiza Mota.


Posse – A nova diretoria da ACIAP, biênio 2009/2011, será empossada no próximo dia 20, em solenidade marcada para as 19h30. Após a posse da nova mesa diretora, que tem como presidente Osvaldo Mota, acontece um coquetel de confraternização de final de ano com todos os associados.
pbnoticias.com

Arquivo do blog