Poucos são os que conhecem ele pelo nome de batismo, Orlando Amaro de Maria. Porém se alguém falar Boneco é raro alguém não saber em Patos de quem se trata. Aos 60 anos, nascido em Esperança-PB, vive há 45 anos na região de Patos. Primeiro morou em São Mamede, daí o surgimento do apelido Boneco. Depois veio para Patos. “Eu era muito gordo aí meus colegas me apelidaram de Boneco”, fala com sua extrema simplicidade essa criatura que ficou conhecido nacionalmente, através de programas televisivos, a exemplo do Fantástico, por possuir uma mente brilhante, uma verdadeira calculadora turbinada.
Chapeado por longos anos, lavador de carro e agora zelador e morador do Patos Tênis Clube, Boneco surpreendeu a assessora de imprensa da Caixa Econômica Federal, Ana Cláudia, no período junino, ao dizer pra ela, quando esta lhe falou a data de nascimento, quantos meses, semanas, horas, minutos e segundos ela já havia vivido. Tudo foi anotado, conferido e tirado a prova dos nove, com uma calculadora ao lado.
Solteiro, pai de um filho e três netos, Boneco já teve muitos minutos de celebridade, apesar de andar meio maltrapilho, mas sem dar bolas para aparência e para o que venham a falar dele. Relembra que sua primeira entrevista para TV, em 1964, Canal 2 – Clube-PE, segundo ele, para falar e apresentar sua peculiaridade, de mestre no raciocínio matemático. É essa figura que vai e vem, passa a todo instante por nós e que já levou, também pelo sinal do SBT, o nome de Patos Brasil a fora.
pbnoticias.com