Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 12 de setembro de 2015

Hospital Regional de Patos realiza primeira cirurgia de coração


Dr. Jairo diz que é possível realizar, com o tempo, vários procedimentos cirúrgicos cardíacos no HRP.
O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro realizou no final da tarde de ontem, sexta-feira 11, sua primeira cirurgia de coração, uma pericardiotomia, abertura do saco membranoso pericárdio que rodeia o coração, para a retirada de líquido. A equipe médica foi coordenada pelo cirurgião cardíaco Jairo Leal.

Ele explicou que o procedimento cirúrgico é de emergência e caso não haja rápida intervenção, o paciente pode entrar em coma e vir a óbito. “O risco de uma transferência de um paciente nestes casos é muito alto. Como o Hospital de Patos não dispunha de cirurgia cardíaca, esses pacientes, ou vinham a falecer, ou quando conseguiam transferência, eram operados em João Pessoa ou Campina Grande”, enfatizou.

Dr. Jairo diz que esse procedimento não se compara a um de ponte safena ou de válvula, algo longe ainda de acontecer no Regional de Patos, mas trata-se de um importante passo na instituição de cirurgias cardíacas, tanto para esse tipo de doença como para pacientes vítimas de tiros, facadas que porventura venham atingir a cavidade cardíaca. Hoje o Janduhy Carneiro tem condições de realizar tal procedimento.

O primeiro paciente a passar por procedimento cirúrgico de coração no HRP sofria de insuficiência cardíaca, ou seja, o coração não conseguir bombear o sangue em volume suficiente para suprir as necessidades de todo o organismo. “Ele não conseguia respirar direito e não aguentaria chegar a Campina Grande ou João Pessoa com o coração comprimido pelo líquido”, comenta Jairo.

Apresentar um quadro de líquido preso no coração, dificultando este a trabalhar normalmente, é característica de paciente com insuficiência cardíaca, uma das inúmeras patologias que atingem esse órgão vital, e que tem indicação de cirurgia de urgência. O cirurgião informou que a cirurgia demorou menos de uma hora e que é inadmissível hoje em dia se perder um paciente por ausência de um procedimento relativamente simples.

O Hospital Regional de Patos não conseguia realizar esse tipo de intervenção por falta de especialista na área. O médico Jairo Leal diz que veio residir em Patos e fala que a demanda é muito grande, como também os desafios que virão, com a possibilidade do HRP fazer ponte de safena e de válvula cardíaca. Este é um projeto de descentralização de serviços de alta complexidade que vem sendo construído pelo Governo do Estado para a região, com apoio dos profissionais médicos e do Hospital Regional.

Nesse projeto consta também a realização de cateterismo. Hoje o paciente infartado que necessita dessa intervenção, segundo Jairo, é transferido para Campina Grande ou João pessoa, isso quando consegue, já que a fila é enorme e muitos não resistem.  “A gente tem condições de realizar isso aqui no Hospital Regional, que tem estrutura, UTI, bloco cirúrgico, anestesistas bons, equipe de enfermagem e só faltava o cirurgião cardíaco, e que hoje dispõe”, diz o médico.

Círculo do Coração

Além dessa cirurgia de coração inaugural no HRP, Jairo destaca a vinda do Círculo do Coração, do qual faz parte, que está possibilitando salvar a vida de inúmeras crianças, com diagnóstico e tratamento. “O que queremos aqui é fazer o círculo do coração com os adultos, para que os que precisem de marca-passo, ponte safena, válvula não tenham que ir para outros centros de tratamento.

A equipe responsável pela primeira cirurgia de coração no HRP foi comporta pelo cirurgião cardíaco Jairo Leal, anestesista Marconi Lustosa, enfermeira Jarina de Sousa, toda equipe do centro cirúrgico, e do cardiologista Klauber Marques, que acompanhou o paciente.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil mais de 300 mil pessoas morrem por ano vítimas de doenças do coração, quase 30% dos óbitos que ocorrem no País.



Marcos Eugênio (Assessoria)

Polícia prende suspeitos de tráfico e roubo na cidade de Pombal


Policiais civis do Grupo Tático Especial (GTE) de Patos, no Sertão paraibano, em conjunto com policiais militares do Destacamento de Sousa prenderam, na tarde desta sexta feira (11), cinco homens suspeitos de integrar um grupo criminoso especializado em roubos, assaltos e tráfico de drogas na Região de Pombal. 

O trabalho começou com a investigação de uma informação anônima repassada para o número 197, Disque Denúncia da Secretaria da Segurança e Defesa Social (SEDS). De acordo com a pessoa, um grupo estava se preparando para realizar um assalto durante o final de semana. Os policiais começaram as buscas na tentativa de identificar os suspeitos. 

Várias diligências foram realizadas na cidade e no início da tarde desta sexta-feira (11) o grupo foi descoberto às margens de um rio que passa no bairro Popular. Francy Rainy da Costa, 28 anos, Francisco das Chagas Amorim Fernandes, 21 anos, João Paulo Gomes dos Santos, 24 anos, Emanuel de Sousa Marinho, 27 anos, e um homem que ainda não foi identificado, tentaram fugir trocando tiros com a Polícia, mas foram cercados e presos em flagrante. Um dos suspeitos foi atingido por um tiro na perna. Ele foi encaminhado para o hospital onde está sob custódia da polícia. 

Com os suspeitos foram apreendidas três armas, uma espingarda calibre 12, uma pistola 380 e um revólver calibre 38, além de munições e uma máscara usada nas ações criminosas. Todos os suspeitos já responderam processos na Justiça. Francy Rainy e Francisco por roubo e João Paulo e Emanuel por tráfico de drogas. 

“A informação repassada para o 197 foi muito importante para as investigações, ajudou a polícia na identificação dos suspeitos e assim os policiais conseguiram frustrar o assalto que o grupo pretendia fazer na Região”, disse o delegado Diego Beltrão, que coordenou a ação. 

A Polícia Civil vai continuar as investigações para descobrir se existem mais pessoas envolvidas com o grupo. Os cinco homens foram autuados por tentativa de homicídio porque atiram contra os policiais, porte de arma e organização criminosa. Eles serão encaminhados para o Complexo Penitenciário PB1 em João Pessoa.
  
secom

Paraíba sedia IV Congresso Internacional de Envelhecimento Humano

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participará do 4º Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, que será realizado de 24 a 26 de setembro, no auditório principal do Centro de Convenções Raymundo Asfora, no Garden Hotel, em Campina Grande. Com o tema principal "Longevidade: Transformações, impactos e perspectivas”, a quarta edição do congresso é voltada para  estudantes, profissionais e pesquisadores da área da saúde e do envelhecimento humano.


O evento é promovido pelo Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (Cemep), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Sessão Paraíba (SBGG/PB) em parceria com a Realize Eventos Científicos.  Estima-se cerca de 3.500 participantes dos mais diversos lugares do mundo que atuam nas áreas envolvidas às questões referentes ao envelhecimento humano. O evento ainda contará com professores renomados que desenvolverão atividades das mais diversas, entre elas: palestras, mesas redondas, minicursos, conferências e debates.

O 4º Congresso Internacional de Envelhecimento Humano tem por objetivo discutir temas relacionados ao envelhecimento, como longevidade, transformações dos impactos e perspectivas para o envelhecimento bem sucedido; estimular a divulgação científica e o intercâmbio entre estudantes, profissionais, pesquisadores e instituições interessadas na temática do envelhecimento; e estimular a produção de conhecimento na perspectiva da transdisciplinaridade.

Durante os três dias do evento, serão abordados temas como: Gerontologia Social; Doenças Biopsicossociais no Processo de Envelhecimento; Práticas Clínicas e Terapêuticas direcionadas a Pessoa Idosa; Processo de Cuidar em Enfermagem e a Saúde da Pessoa Idosa; Odontogeriatria; Atividade física, estilo de vida e longevidade; Envelhecimento Ativo e Bem sucedido; Afetividade, Sexualidade e Envelhecimento; Políticas Públicas e Direito da Pessoa Idosa, entre outros.

O evento contará com professores renomados internacionalmente, como Paul Ling Tai (EUA), Ricardo Iacub (Argentina), Carlos Raúl Lorda Paz (Uruguai), que desenvolverão palestras, mesas redondas, minicursos, workshops, conferências e debates. “A realização da quarta edição do congresso busca a afirmação e consolidação do evento, tornando-se parte do cenário científico entre os maiores e mais importantes eventos da área do envelhecimento humano do Brasil”, disse o professor da UEPB e coordenador geral do IV CIEH, Manoel Freire de Oliveira Neto.

O prazo final de submissão de trabalhos é 27 de agosto. Mais informações no endereçowww.cieh.com.br.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Educação na Família leva melhor convivência para os lares de Patos



Luciene (D) com a coord. regional do PSI Gilka de Cássio

A relação pai e filho tem tido bons avanços.

Dinâmicas, como a do elogio ajudam a melhorar a autoestima dos pais.

Alguns sentimentos quando levados à tona para nossa reflexão causam certo desconforto, suscitam dúvidas, e dão uma sacudida na forma como enfrentamos determinadas situações.

Pais interagem bastante na EEEFM Antônia Araújo
É o caso das escolas públicas do Estado da Paraíba, que estão se beneficiando com os encontros Educação na Família, uma ação da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Organização Inteligência Relacional. Momentos especiais vêm permitindo autoavaliação dos pais no relacionamento com os seus filhos.

Mais duas escolas de Patos concluíram o 1º ciclo de educação emocional com os pais ou responsáveis pelos alunos. Uma delas foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Auxiliadora, localizada no bairro Jatobá. Jacileide de Lima, 36 anos, mãe de seis filhos, diz que uma das principais mudanças em seu comportamento tem sido o diálogo com seus filhos. “Estou muito mais calma quando me dirijo aos meus filhos. Esses encontros me permitiram entender melhor meus sentimentos e como posso ter mais harmonia em casa e na comunidade a partir de uma mudança importante: preferir o diálogo a discussão, compartilhando os ensinamentos em casa”, disse ela. 
Entrega de certificados de conclusão dos encontros na Madre Auxiliadora

Aprender a escutar, a elogiar, a falar sem agressividade, a perdoar e oferecer apoio à criança têm sido atitudes bem absorvidas pelos pais com os encontros Emoções na Família. Lucilene Silva de Oliveira, mãe de aluna da Madre Auxiliadora, reforça essas constatações explicando que é importante ter mais diálogo com o filho. Em vez de bater e desabafar os próprios problemas, é preciso ouvir os do próximo.

“A cada reunião descobríamos muito sobre nós, como ser melhores, perdoar, deixar de lado o rancor, ver o próximo de uma outra forma, que pudéssemos ser mais interativos e nos tratássemos com respeito, além de ser mais amigáveis. Em relação ao meu filho, uma das coisas que aprendi é que é preciso incentivá-lo, elogiá-lo, jamais dizer palavras grosseiras que possam marcar para sempre sua vida. Quando um pai, ao ensinar tarefas ao filho, o chama de burro impede a criança de se desenvolver, criando um bloqueio. É importante mostrar que ela é capaz de crescer”, afirmou Lucilene.

Participação significativa e comprometimento dos pais fazem a diferença

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Auxiliadora, a formação de educação emocional para as famílias teve como facilitadoras as educadoras socioemocionais Wilma da Silva, gestora, e Lindinalva dos Santos, apoiadora pedagógica. A timidez inicial, algo marcante nas reuniões, cedeu espaço para a interação, tanto na escola como na família, segundo relata a gestora. “Isso contribui para que se tornassem mais participativos durante os encontros e abrissem canal do diálogo em casa. Os vídeos, dinâmicas e palestras foram muito importantes para que os pais melhorassem a autoestima, aprendessem a lidar e conviver de forma mais fácil com seus filhos e em comunidade”, opinou Wilma.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônia Araújo, no bairro Bivar Olinto, os momentos de Emoções na Família causaram grande satisfação nos pais, que até pedem para participar do próximo ciclo. “Essa carência afetiva, de conhecimento de seus sentimentos, de como enfrentar determinadas situações no seu cotidiano, na família e na comunidade, “gerou essa afinidade dos pais com a escola ao ponto deles pedirem para que os encontros tenham continuidade”, explica a gestora Valquíria Araújo.

A educadora Leilsa França diz que esse processo de educação das emoções não é importante somente para os pais, mas para os professores também. “São situações comuns a todos nós. As emoções precisam ser bem trabalhadas para que vivamos em paz”, comenta.

Ela cita o caso de uma mãe que se sentiu bastante incomodada após uma das dramatizações sobreviolência  na família. “Me senti na pele de minhas filhas, pela forma rude como eu as tratava”, desabafou a mãe para a educadora socioemocional. As mudanças no relacionamento em casa aconteceram, com respeito e diálogo mais presentes. Uma das filhas procurou Leilsa para dizer que sua mãe estava muito boazinha. “Isso foi muito emocionante para mim. Fiquei toda arrepiada com a forma carinhosa com que a aluna me passou isso”, comentou a professora, com brilho mais intenso nos olhos.

Todas estas mudanças podem ser vistas em outro âmbito. A escola vive um momento de alto astral com a classificação de 33 alunos para a próxima etapa da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBEMP). Um caso de mera coincidência? Com certeza não.


 Assessoria

NASF de Mãe d’Água promove grupos anti-tabagismo



A Secretaria Municipal de Saúde do município de Mãe d’Água, através do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – promoveu na última terça feira, dia 25 de agosto, um dia de palestras e atividades voltadas para os fumantes do município, com o objetivo de conscientizá-los da importância de abandonar esse hábito nocivo, que contribui para uma série de doenças, dentre elas o câncer.

O evento aconteceu no Auditório Municipal Professora Lucinda de Sousa Justo, e marcou a passagem do Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no último dia 29 de agosto. Durante as atividades, os agentes de saúde aferiram a pressão arterial dos fumantes e repassaram informações e orientações sobre as doenças que o fumo provoca.

De acordo com a coordenadora do NASF, Michele Maíra, um grupo de auto ajuda foi formado e contará com o apoio da equipe multidisciplinar composta por médico, psicólogo, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional e educador físico. “O Nasf oferece respaldo necessário para auxiliar quem deseja se livrar do tabagismo definitivamente”, informou Maíra. “Quando se adquire o hábito de fumar, é difícil parar. Por isso, o apoio é imprescindível quando a decisão é largar o vício. Pensando nisso, a Prefeitura de Mãe d’Água, por meio da Secretaria de Saúde e do Nasf realiza o grupo anti-tabagismo, o qual reúnem pessoas que decidiram parar de fumar”, completou.

Michele Maíra lembra que as pessoas que tiverem interesse em participar do grupo, devem se dirigir a Unidade Básica de Saúde e deixar o nome com o enfermeiro responsável. Ela informou ainda que durante a semana de combate ao fumo, o nasf aproveitou para divulgar informações, através de carro de som e panfletos, destinada aos fumantes e a sociedade em geral, orientando acerca dos males provocados pelo consumo do cigarro.
As atividades se estenderam até o dia 31 de agosto e contou com o apoio de profissionais de saúde, técnicos da Vigilância Sanitária e Secretaria de Educação.

Lei Federal

O dia 29 de agosto marcou no Brasil o “Dia Nacional de Combate ao Tabagismo”, criado pela Lei Federal 7.488/1986.

Célio Martinez


Ministério elabora plano de reforma agrária para assentar 120 mil famílias

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, disse hoje (10) que já encaminhou para análise da presidenta Dilma Rousseff o novo plano de reforma agrária e que uma das ações propostas é assentar, até o final de 2018, as 120 mil famílias que vivem acampadas no país. O plano foi elaborado pelo ministério a pedido da presidenta.
 
“Elaboramos um plano concreto, factível, um plano de ação na perspectiva de assentarmos em condições dignas as 120 mil famílias hoje acampadas no Brasil. Nossa proposta foi encaminhada à Presidência da República, e estamos aguardando uma convocação da presidenta Dilma para apresentarmos o plano à sociedade brasileira”, disse Patrus após participar de reunião da comissão geral da Câmara dos Deputados.
 
“O prazo que estabelecemos inicialmente nos despachos com a presidenta Dilma foi cumprirmos esses assentamentos até 2018”, disse Patrus. Ele classificou de "ousado" esse objetivo “ousado” e disse que o ministério está trabalhando em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no levantamento de recursos. O ministro lembrou que o objetivo depende também da adesão de estados e municípios.  "Todos nosso esforço, todo nosso empenho será posto para alcançarmos esse objetivo.”
 
Na reunião da comissão geral da Câmara dos Deputados. Patrus falou sobre as ações do ministério voltadas a reforma agrária e a agricultura familiar. Ele destacou a importância da agricultura familiar na produção de alimentos no país e na geração de emprego e renda. Segundo o ministro, a agricultura familiar responde por 70% de um total de 16,5 milhões de postos de trabalho rural e gera 33% do valor bruto da produção agropecuária.
 
Na comissão geral, deputados ressaltaram a importância do Ministério do Desenvolvimento Agrário e manifestaram preocupação com a possibilidade de extinção da pasta na reforma administrativa,que inclui o corte de algumas pastas. O governo ainda não divulgou, porém, que pastas serão extintas.
 
EBC

Secretaria Municipal de Saúde e ECISA saem às ruas em caminhada pela sensibilização e prevenção do suicídio


Abrindo as ações de mobilização do Setembro Amarelo, a Escola de Ciências da Saúde de Patos (ECISA) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Patos, promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 10, uma caminhada em alusão ao Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que saiu da Praça Edivaldo Motta em direção à Praça Getúlio Vargas.

De acordo com a coordenadora da ECISA, Eulidivania Camboim, o objetivo de todas as ações referentes ao Setembro Amarelo é discutir o assunto e divulgar ações preventivas. “Este é o início das diversas ações que pretendemos fazer durante todo o mês de setembro em prol desta causa. É preciso quebrar o tabu de se falar sobre o assunto, para que vidas sejam salvas,” comentou.

Participaram da caminhada representando a Secretaria Municipal de Saúde todos os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município, que engloba os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o Programa Saúde da Família (PSF).

“Trouxemos hoje aqui para a rua a Rede da Atenção Psicossocial que Patos dispõe, para que a população conheça melhor os serviços e que possa de alguma forma ajudar alguém que esteja passando por alguma desordem ou que apresente sintomas de depressão. O suicídio é uma questão de saúde pública, é preciso que toda sociedade entre em ação pela preservação da vida,” destacou a psicóloga do CAPS AD, Paula Santos de Souza.

Estatística Nacional

O Brasil é o 8° país em número de suicídios. A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no país.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Paraíba atinge meta da Campanha Contra Paralisia Infantil


O Estado da Paraíba atingiu na tarde dessa quarta-feira (9) a meta de 95% do público alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite do ano de 2015. Até a manhã desta quinta-feira (10) foram vacinadas 249.689 crianças (de seis meses a menores de cinco anos – 4 anos, 11 meses e 29 dias), o que representa 95,25% de cobertura vacinal, ultrapassando, inclusive, o índice nacional, que está em 90,65%. A campanha teve duração de 27 dias, iniciando em 15 de agosto e sendo encerrada nesta quinta, 10 de setembro.

De acordo com a enfermeira do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcia Queiroga, a Paraíba se destaca no cenário nacional desde o início da campanha. “O nosso êxito na vacinação contra a paralisia infantil se deve especialmente ao trabalho e empenho das equipes de cada município do Estado. Aproveitamos para agradecer e parabenizar cada um dos profissionais que se engajaram na campanha”, disse Márcia.

Até então, 18 estados brasileiros ainda não atingiram a meta de 95% de cobertura vacinal do público-alvo. A Paraíba está em oitavo lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas de Sergipe, Roraima, Rondônia, Paraná, Maranhão, Espírito Santo e Pernambuco. “Nossa intenção ao prorrogar o prazo da campanha (de 31 de agosto para 10 de setembro) era imunizar o maior número de crianças possível. Em apenas nove dias, atingimos a meta e imunizamos mais de 44 mil crianças”, afirmou a enfermeira.

Esta foi 36ª Campanha contra a Poliomielite no Brasil e, em 2015, comemora-se o 26º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. “No nosso Estado, o último caso de paralisia infantil foi registrado há 26 anos. No entanto, é preciso ficar atento porque ainda existem três países em situação endêmica – Nigéria, Afeganistão e Paquistão. Até que tenhamos a erradicação da doença em todo o mundo, seguiremos com as ações de campanha contra o vírus selvagem da poliomielite para que em viagens ou com a vinda de estrangeiros ao Brasil ele não seja transmitido”, informou Márcia.

Poliomielite – A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa grave que afeta o sistema nervoso, provocando paralisia principalmente dos membros inferiores. É causada e transmitida por um vírus (poliovírus – entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, alcança a corrente sanguínea e, em seguida, pode atingir o cérebro) e a infecção se dá principalmente por via oral.

Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição. A facilidade de movimentação das pessoas de um lugar para outro no mundo favorece a disseminação do vírus, que pode ser reintroduzido em um país que já não apresenta mais casos.

A vacina contra a poliomielite é aplicada via oral de forma rápida, segura e indolor. A criança toma apenas duas gotas, o que corresponde a uma dose. No Brasil, a vacina é dada rotineiramente nos postos da rede municipal de saúde e durante as campanhas nacionais de vacinação.

secom

STTRANS realiza reunião com órgãos de trânsito para planejar a Semana Nacional de Trânsito


Em alusão à Semana Nacional do Trânsito, a coordenação de Educação no Trânsito da Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS) esteve na tarde desta quarta-feira, dia 09, reunida com representantes do DENTRAN e da 4ª Companhia de Policiamento de Trânsito da Paraíba (CPTran) para planejamento e definição de atividades relativas à comemoração da data.

A Semana Nacional de Trânsito, que acontece no período de 18 a 25 de setembro, traz como tema este ano “Seja você a mudança no trânsito”. Os órgãos de trânsito estarão realizando atividades alusivas com panfletagem, palestras nas escolas e um trabalho de conscientização para os condutores e pedestres do município.

Para o coordenador de Educação no Trânsito da STTRANS, Fernando Palmeira, campanhas educativas são fundamentais para o incentivo ao trânsito cidadão, seguro e participativo. “Este ano estaremos trabalhando com a população sobre a utilização da faixa de pedestre, além da segurança viária dos condutores e dos pedestres com atividades lúdicas e educativas para dar uma melhor segurança”, explicou.

De acordo com o comandante do 4ª CPTran, tenente Leonides Marcelino, a intenção dessas ações educativas é que elas provoquem novos comportamentos éticos e de cidadania. “O Tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano estará focando a conduta humana que é a principal causa responsável pela maioria dos acidentes em todo o país. Então, o nosso objetivo levar esta mensagem de segurança, de respeito porque o trânsito é cidadania”, comentou.

Eduarda Azevedo

Ação faz parte da Operação Rota Segura, que ocorre em todo o Brasil nesta quinta-feira


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza nesta quinta-feira (10) mais uma etapa da Operação Rota Segura nas rodovias federais de todo o País. Com atuação em pontos estratégicos, os policiais farão fiscalizações em motocicletas, focando condutas irregulares e uso de equipamentos obrigatórios, visando reduzir a violência no trânsito.


Dados registrados pela PRF mostram que o número de acidentes com esse tipo de veículo tiveram queda discreta nos últimos anos: em 2013, a PRF registrou 33.374 acidentes com motocicletas, motonetas e ciclomotores em todo o Brasil, enquanto no ano passado (2014) foram 31.669 – redução de um pouco mais de 5%.


Mas a queda no número de acidentes não significou queda no número de óbitos de condutores de motocicletas: em 2013 foram 2.154 mortes no País, enquanto ano passado 2.201 pessoas morreram em acidentes com veículos de duas rodas – aumento de 2,18%. Isso demonstra o alto índice de letalidade associada, onde só em 2014, para cada mil acidentes com automóveis, foram registradas 11 mortes, enquanto para cada mil acidentes com motocicletas, houve 55 óbitos.


Com mais esta etapa da operação, unidades regionais da PRF promoverão ações coordenadas, potencializando a fiscalização de trânsito nas rodovias federais. A PRF utiliza dados estatísticos para localizar os trechos com maior incidência de determinadas situações. Nesse caso, serão fiscalizados os pontos onde condutores costumam conduzir motocicletas sem capacete, sem portar CNH, ou com outras infrações estabelecidas pelo CTB.


A PRF, por meio de fiscalizações, flagrou mais de um milhão de condutores de motocicletas em alguma situação irregular nos últimos três anos. De acordo com dados da Instituição, em 2012, 341.081 condutores cometeram infrações em rodovias federais. Em 2013 o número foi de 384.193 infrações. Já em 2014, 355.763 condutores foram flagrados cometendo alguma infração de trânsito.

Entre as infrações mais comuns relacionadas a motocicletas estão:
 
  •  conduzir o veículo sem possuir CNH ou permissão para dirigir;
  •  conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado;
  • ultrapassagem em local proibido;
  •  conduzir o veículo sem capacete.


Em 2014, em todo o Brasil, a PRF Flagrou 55.535 condutores sem habilitação, 38.845 condutores sem o licenciamento do veículo, 32.910 realizando ultrapassagem em local proibido e 24.179 condutores e/ou passageiros sem capacete.

O artigo 244, I, do CTB estabelece que: "conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN" é uma infração gravíssima, com multa prevista de R$ 191,54 e perda de sete pontos na CNH.

Ciclomotores
As famosas "cinquentinhas" também serão alvo das fiscalizações desta quinta-feira (10). Desde o dia 30 de julho deste ano, os ciclomotores precisam ser registrados para trafegar, conforme determina a Lei nº 13.154/2015, que alterou alguns artigos de Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Essa é mais uma alternativa que visa levar segurança às vias públicas, pois não se pode admitir que alguém conduza um veículo, mesmo que ciclomotor, sem que tenha passado por qualquer procedimento de habilitação.


A alteração ocorre justamente no que diz respeito ao registro dos ciclomotores, já que antes da referida lei, era competência do município. Agora, o inciso XVII do artigo 24 do CTB deixa de trazer a palavra "ciclomotores", passando estes a serem, neste aspecto, equiparados às motocicletas, cujo registro, emplacamento, licenciamento e selagem de placa, entre outros procedimentos, é de competência dos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, os DETRANs, conforme preceitua o artigo 22, III do mesmo Diploma Legal.

secom

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Bruno é transferido de penitenciária e vai cumprir pena em associação

O goleiro Bruno foi transferido do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, para o Centro de Reintegração Social da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de Santa Luzia. Ele deixou a unidade prisional nesta quarta-feira. A transferência aconteceu por determinação judicial e foi autorizada pela juíza da Comarca de Santa Luzia, Arlete Aparecida da Silva Coura. A APAC é uma entidade civil, sem fins lucrativos, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, sendo uma alternativa ao modelo prisional tradicional. 
O novo advogado de Bruno, Irmar Ferreira Campos, informou que o objetivo da transferência é deixar o goleiro mais próximo da família que mora em Santa Luzia. A unidade prisional também permite que o preso trabalhe. No entanto, segundo o defensor, a mudança não significa progressão de pena, e Bruno continua no regime fechado, sem poder deixar a prisão. Campos explicou ainda que o jogador vai trabalhar na APAC, mas a atividade ainda não foi decidida. Segundo o advogado, o goleiro não pensa em voltar ao futebol.
Bruno estava preso na Penitenciária Nelson Hungria desde novembro do ano passado, quando conseguiu transferência da Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, na cidade de mesmo nome, a 55 quilômetros de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. O goleiro havia sido transferido para esta unidade prisional após ter contrato assinado com o Montes Claros FC. Bruno ficou em Francisco Sá de julho a novembro de 2014.
Antes de ir para Francisco Sá, Bruno trabalhava na Penitenciária Nelson Hungria. Em maio deste ano, a defesa do goleiro solicitou à Justiça que ele pudesse voltar a trabalhar na unidade prisional de Contagem. O goleiro, no entanto, perdeu a vaga de trabalho por ter pedido transferência para outra unidade, de acordo com o juiz da Vara de Execuções Penais de Contagem, Wagner de Oliveira Cavalieri. Para cada três dias de trabalho na unidade prisional, um dia de pena é remido.
O caso Eliza Samudio   
Eliza Samudio desapareceu em 2010. O corpo dela nunca foi achado. A mulher tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido do goleiro Bruno, de quem foi amante. Na época, o jogador era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade da criança.
Bruno Fernandes foi condenado pela Justiça de Minas, em março de 2013, a 17 anos e 6 meses em regime fechado por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima), a outros 3 anos e 3 meses em regime aberto por sequestro e cárcere privado e ainda a mais 1 ano e 6 meses por ocultação de cadáver. A pena foi aumentada porque o goleiro foi considerado o mandante do crime, e reduzida pela confissão do jogador.

g1

Sertão paraibano sediará projeto Cinema na Praça




Algumas comunidade de Patos e Catingueira receberão neste final de semana o projeto 'Cinema na Praça', que tem a finalidade de expor em espaços públicos destes municípios um pouco das produções cinematográficas paraibanas.  Nesta sexta, dia 11, a mostra será na Praça Vicente Inácio, beneficiando as comunidades dos bairros José Mariz, Morro e Santa Clara. No sábado, dia 12, o evento acontecerá na cidade de Catingueira, na Praça da Matriz.

Além de ser aberto ao público, o projeto é voltado para todas as idades. “Exibiremos filme com a classificação livre. O objetivo principal do projeto é que as famílias possam se reunir em frente a tela para comer pipoca e prestigiar a cultural do audiovisual”, comentou o cineasta Deleon Souto, idealizador do projeto.

Dentro os filmes, serão exibidos os curtas 'O vendedor de coisas', 'No Reino da Rapadura' e 'As Folhas'. “Além de expor e possibilitar o acesso das produções cinematográficas, distribuiremos cópias dos filmes para algumas escolas destas comunidades”, ressaltou.

O evento realizado pela DS Produções tem o patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, a Secretaria de Estado da Cultura, o Governo da Paraíba, FUNARTE - Fundação Nacional de Arte, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Maternidade de Patos e a Secretaria municipal de Educação firmam parceria que vai alfabetizar funcionários na própria unidade de saúde



Projeto ‘Alfabetizando com valor’ terá aula inaugural na próxima
quinta-feira (10). Dezessete alunos já garantiram suas vagas

Uma parceria inédita entre a direção da maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, e a Secretaria municipal de Educação, vai possibilitar que funcionários da unidade, que integra a rede estadual de saúde, possam estudar e se alfabetizar no próprio ambiente de trabalho.  O projeto ‘Alfabetizando com valor’ começa a ser colocado em prática na próxima quinta-feira (10), às 19h, com a aula inaugural da primeira turma de alfabetização que já conta com 17 alunos matriculados.

A ideia surgiu, explica a psicopedagoga Jussineide Brito, a partir da identificação de que entre os profissionais que atuam na Maternidade ainda existiam pessoas que não são alfabetizadas. “A alfabetização é um direito do cidadão que possibilita o pleno exercício da cidadania. Sem saber ler e escrever, a pessoa tem uma vida muito restrita”, explica Jussi que também atuará como professora da turma, já que ela é funcionária efetiva da Secretaria de Educação de Patos e ficará à disposição da Maternidade.

As aulas acontecerão no auditório do Banco de Leite, que funciona num prédio anexo ao da Maternidade, de segunda a sexta-feira, das 19h as 21h30, numa sala multi seriada. A grade curricular será a mesma do programa de Educação de Jovens e Adultos –EJA. Os recursos didáticos e materiais, o professor e o supervisor serão responsabilidade da Secretaria de Educação de Patos. A maternidade elaborou o projeto, encaminhou-o a Secretaria de Educação, identificou os alunos e disponibilizou o espaço e custeará o lanche dos estudantes.

“Essa é uma grande oportunidade que estamos dando para os nossos funcionários. Alfabetizados, eles se tornarão cidadãos mais  consciente dos seus direitos e deveres, poderão desenvolver suas atividades com mais segurança, enfim, exercer a cidadania em sua plenitude. Por isso, quando o projeto nos foi apresentado, demos total apoio para que ele pudesse ser desenvolvido e implantado, de forma que estamos contentes de vê-lo concretizado a partir desta semana”, destaca o superintendente do Instituto Gerir, que administra a Maternidade de Patos, Dr. Nasser Tannus.

Alunos do projeto

Ruberlândio Ramos dos Santos, pedreiro, 37 anos, e Maria José Cândido, 48 anos, que atua no setor de higienização da Maternidade de Patos, são dois dos funcionários que já garantiram vaga no projeto ‘Alfabetizando com valor’. Ruberlândio, que trabalha na unidade há nove meses, não sabe ler, nem escrever. Mal assina o nome e assim que soube do projeto reservou a sua vaga. “Quando criança, morava no sítio, a distância e os afazeres me desviaram dos estudos. Quando comecei a trabalhar, viajava muito, não parava em um lugar por muito tempo, por isso, nunca pude estudar. Quando soube do projeto, agarrei a oportunidade. É muito ruim não saber ler. Vou aproveitar essa chance que a maternidade está me dando”, disse ele.

Maria José estudou até a 4ª série do primário. Sabe ler, mas tem muita dificuldade em concluir frases, em escrever corretamente. Casou muito nova, seus pais eram da roça, morava muito distante da cidade e tudo isso dificultou a continuidade dos estudos. Há mais de 30 anos que ela não senta em um banco escolar. “Esse projeto foi uma luz para todos nós, que vai nos dar oportunidade de voltar a estudar, aprender, descortinar um mundo novo. Estou muito feliz em retomar meus estudos e de poder fazer isso no ambiente de meu próprio trabalho”, disse Maria José que teve quatro filhos e se esforçou para que todos eles estudassem.

Ascom


Polícia prende suspeitos de assaltar casa lotérica e recupera dinheiro roubado em Campina Grande



A Polícia Militar prendeu dois suspeitos de assaltar uma casa lotérica, nessa terça-feira (8), no centro cidade de Campina Grande, e recuperou com eles mais de R$ 10 mil roubados.

De acordo com os policiais da Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam) do 2º Batalhão, responsáveis pela prisão, Welson Balbino do Nascimento e Jeferson Gonçalves Ferreira, de 19 anos cada, chegaram ao estabelecimento no fim do expediente e anunciaram o assalto, fugindo em seguida.

A PM esteve no local e foi informada sobre as características dos acusados, conseguindo localizá-los logo em seguida, ainda no Centro. Os dois ainda chegaram a trocar tiros com os policiais, mas foram rendidos e presos em flagrante.

Com eles, foi apreendido o revólver calibre 38 utilizado na ação e uma mochila onde estava o dinheiro do assalto. Os acusados foram apresentados na Central da Polícia Civil, em Campina Grande.

secom

Governo editará MP para aprovar repatriação de dinheiro do exterior

O governo editará uma medida provisória tratando da repatriação de dinheiro enviado ilegalmente por brasileiros ao exterior. Atualmente, um projeto de lei está em urgência no plenário do Senado, estipulando a cobrança de 17,5% de Imposto de Renda e mais 17,5% de multa pelo envio irregular dos recursos para outro país. No entanto, sem acordo com a Câmara dos Deputados sobre a matéria, há o receio dos senadores de que o texto seja engavetado na Câmara depois de ser aprovado no Senado.
 
“O governo entendeu que daria mais dinâmica, seria mais ágil, no projeto de repatriação seria [a edição de] uma medida provisória (MP). Uma vez que uma MP editada começa a valer [imediatamente] e, em razão de algumas questões de caráter jurídico, nós entendemos que a melhor solução seria essa”, disse, em plenário, o líder do governo, senador Delcídio Amaral (PT-MS).
 
Segundo ele, o governo pretende manter na MP o texto discutido pelos senadores. Delcídio é o relator do projeto no Senado, apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). A preocupação deles, agora, é que o texto da MP não seja desfigurado ao ser discutido pelos deputados, que terão a palavra final, porque ele iniciará a tramitação pela Câmara.
 
Segundo Delcídio, além da Medida Provisória, o governo deverá enviar um projeto de lei tratando da questão criminal. A preocupação é tratar tanto dos crimes sonegação de impostos e evasão de divisas, quanto excluir da regularização o dinheiro que possa ser proveniente de atividades criminosas. “Se isso não for muito bem trabalhado, muito bem costurado, você frustra um projeto que é extremamente relevante por causa da área criminal”, afirmou.
 
Para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o mais importante é que a matéria comece a ter eficácia o quanto antes, porque a repatriação do dinheiro de brasileiros no exterior poderá ajudar a resolver o problema do déficit fiscal previsto para o próximo ano. “Nós vamos aguardar que o governo defina o que vai fazer com a repatriação. Se ele quer agilizar, pode mandar um projeto de lei com urgência ou pode editar uma medida provisória. O fundamental é que tenha eficácia imediata, isso vai ajudar o país”, disse Renan.

Câmara de Patos aprova Projeto de Lei que reconhece de utilidade pública Associação Mãe Rainha e Terço dos Homens


Durante Sessão Ordinária realizada na noite desta terça-feira, dia 08 de setembro, foi votado e aprovado, por unanimidade entre os vereadores presentes, o Projeto de Lei 045/2015, de autoria das vereadoras Cláudia Leitão (PR) e Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), que reconhece a utilidade pública da Associação Mãe Rainha e Terço dos Homens.

Segundo a vereadora Cláudia Leitão, na prática, “com a aprovação deste Projeto de Lei, a Associação Mãe Rainha e Terço dos Homens poderá receber ajuda de entidades governamentais para desenvolver seus projetos, entre os quais, a construção do Santuário da Mãe Rainha, que terá um grande potencial turístico, dada a sua relevância para as famílias católicas”.

Dia da Aliança do Amor – E, uma das datas que deverão ser sempre comemoradas pelas famílias é o dia 18 de outubro, que também teve o Projeto de Lei de sua criação aprovado por unanimidade nesta noite.

“Nós também aprovamos nesta terça, o Projeto de Lei 050/2015, que institui ‘O Dia da Aliança do Amor’ do Movimento Apostólico de Shoenstratt no município de Patos. A data será comemorada em 18 de outubro, mas, no dia 18 de cada mês já acontecem mobilizações e, com certeza, com a construção do Santuário, o volume de famílias que virão para nossa cidade será ampliado”, complementou.

Em seu pronunciamento, na Tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, a vereadora Nadir Rodrigues Guedes, também falou sobre o projeto e reconheceu a importância da Associação Mãe Rainha e Terço dos Homens e o trabalho realizado por eles.

“É uma honra para mim, como parlamentar, apresentar, juntamente com a vereadora Cláudia Leitão, esse projeto que reconhece de utilidade pública, tanto o Movimento Mãe Rainha, quanto o Terço dos Homens. Nós sabemos o importante serviço que estas pessoas prestam, de forma voluntária, ao povo patoense; da grandeza deste trabalho e de quanto ele é importante para estas famílias, que muitas vezes são resgatadas e acolhidas por eles”, finalizou.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Polícia apreende 41 armas de fogo durante o feriadão na Paraíba



As ações desencadeadas pela Polícia Militar durante o feriadão da Independência resultou na apreensão de 41 armas de fogo, entre as 18h da última sexta-feira (4) e 23h59 dessa segunda-feira (7). Foram retirados de circulação 29 revólveres, dez espingardas e duas pistolas.

Em uma das ações, foi apreendida uma pistola calibre 9 milímetros – que é de uso restrito das forças armadas – com um homem, de 36 anos, na cidade de Itapororoca, no Litoral Norte da Paraíba. Ele está entre um dos 29 suspeitos que foram detidos por porte ilegal de arma de fogo durante o período, já que os demais acusados estavam usando as armas para cometer outros crimes.

As apreensões aconteceram nas cidades de Gurinhém, Campina Grande, Cabedelo, Remígio, Conceição, Brejo do Cruz, João Pessoa, Pilõezinhos, Juripiranga, Catolé do Rocha, Curral de Cima, Coremas, Mamanguape, Bayeux, Sousa, Santa Rita, Itaporanga, Patos, Barra de Santa Rosa, Mamanguape, Itapororoca e Pombal.

Destino das armas – Conforme prevê o artigo 25 do estatuto do desarmamento (Lei 10.826, de 2003), “as armas de fogo apreendidas, após a elaboração do laudo pericial e sua juntada aos autos, quando não mais interessarem à persecução penal são encaminhadas pelo juiz competente ao Comando do Exército, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, para destruição ou doação aos órgãos de segurança pública ou às Forças Armadas”.

secom

Operação apreende uma tonelada de maconha na PB; droga abasteceria o Sertão

Uma tonelada de maconha foram apreendidos na noite dessa segunda-feira (7) na zona rural de Cajazeiras (Sertão do estado, a 468 km de João Pessoa). A droga estava sendo transportada em um caminhão que vinha do estado da Bahia. 
Atuaram na apreensão policiais do Grupo Tático Especial (GTE) de Cajazeiras e da Delegacia de Repreensão a Entorpecentes (DRE) de João Pessoa. Conforme divulgado pelo DRE, a droga estava escondida em um teto falso no baú do caminhão. Além da droga foram apreendidas munições e uma espingarda calibre 12. Quatro pessoas foram detidas e levadas para a delegacia distrital da cidade.
“O caminhão que transportava a droga estava sendo rebocado por outro caminhão, por causa de problemas mecânicos. Em cada veículo havia duas pessoas. Detemos os quatro, mas ficou constatado que o pessoal da empresa de reboque não tinha conhecimento do que se tratava a carga, então eles foram liberados. Já os dois responsáveis pelo caminhão em que estava a droga permanecem presos”, explicou o delegado da cidade, Elcenho Engel Leite, ao Portal Correio.
De acordo com o delegado, a Polícia Civil recebeu denúncias de que um caminhão com grande quantidade de maconha passaria pela zona rural de Cajazeiras nessa segunda-feira. A droga seria levada para a cidade de Patos, de onde seria distribuída na região do Sertão paraibano.
Ainda conforme a autoridade policial, um dos presos em flagrante negou ter conhecimento sobre a maconha encontrada no caminhão, enquanto o outro disse ter sido contratado para transportar a droga. A Polícia Civil concluía o flagrante até as 9h20, mas os suspeitos devem ser encaminhados para um presídio de Cajazeiras ainda nesta terça-feira (8).

portalcorreio

Arquivo do blog