Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 26 de abril de 2014

Eclampsia é discutida em Simpósio Paraibano de Saúde da Mulher em Patos






Marcos Eugênio

A doença hipertensiva da gravidez, que mais mata hoje no Brasil, sendo a terceira causa de morte materna-fetal no mundo foi tema de palestra neste sábado no segundo e último dia do I Simpósio Paraibano de Saúde da Mulher, ocorrido no auditório do Sebrae, no Rodoshopping Edivaldo Mota, em Patos-Pb.

A médica ginecologista, Iak Sodara, foi responsável por trazer ao debate assunto de suma importância para os profissionais e estudantes da área da saúde participantes. Em sua palestra explicou que a doença pré-eclampsia é diagnosticada no pré-natal, por isso o acompanhamento da gestante deve ser realizado com muito zelo. “É importante que a doença seja diagnosticada logo no início da gravidez para que sejam evitados problemas futuros tanto para a mãe quanto para o bebê”, enfatizou.

A Maternidade Peregrino Filho é a principal porta de entrada de parturientes que apresentam a doença hipertensiva de gravidez. Segundo Iak, nesses casos, muitas pacientes chegam com evolução de Explicou eclampsia. que isso ocorre devido um pré-natal mal feito.

Sobre a atenção recebida pelas mulheres durante a gestação nas unidades básicas de saúde na regional Patos, a avaliação não é nada satisfatória. Falta humanização, olhar clínico dos profissionais, como bem frisou a enfermeira e presidente da Câmara Municipal de Patos, Nadi Gerlane, reforçando a fala de Iak Sodara, que cobrou mais eficácia da atenção primária da saúde.

O presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia da Paraíba, Roberto Magliano de Morais, lembrou da importância dos exames, do preenchimento correto de todas as informações no cartão de pré-natal.

Iak também apresentou um trabalho científico, uma pesquisa sobre um acompanhamento clínico que ela fez a uma paciente de alto risco, a qual apresentava fortes dores abdominais, foi feita ultrassonografia e descoberto um mioma gigante, que tinha o tamanho do volume uterino dela compatível com uma gravidez de nove meses.

A paciente, que além das fortes dores não conseguia urinar, foi internada e passou a receber medicação durante uma semana, sem que ocorresse regressão das dores. Na época a senhora estava grávida de três meses, e mesmo com o risco de levar a histerectomia (retirada do útero), a equipe médica realizou uma miomectomia (retirada do mioma). A cirurgia foi um sucesso e a paciente hoje está com seis meses de gravidez e bem acompanhada no pré-natal, e o bebê desenvolve normalmente.

Esse foi um caso raro em toda a região, não pelo aparecimento de miomas na gravidez, mas pelo tamanho deste que foi alvo de pesquisa conduzida por Drª Iak, o qual pesou quase três quilos, o correspondente a um feto de nove meses.



                                                                                     

Escavação encontra cartuchos do game 'E.T.', do Atari, enterrados


Uma escavação no deserto do estado do Novo México, nos Estados Unidos, encontrou neste sábado (26) cartuchos do game "E.T." e "Pac-Man" do videogame Atari 2600, enterrados pela Atari no início da década de 1980. A escavação, patrocinada pela Microsoft, se tornará um documentário para contar que um dos maiores mistérios da história dos videogames realmente aconteceu.
Estima-se que a Atari enterrou 3,5 milhões de cartuchos do game "E.T" que não foram vendidos.
Os cartuchos estavam enterrados em uma área de deserto na cidade de Alamogordo há mais de 30 anos e alguns, de acordo com o site "Polygon", estavam até com as caixas intactas contendo o manual e o cartucho. Outros games, contudo, estavam completamente destruídos. A reportagem afirma que há muitos cartuchos a serem retirados do buraco.
O documentrário feito pela Microsoft em parceria com as produtoras Fuel Entertainment e LightBox Entertainment não tem data de estreia.
A história do enterro dos cartuchos começou na crise do mercado de games em 1983. Como o jogo "E.T" foi muito mal recebido pelos consumidores - ele é considerado o pior game de todos os tempos - pois não tinha nenhum elemento visto no filme e era praticamente impossível de se jogar, a Atari, reslveu enterrar seu fracasso comercial no deserto. A empresa gastou uma fortuna na época para garantir os direitos de fazer um jogo de videogame baseado no filme.
Junto com os cartuchos de "E.T.", a Atari também enterrou 5 milhões de cartuchos de "Pac-Man" que encalharam. A empresa conseguiu vender 7 milhões desse game nos Estados Unidos, mas o resultado não foi suficiente para evitar o "crash" do mercado.
Em 2013, a Fuel Entertainment consegui os direitos de escavar o suposto local no deserto com a prefeitura da cidade de Alamogordo. A Microsoft e a LightBox entram como parceiras do trabalho que irá se tornar um documentário que ainda não tem data de estreia.

G1

Vasco perde para Luverdense por 2x1


Dois jogos, nenhuma vitória, primeira derrota e presença na zona de rebaixamento da Série B. O Vasco começa mal sua luta para retornar à primeira divisão do Campeonato Brasileiro - com dificuldades que foram resumidas neste sábado, em Cuiabá, ao ser batido pelo Luverdense por 2 a 1 em jogo que serviu de teste para a Arena Pantanal, uma das sedes da Copa do Mundo. O resultado, somado ao empate com o América-MG na estreia, deixa o time carioca na 17ª posição, entre aqueles momentaneamente derrubados para a Série C.

O panorama pouco animador nem pode ser contestado pelo Vasco, que teve atuação muito fraca. Só acordou no segundo tempo, quando já perdia por 2 a 0 e dava pinta de que poderia levar mais gols. A ressalva é a ausência de boa parte da base da equipe. Martin Silva, Rodrigo, Guiñazu, Pedro Ken e Edmilson, alguns dos principais jogadores da equipe, estiveram fora.
Mesmo assim, a atuação esteve abaixo do aceitável. O ataque foi ineficiente, e a defesa cedeu espaços o tempo todo. A vida de Luan virou um inferno. Era sempre ele contra Misael, o destaque do Luverdense, agora terceiro colocado na Série B, com quatro pontos. O atacante foi a principal saída de ataque, aproveitando as costas de Diego Renan e a cobertura insuficiente dos volantes vascaínos.
Mas os gols não foram dele. Quem abriu o placar, ainda no primeiro tempo, foi o centroavante Reinaldo, ex-Flamengo, após disparada pela direita de Raul Prata. Na etapa final, Rubinho aproveitou pênalti sofrido por Misael, em puxão de André Rocha, e bateu no canto oposto ao do goleiro Diogo Silva para ampliar.
O Vasco demorou para acordar. Só despertou depois de golaço de Yago, que encaixou pancada de fora da área. Houve pressão sobre o Luverdense em busca do empate, mas aos poucos o adversário soube equilibrar novamente a partida. No final, o Vasco passou a atacar de qualquer jeito, totalmente desarrumado, e o time mandante, em contra-ataques, perdeu a chance de ampliar.

globoesporte

Prefeita Francisca Motta autoriza calçamentos do Bairro Santa Clara e Município recebe máquinas




A Prefeita de Patos, Francisca Motta, assinou na noite desta sexta-feira, 25 de abril, a ordem de serviço para construção de calçamentos no Bairro Santa Clara.

A assinatura aconteceu às 18h, na Praça Vicente Inácio, no Bairro José Mariz, onde também foram entregues cinco novas máquinas, provenientes de recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Hugo Motta e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

Segundo a Prefeita Francisca Motta, os investimentos beneficiarão a população com a construção de calçamentos, pavimentação e drenagem em dez ruas do Bairro. “Hoje assinamos a ordem de serviço e, de forma imediata as obras já serão iniciadas. É um investimento importante, sobretudo, pelos benefícios que irá proporcionar a população que sofre com a poeira e o difícil acesso”, comentou.

Em seu discurso a Prefeita lembrou ainda dos investimentos destinados à população da área Oeste, integrando os Bairros José Mariz e Santa Clara. “Já inauguramos a Unidade de Saúde, o Centro de Referência e Atendimento a Mulher (CRAM), a Praça Vicente Inácio com quadra esportiva e academia de saúde, instalamos também dois poços artesianos e, hoje, assinamos a ordem de serviço que autoriza a construção imediata de calçamentos. Além disso, aguardamos a conclusão da reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado nesta comunidade, ou seja, são investimentos em todas as áreas”, disse Francisca Motta.

O Deputado Federal Hugo Motta participou do momento e destacou como positivo os investimentos que serão aplicados na infraestrutura do Bairro. “Esses investimentos representam uma melhoria importante na qualidade de vida das pessoas, principalmente pela mobilidade que o bairro ganhará e, claro, o fim dos problemas relacionados à poeira e lama durante o período chuvoso”, afirmou.

O investimento do Município em parceria com o Governo Federal, através de emenda parlamentar é de R$1.360.000,00, totalizando 17.794 m² de calçamentos, a serem construídos nos bairros Santa Clara, Vila Mariana, uma rua no bairro Jatobá e outra no Distrito de Santa Gertrudes.

Além da Prefeita Francisca Motta, do Deputado Federal Hugo Motta e secretários Municipais, participaram da assinatura da ordem de serviço a presidente da Câmara de Vereadores Nadir Rodrigues, o vereador Mauricio Alves, a presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Clara Suênia Gomes e moradores.

Patrulha Mecanizada
As máquinas entregues na noite desta sexta-feira, 25, integrarão a nova patrulha mecanizada do Município, adquirida desde o início da gestão da Prefeita Francisca Motta. Em um ano e quatro meses de gestão já são dois tratores de pneu, um caminhão caçamba, duas máquinas motoniveladoras modelo patrol, uma retroescavadeira,  um caminhão pipa e uma enchedeira. Um investimento de cerca de R$ 5 milhões de reais.

Vila Mariana
Na próxima segunda-feira, 28 de abril, às 16h, será a vez dos moradores do bairro Vila Mariana testemunharem o início dos calçamentos, após a assinatura da ordem de serviço. Sete ruas serão calçadas, contemplando mais de 90% (noventa por cento) da comunidade, com 6.144 metros quadrados de calçamento.

Coordecom

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Feira de supermercados chega ao fim com saldo positivo




Foi encerrada na noite de ontem, quinta-feira 24 a quarta edição da feira de Supermercados de Patos, uma realização da ASPB - Associação dos Supermercados da Paraíba, com apoio do Sebrae, Prefeitura e Associação Comercial e Industrial local.

O evento a cada edição cresce em número de expositores, na participação do público. Ano passado os negócios atingiram R$ 10 milhões, segundo informações do superintendente da ASPB, Damião Evangelista, números que devem ser suplantados em 2014, ao longo dos meses.
Troca de experiências, apresentação de novos produtos no mercado, maior aproximação e fortalecimento das parcerias dos fornecedores com seu público alvo, algo importante para chegar à ponta, o consumidor, que passa a dispor de mais qualidade no atendimento, no produto que adquiri.

“O cliente hoje está mais exigente, buscando mais diversidade, praticidade e é isso que a Feira discute e traz para os lojistas, através de palestras, como a Fátima Merlin, especialista no assunto, seja na troca de experiência entre eles, na comercialização de produtos de alta qualidade”, explicou Evangelista. Sobre a parceria da ASPB com o Sebrae, que acontece em todo o Estado, Damião considerou espetacular. Citou o uso de toda a estrutura física do Sebrae, os cursos oferecidos e os facilitadores indicados para trabalhar na qualificação da rede de supermercados.

O gerente regional do Sebrae, Aldo Nunes, destacou o sucesso da Feira em termos de negócios, visitação, da vinda de caravanas de estados vizinhos, a troca de conhecimentos. “Se interiorizarmos as ações vamos, não só valorizando nossa região, mas também mostrando suas potencialidades”, disse Aldo.

A vinda de expositores de outros estados favorecem, segundo o gerente do Sebrae, estudos e instalação de novos negócios na cidade, onde Patos tem esse perfil de atrair novos investimentos por uma série de fatores, a exemplo de sua posição geográfica, acesso e polarização com dezenas de municípios que permitem a existência de um grande meercado consumidor.




Ricardo inaugura mais uma etapa da Rodovia da Reintegração




O município do Areia de Baraúnas, no Sertão paraibano, é o 18º a sair do isolamento. Na noite dessa quinta-feira (24), o governador Ricardo Coutinho inaugurou a terceira etapa da Rodovia da Reintegração (PB-228), ligando Salgadinho a Areia de Baraúnas. A extensão é de 13 km e representou um investimento de R$ 10, 8 milhões.
A Rodovia da Reintegração possui 84 km de asfalto novo que integra os municípios de Assunção, Salgadinho, Areia de Baraúna, Passagem, Cacimba de Areia, Quixaba e Patos. O investimento é de quase R$ 70 milhões, beneficiando diretamente 117 mil habitantes.
O governador destacou que esse era o sonho de toda a comunidade. “Na essência a política é isso. É a aplicação do dinheiro púbico para oferecer o que a população mais precisa, que no caso de Areia de Baraúnas era a água e a estrada que tirou mais um município do isolamento”.
Segundo Ricardo, o plano de integração dos municípios isolados continua e todos os que ganham suas estradas vivenciam um processo de desenvolvimento no comércio. “Eram municípios que por terem uma população de 1800, 1900 habitantes não imaginavam que ganhariam o asfalto. Estamos restituindo a dignidade dessas populações isoladas”.
O superintendente do DER, Carlos Pereira, apresentou um balanço das obras de estradas que mostra que dos 54 municípios que eram isolados, 18 já saíram do isolamento, mais dois estão prontos para serem inaugurados, restando 34 municípios onde duas obras estão para iniciar e as demais em andamento. “Essa é mais uma rodovia em CBUQ com padrão de estrada federal com sete metros de largura e mais 1,5m para cada acostamento, além de sinalização e iluminação. Essa é mais uma etapa do nosso sonho de termos todos os municípios com acesso asfáltico na Paraíba”, ressaltou.
A população de Areia de Baraúnas ficou entusiasmada com a inauguração da estrada que interligou e trouxe o desenvolvimento para o município que completou 20 anos de emancipação política.
Também participaram da solenidade de inauguração o vice-governador Rômulo Gouveia, os deputados estaduais Antônio Mineral e Monaci Marques; as prefeitas de Areia de Baraúnas, Vanderlita Guedes Pereira, de Salgadinho, Débora Cristine, de Desterro, Rosângela Leite, e Olho D´Água, Margarida Fragoso; e os prefeitos de Teixeira, Nego de Guri, de Santa Terezinha, Arimateia Camboim, de Junco do Seridó, Branco Simões, de São Mamede, Francisco das Chagas, de Passagem, Magno Silva, de Tenório, Evilásio Souto e de Quixaba, Júlio César.
O deputado estadual Antônio Mineral lembrou que desde 2002, quando assumiu o mandato, vinha lutando por esses benefício em Areia de Baraúna e que hoje realiza um sonho que também foi sonhado por todos. “Precisamos nos preparar para o desenvolvimento que começa a chegar e que já se observa no comércio e no surgimento de empreendimentos como postos de combustível e farmácia que não existiam aqui”.
A prefeita de Areia de Baraúnas, Vanderlita Guedes (Dequinha Mineral), destacou os avanços da parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado com a construção do ginásio de esporte, de uma escola municipal com seis salas de aula – dentro do Pacto Social, no valor de R$ 646 mil – , a doação de três ônibus escolares e a instalação da adutora que leva água tratada para a população. “E a principal obra, a estrada que traz junto o desenvolvimento e o progresso”, completou.
O comerciante Aílton Félix de Oliveira, morador de Areia de Baraúnas, disse que a estrada está trazendo tudo de bom com o crescimento do comércio, o transporte dos alunos e pacientes, a geração de emprego na obra e a melhoria da qualidade de vida da população. Ele disse que, assim como ele, centenas de pessoas da região trabalharam na obra e depositaram ali o suor e o esforço para ver a integração de seis cidades.
Aílton também lembrou dos inúmeros prejuízos com a situação da estrada antiga e que teve um carro que ficou deteriorado em dois anos com constantes quebras de suspensão e motor e chegou a ficar ilhado em tempos de chuva. “Hoje a história é outra. Podemos ter um carro e conservá-lo, os alunos vão para escola ou universidades com segurança e ônibus novos e os moradores daqui que foram embora já pensam em voltar. Era um sonho de todos aqui ter a água e a estrada”, contou o comerciante.
Para a dona de casa Marinez Feliciano, é muito bom ter uma estrada nova, pois seu marido tem um carro que só vivia quebrando na estrada e que bastava uma chuva para ninguém conseguir passar. Ela lembrou de inúmeros acidentes e mortes na estrada de terra e que espera que esse tempo fique para trás. “Fecho os olhos e quando abro parece que estou sonhando em ver uma estrada tão bela chegando em nosso município. Estamos todos muito felizes”.
Ginásio novo – Ainda em Areia de Baraúnas, o governador Ricardo Coutinho e a prefeita Vanderlita Guedes inauguraram o Ginásio de Esportes Nailda Muniz Medeiros, no valor de R$ 480 mil com recursos do Estado, fruto de uma emenda parlamentar do deputado Antônio Mineral. Ricardo foi recebido pelos alunos e a comunidade e pela banda marcial do município. O vice-governador Rômulo Gouveia também participou da inauguração e destacou a importância do ginásio para a prática de atividades esportivas e de lazer para os jovens da cidade.
 Secom

Regional Patos tem meta de imunizar 56.851 contra influenza



Desde o dia 22 deste mês que os 24 municípios da região Patos estão concentrados no processo de imunização com a gripe. A meta prevista pelo Ministério da Saúde para a regional é de vacinar 56.851 pessoas. Sete públicos são alvos da campanha nacional, que irá até o próximo dia 9: crianças de 6 meses a 2 anos; crianças de 2 a 4 anos; trabalhadores de saúde; gestantes; idosos de 60 anos ou mais e pessoas com comordidade (outra ou outras doenças relacionadas).

Patos apresenta maior meta, 23.955. Do total, 11.326 são idosos. Segundo a coordenadora regional de imunização, Socorro Guedes, já chegaram e foram distribuídas, 60% das doses. Quixaba é o município com menor meta a ser atingida, 425, englobando todos os públicos alvos da campanha. De uma população de 1.834 habitantes, há 210 idosos a ser vacinados.

Os municípios que não consigam atingir as respectivas metas até o dia 9 de maio, aas unidades de saúde darão continuidade ao trabalho de imunização. A 6ª Gerência Regional de Saúde vem oferecendo todo o apoio necessário. Bem antes da campanha reuniu pessoal das salas de vacina dos 24 municípios de sua jurisdição para atualização de protocolos, cobrar mais empenho, para que todos se empenhem para atender as metas preconizadas pelo MS, bem como alimentarem o sistema de transmissão online de dados de maneira correta.


Em todo o País o Ministério da Saúde espera que sejam vacinadas 49,5 milhões de pessoas. Cerca de 65 mil postos de vacinação estão funcionando no Brasil devem receber 53,5 milhões de doses. Espera-se uma redução, com a vacinação contra gripe, de uma redução de 32% a 45% no número de hospitalização por pneumonia e uma redução de 39% a 75% de mortalidade pela influenza. 

Inscrições abertas para o 4º Festival Curta Coremas


Estão abertas as inscrições de filmes para o 4º Festival Curta Coremas, que acontece de 24 a 27 de julho, na cidade de Coremas, sertão paraibano.  O Curta Coremas tem como objetivo democratizar a produção cinematográfica brasileira junto a população de Coremas e regiões circunvizinhas, através de exibições de filmes, apresentações culturais, shows, oficinas e fóruns gratuitos. O evento promove encontros e debates com realizadores e agentes de cultura de vários estados do país, estimulando o surgimento de novos produtores audiovisuais, artistas e também novos festivais.

Podem se inscrever curtas-metragens produzidos a partir de 2012 com duração de até 25 minutos. As inscrições são gratuitas e todo processo pode ser feito ONLINE através do site www.curtacoremas.com  ou pela plataforma festhome.com.


Lembrando que o prazo final para o envio de filmes vai até o dia 10 de maio de 2014. Mais informações consulte o sitewww.curtacoremas.com ou visite a página facebook.com/CurtaCoremas.


Kennel Rógis
Coordenador do Festival
(83)98023542


Preso suspeito de jogar droga e celulares dentro de presídio em Campina Grande


Agentes da Penitenciária Raymundo Asfora (Serrotão), em Campina Grande, apreenderam nessa quinta-feira (24) quase meio quilo de maconha e quatro aparelho celulares. O acusado de jogar o pacote com os objetos foi preso em flagrante e levado para a delegacia.

De acordo com o diretor da unidade, Manoel Eudes Araujo, o policial que estava na guarita viu quando o suspeito arremessou a sacola. O militar evitou que os presos se aproximassem do embrulho, já que era horário de banho de sol, enquanto os agentes se dirigiram ao local onde estava a droga.

O acusado ainda tentou fugir correndo pelo matagal ao redor do presídio, mas foi alcançado. A ação foi registrada pelo sistema de monitoramento por câmeras, instalado pela Seap”, disse o diretor da unidade.

Nesta sexta-feira (25), a direção do presídio vai disponibilizar para a imprensa as imagens do circuito de câmeras mostrando toda a ação. A droga foi encaminhada à Polícia Civil, e os aparelhos celulares serão levados para Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.   


Ato de cidadania marca abertura do 6° Congresso da AESP em Patos




Foi aberto na noite desta quinta-feira, 24, na Câmara Municipal de Vereadores, o 6° Congresso da Associação de Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP). O evento contou com a participação massiva da juventude paraibana e também de autoridades municipais, representantes nacionais das entidades e convidados.

Para a vereadora Lucinha Peixoto, que foi a propositora do requerimento que solicitou a realização deste ato na Câmara de Vereadores, o movimento estudantil e sua trajetória remonta grandes momentos da história política e social do país. “A importância dessa associação representada por alunos secundaristas, participantes de grêmios na luta e defesa da juventude para o desenvolvimento da sociedade, revela o desejo de nossos jovens serem protagonistas de sua história, uma história mais uma vez cheia de conquistas,” destacou.

Para o presidente da AESP em Patos, Mailson Lima, o congresso marca a reunião de estudantes que têm como compromisso diário lutar pela por uma sociedade mais compromissada em proporcionar melhores condições de educação e maior valorização dos jovens. “Estamos aqui com jovens de diversas cidades, inclusive de João Pessoa e Campina Grande, jovens que vieram de longe para aproveitar esse momento onde serão colocados em debate diversos temas que envolvem diretamente a juventude. É muito satisfatório poder fazer da cidade de Patos a sede de um evento tão grandioso,” enfatizou.

O Secretário Executivo de Juventude do município de Patos, Marcelo Lima, deu maiores detalhes de como acontecerão os eventos, já que os dias 24 e 25 ficaram reservados para o congresso da AESP, e os dias 26 e 27, para o congresso da UJS.

“O evento continua amanhã na escola PREMEM onde acontecerão os debates, grupos de discussão com temas diversos a exemplo do racismo, homofobia, machismo e violência. À tarde haverá um manifesto pela defesa dos direitos da juventude, com concentração na Praça Getúlio Vargas. Na manhã do sábado acontece a abertura do congresso da UJS, no Campus da UEPB, com participação de diversas autoridades, palestras e debates, e se encerra no domingo às 12h,” detalhou.

Dentre os eixos de debate dos congressos estão melhores investimentos na educação, cultura, lazer, genocídio da juventude negra, racismo, machismo, violência e homofobia.

Kamyla Lopes

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Governo publica novo decreto de situação de emergência para 170 municípios paraibanos


O Governo do Estado publicou, na edição do Diário Oficial dessa quarta-feira (23), um novo decreto de situação de emergência para os 170 municípios da região do Semiárido paraibano afetados pela estiagem. Com a medida, fica assegurada a manutenção, durante os próximos seis meses, das ações de socorro e auxílio às comunidades atingidas pela seca que assola a região.
O novo decreto substitui o outro, vencido no mesmo dia, e vai garantir a adoção de providências para mitigar os efeitos da estiagem. De acordo com o decreto, e considerando a urgência da situação, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação.
Para o secretário de Estado da Infraestrutura em exercício, Carlos Alberto Dantas, o novo decreto chama a atenção para a difícil situação enfrentada por esses municípios e possibilita a busca de recursos federais para assegurar a continuidade dos programas emergenciais operacionalizados pelo Governo do Estado.
“Estamos buscando a continuidade do repasse dos recursos federais, suspensos no início do ano, para garantir o retorno dos programas assistenciais, principalmente o abastecimento de água potável por meio de carro-pipa”, afirma.
Hoje, dos 223 municípios do Estado, 198 estão em situação de emergência. A seca já é considerada a pior dos últimos 80 anos, e tem provocado danos à subsistência e à saúde em diversos municípios. A falta de chuvas tem gerado prejuízos significativos nas atividades produtivas, principalmente na agricultura e pecuária dos municípios afetados.

Secom

Ricardo inaugura pavimentação de mais duas rodovias no Sertão


Mais dois trechos rodoviários do Programa Caminhos da Paraíba serão inaugurados esta semana pelo governador Ricardo Coutinho. Nesta quinta-feira (24), às 17h, será inaugurada a terceira etapa da Rodovia da Reintegração (PB-228), ligando Salgadinho a Areia de Baraúnas, com 13 km e investimento de R$ 10.833.430,00. No sábado (26), às 15h, o governador inaugura a pavimentação da PB-337, ligando o entroncamento PB-325/Lagoa, no Sertão do Estado. A rodovia tem 13 km e contou com um investimento de R$ 8.068.709,57.
A Rodovia da Reintegração tem uma extensão total de 84,3 km, contemplando 117.141 habitantes dos municípios de Assunção, Salgadinho, Areia de Baraúnas, Passagem, Quixaba e Cacimba de Areia. O investimento total é de R$ 69.737.680,40. O tráfego diário é em média de 1.100, veículos entre automóveis, camionetas, ônibus, caminhões e motos.
O governador Ricardo Coutinho já inaugurou duas etapas da rodovia, ligando a BR-230 a Assunção e Assunção a Salgadinho. As obras foram executadas pela construtora R. Furlani Ltda.

Secom

Polícia apreende adolescente suspeito de homicídio na cidade de Patos



A Polícia Militar, através da 6ª Companhia do Batalhão de Operações Especiais (Bope), apreendeu na noite dessa quarta-feira (23), na PB-075 - que liga a cidade de Patos a São José de Piranhas - um adolescente de 16 anos. Ele é suspeito de matar a tiros, na última terça-feira (22), Thiago Tavares dos Santos, de 25 anos, no bairro da Vitória, no município de Patos.

Segundo informações do tenente Silva Neto, do Bope, os policiais apreenderam o adolescente durante um bloqueio montado na rodovia, após denúncias recebidas sobre o acusado. “Conseguimos interceptar o jovem, que estava em uma moto, e com ele apreendemos 10 munições e um punhal. O suspeito, a princípio, confessou o crime, alegando que teria sido causado por um desentendimento entre ele e a vítima, e em seguida apreendemos a arma utilizada no crime, um revólver calibre 38, que estava enterrada no quintal da casa dele”, contou.

O jovem foi levado para a Delegacia da Polícia Civil, em Patos, e autuado por homicídio.

Secom

4º Encontro de Supermercados do Sertão é aberto em Patos







A palestra “Conhecendo seu cliente", com Fátima Merlin, estudiosa do comportamento consumidor, foi o ponta-pé inicial para um dos eventos mais importantes para o setor varejista de Patos e região, abrindo assim a quarta edição do Encontro de Supermercado do Sertão. A palestra, direcionada especialmente aos empresários, ocorreu na tarde desta quarta-feira 23 no auditório do Sebrae, no Rodoshopping Edivaldo Mota.

Em sua explanação ela tratou de diversos erros cometidos pelos lojistas, o que impedem estes de ampliarem suas vendas. Qualificação, estratégias de vendas, pesquisa sobre o perfil do cliente, comunicação, marketing, planejamento, abordagem e linguagem foram alguns tópicos trabalhados por Merlin com os participantes.

Ela disse que percorreu o comércio de Patos e identificou uma série de erros que compromete o bom desempenho nas vendas, algo que precisa ser corrigido para que os estabelecimentos comerciais possam dar maior fôlego ao negócio. “É preciso se conhecer o cliente, suas necessidades, desejos. Isso tem que ser feito de várias formas, na abordagem, observação, na pesquisa. Para cada cliente há uma estratégia diferenciada”, comentou.

Logo após a palestra a programação ocorreu no Coliseum Hall, onde 25 expositores apresentam mais de 100 marcas, segundo informações da Associação de Supermercados da Paraíba, que realiza evento semelhante em João Pessoa e Campina Grande. A expectativa é que sejam negociados mais de R$ 10 milhões. Este ano há expositores também de São Paulo e Santa Catarina, além de PE, CE e RN. O Sebrae Patos, em seu estande, colocou dez empresas dos segmentos da indústria, comércio e serviços de Patos e região, mostrando parte das potencialidades comerciais locais. Climatizadores de lojas e cosméticos são novidades na feira deste ano.


O Sebrae, como parceiro, vem dando grande suporte ao evento. Outras instituições como Prefeitura de Patos, Associação Comercial também colaboram com a Feira, que tem grande significado para o desenvolvimento do setor varejista regional e que tem continuidade nesta quinta-feira.

Jogos Indígenas da Paraíba serão abertos nesta quinta-feira em Rio Tinto



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, vai abrir oficialmente nesta quinta-feira (24) os Jogos Indígenas da Paraíba 2014. A solenidade terá início às 9h e vai acontecer na aldeia Jaraguá, em Rio Tinto, sede das competições que vão até o domingo (27).

A abertura contará com o desfile das 40 tribos potiguaras inscritas nos Jogos e ainda a apresentação de vários grupos ligados à cultura indígena das cidades de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição. Será o terceiro ano consecutivo que o evento é realizado na Paraíba e agora contará com a presença de 350 índios que vão disputar nas modalidades de futebol, futsal, canoagem, arco e flecha, corrida do toro, arremesso de lança, cabo de guerra e corrida.

“A inserção do esporte em diversos segmentos da sociedade é uma das marcas do Governo do Estado, que pelo terceiro ano consecutivo investe nos Jogos Indígenas. A cada ano que passa aumenta o número de aldeias participantes e, consequentemente, o quantitativo de índios-atletas de diversas faixa etárias”, disse o secretário titular da Sejel, Tibério Limeira.

O coordenador dos Jogos Indígenas, professor José Hugo, destacou que em cada ano realizado o Governo escolheu uma tribo de um município diferente. “Em 2012 foi realizada na Baía da Traição e ano passado, numa aldeia em Marcação. Agora, foi a vez de Rio Tinto receber esse grande evento”, frisou.

Os Jogos Indígenas da Paraíba são realizados pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição.

Secom

Copa Patos Futsal 35 anos - Inscrições vão até próxima segunda-feira, 28


A Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes com apoio da Coordenação e Realização de Eventos Desportivos (CORED), abre as inscrições de equipes para Copa Patos de Futsal 35 anos.

O presidente da CORED, Amberg Leitão, avisou que as inscrições vão até a próxima segunda-feira, dia 28, e podem ser feitas no Ginásio de Esportes O Rivaldão. “Qualquer equipe de futsal em que os componentes tenham mais de 35 anos de idade poderá se inscrever. Será cobrada uma taxa no valor de 100 reais a cada time,” falou.

Amberg Leitão adiantou ainda que na segunda-feira, 28, acontecerá no Ginásio de Esportes O Rivaldão um reunião onde será definido o calendário da competição. “Com o encerramento das inscrições no dia 28, já teremos as equipes participantes definidas. Contudo é necessária a articulação e a definição do calendário do campeonato. Nessa reunião também será definido o congresso técnico que será o sorteio das chaves entre as equipes,” detalhou.

Kamyla Lopes

Sttrans renova sinalização horizontal da Rua do Prado


Durante toda essa semana, a Superintendência de Transportes e Trânsito de Patos (STTrans), está trabalhando na renovação da sinalização horizontal da rua do Prado.
O trabalho tem a finalidade de transmitir e orientar os usuários sobre as condições de utilização adequada da via, compreendendo as proibições, restrições e informações que lhes permitam adotar comportamento adequado, de forma a aumentar a segurança e ordenar os fluxos de tráfego.
A sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias.

Daniel Almeida

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Luiz Couto reforça denúncia de tortura no PB1


O deputado Luiz Couto (PT) levou ao plenário da Câmara Federal as denúncias do Conselho Estadual dos Direitos Humanos da Paraíba (CEDH/PB), dando conta de que seis detentos da Penitenciária Romeu Gonçalves de Abrantes (presídio PB1), em João Pessoa, apresentaram marcas de tortura, sendo que um deles teria sido violentado com um cabo de vassoura introduzido no ânus por um agente penitenciário.
 
"Surras, banhos gelados e violência sexual são projetos de ações de tortura advinda daquele local. O mais grave é que detentos relataram ao promotor de justiça Marinho Mendes Machado, ao padre Bosco e aos demais membros do CEDH que não só os agentes, mas também o diretor do presídio está envolvido nos crimes de tortura", pronunciou da tribuna.
 
Luiz Couto ressaltou que "no falido quadro dos presídios e penitenciárias brasileiras", as denúncias de maus-tratos sofridos por presos comuns não param de aumentar, ou seja, "a tortura permanece mais viva do que nunca dentro dos estabelecimentos prisionais".
 
O parlamentar disse que comparando o descaso do presídio de Pedrinhas, no Maranhão, com torturas vindas de dentro e de fora dos presídios paraibanos, "só nos restaria separar daí a diferença da palavra Estado da Paraíba e Estado do Maranhão". "Contundo o contexto é o mesmo: morte lá e tortura aqui".
 
Por fim, Luiz Couto reforçou o pedido do conselho para que se instaure procedimento policial, e defendeu julgamento e condenação para os envolvidos nas denúncias, caso sejam comprovados os crimes de tortura.

Ascom

Governo encaminha Lei de Diretrizes Orçamentária 2015 à Assembleia


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) recebeu hoje o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) - nº 1.920/2014, encaminhado pelo Governo do Estado.
 
A matéria apresenta as metas anuais para o triênio 2015-2017, a evolução do patrimônio líquido, origem e aplicação dos recursos de desestatizações, a situação financeira e atuarial do regime geral de previdência, a expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado, a renúncia fiscal.
 
A proposta será enviada para os parlamentares da Casa para ser analisada e seguirá para a Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária onde será elaborado um calendário de trabalhos relativos à discussão da matéria, com prazos para apresentação de emendas.
 
A votação do projeto em plenário deve acontecer até 20 de junho. Segundo o presidente da Comissão de Orçamento, deputado Raniery Paulino (PMDB), a análise da proposta vai contar com o apoio técnico de funcionários do governo e do Tribunal de Contas.
 
“A matéria será analisada por todos os representantes da Comissão, vamos definir um relator e trabalhar para que seja apreciada e votada dentro do prazo estimado, pois sabemos que a ALPB não pode entrar em recesso antes de votar a LDO”, explicou Raniery Paulino.
 
O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias obedece aos dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal e foi elaborada de modo a evidenciar a transparência e a responsabilidade na gestão fiscal. 
 
A LDO dispõe sobre as despesas com pessoal e encargos sociais, sobre as alterações na legislação tributária e estabelece as diretrizes gerais formuladas segundo as prioridades do Governo.
 
Agência ALPB

Arquivo do blog