Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Espaço Sindical

Servidores de Patos decidem não aceitar nova jornada de trabalho

Em assembléia geral realizada no Auditório da Associação Comercial de Patos com a presença de mais de 400 participantes os servidores públicos municipais de Patos, estes discutiram o Decreto 001/2009, assinado pelo Prefeito Nabor Wanderley da Nóbrega, que altera o horário de trabalho dos servidores, passando de seis horas corridas, no único turno, para 8 horas, passando a trabalhar manhã e tarde.
Além disso, os servidores que trabalham no turno da noite, estão tendo que completar a carga horária, nos turnos da manhã ou tarde. Outra questão discutida foi em relação às férias, que estão sendo impostas pela Secretaria de Educação a todos os servidores, especialmente às merendeiras, auxiliares de serviços e de escrita, no mês de janeiro, sem a concordância dos mesmos.
Foi discutida ainda a carga horária dos vigias, que estão trabalhando das 18h às 06h da manhã, sem receber o adicional noturno. Em relação ao pagamento dos precatórios foi esclarecido que no dia 02 de fevereiro será realizada uma reunião com a comissão composta pelo SINFEMP, Secretaria de Finanças e Administração, para discutir o pagamento.
No tocante a mudança de horário, foi amplamente discutida pela categoria, que não aceita trabalhar os dois turnos, levando em consideração os seguintes aspectos:

1 - historicamente nunca os servidores municipais de Patos trabalharam dois turnos, ou seja, oito horas;

2 - Não justifica os servidores chegarem aos locais de trabalho as 08h da manhã, sair às 12h e retornar as 14h, especialmente nas escolas, pois chegando as 08h, as salas de aulas estão ocupadas, se for para fazer a merenda escolar, não tem como preparar tudo para servir aos alunos às 09h30 e até limpar os banheiros, que de vez em quando também são utilizados pelos alunos e demais servidores;

3 - A maioria dos servidores é idosa, com problemas de saúde, prestes a se aposentar;

4 - Servidores que desde a sua nomeação trabalham um único turno cuidam dos pais e outros que trabalham em outros locais, para melhorar a sua renda;

5 - A grande luta dos trabalhadores hoje é pela redução da jornada de trabalho e não pelo aumento da carga horária;

6 - Os garis sempre trabalharam pela manhã, justamente devido ao sol causticante em nossa cidade, que chega aos 37º;

7 - Os servidores que trabalham à noite não têm como trabalhar em outro horário, pois o turno noite é horário especial;

8 - O Município deve imediatamente realizar concurso público para completar o número de vagas necessárias para o bom funcionamento das repartições públicas, não aumentando assim a carga horária dos servidores municipais.
Diante dessa situação, os servidores decidiram encaminhar um documento ao prefeito Nabor Wanderley, solicitando que mantenha o horário anterior, ou seja, seis horas corridas, e realizar concurso público imediatamente.
Será realizada uma assembléia na próxima semana para discutir a situação. Os servidores municipais prometem ainda realizar manifestação, caso não obtenha uma resposta positiva por parte do gestor municipal.

José Gonçalves - Presidente do SINFEMP

Nenhum comentário:

Arquivo do blog