Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Em Brasília: Ricardo se reúne com nova presidente do STF e participa de audiência com ministro da Fazenda

O governador Ricardo Coutinho se reuniu, na manhã desta terça-feira (13), em Brasília, com a nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármem Lúcia que tomou posse no cargo nessa segunda-feira (12). Na ocasião, foram abordados diversos temas que podem ser desenvolvidos em favor dos Estados com a ação do STF. À tarde, Ricardo ainda participou de audiência com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e outros governadores do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, onde foi discutida a situação da crise econômica enfrentada pelo Brasil e a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Após a audiência com a presidente do STF, Ricardo observou que o encontro foi extremamente produtivo. “Este encontro foi uma boa iniciativa da presidente Cármem Lúcia que ocupa agora este cargo no STF. O Supremo tem um papel importante no Brasil. Há várias pautas no STF que precisam de decisões, como os precatórios, que é um assunto que divide o Brasil já que alguns Estados utilizaram e outros não, também a questão da segurança pública, enfim, a pauta federativa é muito positiva. Eu gostei bastante da reunião, da objetividade da presidente e acredito que teremos avanços na relação entre o STF e os Estados”, comentou.

Em relação à audiência com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o governador ressaltou que o desajuste da economia nacional precisa ser controlado para combater a crise. “Em três anos o PIB brasileiro caiu 7%, portanto é a maior depressão econômica que este país já viu e quem se endividou menos fez o dever de casa, como é o caso da Paraíba, que se vê diante desta crise sem ter o auxílio necessário. Na Paraíba, o ICMS cresceu enquanto o FPE, que é a transferência da União para os Estados, despencou. Então estamos pagando por um processo que não é estadual, mas sim da União e o que queremos é um fôlego para poder não desorganizar os serviços essenciais, como saúde e segurança. Este diálogo não está avançando e assim podemos ter uma situação em que cerca de 14 Estados tenham que decretar calamidade. Não queremos que chegue a isso porque é ruim para os Estados, para o país e para o povo”, ressaltou.

Ainda de acordo com Ricardo, uma das demandas dos governadores foi quanto ao repasse do Fundo de Participação dos Estados. “Reivindicamos a metade da perda do FPE, que representa cerca de R$ 7 bilhões para os Estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, então queremos essa antecipação e até podemos fazer uma negociação para descontar com a repatriação dos capitais estrangeiros”, concluiu.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Coordenadores de Vigilância Epidemiológica se reúnem em Patos para tratar de alimentação do sistema de natalidade




Aconteceu ontem, segunda-feira 12 em Patos, uma reunião com coordenadores de epidemiologia da 6ª Regional de Saúde, encontro que teve por objetivo discutir o SINASC- Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos, além de duas doenças de notificação compulsória, a Hanseníase e Tuberculose. Também houve destaque para a campanha de Hanseníase e Geohelmintíase (verminoses) nas Escolas.

“Esse encontro foi importante para atualização de dados cadastrais, repasse de novas informações de interesse dos municípios, especificamente da epidemiologia”, comentou Marivalda Xavier, coordenadora regional de epidemiologia. Ela explicou que a atualização do sistema SINASC enfrenta alguns fragilidades em alguns municípios, no tocante ao fechamento das informações, na completitude das fichas.

Ela cita como causas dessas falhas a mudança frequente de coordenadores em alguns municípios, a falta de um elo entre coordenação e sistema de informação, “por isso o maior interesse nosso nessa reunião, em promover diálogo acentuado entre coordenação de vigilância e sistemas de informação, com o pessoal que atualiza o banco de dados”, enfatizou.



Arquivo do blog