Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 1 de dezembro de 2007

Nacional se despede com vitória


O Nacional de Patos se despediu do Campeonato Brasileiro Série C na tarde de hoje com uma vitória de 3x1 frente ao Barras-PI, em partida realizada no Estádio O Amigão, em Campina Grande. O jogo deveria ter acontecido no último dia 19, mas acabou sedo adiado porque roubaram parte da fiação que ligava os refletores. Nacional começo perdendo, com gol do Barras aos 11 minutos da etapa inicial, através do jogador Thiago. O Verdão empatou ainda no primeiro tempo com João Paulo, aos 28. Na etapa final a equipe de Patos virou o placar através de José Wilker e fechou os 3x1 com tento marcado por Juninho Buchada, que havia acabado de entrar.
Essa foi a segunda vitória do Nacional, que terminou na lanterna, durante toda a competição. Foram duas vitórias, dois empates e dez derrotas. Uma campanha muito aquém do que esperava sua apaixonada torcida. Resta torcer para que a equipe consiga fazer um bom Campeonato Paraibano em 2008, já com estréia marcada contra o Cruzeiro de Itaporanga dia 20 de janeiro, naquela cidade. Se conseguir montar um plantel forte terá chances de conseguir o bicampeonato. Por falar em torcida, ela deve manter o mesmo comportamento que teve durante o Campeonato Paraibano, incentivando, mas também cobrando uma postura aguerrida da equipe.
foto: Marcos Eugênio

Santo do Dia

sábado, 1 de dezembro de 2007
Santo Elói, Bispo e Confessor
(+ França, 659)

Corria o século VII quando o rei Clotário II, desejoso de possuir um trono de ouro, reuniu grande quantidade desse metal e começou a procurar algum ourives que lhe executasse o serviço. Mas todos os ourives que encontrou, sendo desonestos, lhe diziam que o ouro acumulado não era suficiente. Afinal apareceu Elói, mestre afamado de ourivesaria, e declarou que aquele ouro era suficiente para a confecção do trono. O contrato celebrado, Elói recebeu o ouro e se pôs a trabalhar. Sendo honestíssimo, aproveitou bem o ouro recebido e conseguiu com ele fazer não somente um, mas dois tronos, e os entregou ao rei. Admirado com a honestidade do artista, Clotário o nomeou guardião e administrador do tesouro real. Essas funções foram mantidas por Elói durante o reinado de Dagoberto II, filho de Clotário. Depois de muitos anos de bons serviços ao rei e ao reino, o antigo ourives foi feito bispo de Noyon, revelando-se um grande e zeloso prelado que estendeu suas atividades apostólicas muito além dos limites de sua diocese e até mesmo do reino.

Provas do Vestibular 2008 da UEPB começam neste domingo


As provas do concurso vestibular 2008 da UEPB serão iniciadas neste domingo, 2, nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Guarabira, Catolé do Rocha, Monteiro e Patos, das 8 às 12h. As provas serão aplicadas nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Estão aptos para participar do concurso os 25.874 candidatos que estarão concorrendo as 4.025 vagas oferecidas nos 42 cursos de graduação da Instituição, nas áreas de tecnologia (área I), saúde (área II), humanística (área III) e ciências agrárias (área IV).
Neste domingo serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Produção Textual e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) para as áreas I, II, III e IV. No dia 3: Prova de Química e Física para as áreas I, II e IV; e História para a área III. E no dia 4: Prova de Matemática para a área I; Biologia para a área II; Geografia para a área III; Biologia e Matemática para as áreas I (Licenciaturas em Ciências Exatas) e área IV (Licenciatura em Ciências Agrárias); Geografia e Matemática para a área III (Administração e Ciências Contábeis). Foram inscritos em Campina Grande 14.321 candidatos; João Pessoa: 3.734; Guarabira: 2.764; Catolé do Rocha: 1.137; Patos: 2.805 e Monteiro: 1.113 candidatos.

Da Redação
WSCOM Online
foto:www.mauricioprates.com.br

PRESIDENTE DO ESPORTE SOFRE ACIDENTE PRÓXIMO A CIDADE DE PATOS




O presidente do Esporte de Patos Edileudo Lucena, sofreu no finalzinho da tarde de ontem (30/11) um acidente automobilístico na BR-230, há 3 Kms da cidade de Patos, nas proximidades do depósito da CONAB, sentido Pombal/Patos.
Ele dirigia um veículo marca Corsa Sedan de cor vermelha, placa NEJ-0607 Caicó RN e segundo o seu próprio depoimento, ele estava sozinho e retornava da cidade de Caicó RN, onde tinha ido aquela localidade, com o objetivo de resolver assuntos pessoais, quando resolveu voltar a Patos pela BR que liga Serra Negra a BR-230, através da PB até o Distrito de Santa Gertrudes e ao se aproximar da cidade de Patos, desviou um pouco a sua visão com a finalidade de pegar um documento no banco ao lado (passageiro) e ao voltar os olhos pra a estrada, perdeu o controle do veículo, saiu da pista e acabou capotando.
Além de ser presidente do Terror do Sertão, Edleudo é ainda Secretário do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Patos, casado com a Advogada Rosemary Lucena e pai de duas filhas.
Ao chegar ao local do acidente, a sua esposa ficou bastante emocionada com relação a situação que se encontrava o veículo e o seu esposo que teve apenas uma pequena pancada em uma das suas pernas e para mostrar que realmente estava bem, o acidentado fez quaetão de ajudar a desvirar o carro, conforme mostra a foto ao lado.
Ainda com relação ao acidente, Edileudo falou: “Em primeiro lugar foi Deus que não permitiu que nada de mal acontecesse comigo, depois fui salvo pelo cinto de segurança”. Finalizou o presidente do Esporte.
foto:Francisco Sales - futebolsertanejo

Jogo abre programação de posse da nova diretoria da AISP


Uma partida de futebol de campo envolvendo AISP - Associação de Imprensa do Sertão Paraíba e AIC - Associação de Imprensa Campinense, abriu na manhã de hoje no clube Gretel, bairro do Jatobá, a programação de posse da nova diretoria da AISP. Os barrigudinhos de Patos foram goleados pelo placar de 9x0. A derrota da AISP mostrou não apenas a falta de entrosamento dos colegas da comunicação, como também de condicionamento físico destes, o que contribuiu para o massacre pela equipe campinense.
Com a vitória, a AIC recebeu o troféu Edileuson Franco, numa homenagem ao saudoso cronista esportivo da radiofonia paraibana, que marcou história na Radio Espinharas de Patos. A equipe da AISP foi agraciada com o troféu radialista Batista Leitão, outra importante figura da comunicação de nossa cidade, que por décadas levou informação e muito humor através de seus personagens pelas ondas do rádio.
Após a partida de futebol de confraternização entre as entidades, a nova diretoria tomou posse: jornalistas Cláudio Paschoal (Rádio Espinharas) como presidente e Antônio Bento da Silva -vice (jornal A União) eleitos no ultimo mês de outubro pela categoria. Em seguida aconteceu apresentação do grupo Concert Groupe Brass, com musica instrumental, além do show dos cantores Urano e Paulo Rossi.
A Nova Diretoria da AISP tem em sua composição jornalistas Claudio Paschoal (presidente); Antônio Bento (vice); radialistas Liranil Fernandes (1º secretario);José Maria Cavalcanti(2º secretário); José Ribamar(tesoureiro); Clodoaldo Elisangelo de Medeiros (2º Tesoureiro);Edriano Campina (Diretor de Esportes); Sidney Negromonte (Diretor Cultural) e a jornalista Herta Riama, como diretora para Assuntos da Mulher.
fotos: Marcos Eugênio

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Sábado, dia mundial de luta contra a aids


O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta. O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembléia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países.
A aids é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. O HIV destrói os linfócitos - células responsáveis pela defesa do nosso organismo, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido. Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era quase uma sentença de morte. Atualmente, porém, a aids já pode ser considerada uma doença crônica. Isto significa que uma pessoa infectada pelo HIV pode viver com o vírus, por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma ou sinal. Isso tem sido possível graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes. Deve-se, também, à experiência obtida ao longo dos anos por profissionais de saúde. Todos estes fatores possibilitam aos portadores do vírus ter uma sobrevida cada vez maior e de melhor qualidade.

Yamma Canuto - jornalista
ilustração: www.agenciaaids.com.br

Laudo pericial não consegue identificar causa de acidente que matou ex-prefeito de Pombal

O laudo pericial emitido pelo núcleo de criminalística da Polícia Civil, com sede em Patos, a respeito do acidente que causou a morte do ex-prefeito de Pombal, Jairo Feitosa, não conseguiu chegar a um resultado conclusivo sobre o agente causador do capotamento do veículo. O acidente aconteceu em 26 de setembro deste ano, na BR 230. O veículo S10, de placas MNH 8107-PB, da prefeitura de Pombal, capotou e ficou totalmente destruído. A perícia foi solicitada pela família do ex-prefeito, e foi comandada pela delegada de polícia de Pombal, Tâmara Lenina Xavier de Lucena, no dia 28 do mesmo mês do fato. O trabalho foi realizado pelas Médicas Peritas Adriana Perazzo Guerra Vieira e Michelle Ângela Nóbrega, que analisaram o veículo. As peritas constataram que o mesmo apresentava os seguintes danos:
- Pneu dianteiro furado e com quebramento da roda;
- Pneus traseiros furados e com rodas quebradas;
- Quebramento e arrancamento da porta traseira (mala);
- Quebramento do farol traseiro;
- Amassamento do teto;
- Amassamento do capô;
- Quebramento do vidro dianteiro;
- Quebramento dos vidros das portas laterais;
- Amassamento do pára-choque dianteiro;
- Rasgamento do conto de segurança do lado do motorista;
- Quebramento e amassamento das portas do lado do motorista, encontrando-se no momento de realização da perícia, seguradas por cordas e
- Quebramento da antena de rádio.
As peritas concluíram que “pela vistoria realizada no veículo, concluiu-se que o mesmo passou por um capotamento com muitos danos, entretanto, devido à sua retirada do local da ocorrência e ainda em virtude do lapso [demora] temporal entre a data da ocorrência do fato e a data da realização do exame pericial, não há possibilidades de tecer a dinâmica da colisão, nem tão pouco o agente [motivo] causador do acidente”.

da Redação (com sertão informado)
WSCOM Online

PT realiza eleições neste domingo para presidente estadual e diretório


Filiados do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba vão às urnas neste domingo para votar nos candidatos que concorrem à presidência estadual do partido, e também para redefinir a composição diretoriana da legenda. As eleições acontecem das 9h às 17h. O coordenador do Processo de Eleições Diretas, Jackson Macedo, espera o voto de aproximadamente 23 mil petistas. Os candidatos são os seguintes:
330 - JOSÉ COSTA.
340 - FRANCISCO LINHARES.
350 - FREI ANASTÁCIO (disputando a reeleição). (foto)
380 - LUIZ COUTO.
390 - PAULO SÉRGIO.
Debates entre os candidatos foram realizados nas cidades de Patos, Guarabira, Campina Grande e João Pessoa. O presidente eleito (ou reeleito) deverá ser divulgado ainda no domingo, após a homologação do resultado. da Redação
WSCOM Online
foto:www.freianastacio.com

Patos registra 49 soropositivos


O CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento realizou na manhã de hoje uma mobilização em frente ao seu prédio, na Bossuet Wanderley, das 8h às 12h. O evento, que teve apoio da Municipal Secretaria de Saúde, teve por objetivo conscientizar a população, com muita informação, sobre as DST/aids. No local foram distribuidos preservativos e panfletos, uma ação preventiva contra as doenças, em especial à aids, que vem crescendo no público jovem. Amanifestação foi alusiva ao 1º de dezembro, amanhã, quando se celebra o Dia Mundial de Luta Contra Aids, cujo tema trabalhado este ano é: Por uma geração sem aids.
A programação se estende ao sábado, com diversos profissionais de saúde fazendo a campanha preventiva contra o HIV, que já está presente em 67% dos municípios de nosso Estado. Na Paraíba foram notificados, de 1985 a 2007, 2.632 casos. Em Patos foram infectadas 49 pessoas. João Pessoa lidera o número de soropositivos com 871, seguido por Campina Grande com 412. Na seqüência vem Bayeux com 126; Santa Rita 125, Cabedelo com 95 e Patos, com 49.
foto: Webwerson Leitão

Paraíba despacha Rio de Janeiro e disputa final do Futebol de Areia


A seleção paraibana de futebol de areia conquistou um feito inédito na manhã desta sexta, 30: o time garantiu presença na final do Campeonato Brasileiro da modalidade que está sendo disputado em Vitória-ES. A Paraíba eliminou a forte equipe do Rio de Janeiro nas semifinais com a vitória de 5x4 e confirmou esta como a melhor campanha de sua história no torneio. O time paraibano superou o favoritismo carioca, que tem em sua equipe vários atletas das seleção brasileira como Júnior Negão e Daniel Sousa. Os gols dos nordestinos foram marcados por Dino Tambaú (2), Rádio, Dieguinho e Klebinho, enquanto Daniel Sousa (3) e Sidnei descontaram para o Rio de Janeiro. O adversário da Paraíba na decisão sairá do confronto entre Rio Grande do Norte e Espírito Santo. A final está marcada para as 8h (horário de João Pessoa) deste sábado, 01.

Eduardo Henrique
WSCOM Online

Nova diretoria da AISP toma posse neste sábado


A Associação de Imprensa do Sertão Paraibano – AISP sediada em Patos estará dando posse a sua nova diretoria em uma solenidade que acontece neste sábado, dia 01 de dezembro, ao meio dia, no GRETEL Clube. Serão empossados os jornalistas Cláudio Paschoal (Rádio Espinharas) como presidente e Antônio Bento da Silva (jornal A União) eleitos no ultimo mês de outubro pela categoria.
Na programação da posse haverá um jogo de futebol envolvendo membros da Associação Campinense de Imprensa e radialistas e jornalistas da cidade de Patos. Na oportunidade estará em disputa o troféu radialista Edileuson Franco para vencedor e para o segundo colocado o troféu radialista Batista Leitão.
Em seguida acontece apresentação do grupo Concert Groupe Brass, com musica instrumental, a entrega dos troféus ao torneio, além do show dos cantores Urano e Paulo Rossi, que estarão abrilhantando a confraternização da categoria.
A Nova Diretoria tem em sua composição jornalistas Claudio Paschoal (presidente - foto)) Antônio Bento (vice); radialistas Liranil Fernandes (1º secretario);José Maria Cavalcanti(2º secretário); José Ribamar(tesoureiro); Clodoaldo Elisangelo de Medeiros (2º Tesoureiro);Edriano Campina (Diretor de Esportes); Sidney Negromonte (Diretor Cultural) e a jornalista Herta Riama, como diretora para Assuntos da Mulher.

Foto: Marcos Eugênio

MST interdita a BR-230 em São Mamede

Cerca de 30 manifestantes do Movimento Sem Terra – MST, invadiram às 08h30 de hoje (30) a rodovia BR-230 na altura do km 297 no município de São Mamede. Segundo o líder de nome Fábio, a interdição tem como finalidade cobrar o relatório da Sudema, para agilizar o processo de posse do Assentamento Mundo Novo na Fazenda São Nicolau naquele município. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local controlando o trânsito, liberando a passagem de veículos de 10 em 10 minutos, bem como intercedendo junto aos Órgãos responsáveis para solucionar o impasse. Por volta das 10h os manifestantes receberam a informação que a reunião em João Pessoa tinha havido acordo numa reunião do MST com o órgão em questão e desocuparam a BR.
Genésio VieiraNUCOM-DPRF/PB com o Garimpando Palavras

Discussão à toa

Continua a discussão em torno da proposta de mudança do nome da Capital paraibana. Um dos maiores defensores é o vereador Fuba, compositor do hino das Muriçocas de Miramar, que sugere a troca de João Pessoa por Paraíba. Outra ala quer a volta do nome original, Parahyba. Enquanto o debate prossegue na Câmara Municipal da Capital, com Fuba pedindo até consulta popular, acho uma tremenda falta do que fazer por parte do Legislativo. São muitos os problemas que nossa querida João Pessoa vem enfrentando. É só fazer um tur pela periferia, em especial pelas centenas de favelas que sucofam a cidade mais verde do Brasil, para perceber o grau de abandono a que é submetida a população mais marginalizada da sociedade, que clama por sanemaneto, moradia, maior acesso à saúde, aos porgramas de inclusão social, emprego e por aí vai.

Formaturas


Ontem pela manhã 109 atiradores do TG se formaram no serviço militar. O solenidade aconteceu no largo da Telemar e contou com a presença de autoridades e muitos familiares do soldados, cuja turma homenageou José Trigueiro Meira da Silva. Já no período da tarde a formação foi de 129 soldados da PM, fato ocorrido no III Batalhão. A festa se prolongou à noite com uma grande confraternização no Patos Tênis Clube.

Santo do Dia

sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Santo André, Apóstolo e Mártir

Foi um dos primeiros discípulos de Nosso Senhor. Era irmão de São Pedro, que apresentou ao Mestre. Segundo antiga tradição, pregou na região dos Bálcãs e sofreu o martírio sendo crucificado numa cruz em forma de X (conhecida heraldicamente como Cruz de Santo André).

Comuicação bloqueada

Os usuários da Velox em Patos tiveram tremenda dor de cabeça durante o dia de ontem. Ninguém conseguiu trabalhar. O Garimpando Palavras foi em buca de informações com o manda-chuva da Telemar Luismar Resende, que se recupera de uma cirurgia. O mesmo informou quqe hoje entraria em contato conosco para explicar o roblema o problema. Soubemos que durante serviços de manutenção houve a queima de uma equipamento, o que gerou toda essa confusão. Graças a Deus o sinal já foi restabelecido.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Coligação interpõe recurso no TSE pedindo inelegibilidade de Zé e Ney

Foi interposto nesta quarta-feira no Tribunal Superior Eleitoral um Recurso Ordinário de autoria da coligação “Por Amor à Paraíba”, pedindo a inelegibilidade do senador José Maranhão e do ex-senador Ney Suassuna (ambos do PMDB), que concorreram ano passado ao Governo do Estado e ao Senado Federal, respectivamente. Eles foram denunciados por suposto uso indevido do jornal “A Palavra” em benefício de suas candidaturas nas eleições de 2006. Os partidos que formularam o recurso alegam que o jornal “A Palavra”, de propriedade de José Marcos Marinho Falcão e Iremar da Silva, “pôs-se a serviço” das candidaturas de José Maranhão e Ney Suassuna, da Coligação “Paraíba de Futuro” (PMDB-PSB-PCdoB-PT-PRB). Os donos da publicação também foram denunciados pela coligação adversária. De acordo com os recorrentes, o jornal teria publicado, “em todos os seus exemplares que circularam no ano da eleição (2006), matérias com a finalidade única e exclusiva de denegrir a reputação” do governador Cássio Cunha Lima. “Ao passo em que denegria a imagem dos candidatos da coligação recorrente, o citado jornal enaltecia os senadores José Maranhão e Ney Suassuna”, argumentam os autores do recurso ao TSE. Segundo eles, “da análise dos autos, onde constam todas as edições do jornal A Palavra que circularam no ano da eleição, constata-se, sem esforços, que em nenhum impresso há reportagens isentas”. A Coligação Por Amor à Paraíba propôs ação contra os candidatos adversários e os donos do jornal na forma do artigo 22 da Lei Complementar 64/90, alegando estar comprovado “que o jornal A Palavra pôs em evidência determinadas candidaturas, com fins eleitoreiros, em detrimento de outras, situação que configura manifesto abuso do poder de mídia”. O Sistema Correio de Comunicação pertence “ao suplente de senador do recorrido, José Targino Maranhão”, afirma a coligação no recurso à Corte superior. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) julgou a representação improcedente, por unanimidade, alegando estar comprovado que o jornal “tem tiragem inexpressiva, com pouca repercussão no estado da Paraíba e que se trata de veículo de pouca circulação no estado”. “Os candidatos beneficiados tiveram fragorosa derrota na área geográfica de circulação do semanário”, diz o acórdão regional, negando o pedido “ante a ausência de potencialidade do meio de comunicação para provocar o desequilíbrio do pleito”.
da Redação (com TSE)
WSCOM Online

MPF propõe ação contra ex-prefeito de Patos por convênio com Funasa


Procuradoria Geral da República em Campina Grande O Ministério Público Federal em Campina Grande (MPF) ajuizou ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Patos Dinaldo Medeiros Wanderley, outras três pessoas físicas e uma pessoa jurídica responsáveis pela prática de irregularidades na gestão de recursos públicos federais repassados ao referido município, através do Convênio nº 255/02. A ação é assinada pelos procuradores da República Victor Carvalho Veggi e Acácia Soares Peixoto Suassuna. O convênio, firmado entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o município de Patos na gestão do mencionado ex-prefeito, teve como objeto a execução de melhorias habitacionais para o controle da doença de chagas.
Os fatos apurados por meio do Inquérito Civil Público nº 1.24.001.000150/2005-39 foram inicialmente investigados através de um procedimento administrativo, instaurado a partir de representação do atual prefeito Nabor Wanderley da Nóbrega Filho. A ação do MPF aponta as irregularidades na execução do convênio e aborda a montagem do procedimento licitatório simulado, do qual saiu vencedora a empresa AGL Construções Ltda (que também é ré na presente ação), mesmo tendo apresentado certidões vencidas. O valor total do convênio firmando é de mais de R$ 1,2 milhão. O órgão ministerial pede a condenação dos réus nas sanções previstas no artigo 12, inciso I, da Lei n° 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), quais sejam: ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.
O MPF requer ainda, subsidiariamente, a condenação conforme o artigo 12, inciso II, ou caso assim não entenda, no inciso III, da mesma lei. Conforme a ação, “tudo era feito com o único propósito de formalizar e tentar justificar gastos como se fossem legais e realmente devidos”. Dinaldo Wanderley e a empresa AGL Construções Ltda já são réus em outra ação de improbidade administrativa do Ministério Público Federal, proposta em outubro, devido a irregularidades na execução dos Convênios nº 1228/02 e nº 417/02, também firmados entre o município de Patos e a Funasa, durante a gestão do mencionado ex-prefeito.

da Redação (com assessoria)
WSCOM Online

Vamos saber o que tem feito nossos vereadores por Patos

Atendendo pedidos de nossos visitantes, o Garimpando Palavras fará um trabalho mostrando o desempenho de nossos representantes no Legislativo, como também um pouco de sua história. Toda semana traremos um desses parlamentares mirins. A idéia sugerida pelos companheiros Danilo Torres e Ítalo demonstra a preocupação desses jovens com o bom andamento dos trabalhos na Câmara Municipal de Patos. A última enquete do Garimpando Palavras quis saber quais vereadores tinham o pior desempenho no Legislativo e serviu para o debate sadio, mas que precisa ser aprofundado. O Garimpando Palavras não está atrelado a qualquer sigla partidária, grupo econômico, religioso e tem essa proposta, de abrir democraticamente espaços para as discussões do cotidiano de nossa querida Morada do Sol.

Entidades promovem Dia da Solidariedade


O Rotary Norte e Sul, Interact, Rotaract, além das escolas GEO Patos, Cristo Rei, Vera Cruz e Evolução-Evocentro estão concentrados na campanha Dia da Solidariedade, que visa arrecadar donativos para as famílias carentes da periferia da cidade. Alunos das referidas unidades de ensino já deram início ao recolhimento de alimentos. No dia 22 de dezembro acontece a grande mobilização com pedágio e desfile de uma lapinha humana em carro aberto (inovação) pelo comércio de Patos. De acordo com Damião Lucena, do Rotary Norte, os donativos serão entregues às famílias no dia 24, noite que lembra a Santa Ceia. O número de famílias a receber o benefício natalino é de aproximadamente 1.500, todas devidamente cadastradas pelos clubes de serviços. Nessa mesma noite o Papai Noel do Rotary distribuirá guloseimas com a criançada nas referidas comunidades que a campanha busca atingir.

Professora da UFPB publica biografia do jornalista Caco Barcellos

Chega às livrarias esta semana o livro Caco Barcellos: o repórter e o método, de Sandra Moura, professora do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB e integrante da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR) .
Nenhuma obra, até o presente livro, tinha tratado da trajetória do jornalista Caco Barcellos. A sua origem, a infância e adolescência vividas num bairro pobre de Porto Alegre. O livro aborda ainda o momento em que Barcellos opta pelo jornalismo, a convivência com comunidades hippies, os primeiros empregos, a chegada em São Paulo, a fama na televisão, desde o início da carreira na TV Globo até a experiência mais recente como correspondente da emissora em Paris e o comando do Profissão Repórter. Histórias que vão aqui acompanhadas de material iconográfico, com fotografias do jornalista em suas várias fases.
Acostumado a desvendar os crimes da polícia, o jornalista tem também neste Caco Barcellos: o repórter e o método o seu processo de investigação revelado. A revelação é feita a partir da pesquisa dos documentos de Rota 66: a história da polícia que mata, lançado por esse premiado repórter, considerado um dos mais importantes nomes no jornalismo brasileiro. A pesquisa desses documentos foi o objeto da tese de Doutorado de Sandra Moura defendida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em setembro de 2002.
Cecília Almeida Salles, professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), assina a orelha do livro de Sandra. Afirma Cecília:
"Esta publicação apresenta uma pesquisa bastante original de Sandra Moura no campo do jornalismo. É feito o acompanhamento do processo de produção do livro-reportagem Rota 66: a história da polícia que mata de Caco Barcellos. O leitor vai encontrar a densidade das diversas camadas de pesquisas que sustentam a construção dessa grave e imprescindível denúncia. Num primeiro momento, fiel a uma hipótese, o jornalista desenvolveu uma longa investigação em busca de informações. Os assustadores dados obtidos foram tantos que exigiram o encontro de modos de organização, de onde saíram os primeiros resultados. É interessante observar que nessa fase da reportagem investigativa de qualidade, os métodos de pesquisas científicas e do jornalismo se cruzam. Tudo isso acontece em um clima de dúvidas sobre os possíveis resultados e, naturalmente, de coragem ao enfrentá-los. Já durante a construção do relato, que se tornou livro, assistimos a um longo processo que envolveu escolhas de determinados recursos narrativos; esse atento e criterioso manuseio da palavra colocam, de algum modo, o jornalismo, a crônica e a literatura em diálogo".
Sandra Moura, por sua vez, fez o caminho inverso desenvolvendo seu método de pesquisa: como leitora do livro Rota 66 foi profundamente marcada pelo efeito do relato e como investigação havia sido desenvolvida. Ao conseguir ter acesso à vasta documentação, gentilmente cedida por Caco Barcellos, mergulhou nesses registros: "Fichas, caderno de anotações, fotografias, recortes de jornais e revistas, cópias de processos judiciais, laudos de exame de cadáver, inúmeros papéis soltos com transcrição de entrevistas, pedaços de folhas com anotações de depoimentos, desenhos, livros, monografias, registros de consultas de antecedentes criminais". A pesquisadora passou muitos meses procurando por algumas chaves para a compreensão dos procedimentos investigativos do jornalista. Tirava da tenaz observação desses documentos suas próprias anotações, que lhe ofereciam pistas sobre o modo como esse pensamento jornalístico se construiu.
Agora, os leitores de Caco Barcellos: o repórter e o método vão ter o privilégio de conhecer os interessantes resultados de seu estudo. Vale lembrar que esta publicação traz ainda uma interessante reportagem sobre o jornalista estudado, que nos auxilia a contextualizar o surgimento de Rota 66. Tudo é apresentado em um texto ágil e instigante."

Serviço :

Título do livro: Caco Barcellos: o repórter e o método
Editora da UFPB
Páginas: 260
Preço: 40,00 reais
Mais informações no site
:
www.cchla.ufpb.br/sandramoura ou pelo e-mail: sandramoura@cchla.ufpb.br

Santo do Dia

quarta-feira, 28 de novembro de 2007
São Tiago da Marca, Confessor
(+ Nápoles, 1476)

Franciscano, tinha vida austeríssima, fazendo continuamente jejuns e penitências. Pediu a Nossa Senhora de Loreto a graça de pregar eficazmente as verdades eternas. A oração foi atendida e, desde então, sua palavra obteve verdadeiros prodígios, conseguindo conversões que pareciam de todo impossíveis. Acompanhou São João de Capistrano na pregação da Cruzada contra os turcos e foi um dos artífices da gloriosa vitória de Belgrado, em 1456. Depois de ter feito maravilhas nas regiões da Alemanha, dispunha-se a ir pregar aos próprios turcos, na esperança de receber assim a palma do martírio, mas o Papa Calixto III o chamou a Roma, confiando-lhe o cargo de inquisidor-mor. Desempenhou com dedicação esse cargo e teve a alegria de conseguir converter grande número de hereges, mas, como não podia deixar de ser, atraiu sobre si ódios e perseguições. Morreu com 90 anos, em Nápoles

Protesto pela arte

A transposição do Velho Chico, um sonho de mais de um século de existência pelo povo nordestino, é tema do trabalho da dupla Macambira e Querindina, personagens criadas por Marinalva Menezes e Antônio Fernando Rocha. Eles dramatizam cordel enfocando a possibilidade, se não acontecer a transposição, que ainda tem resistências, de trazer água do Sudeste para o Nordeste em pequenas latas. A dupla se apresenta em várias localidades paraibanas, depois segue para o Sudeste e Centro-Oeste. Do cordel foram feitas dez mil cópias, que são distribuídas gratuitamente durante o espetáculo.

Mercenários?

Existe a informação circulando na mídia estadual que o ABC de Natal teria prometido R$ 200 mil para o Nacional, caso este vença hoje o Vila Nova, jogo a ser disputado no estádio Serra Dourada, em Goiás. Para o jogo anterior o presidente nacionalino, José Ivan, chegou a afirmar que os clubes que tinham interesse na derrota do Crac, concorrente direto para ascender à Série B, também teriam oferecido uma boa grana. Nacional faturou a partida diante do Crac, 2x0, depois de dez jogos sem vitória, dois empates e oito derrotas. Mas agora me vem o questionamento, será que a equipe patoense só consegue vencer um jogo se jogarem dinheiro nos bolsos dos atletas? Coincidência ou não, o Verdão só venceu depois da oferta de grana. Cada um que tire suas conclusões.

Mortalidade infantil


No Brasil morre a cada sete minutos uma criança vítima da falta de saneamento básico, ou seja, rede de esgoto, água tratada. Por ano são registrados 700 mil internamentos de menores sofrendo pelo grande descaso nesse setor elementar para a saúde pública compatível com a necessidade dos habitantes, em especial os de baixa renda. Por não se tratar de uma obra que fique à mostra, muitos políticos não têm a sensibilidade para o problema e deixam de investir em saneamento. Esgotos a céu aberto, com alta concentração de bactérias, contribuem para o grande número de doenças diarréicas, de pele e respiratórias, tão comuns na camada mais carente que reside nas periferias das cidades.

foto:www.uenf.br

Calor e pouca chuva


O Sertão paraibano, para os próximos três meses, deverá receber chuvas abaixo da média. As temperaturas devem continuar subindo e chegar aos 38°C, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Atingindo essa temperatura, os habitantes de Patos poderão ter a sensação térmica que a temperatura chega à casa dos 45° C.
foto:www.cactos.com.br

Compras de última hora


O comércio de Patos ainda não engrenou com as tradicionais compras natalinas, que só devem começar fortemente a partir da segunda quinzena de dezembro. O CDL da cidade espera que circule em capital algo em torno de R$ 15 milhões só com o pagamento de 13º, o que dará importante impulso nas vendas. O setor que deve abocanhar maior parte desse dinheiro deverá ser novamente o de eletrodomésticos. Muitas pessoas vão aproveitar o momento para quitar débitos antigos, mas também renová-los, num ciclo econômico que acaba tornando o circulante bastante caro, devido os juros embutidos nas intermináveis prestações e financiamentos. O Natal com Prêmios, uma iniciativa das entidades que representam o comércio local, como CDL e Associação Comercial e Industrial de Patos, promete sortear muitos brindes que comprarem durante o mês de dezembro nos estabelecimentos credenciados. O sorteio acontece em janeiro.
foto:www.saberweb.com.br

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Enquete: José Mota é o pior da Câmara de Patos


Quais vereadores de Patos têm o pior desempenho na Casa Juvenal Lúcio de Sousa? Esta foi a pergunta da enquete encerrada hoje que o garimpadopalavras colocou online. O vereador José Mota Victor foi considerado como o de pior desempenho no Legislativo patoense, atingindo um percentual de 46% dos votos. Ao todo votaram na enquete 102 pessoas. A enquete deu opções do internauta votar em quantos vereadores quisessem. Em segundo lugar no quesito pior desempenho, na visão dos visitantes do blog, ficou a vereadora Zefinha das Bolsas. Bonifácio Rocha foi o que apresentou melhor resultado, com apenas 15 votos. Confira os resultados abaixo.

José Mota Victor 47 (46%); Zefinha das Bolsas 35 (34%); Antônio Maria - Chico Bocão 25 (24%); Espedito Simões - Pipi 24 (23%); João Bosco 23 (22%); Marcos Eduardo 21 (20%); Inácio de Gelo 21 (20%); Ivanes Lacerda 19 (18%); Orlando Xavier 17 (16%) e Bonifácio Rocha 16 (15%).

Flávio Sátiro lança obra jurídica em Patos

O livro Líções de Direito Administrativo, de autoria do conselheiro Flávio Sátiro Fernandes, será lançado em Patos na próxima quinta-feira, 29, as 19h30, no Ginásio Cultural José Gomes Alves, na FIP, no bairro do Belo Horizonte.
O lançamento está dentro da programação da V Semana Jurídica das Faculdades Integradas de Patos. O livro será apresentado pelo Dr. José Neto Freire Rangel, Presidente da OAB-PB – Secção Patos.
Informações: Fundação Ernani Satyro/FUNES (83)3421-3639

Assessoria de Comunicação

Cefet-PB sedia evento de pesquisa do Norte e Nordeste

Evento conta a participação de mais de 800 pesquisadores

O Cefet-PB sedia de hoje até a próxima sexta, 30, o II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica (Connepi 2007). Na programação mesas-redondas, mini-cursos, apresentações de trabalhos e palestras. Em todo o processo foram inscritos 856 trabalhos, de dezenas de instituições brasileiras, sendo aprovados 407 para apresentação.
Durante os quatro dias do evento, na Capital paraibana, os pesquisadores estarão discutindo projetos ligados a Agropecuária, Comércio, Comunicação, Construção Civil, Design, Educação, Geomática, Gestão, Indústria, Informática, Lazer e Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Mineração, Química, Recursos Pesqueiros, Saúde, Telecomunicações, Transportes, Turismo e Hospitalidade.
A comunidade do Cefet-PB apresentará 75 trabalhos, totalizando uma participação de 18,5% em trabalhos expostos no II Connepi. A forma de apresentação será dividida em oral e pôster e todos os trabalhos aprovados serão publicados na íntegra nos anais do evento em forma de CD-ROM. Durante a programação, acontecerão reuniões dos Gerentes Gerais da Redenet, a 6ª Reunião do Núcleo de Desenvolvimento (Nudes) de Pesquisa da Redenet, como também a realização da terceira Semana de Ciência e Tecnologia, que envolverá alunos e servidores.

Julyana Alencar

Fetag realiza conferência territorial


A Fetag realiza em Patos nesta quarta e quinta-feira a Conferência Territorial da regional. Diversos setores sociais, de entidades da sociedade civil e de órgãos públicos federais, estaduais e municipais vão participar desse evento, que visa a construção e implementação de um novo projeto de desenvolvimento nacional para o Brasil.
Dentre os temas tratados tendo como o foco o setor rual, estão: sustentabilidade, inclusão, diversidade, igualdade e solidariedade
As conferências territoriais preparatórias devem reforçar o ponto de vista demográfico que reconhece que o Brasil Rural é composto por cerca de 52 milhões de pessoas, ou seja, representa 30% da população total do País. Considerando-se os critérios de ruralidade, 4.481 municípios (80,5% do total de municípios brasileiros) podem ser classificados como rurais, na medida em que grande parte das atividades sociais, econômicas, políticas e culturais possuem uma acentuada interdependência com as atividades rurais.

Perfil da agricultura familiar

A potencialidade da chamada agricultura familiar pode ser vista num estudo recente realizado pela FAO e pelo INCRA constatando que 85% do número total de estabelecimentos rurais estão dentro do perfil de estabelecimento familiar, algo em torno de 4.139.369 propriedades. Esse segmento ocupava uma área de 107 milhões de hectares, equivalendo a 30,5% do total da área rural. Por sua vez, existiam 554.501 estabelecimentos tipificados como patronais, representando 11,4% do total de estabelecimentos, que ocupavam quase 68% da área rural brasileira, cerca de 240 milhões de hectares.
A concentração de terra no Brasil fica evidente com esses números.Os dados do MDA dão conta ainda de que o segmento da agricultura e produção familiar é responsável por mais de 60% dos alimentos básicos consumidos pela população brasileira, contribuindo para garantir o abastecimento interno e a estabilidade nos preços. Estudo feito pela FIPE/NEAD-MDA (2007) demonstra, ainda, que em 2005 a participação das cadeias produtivas da agricultura familiar representou cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e um terço do total do PIB das cadeias produtivas agropecuárias.

DA AI com garimpandopalavras
foto:www.upeclube.com.br

Começa Jornada Acadêmica Jurídica da FIP


Será aberta amanhã a V Jornada Acadêmica Jurídica da FIP. O evento, elaborado pelo curso de Direito, terá extensa programação, que vai discutir questões profissionais que envolvem as carreiras jurídicas. Nesta quarta-feira, das 7h30 a 12h (auditório) haverá a I Mostra de Monitoria Acadêmica – onde serão discutidos diversos temas como: Parlamentarismo e Presidencialismo; Eutanásia, Ortanásia e Doação de Órgãos à Luz da Constituição Federal; Responsabilidade Civil: Dano Moral e Material, dentre outros.
Das 13h30 às 17h será oferecido (auditório) o mini-curso: Como fazer projetos e trabalhos de pesquisa jurídica, pelo professor Marcelo Eufrásio. No período da noite, a partir das 19h (ginásio), haverá a palestra O Ensino Jurídico no Brasil: A crise e a reforma desejada – por Marcelo Weick, tendo como debatedor o professor Luiz Bruno Veloso Lucena.
Na quinta- 29, no auditório, das 7h30 a 12h, I Mostra de Pesquisa Científica. Dentre os temas desta estão Os Princípios Constitucionais Administrativos Explícitos e a Administração Pública de Patos; A Cruz da Menina: Uma análise histórico-jurídica do Processo Criminal. Durante o dia ainda acontece (cinema do Guedes Shopping center) o Debate no Cinema – Direito e Ficção, uma reflexão sobre o filme Tropa de Elite. À noite terá o seminário reflexões e debate sobre o tema As Profissões Jurídicas – com a participação do delegado da PF Derly Brasileiro; do promotor João Manoel de Carvalho Filho; do juiz Romero Marcelo da Fonseca Oliveira e do advogado Valberto Alves Filho.
Na sexta-feira pela manhã, auditório da FIP, haverá a I Mostra de Tutoria Acadêmica, que trabalhará o tema: Descriminalização do Aborto. À tarde (ginásio) palestra enfocando o tema Concurso de Oratória e à noite o tempo será dedicado a um júri simulado (ginásio): O Caso A Cruz da Menina – presidido pelo magistrado Perilo Rodrigues de Lucena, tendo na promotoria e defesa alunos da FIP. Em seguida será oferecido um coquetel. Para encerrar a Jornada, no sábado (ginásio) acontecem os jogos escolares interclasses.

ilustração:www.jusrinet.hpg.ig.com.br

Tragédia premeditada


A tragédia ocorrida no último domingo no estádio da Fonte Nova-BA, com a queda de parte da arquibancada daquela praça de esportes, culminando com a morte de sete torcedores e deixando outros trinta feridos, mas uma vez mostra que no Brasil o descaso atinge todos os setores. Se existiam vários laudos comprovando a péssima qualidade na infra-estrutura da Fonte Nova e seu iminente risco de acidentes, por que se permitiu a realização dos jogos, como o último que recebeu mais de 60 mil pessoas? O referido estádio, pertecente ao Estado, foi fundado em janeiro de 1951 e passado por apenas uma grande reforma durante esses 56 anos de exisitência, na década de 70.
Os maiores interessados para que a Fonte Nova permanecesse funcionando, digo governos estadual, municipal, federação, CBF, clube Bahia, no meu entender, até como iniciativa exemplar, deveriam receber algum tipo de punição pela Justiça. Aliás, considero que a própria Justiça baiana fora conivente permitindo que o estádio recebesse os jogos. A gente sabe do desespero que existe para tirar os clubes baianos da lama em que se atolaram. Agora me vem à mente o caso do Nacional de Patos, do Barras do Piauí e do Crac de Goiás, impedidos de jogar em seus estádios simplesmente porque o regulamento da competição obriga que haja espaço para 10 mil torcedores sentados, onde não se levou em consideração o estatuto do torcedor.
E agora senhora Rosilene Gomes, que sempre se ajoelhou à CBF e que não lutou pelos interesses do Verdão, único representante do Estado na competição, que atitude terá? A gente espera que haja um pouco de dignidade da FPF e envie ao menos um documento à Confederação Brasileira de Futebol pedindo explicações sobre o caso da Fonte Nova não ter condições de jogo, como ficou comprovado pelos laudos e mesmo assim houve permissão. Por que dois pesos e duas medidas?
foto:www.lancenet.com.br

Crônica


ESTHER
Por Misael Nóbrega de Sousa

Eu sempre quis ter pra mim uma mulher chamada Esther; assim mesmo sem mais delongas; pura e simplesmente... Esther. Num cochilo de moral, invejo Jorge Luis Borges, que ofereceu a uma pessoa homônima, o seu “ficciones”, talvez o livro mais importante do argentino.

E eu? O que teria para dar a minha adorável Esther?

Quem sabe não guardara para ela todos os meus instantes de isolamento? E nesses lapsos de solidão, um silêncio cortado apenas pela pronúncia de seu nome em meus lábios, como que me socorrendo; feito um anteparo da insanidade. E sibilando em delírios febris, eu diria: Esther! E nada seria consumado.

A minha Esther fora parida de uma aventura à Espanha. Nascera em um navio cargueiro, depois de um vento que soprava do leste – pois assim tinha que ser. Crescera na região da Catalunha, no município de San Sadurní d´Anoia; Esther era extremamente ruiva, exalava um perfume de parreira, pisava o chão descalça, e se vestia feito quem se despia. Ali, tornara-se a mais cobiçada das mulheres.

No entanto, a minha Esther não servia para casar: com dotes de culinária e preocupada em cingir a roupa do marido. Esther tinha qualidades de cama. Atrevida, era ela. Amável, era Esther. Mas, ninguém sabia em qual delas acreditar. Esther era ferida por dentro – mas, nunca a vira de luto. Esther não tinha mais que trinta anos. Parece que já nascera com àquela idade; imagino que não teve tempo para ser menina. E cheguei a pensar que ela havia guardado os anos do viço primaveril para passá-los comigo.

A minha Esther comeria com as mãos; e, faria do alimento, a eucaristia. Ela não tem nada a ver com a Esther que tem fama de ninfeta nas praias do Recife; ou, sequer assemelha-se com a Esther, dona de um famoso cabaré parisiense; ela não é, tampouco, parenta da puta colombiana, mulher do cartel de Medellín. Esther também não se parece, com a lavadeira paraibana, que anda léguas, com uma lata na cabeça.

A minha Esther é uma quimera.

Amar Esther era o mesmo que começar a perdê-la. Viveríamos uns tempos num apartamento de sala e quarto, com vista para um beco, onde a lua nunca refletia, e onde os gatos no cio – imitavam o nosso coito. Comer Esther, embora seja uma expressão canibal, é a definição mais próxima da verdade. Esther seria alguém para se mordiscar, literalmente, os bocados de carne de seu corpo. “Trepar” com Esther é confissão vulgar; ela não é só desejo. Esther é um composto formado de tudo que é mal-intencionado – Ela é a minha penitência. E, por isso, a minha Esther, não terminaria essa história ao meu lado. Seria uma lembrança, um instante lacônico, uma saudade – e isso já é mais que aceitável: um romance.

Ninguém poderia amar Esther. Ela não toleraria. O amor confunde as pessoas. Talvez eu não soubesse, mas Esther sabia que o amor consumiria a nós dois. Quem ama não se contenta com sala e quarto. Apenas a paixão permite “trepar” no telhado - onde só dali se vê as estrelas; onde os carros não passam de vaga-lumes, provocando à noite. E as pessoas, são apenas pessoas infames, sem graça, ocupadas.

Antes de tudo, até mesmo da materialização de Esther, eu sabia que ela iria embora, na aurora que escolhesse; assim, sem comento. E mesmo tendo conhecimento disso, eu iria sofrer por Esther – e iria odiá-la, no primeiro minuto, com todas as minhas forças. E depois, mesmo sabendo também ser uma tolice, percorreria todos os nossos cantos: bar, praça, banca de miçangas.

E, desde o primeiro desses cantos, rezaria a oração que conhecesse, e o faria tão alto, que isso a encorajaria a continuar fugindo.

Esther era uma poção de magia; um feitiço de ninguém. Era um pedaço do inferno (para ferver o sangue de nossas veias); uma alucinação; uma fantasia que se “encanta” selva adentro... - para arrebatar a alma de quem a encontrar.

Dizem que Esther faz ponto na esquina da treze de maio.

Professor e Jornalista
foto: Weberson Leitão

Santo do Dia

terça-feira, 27 de novembro de 2007
Santa Catarina Labouré, Virgem
(+ Paris, 1876)

Em 1830, Nossa Senhora apareceu, em Paris, a Santa Catarina Labouré, então jovem religiosa, e lhe ensinou a devoção da Medalha Milagrosa.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER



Dr. Inácio Andrade Torres*

Hoje, 27 de novembro, é o dia nacional de combate ao câncer, essa doença silenciosa, mas que tem cura quando tratada logo no início. Se repararmos nas estimativas do Ministério da Saúde, não é uma data que deva ser comemorada por enquanto, pois segundo as mesmas, até dezembro desse ano, serão registrados no País cerca de 305 mil novos casos de câncer.
Ao todo, 117 mil pessoas vão morrer vítimas da doença, que é a segunda maior causa de mortes no Brasil, só perdendo para os problemas cardiovasculares.O câncer de mama ocupa o primeiro lugar no ranking, com 31.590 casos, seguindo-se pelos cânceres de estômago com 22.330, de pulmão com 20.835, de próstata com 20.820 e de colo de útero com 16.270.
Ressalte-se que, embora o câncer de mama apresente o maior número de casos, o câncer de pulmão é o que mais mata, pois somente neste ano acarretará 15.145 mortes. Em seguida, vêm as vítimas de tumores de estômago 10.765, mama 8.670, próstata 7.320 e intestino 7.230.

Conscientização

Repitamos com ênfase, o câncer tem cura. No Brasil, a grande dificuldade para enfrentar a doença é conscientizar o povo e os próprios trabalhadores da saúde e da educação sobre a importância da prevenção. Todos os cânceres humanos - mesmo os que registram maior número de casos e de mortes - podem ser prevenidos, logo permitem um enfrentamento que possa reduzi-los consideravelmente. Para isso, contribuem algumas medidas simples e baratas, como por exemplo, o auto-exame e a informação correta, consideradas hoje como boas armas no combate ao câncer.
Atualmente, sabe-se que a maioria dos cânceres associados à alimentação pode ser prevenida. Isso também vale para todos os cânceres causados pelo fumo ou bebidas alcoólicas. Exames específicos regularmente realizados na Unidades de Saúde da Família/UFS pelos profissionais de saúde são relevantes para a prevenção.Num simples exame desses pode ser detectado um câncer de mama, de colo de útero, reto, próstata, boca, língua, lábio, testículo ou pele em sua fase inicial, sendo portanto possível seu tratamento e cura total.
Uma medida que o tempo todo insistimos para que as pessoa façam é o auto-exame.O auto-exame da boca, da mama, da pele, dos testículos é uma estratégia simples e relevante para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.
É útil lembrar também, que embora na prática, a ocorrência de câncer aumente com a idade, não se pode dizer que jovens não venham a ter a doença. Existem os cânceres que ocorrem mais na infância, porém, hoje, algumas modalidades (cite-se como exemplos os cânceres de mama, de boca e de estômago) que antes apareciam após os 50 anos, têm sido registrados casos em pessoas muito mais jovens. Recentemente, Edílson Buba, ex-Big Brother Brasil, 34 anos, morreu vítima de um câncer no abdome.

Prevenção

Quanto à prevenção dos cânceres é bom seguirmos o velho ditado: é melhor prevenir do que remediar. Para tumores de mama e de estômago, uma alimentação correta seria o melhor fator de proteção. O repolho, por exemplo, possui INDOL, um grupo de substâncias ricas em vitaminas C e E; e do Betacaroteno (vitamina A), que previne o câncer de mama. Noutras palavras, podemos dizer que a alimentação correta previne o câncer de mama.
Mulheres que se exercitam pelo menos três vezes por semana e cuidam da alimentação têm 30% a menos de chance de desenvolver a doença. Por outro lado, as terapias de reposição hormonal aumentam as chances de surgimento do câncer de mama, razão pela qual devem ser realizadas sob rigoroso acompanhamento médico ou até mesmo evitadas.Quanto a relação câncer de mama e obesidade, nada existe de comprovado cientificamente. Esse mesmo argumento é válido para os casos relacionados ao aparecimento da doença em mulheres que amamentam ou amamentaram.
Já o câncer de pulmão tem como principal fator de risco o fumo, que é o responsável por 90% dos casos. Assim, não fumar é a melhor forma de não se desenvolver o câncer de pulmão. Um lembrete importante: os fumantes devem, através da tomografia em espiral, fazer controle periódico do pulmão. Esse exame permite detectar a doença ainda no início.
O Câncer de boca tem como fatores de risco mais importantes o fumo, o álcool e exposição excessiva ao sol. Prevenir é não deixar que a doença aconteça, logo para evitar o câncer bucal a melhor receita é deixar de fumar, de beber, proteger-se contra os raios do sol e executar o auto-exame da boca.

Diagnóstico

Muitos casos de câncer de estômago poderiam ser evitados se as pessoas levassem mais em conta sinais de alerta que sentem, como má digestão, asia e indisposição. Na presença desses sinais, procurar logo a Unidade de Saúde da Família/USF para uma consulta, pois às vezes trata-se de uma úlcera maligna que acaba cicatrizando com auto-medicação, mas que depois volta de forma avançada e agressiva.
Para o diagnostico precoce do câncer de próstata nada melhor que o toque retal. A partir dos 45 anos de idade, o homem deve fazer esse exame regularmente. Nesse exame são avaliados a próstata, o reto e o intestino. Cerca de 22% dos cânceres de intestino podem ser alcançados pelo dedo e detectados mais cedo com o toque retal. O câncer de colo do útero é o segundo mais comum na população feminina, só sendo superado pelo de mama. Provocado principalmente pela presença do Papilomavirus Humano/HPV, que é sexualmente transmissível, a prevenção desse tipo de câncer está intimamente ligada à prática do sexo seguro, daí considerar-se o uso do preservativo masculino ou feminino como aliado forte para a prevenção e combate desse tipo de câncer. Por se tratar de uma doença de localização interna, o aparecimento das primeiras lesões e o desenvolvimento do câncer de colo do útero propriamente dito, muitas vezes podem demorar até 10 anos. Por isso que o exame ginecológico e o Papanicolau são tão importantes para a prevenção desse câncer.
Aproveitamos o ensejo para registrar com muita tristeza a notícia escandalosa divulgada ontem no Fantástico, onde entidades corruptas da região sul e sudeste do país, gerenciadas por indivíduos desonestos, aproveitando-se da boa vontade de pessoas piedosas, utilizavam-se do sistema telemarketing para, em nome do câncer, extorquir quantias vultosas de dinheiro.
Por fim, lembramos que apesar de silenciosa e perigosa, carente de ser mais conhecida, discutida e divulgada junto ao povo, o câncer é uma doença que tem cura total, se tratada no início. Como em toda batalha, para vencermos o inimigo, precisamos conhecê-lo bem. Saber de sua capacidade de invasão, sua estratégia de ataque. Saber seus pontos fortes e como fazer para evitá-los e vencê-los.Com o câncer não é diferente. Ajamos em tempo e, com fé em Deus e nos bons profissionais, sairemos vitoriosos.

* Dr.Inácio Andrade Torres – é estomatologista, sanitarista, cirurgião buco-facial e professor da UFCG.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Professores federais terão aumento de 69%


A partir do próximo ano, até 2010, os professores das universidades federais terão uma recomposição salarial de até 69%. A proposta final, apresentada pelo governo às entidades representativas dos professores, prevê mudanças no contracheque, com a incorporação, ao vencimento básico, da Gratificação de Atividade Executiva e da Vantagem Pessoal Individual; a melhoria da remuneração dos professores em regimes de trabalho de 20 horas e de dedicação exclusiva; a ampliação do intervalo entre a classe de adjunto e a de associado; a equiparação da Gratificação de Estímulo à Docência entre ativos e aposentados e a alteração nos valores dos pontos dessa gratificação por classe e nível.
Para 2008, está previsto um acréscimo aos vencimentos que varia de 14% a 20%, conforme a carga horária, a classe e o nível. Para 2009, a melhoria salarial ficará entre 19% e 41%, por meio da alteração de pontos da Gratificação de Estímulo à Docência. Em 2010, com a alteração adicional de titulação e a mudança na gratificação, o ganho será de 23% a 69%.
“A proposta significa, reconhecidamente, um grande avanço com relação às discussões anteriores”, destacou o secretário de educação superior do MEC, Ronaldo Mota. Segundo ele, o vencimento básico será valorizado pelas incorporações, especialmente da Gratificação por Atividade Executiva, uma reivindicação histórica do movimento dos professores. “Além disso, garante-se, igualmente, a paridade da Gratificação de Estímulo à Docência entre docentes ativos e aposentados. Há expressamente uma especial valorização dos regimes de 20 horas e dedicação exclusiva”, disse Mota. “Para esses regimes, o menor aumento proposto é de 26% para quem tem, pelo menos, mestrado, seja ativo ou inativo.”
No caso de um professor-adjunto de nível I, ativo, com doutorado, que recebe hoje cerca de R$ 5,5 mil, o acréscimo, em março de 2008, será de 14,2%. Os rendimentos mensais devem ser de aproximadamente R$ 6,3 mil. Em julho de 2009, podem passar a R$ 6, 6 mil e, em julho de 2010, a R$ 7,3 mil. O percentual de recomposição salarial será de 32,1%.
Os professores-adjuntos com doutorado, mediante avaliação de desempenho, poderão progredir para a classe de associado e obter aumento substancial. A remuneração deve chegar a R$ 11,4 mil. Para os professores titulares, com dedicação exclusiva e doutorado, que hoje recebem R$ 7,3 mil, os vencimentos, em 2010, atingirão R$ 11,7 mil. “Com essas medidas, além de tentarmos fortalecer a rede pública de ensino superior, qualificar os professores e corrigir perdas históricas, pretendemos construir uma carreira mais bem estruturada, com projeção de futuro, e tentar garantir a permanência com ganhos compatíveis”, disse Mota.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB

foto: www.sbea.org.br

138 profissionais concorrem ao Prêmio AETC-JP de Jornalismo


A sexta edição do Prêmio AETC-JP de Jornalismo, Adalberto Barreto, superou todas as versões anteriores na quantidade de trabalhos escritos e no número de profissionais participantes. No total, 138 profissionais dos principais veículos de comunicação da Capital e de cidades do interior estão concorrendo com 275 trabalhos, sendo 62 na categoria TV, 36 em Rádio, 32 em Fotojornalismo, 54 em Internet e 91 em Jornalismo Impresso Texto. A premiação é realizada anualmente pela Associação e pelo Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP e Sintur-JP). Este ano o concurso tem o apoio da Concessionária Unidas Mercedes-Benz, da Empresa1 e do Banco Real.
A categoria mais disputada do prêmio, com um total de 91 trabalhos e 44 profissionais inscritos, é Jornalismo Impresso Texto. Em seguida vem a categoria TV, com 62 trabalhos e 30 profissionais inscritos. A terceira categoria mais disputada é Internet, com 54 trabalhos e 29 profissionais concorrentes. A categoria Rádio é disputada por 22 profissionais, que inscreveram 36 trabalhos. Em Fotojornalismo concorrem 32 trabalhos, de 13 profissionais que atuam na Imprensa paraibana. Cada profissional podia inscrever até três trabalhos, em cada categoria.
A Comissão Julgadora do concurso estará reunida a partir de hoje (26) até a próxima sexta-feira (30) para escolher os primeiros, segundo e terceiros lugares de cada categoria. Hoje será o julgamento dos trabalhos inscritos nas categorias Jornalismo Impresso – Foto e Jornalismo na Internet. Amanhã (27), será a vez da categoria Radiojornalismo. Os trabalhos concorrentes em Telejornalismo serão julgados na quinta-feira (29) e os de Jornalismo Impresso – Texto, no dia seguinte (30). As reuniões para julgamento dos trabalhos acontecerão na sede da AETC-JP, na Rua 13 de Maio, N° 103, no Centro.
Pelo terceiro ano consecutivo, o julgamento dos trabalhos será realizado por cinco comissões distintas compostas por representantes de instituições de ensino superior, do Ministério Público Estadual (MPE), da Associação Paraibana de Imprensa (API) e dos Sindicatos dos Jornalistas e de Radialistas da Paraíba, além de um convidado especial. As comissões contam ainda com dois membros natos que são o diretor-executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, e a assessora de imprensa da entidade, a jornalista Eliane Sobral.
A solenidade de premiação acontece no dia 13 de dezembro, na Maison Blu’nelle, em João Pessoa. Os primeiros colocados de cada categoria ganham um prêmio de R$ 2.500,00 mais troféu. Os segundo e terceiro lugares além de receberem troféus, numa iniciativa inédita este ano, também receberão premiação em dinheiro de R$ 1.000,00 e R$ 500,00, respectivamente.

Fonte: paraiba.com.br
ilustração:www.europarl.europa.eu

Gabarito das provas do PSS 2008

Gabarito das provas do PSS 2008
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO CONCURSO VESTIBULAR – COPERVE PSS – 2008
PRIMEIRA PROVA - DIA 25/11/2007


MATÉRIA QUESTÕES

PORTUGUÊS

01 A 02 B 03 E 04 A 05 B 06 A 07 E 08 D 09 E 10 D


GEOGRAFIA

11 B 12 C 13 B 14 E 15 E 16 C 17 A 18 A


HISTÓRIA

19 A 20 B 21 A 22 E 23 C 24 B 25 C 26 E


MATEMÁTICA

27 A 28 B 29 D 30 E 31 B 32 A 33 D 34 E 35 D 36 A


FÍSICA

37 E 38 D 39 A 40 B 41 A 42 B 43 D 44 E


QUÍMICA

45 A 46 C 47 D 48 E 49 C 50 A 51 D 52 E


BIOLOGIA

53 E 54 B 55 D 56 E 57 C 58 B 59 D 60 C


LÍNGUA INGLESA

61 C 62 A 63 D 64 E 65 D 66 A 67 C 68 E


LÍNGUA FRANCESA

61 C 62 A 63 D 64 E 65 D 66 A 67 C 68 E


LÍNGUA ESPANHOLA

61 C 62 A 63 D 64 E 65 D 66 A 67 C 68 E

GABARITO SEGUNDA PROVA - DIA 26/11/2007

PORTUGUÊS

01 B 02 C 03 E 04 B 05 D 06 C 07 E 08 B 09 D 10 C


GEOGRAFIA

11 A 12 B 13 B 14 A 15 E 16 B 17 D 18 B


HISTÓRIA

19 A 20 B 21 D 22 E 23 B 24 B 25 D 26 E


MATEMÁTICA

27 E 28 B 29 D 30 E 31 C 32 B 33 D 34 E 35 C 36 D


FÍSICA

37 A 38 B 39 C 40 C 41 A 42 B 43 C 44 B


QUÍMICA

45 E 46 B 47 D 48 E 49 C 50 B 51 D 52 E


BIOLOGIA

53 A 54 A 55 D 56 E 57 C 58 A 59 D 60 E


LÍNGUA INGLESA

61 E 62 B 63 D 64 E 65 C 66 B 67 D 68 E


LÍNGUA FRANCESA

61 E 62 B 63 D 64 E 65 C 66 B 67 D 68 E


LÍNGUA ESPANHOLA

61 E 62 B 63 D 64 E 65 C 66 B 67 D 68 E

Conselho Gestor das Matas Ciliares de Patos se reúne dia 4 de dezembro


Está agendada para o próximo dia 4 de dezembro às 9h da manhã uma reunião ordinária do Conselho Gestor do Projeto "Recuperação de Matas Ciliares e Proteção de Nascentes para Abastecimento Urbano do Município de Patos". O evento acontecerá no Centro Administrativo Aderbal Martins, no bairro Belo Horizonte e, além dos conselheiros, representantes de outros órgãos, a exemplo da Sudema, deverão marcar pressença.
A pauta a ser discutida é a seguinte: informes gerais do projeto em andamento; termo de compromisso dos proprietários cujas terras estão inseridas no projeto e aplicação dos recursos financeiros disponíveis.
foto: Weberson Leitão

Ex-vereador de Patos fala do Chapão e critica presidente da Câmara


"Não seremos trampolim para o PMDB e PSDB". Com esta afirmativa o ex-vereador Maurílio Joca Cabaral, Tião (PRP), começou a entrevista concedida ao Garimpando Palavras, falando de muitos assuntos ligados à política de Patos. Ele faz parte do Chapão, grupo formado pelos partidos PRP e PV. O objetivo do Chapão, segundo Tião, é lutar para fazer de um a dois vereadores, sem se unir aos grandes partidos, como o PSDB e PMDB. "Desta vez não vamos servir de escada pra ninguém. O nosso grupo é formado por lideranças realmente comprometidas com o povo mais carente e em todas as comunidades temos ali um forte representante", disse Tião, acrescentando que para ser eleito é preciso que o candidato tenha uma boa estrutura financeira, coisa que eles não têm. Por isso os integrantes do grupo estão fechados com o compromisso de atingir o coeficiente eleitoral que garanta a eleição de até dois candidatos, não importando quem seja eleito.
Grupo da morte
O Chapão se autodenomina grupo dos lisos, mas que não se rende aos interesses dos “tubarões” de Patos. “Chama a gente de grupo da morte, o que demonstra uma certa preocupação e desespero com que a gente pode conseguir nas próximas eleições”, desabafou Tião
O Garimpando Palavras pediu que o ex-vereador desse nota de 0 a 10 para o desempenho da atual legislatura da Casa Juvenal Lúcio de Sousa. Sem pensar muito elegeu a nota 3, dizendo os atuais vereadores não correspondem com os desejos da população e teceu duras críticas aos vereadores que mudaram de partido recentemente, referindo-se a Marcos Eduardo e Expedito Simões. Enfatizou que esses dois devem estar querendo brincar com o povo ao mudar de legenda, explicando que Eduardo, presidente da Câmara, que alegou perseguição do próprio partido (PSDB) o que o levou a ir para o PMDB, disse que este jamais cumpriu o estatuto de fidelidade partidária.
Maurílio “atirou” em todas as direções. Reclamou do que chama de falta de transparência por parte da Prefeitura de Patos e Câmara Municipal de Patos. Explica que antes eram 19 vereadores em Patos, hoje são 10. “Quero saber quanto vem sobrando dos recursos públicos e como estão sendo usados. A sociedade quer saber as receitas e despesas”, cobrou de presidente Marcos Eduardo. Tião informou que hoje são 60 funcionários efetivos na Câmara Municipal, mas que apenas umas dez dão expediente. Maurílio Joça Cabral questiona a manobra que Marcos Eduardo queria fazer para contratar cerca de 50 pessoas, às vésperas das eleições.

Foto: Marcos Eugênio


O Garimpando Palavras está com seu espaço aberto para que as pessoas vítimas das acusações feitas pelo ex-vereador Tião se pronunciem.

Esporte seleciona atletas da região para compor plantel

O Esporte de Patos está observando o desempenho de atletas de vários municípios da região nesta quarta-feira, 28, a partir das 15h no estádio José Cavalcante. O objetivo será identificar alguns desses atletas para compor o grupo que disputará o Campeonato Paraibano 2008. "A idéia é trabalharmos com um plantel de 26 jogadores, sendo 18 profissionais e aproveitar esses jovens na composição do elenco", comentou o presidente do Patinho, Edleudo Lucena (foto).
O técnico do Esporte Clube de Patos, Washington Lobo e seu fiel escudeiro, o preparador físico Marcos Nascimento, estão chegando de João Pessoa para fazer a observação. Cerca de 30 atletas com idade até 22 anos já confirmaram presença. Eles virão de municípios como como Junco, Passagem, Catingueira, Nova Olinda, Santana dos Garrotes, Malta, Condado e Santa Terezinha. O regulamento da FPF - Federação Paraibana de Futebol permite a utilização de até quatro atletas amadores de até 20 anos no banco por partida.

foto: Marcos Eugênio

Ibama apreende 80 aves silvestres na feira de Patos

Numa operação surpresa, agentes do Ibama fizeram a apreensão de 80 aves silvestres na feira da troca, na cidade de Patos, hoje pela manhã. Dentre os animais havia curió, pêga (em processo de extinção), canários, sabiás, concris e outras espécies. Além das aves, foram apreendidas vinte gaiolas. Duas pessoas foram detidas, Francisco de Assis Soares e José Tomás de Lima. Eles foram levados à 5ª Superintendência de Polícia Civil, onde foi feito o flagrante e autuados por tráfico de animais silvestres, cuja pena varia de 6 meses a um ano, podendo ser revertida em multa, serviços prestados à comunidade ou doação de feiras aos carentes.
O Ibama vem realizando um trabalho constante na região que vai de Patos a Conceição, segundo o técnico ambiental Ariosto de Figueiredo. O objetivo é fiscalizar atos de queimadas e desmatamentos, que estão exisitindo em grande escala no Sertão, principalmente nas localidades de Itaporanga e Conceição, bem como verificando a licença ambiental de um série de empresas. O órgão de proteção ao meio ambiente em nosso estado, apesar do pequeno número de fiscais, vem conseguindo fazer importantes apreensões. Os locais onde se configura tráfico mais intenso de animais silvestres têm sido nas feiras de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande e Cajazeiras.
As aves apreendidas não foram levadas de imediato para ser soltas na Fazenda Tamanduá, que mantém parceria para receber em sua reservas os animais. Os animais foram transferidos antes para a sede do órgão em João Pessoa para os devidos cuidados veterinários.

foto:jc.uol.com.br

Ufaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Enfim o Nacional de Patos conseguiu sua primeira vitória no octogonal da Série C do brasileirão, ao vencer o Crac de Goiás por 2x0 no Amigão, em Campina Grande. Resta a partida final contra o Barras-PI, em jogo adiado da última quarta-feira por problemas de iluminação no Amigão e remarcado para o dia 1º de dezembro. Mesmo assim o Verdão mantém-se na laterna com cinco pontos, dois atrás do Barras. O fracasso na competição será revista pela diretoria, que já tenta se organizar para o Campeonato Paraibano 2008, quando entréia contra o Cruzeiro de Itaporanga, dia 20 de janeiro, naquela cidade.
Hoje o Debate Esportivo da Rádio Espinharas será quente. Tudo porque o ex-técnico da equipe patoense, Reginaldo Sousa, concedeu entrevista exclusiva ao repórter Fábio Diniz, detonando vários atletas que aprontaram bastante durante a competição. O programa vai ao ar das 20h às 22h.

Santo do Dia

segunda-feira, 26 de novembro de 2007
São Leonardo de Porto Maurício, Confessor
(+ Roma, 1751)

Nascido na Ligúria, ingressou na Ordem franciscana e foi pregador popular de grande sucesso, em várias regiões da Itália. Pregava sobre a Paixão de Nosso Senhor com um fervor tal que comovia todos os corações, por mais endurecidos que estivessem. Foi grande propagador da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e incentivou a prática do exercício da Via Sacra. Profetizou, numa carta escrita pouco antes de morrer, a proclamação do dogma da Imaculada Conceição, da qual era defensor apaixonado e intransigente. Quando morreu, tal era a fama de sua virtude que o próprio Papa foi ajoelhar-se diante de seu corpo.

Quadrilha é detida em Patos quando saia para praticar assalto



O grupo do Choque do III Batalhão de Patos, sob comando do Capitão Campos, conseguiu prender entre as seis e sete horas de hoje, próximo ao depósito da Conab, neste município, cinco homens em um Fiat Uno de cor preta, quando estes se dirigiam, fortemente armados, para praticar assaltos em municípios vizinhos. Dentre eles havia o ex-policial albergado Francisco Leite da Silva, 30 anos, residente no bairro do Morro em Patos.
Além de Francisco Leite foram detidos Francisco Rodrigues da Silva, 30, porteiro, morador do Conjunto Ernani Sátyro, João Pessoa; José Francisco Ramos, 39 anos, agricultor, residente em Patos; Jeildo Gomes da Silva, 27, agricultor, de Maracanaú-CE e Raimundo da Silva, 40, carpinteiro, de Desterro-PB. Com o grupo foram apreendidos dois revólveres calibre 38, duas pistolas, uma de 9mm e outra 380mm, um mosquetão de uso militar e uma escopeta, além de farta munição.
De acordo com informações do comandante da PM em Patos, Cel. Guimarães, fazia mais quinze dias que o grupo vinha sendo rastreado pelo pessoal da Segunda Sessão, com apoio da PF que passou informações sobre a movimentação que vinha ocorrendo na região. As armas que seriam usadas nos futuros assaltos da quadrilha vieram de Campina Grande. “Tudo leva a crer, pelas características de armamento e até pelo veículo usado pelo grupo, um Fiat Uno de cor preta, se trata da mesma quadrilha que vinha praticando pequenos assaltos na área de Itaporanga e Piancó. Nesse assalto que eles realizariam hoje deveria render de R$ 70 mil a R$ 80 mil”, informou o comandante do III Batalhão.
Parte da quadrilha estava alojada em uma casa no bairro do morro. Desde ontem que estava sendo monitorada pela PM. “Nós aguardamos o momento certo, em que todos se encontraram e seguiam para praticar o assalto. Era importante pra gente prender todos, por isso tivemos paciência, o que resultou no sucesso da operação”, acrescentou Cel. Guimarães.
fotos: Marcos Eugênio

domingo, 25 de novembro de 2007

Por que tratar da fome?

O Garimpando Palavras traz hoje dois textos sobre um dos maiores e humilhantes problemas da humanidade, a fome. São textos que visam levar o internauta a refletir sobre a realidade do mundo atual, onde 20% dos seres humanos sofrem pela desnutrição, e onde a cada três segundo e meio uma pessoa morre de fome. A dramacidade das fotos é proposital, já que não dá para tratar do assunto com eufemismo.

Fome – a preocupação do mundo


By Jehozadak PereiraMay 1, 2006

Pode parecer paradoxal que em pleno século 21 seres humanos padeçam os horrores da fome. Numa era em que se prima pela rapidez e eficiência das comunicações, da tão decantada qualidade de vida, e da globalização a fome é certamente um dos flagelos da humanidade. E onde as pessoas padecem de fome? Nos rincões do mundo? Não, o fenômeno é na periferia das grandes cidades.O que é fome? Alguns simplesmente diriam que é a ausência ou escassez de alimentos – uma das definições dos dicionários dizem que fome é grande apetite; urgência de alimento ou situação de míngua ou escassez de víveres – simplista não?
Hoje pode se dizer que a fome é endêmica e em todos os países de regiões do mundo existem pessoas famintas, porém, em alguns destes países se encontram muito mais dificuldade para alimentar a sua população.Para se ter idéia de quanto é difícil acabar com a fome, é só analisar o procedimento do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Uma das plataformas de campanha de Lula foi o programa fome zero. Isto significava na visão do presidente que a fome deveria ser erradicada do Brasil.Logo nos primeiro dias de governo, o presidente Lula levou uma caravana de ministros para visitar alguns lugares no nordeste brasileiro, o que segundo alguns foi uma inovação, e quase chegando ao final do seu mandato nenhuma atitude prática foi tomada para se acabar com a fome.
Os entraves burocráticos e a morosidade da máquina estatal jogaram contra a intenção de Lula. O então ministro José Graziano, jamais chegou a conclusão de qual o melhor método para a arrecadação de recursos para o combate a fome. Para se ter um exemplo da dificuldade, a cada R$ l,50 doado e descontados a CPMF – imposto sobre transação bancária – cerca de R$ 1,39 chegariam ao destino final, cerca de 90 dias depois de doado, ou seja, quem tinha fome no início do governo, ou esperou três meses para ter comida no prato, ou morreu de inanição.Só no Brasil, são mais de 44 milhões de esfomeados, sem solução em curto prazo.
Pode-se estimar que a população mundial gira em torno de 6,2 bilhões de pessoas, e destes – dados de 2001 – cerca de 14% passam fome.O que falta então? Terras cultiváveis? Vontade política? A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação – FAO – estima, que não conseguirá cumprir a meta de diminuir a fome pela metade até 2015, e provavelmente só em 2030, a meta poderá ser cumprida.A fome é letal. A cada ano cerca de meio milhão de crianças ficam cegas ou parcialmente cegas devida à deficiência de vitamina A. A deficiência de iodo é a principal causa de retardo mental e ameaça 1,5 bilhão de pessoas no mundo. Um em cada cinco bebês no mundo nasce abaixo do peso ideal. A cada 3,6 segundos alguém morre de fome no mundo. As causas da fome são inúmeras.
Clima, seca, inundações, terremotos, pragas de insetos e doenças na lavoura, podem ainda ter causas humanas como instabilidade política, má administração de recursos naturais, Guerras e conflitos civis, falta de planejamento agrícola. Tudo isto aliado a outros fatores, são as causas de fome crônica e desnutrição. Pobreza, distribuição ineficiente de alimentos – em muitos lugares assolados pela fome, toneladas de alimentos apodrecem por não haver estrutura adequada de armazenamento e distribuição – crescimento desproporcional da população em relação à capacidade de sustentação.

foto:alentejanando.weblog.com.pt

Arquivo do blog